A Mente Organizada

A Mente Organizada Daniel Levitin

Resenhas - A Mente Organizada

Crizinha Marques 22/03/2019

Quem Melhor se Organiza tem Maiores Chances de ter Sucesso
Não é um livro de leitura rápida e fácil. Na realidade ele é bem denso e exige do leitor muita reflexão assim como conhecimento de matemática. Mas como nada que vale apena vem fácil. É um livro impressionante e riquíssimo em conhecimento sobre a mente humana. Ele nos ensina como podemos tirar um maior proveito da sobrecarga de informações que constantemente somos expostos. Onde e porque focar em alguns caminhos que muitas vezes vão contra padrões adotados atualmente em nossa sociedade. Todos deveriam estudar o conteúdo de "A Mente Organizada - Como Pensar com Clareza na Era da Sobrecarga de Informação". É um livro que possibilita o conhecimento da mente humana, como tomamos decisões, por que tomamos e nos indica um caminho para que elas sejam as mais assertivas possíveis.

site: https://crizinhamarques.blogspot.com/2019/03/livro-mente-organizada-como-pensar-com.html

Jessica M. 14/10/2021

Compilado de estudos científicos
Parece irônico, mas o livro é desorganizado. Nada a ver com nada.
Ele escreve em excesso e se perde em devaneios a cada estudo psicológico/neurológico que ele cita.
16% do livro é composto por notas e referências bibliográficas. Isso é para você ter uma noção de que, na verdade, O LIVRO É UM COMPILADO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS. Só isso.
Tinha capítulos inúteis. E eu pulava as páginas e quando pensava que estava terminando, me assustei porque havia lido apenas 33%.
Só não abandonei a leitura porque tem algumas partes que falam sobre neurologia que é um assunto que amo. Mas ainda assim, são pequenos trechos que eu poderia ler apenas numa postagem de blog.
Há momentos que ele explica como conversar com pessoas que não conhece. E como reconhecer se a pessoa quer conversar também (?). Isso deve ser interessante apenas para algum alienígena chegando ao planeta e tentando compreender as interações humanas pela primeira vez.
E divagações sobre como tomar uma decisão médica se você descobre uma doença. E termina com exemplos de como criar seus filhos (spoiler: mas não fala sobre organização).
Nota: 2,5.

Guri Sonhador 09/07/2020

Um livro essencial para os dias atuais...
Não sei se é porque eu estou na vibe do minimalismo digital e estou percebendo inúmeros benefícios após aderir a uma rotina com menos informações porém apenas informações relevantes para o meu dia. Isso foi um hábito libertador na minha vida.

Daniel Levitin fez um ótimo trabalho neste livro, é um livro robusto então indico a passar um bom tempo nele e enquanto lê-lo variar as leituras com outros livros para não enjoar. Com uma abordagem 100% neurocientífica ele deixa claro a importância de um bom sistema de organização para liberar nossa mente de pensar e gastar energia cognitiva com tudo no nosso dia a dia.

O único ponto negativo desse livro é o tamanho, em alguns momentos ele poderia ter ido mais direto ao ponto, e ele não destaca NADA no livro, o que complica demais nossa vida na hora de extrair informações valiosas, eu particularmente detesto livros sem nenhuma informação destacada, cansa demais minha mente ao procurar informações, o que vai contra o propósito do livro que seria totalmente o oposto, gastar menso energia.

Fora isso, o embasamento científico é ótimo e o conteúdo apresentado eu não encontrei em nenhum outro livro, o que deu muitos pontinhos para o autor, sinal de que ele estudou bem e se dedicou ao livro.

Sabrina382 20/08/2020

A mente organizada
Daniel Levitin trás conceitos teóricos e práticos sobre como ter e manter uma organização física e mental em várias áreas da vida levantando temas importantes no nosso cotidiano. Devido a era da informação, somos sobrecarregados por excesso de dados que provocam na nossa mente sérias consequências. Sabe quando você esquece aonde guardou a chave do carro ? Ou em que lugar deixou o celular ? Esse livro aborda essa e outras questões e como podemos melhorar essas situações.

Adianto que é um livro denso e por esse motivo em diversas partes não flui tão rápido (isso ocorre pelo fato de o autor misturar muitas partes científicas ), porém não fica maçante devido as partes práticas que agregam muito valor e complementam os capítulos teoricos.

A primeira parte, o autor dedica para explanar as explicações teóricas sobre o porquê de se ter uma mente organizada e quais as contribuições que as pessoas teriam ao mudar hábitos em prol da mente. Passada a parte teórica, temos a parte prática com diversas dicas e meios que podemos usar para organizar nossas vidas e facilitar a nossa mente em meio há um turbilhão de informações.

A mente organizada trás diversos conceitos, dicas e formas das quais nos direcionam a pensar de forma diferente e organizar o meio em que vivemos para termos uma vida mais ajustada, prática e também facilitar o nosso dia a dia.

Fernando 16/02/2020

Pesquisa Científica
Livro com bastante fundamentação científica, com pesquisas e dados. Para quem quer se aprofundar no assunto é uma excelente fonte, caso contrário, uma leitura longa para conclusões curtas.

Bia Araújo 16/05/2020

Vida organizada, mente organizada
Um guia de como organizar algumas áreas da nossa vida para que nosso cérebro foque no que é mais importante, e mostra o que devemos passar para os nossos filhos, para que não sejam consumidos pela enxurrada de conteúdos da era da informação.

davi.hermes 07/12/2021

Um livro que fala bastante sobre neurociência e como o cérebro foi se desenvolvendo ao longo da evolução, e é bastante interessante nesse quesito.

O livro contém poucas informações práticas para o dia-a-dia sobre organização, e isso não o torna necessariamente um livro ruim. Ele fala bastante sobre processos de decisões médicas (o que é inesperado quando pensamos sobre o tema principal do livro) e conceitos interessantes acerca pensamento crítico, como a tabela quádrupla.

Patricia 15/04/2024

"Devemos transferir o máximo possível de informação para o mundo externo. Quanto mais exteriorizarmos a memória através de registros físicos presentes no mundo, menos precisamos depender da nossa memória imprecisa."

Jeeferson.Goncalve 11/07/2018

Livro bem elaborado
O livro é muito bem elaborada. Traz importantes informações sobre o funcionamento da mente humana. Bem explicado e detalhado. Porém nos últimos capítulos, o autor volta a atenção para a abordagem de organização empresarial, com muitos exemplos exaustivos. Porém, se não quiser ou tiver curiosidade sobre o assunto, pode ser facilmente ignorado sem perder o foco do assunto que é mente organizada.

Ramon 08/08/2018

Monótono
Livro monótono. Traz mais dados científicos do que sugestões práticas. Não recomendo.

tiago 20/09/2020

O livro apresenta práticas que várias pessoas utilizam para lidar com a grande de informações que a complexa sociedade que vivemos nos apresenta, voltando-se principalmente à organização de informações no mundo analógico, ou seja, pouco discorre sobre a desorganização existente no mundo digital.

Suzart1 20/07/2021

O segredo para a mente organizada
Muita gente acredita que o cérebro é uma ferramenta poderosa e que tem sido empregado da forma errada por muitas pessoas. E supresa: é verdade! Nesse livro o autor demonstra através de exemplos e cálculos (ás vezes até demais) que a mente quando organizada pode ser capaz de grandes descobertas, criações, etc.

Para isso, é preciso ter em mente que o nosso cerébro tem uma capacidade processamento limitada e que por conta disso, é preciso criar estratégias para a nossa rotina criativa, profissional e familiar. Além de oferecer algumas dicas bem bacanas sobre como oranizar a sua mente, o autor também te faz refletir sobre atitudes que temos no dia a dia e que são condiconadas pela nossa forma de pensar.

Apesar de ser possível aprender bastante com o livro, em algumas partes sua leitura se torna um tanto cansativa, por vezes repetitiva e por outras com alguns (muitos) cálculos. Para quem procura um leitura mais densa sobre o tema talvez esse seja o livro certo. Para mim, poderia ser um pouco mais sucinto (rs).

O melhor quote para mim:

“a sua mente vai lembrado de uma porção de coisas na hora em que você não pode fazer nada para resolvê-las, e o simples fato de pensar nas suas preocupações não é absolutamente igual a fazer progressos para a solução delas (David Allen)” pág 100

jistired 14/10/2021

proporciona uma leitura agradável sobre o funcionamento geral do cérebro. é empolgante também, porque o autor deixa bem claro sua intenção de divulgar de forma descomplicada o conhecimento científico da psicologia cognitiva.

apesar de sua riqueza teórica, acho que o livro poderia ser menos extenso, afinal o argumento central de que a mente organizada depende da exteriorização da memória é relativamente simples. da metade pro final do livro a sensação de empolgação decaiu um pouco por causa disso, mas nada que tornasse a leitura detestável.