Obras Póstumas

Obras Póstumas Allan Kardec




Resenhas - Obras Póstumas


1 encontrados | exibindo 1 a 1


jumorgensten 28/01/2021

Ao todo, a obra possui 10 capítulos gerais e vários subtítulos dentro de cada um e antes das explicações em si, o livro conta com uma nota de esclarecimento quando ao cuidado de Kardec na publicação do seus textos, a biografia do codificador espírita e o discurso feito por Camille Flammarion no dia do enterro de Allan Kardec.

Depois disso, o livro começa a discorrer sobre os textos escritos e nunca publicados. Inicia com a profissão de fé espírita raciocinada onde fala de Deus, alma e a criação e depois passa para manifestações dos espíritos e o perispírito como princípio das manifestações, manifestações visuais, transfiguração, invisibilidade, emancipação da alma, aparição de pessoas vivas, bicorporeidade, médiuns, obsessão e possessão.

Também comenta sobre causa e natureza da clarividência sonambúlica, controvérsias sobre a ideia da existência de seres intermediários entre o homem e Deus, segunda vista, conhecimento do futuro, previsões, introdução ao estudo da fotografia e telegrafia do pensamento, estudo sobre a natureza do Cristo, a opinião dos apóstolos, dupla natureza de Jesus, influência perniciosa das ideias materialistas, as artes de modo geral e sua regeneração, a teoria da beleza, música celeste e espírita, o caminho da vida, as doutrinas materialistas, panteístas, deístas, dogmáticas e espíritas, a morte espiritual, a vida futura, questões e problemas, expiações coletivas, o egoísmo e orgulho, liberdade, igualdade e fraternidade e resposta aos detratores do Espiritismo.

Depois o próprio Kardec conta um pouco da própria biografia lembrando como iniciou no Espiritismo, o seu espírito protetor, o guia espiritual, sua primeira revelação, a sua missão, alguns acontecimentos importantes, o livro dos espíritos, a revista espírita, a fundação da Sociedade Espírita de Paris, o futuro do Espiritismo, sua volta e o seu sucessor.

Por fim, aborda as questões da Espiritualidade de forma geral como a imitação do evangelho, a igreja, a vida de Jesus, os precursores da tempestade, a nova geração, a regeneração da humanidade, a marcha gradativa do Espiritismo, fora da caridade não há salvação, ensino espírita, publicidade, viagens e a constituição do Espiritismo.

Assim como em A Gênese, Obras Póstumas também faz o leitor refletir bastante sobre os acontecimentos e, principalmente, sobre reforma íntima e faz parecer a obra ter sido escrita ontem. Um exemplo: "...Não é, pois, o fim do mundo material que se prepara, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do egoísmo, do orgulho e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços..."

O texto é antigo, porém, de fácil entendimento e a leitura é densa e fluída, sendo necessário algumas pausas para reflexão e choque ao perceber de como os assuntos são atuais mesmo sendo escritos antigamente. As mensagens de Kardec são sempre uma aula de aprendizado. Incrível!

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/01/28/obras-postumas-allan-kardec/
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR