Deus

Deus Reinaldo José Lopes

Resenhas - Deus

Jaque.Vitor 03/11/2015

Otimo livro
Eu li esse livro que é muito bem explicado mas com certeza vou ter que ler novamente com muito mais calma para refletir e entender muito bem as explicações do autor, pelo menos pra mim eu achei bem complexo mesmo sendo bem detalhado e escrito em uma linguagem facil todos os argumentos e explicações foram complexos pra mim e bem diferente do que eu esperava. Esse é um dos poucos livros que eu tenho e não vou trocar no sebo.

Romulo.Gomes 29/10/2018

Uma obra leve que parte da perspectiva do "agnosticismo metodológico", conforme diz o autor. Este, por sua vez, embora crente, adota uma postura estritamente historiográfica no desenrolar dos fatos e na emissão de opiniões.

Deus - como ele nasceu, não traz a refutação do caráter metafísico da crença no Deus Cristão, Iawheh, mas sim como ela foi se desenvolvendo a partir da fé messiânica advinda das religiões abraâmica, perpassando a materialização com a vinda de Jesus (encarnado ou exaltado) e alcançando seu status "pop" alcançado Império Romano.

Dessa forma, consolidou-se a crença inclusive que resultou na nossa atual estrutura civilizatória ocidental. A leitura pode ser encaixada como "infoentretenimento" e merece a atenção daqueles que se interessam pela historiografia das crenças.

Jorge 29/09/2020

Uma Figuraça
Excelente biografia desse personagem tão influente na nossa história passada quanto desnecessário e inconveniente no nosso presente e para nosso futuro...

MF (Blog Terminei de Ler) 15/06/2017

Para entender como a principal religião do mundo surgiu
Um daqueles raros livros sobre Religião escritos por religiosos que valem a pena a conferida. O pesquisador brasileiro aborda o surgimento do Cristianismo pegando todas as principais fontes bíblicas e não-bíblicas sobre como surgiu o culto à Jeová e Jesus Cristo.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2016/08/19/deus-como-ele-nasceu-reinaldo-jose-lopes/

Dio-go 07/04/2016

Traços
Foi um dos livros mais prazerosos que já li.
Minha perspectiva enquanto lia é a seguinte: enquanto temos uma linha contínua que é a imensa história do povo de Israel proposta pela Bíblia, o autor de "Deus, Como ele nasceu" coloca ao lado da linha um tracejado propondo o que temos hoje como historicamente aceito.
Agradável também é o fato de não haver nenhum insulto à fé alheia. Ao contrário, há momentos em que é dito que o que é "histórico" pode também ser contestado.

Pra quem gostou também, existe uma "continuação", que é o "Sapiens", autor Yuval Noah Harari.

Bernard.Barreto 25/02/2020

Muito bom e informativo
Admito que pouquíssimo tenho de conhecimento sobre o assunto, e agradeço a esse livro pelo grande valor que agregou.

De leitura fácil e bem embasado, acredito que seja uma excelente opção para todos que se interessarem pela história da crença, e como não pode ser dissociado, da nosso própria civilização como é hoje.

Leonardo1263 30/07/2023

Deus visto de fora
Na época em que comprei (2018) em uma bienal em SP, a capa e edição me chamaram atenção e hoje depois de tanto tempo, tomei coragem para concluir a leitura.
Hoje acredito que essa “mensagem do além” veio em ótima hora, além do meu gosto literário ter-se alterado ao longo dos anos, hoje me interesso muito mais por temas como esse e me sinto mais adiante nas coisas que rodeiam estas questões.
O livro de cunho extremamente jornalístico, documental e descontraído que tem como objetivo nos apresentar uma “biografia de Deus”. Uma forma de nos contar a construção do Deus que temos hoje e como foi se formando as tantas regras que temos (religiosamente falando, de cunho cristão). Mas não só isso, a pesquisa extremamente embasada contando a história de muitas guerras, alianças, invasões onde cada tribo levava seu Deus ou deuses para aculturar outras regiões e com isso foi-se moldando o Deus cristão que temos hoje. Uma mega explicação do porquê o Deus do velho testamento tem a mão tão pesada e já no novo testamento Jesus vem em uma “vibe” totalmente diferente.
Há inúmeras explicações em missas e cultos, para essa transformação, mas do alto de minha ignorância, consigo enxergar que não passa de conveniência narrativa. É necessário conhecer a realidade da época e suas vertentes para entender o nascimento de tantos dogmas.
Além de tudo, não encare como uma forma de contrariar a bíblia sagrada, ou confrontar seus ensinamentos, mas saber como tudo se formou, faz com que possamos refletir um pouco sobre esse grande ruído histórico que foi criado. Vale muito a pena se aprofundar e conhecer um pouco mais dessa literal “biografia de Deus”.

Reitero que não é uma questão de desafiar a fé, é apenas a verdade histórica dos fatos.