Simples Assim

Resenhas - Simples Assim

1 | 2 | 3 | 4

Monike 25/03/2024

Simples assim
Eu sempre gostei de ler as crônicas da Martha Medeiros e esse livro me pegou bastante, ele é um compilado de textos e tem diferentes assuntos o que deixa a leitura mais interessante é fácil e gostoso de ler.

winiciusalvis 15/01/2024

Maravilhoso!
Eu já havia lido esse livro faz tempos, engravetei ele e esses dias decidir ler novamente.
Antes, vir aqui e li alguns comentários que se confirmaram só quando li pela segunda vez.
Acredito que as pessoas se equivocaram quando deram algumas crônicas como machista da parte da escritora.
São pontos de vistas diferentes mas, em algumas crônicas ela realmente endeusa mais os homens que empodera as mulheres.
Enfim, gosto como ela se expressa e usa as palavras.
Acho que ela se expressa de forma coerente, sem julgar e sempre fazendo uma autocrítica de si mesma, abrindo mão do policitamnete correto.
Esse livro me proporcionou um misto de emoções.
Ri bastante e até quase chorei rs.

Larissa 06/06/2023

Acho que só li no momento errado
O livro é ótimo,me fez pensar e rever conceitos meus. Também me divertiu,me chocou e me fez ver que não estou aproveitando a vida como ela deve se aproveitada

Veri 30/04/2023

Ai
Ai. Ai. Ai.
Foi antipatia à primeira vista. Não é meu tipo de livro, geralmente as crônicas me atravessam como o escritor com um sentimento de superioridade em relação à mim.

Folheei o livro inteiro. Tentei diversas. Não deu. Desculpa.

Carol 24/04/2023

Martha Medeiros me impressiona com o seu olhar astuto e bem humorado sobre as pequenas e as grandes coisas da vida e sua incrível capacidade de transformar os sentimentos em palavras. Sempre que leio um livro dela penso em começar a escrever crônicas também, de tão fácil e leve que ela faz parecer rs

Lu 10/04/2023

Simples assim
Enquanto copio infinitos trechos deste livro, fico pensando por que gosto tanto de Martha Medeiros, a ponto de dizer que é minha cronista favorita... Em seus textos, eu me encontro tantas vezes, como se tivesse me vendo pelo espelho. A sensação que tenho é de que se fosse falar algo, diria exatamente igual, talvez não com a riqueza com que ela escreve da forma mais simples. Tenho vontade de aplaudir de pé tantas crônicas, vejo tantas pessoas nos trechos, que chego a mandá-los para brindar essas que me vêm ao pensamento... Nada mais justo do que compartilhar.

Há umas verdades doloridas de serem lidas também sobre amores ou amizades que tenho vontade de enviar, mas acabo guardando para mim com simples marcações... Mas o pensamento é enviado: essa foi pra você!

Simples assim fala um pouco sobre tudo da forma mais simples, conforme diz o título, e por esse motivo também de forma brilhante. Fala sobre o que acredito, sobre o amor, e o fim dele, sobre a esperança que as pessoas têm, sobre amizade, sobre perdas, sobre política, sobre o Brasil, sobre viagens, pessoas, comportamentos... E o tanto de dicas de livros (Pequenas Delicadezas, Mr. Gwyn, Boyhood, Os largados) filmes (Magia ao luar, Acima das nuvens) e músicas (Fan de Faith no More) que aparecem?!
A grande mensagem que vem em cada crônica é que tudo deve ser simples, vivido mesmo com simplicidade e leveza. Evite qualquer drama por qualquer motivo que seja, reaja da melhor maneira, encare o que tem para hoje e seja sempre mais você. Viver é simples assim! Apenas, viva, permita-se viver! E leia Martha Medeiros! Você vai se identificar... simples assim.
É uma delícia de saborear a qualquer hora do dia e com moderação. Não é um livro para ser devorado, mas degustado no sol ou na sombra, ao acordar ou antes de dormir, como um brinde ao final de semana, depois de um passeio na praça, uma caminhada...

Martha Medeiros é a melhor companhia para qualquer momento e lugar, um excelente exemplar para presentear qualquer pessoa (e eu penso no mínimo três que iriam amar como eu amei).

Leia mais no Blog! Acompanhe a infinita seleção de trechos e comente se desejar

site: http://lucianaavancini.blogspot.com/2023/04/simples-assim-martha-medeiros.html

Mariana113 05/04/2023

Esse foi o segundo livro que peguei emprestado na biblioteca da UNIP. Já havia lido outros da Martha Medeiros e quando vi esse não perdi a oportunidade de ler. Por coincidência, encontrei o mesmo texto dela que caiu no ano que fiz o ENEM, 2022. Aquele texto me lembrou de como eu estava ansiosa e com medo de não conseguir passar mas passei!!

Feeh 02/04/2023

Adoro a escrita da Martha Medeiros simples assim
Já comentei aqui o quanto sou fã da Martha Medeiros, amo tudo que ela escreve, li vários livros dela, publicação em colunas de jornal, eu amo a escrita dela, seu eu pudesse teria todos os livros dela na minha estante.

Simples Assim foi um 4que eu comecei a ler devagar sem presa pra concluir, mas que alongo da leitura foi me prendendo e fazendo viajar em cada tema das crônicas abordados no livro. O livro conta com 240 páginas recheada de boas histórias

Martha tem aquele olhar um olhar afiado, aponta essas pequenezas da vida que tanto trabalho nos dão e nos faz lembrar uma máxima muitas vezes esquecida: a vida está aí para ser vivida. Simples assim.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2023/04/simples-assim-autora-martha-medeiros.html

Charleees 27/03/2023

SIMPLES ASSIM é uma reunião de crônicas da Martha, escritas entre junho de 2013 a julho de 2015. Martha é uma das minhas cronistas favoritas (abrindo um parêntese para a minha grande favorita, Clarice Lispector, que mesmo não se considerando cronista fez as melhores que já li). Nesse livro da Martha, eu senti como se estive em um grande bate papo com ela, isso porque ela escreve como se fosse sua amiga, sua colega de escola, enfim ela interage. As crônicas são dos assuntos mais variados possíveis e todos estão ali presentes em algum momento da sua vida. Discordei de algumas, amei outras, enfim o que acontece num diálogo qualquer. Segundo livro da Martinha que leio (e desculpe a liberdade, depois da leitura, já me permito chamá-la de Martinha sim)

* Resenha Agosto de 2016

Marion 31/12/2022

A vida como ela é
Crônicas do dia a dia com muitos assuntos misturados, depois de ler Nelson Rodrigues confesso ser difícil ler outras crônicas e apreciar.

Alícia 15/11/2022

Que gostosinho de ler
Gosto muito da Martha, foi o primeiro livro dela que eu li, mas adorei, sua escrita e fácil de entender e em vários capítulos te trazem vários aprendizados e concordância pelo assunto que é envolvido.

Ketlin.Canalle 18/10/2022

Primeira obra de Martha Medeiros???
Neste livro conhecemos diversos aspectos da vida de Martha Medeiros na forma de crônicas. Diversos assuntos e a sua visão do mundo. Achei muito interessante e me identifiquei com muitas situações e histórias.

Não tinha ainda tido oportunidade de ler nenhuma obra dessa autora e gostei muito dessa primeira experiência.

Indico. ???

anapaulamarinhoa 28/08/2022

Um dos melhores da Martha Medeiros
Eu sou suspeita para falar da autora, pois sou muito fã, sempre que encontro um de seus livros, se eu não tiver eu levo, claro isso em sebos. Mas, esse daqui é de longe um dos melhores, dificilmente você não se identificará com ao menos um dos textos, pois eles falam sobre os mais variados temas da vida e cotidiano e eles são o que mais conversam com o leitor. Simplesmente fascinante.

Jac 17/08/2022

É bem engraçado como ganhei esse livro já tem uns anos e calhei de decidir lê-lo justamente quando inesperadamente me mudei da capital paulista pra região do Pampa, que naturalmente a autora gaúcha menciona.
Teve um texto no final do livro que me chamou a atenção, porém fiquei com preguiça de anotar (considerando que li antes de dormir) e resolvi confiar na minha memória, que falhou. Então vou deixar aqui um pedaço de outro que também gostei e que aliás dá o título ao livro:
"Como é que tem que ser? Se te perguntam, responda. Se te emprestam, devolva. Sem dinheiro, não compre. Se te dão, agradeça. Se te confiaram, cuide. Se te agridem, afaste-se. Se te pagaram, entregue. Se cansou, pare. Se te confidenciaram, silencie. Se te roubaram, acuse. Se colocou no mundo, crie. Se contratou, pague. Se gostou, fique. Se não gostou, recuse. Se errou, desculpe-se. Se acertou, repita. Se tem que fazer, faça. Se prometeu, cumpra. Se vai atrasar, avise. Se te necessitam, ajude. Se você precisa, peça.
É feito um relógio. Tique-taque, no ritmo da eficiência. Porém, as pessoas fogem desse esquema porque acreditam que ficarão engessadas, que serão chamadas de caretas ou que terão uma existência simplista. Que bobagem. Elas apenas adiantarão seu lado a fim de ganhar tempo para se dedicarem à deliciosa anarquia da vida, aquela que, aí sim, nunca teve tique-taque. Se gamar, invista. Se sofrer, azar. Se der frio na barriga, celebre. Se vacilar, tente de novo. Se parecer longe, vá igual. Se nunca fez, arrisque. Se der medo, vença-o. Se não souber, invente. Se falhar, ria. Se cansou, viaje. Se calor, praia. Se calhar, Londres."

Tuts 15/08/2022

Bom,mas não é dos melhores
Esse livro segue o mesmo estilo de 3 outros livros que eu li da Martha : crônicas. Foram eles : ?Feliz por nada?, ?A graça da coisa? e ?Montanha-russa? . Mas achei esse o mais fraquinho dentre os quatro,poucas crônicas realmente me cativaram ou achei interessante.

A mais interessante é a crônica ?Enquanto isso,nos bastidores do universo?,texto pelo qual conheci a escritora. A crônica foi utilizada numa questão do ENEM e lembro de gostar tanto do texto que posteriormente fui pesquisar sobre a escritora e já li vários de seus livros.

Ainda assim,Martha mantém sua essência,mesmo que em textos na minha opinião não tão interessantes quanto os dos outros livros.

1 | 2 | 3 | 4