O cão fantasma

O cão fantasma Ivan Turguêniev

Resenhas - O Cão Fantasma

Arthur Magnum Mariano 21/07/2018

Fastamagoria
O livro narra a aflição de Capitónitch ao se deparar com um cachorro fantasma embaixo de sua cama após voltar de casa de um amigo onde estava jogando cartas.

O cachorro apenas se manifesta no escuro e ao ser acendida uma vela, some! O pobre Capitónitch tenta até dormir em outro lugar para que o cachorro não o atormente e vai parar numa estalagem em que o proprietário é religioso e detesta cachorros! O que acontece? O cachorro aparece! O dono da estalagem por sua vez, orienta que Capitónitch vá a cidade e procure um velho, por ser o único que pode ajudá-lo a ser livrar da aparição.

Chegando lá, o velho explica o porque do cachorro acompanhar Capitónitch e dá a solução do problema. A partir daí a história se encaminha ao final.

O livro é curtinho e um conto infantil, com apenas 48 páginas, se lê em 20 minutos! Eu particularmente amo os russos, mas achei esse conto bem bobinho e despropositado. Vale a distração: é bem divertido e prazeiroso, mas nada de especial ou profundo.

Ponto para a Editora 34 pela fofura da edição e para Tariana Belinky por recontar a história de maneira gostosa e depretenciosa.

Gláucia 19/07/2011

O Cão Fantasma - Ivan Turgeniev
Encontrei esse livrinho, na verdade um conto, na sessão infantil de uma livraria, local inadequado para ele. Trata-se de um conto de terror ao estilo russo, sutil e sombrio.