The Mermaid

The Mermaid's Sister Carrie Anne Noble

Resenhas - The Mermaid's Sister

Dani do Book Galaxy 10/05/2020

Um pouquinho mais perto de achar o livro perfeito sobre sereias!
"The Mermaid's Sister", juntamente com "Mermaid in Chelsea Creek", são dois livros que vou implorar para editoras brasileiras trazerem para o Brasil, pois temos aqui um romance extremamente bem escrito, gostosíssimo de ler e tratando a lenda das sereias de um jeito bem interessante de se encontrar em livros contemporâneos.

Em linhas gerais, "The Mermaid's Sister" é uma fantasia YA atemporal - não sabemos exatamente quando a história acontece, mas ela pode ser lida a qualquer momento, pois nos leva a uma linha do tempo mágica e com sabor de contos de fadas.
Narrada em primeira pessoa, a história é sobre Clara, nossa protagonista e também a "irmã da sereia", que conhecemos no título do livro.

Apesar de não ser uma personagem muito marcante (achei que algumas personagens secundárias marcaram mais presença no livro e ganharam meu coração, como o O'Neil), Clara soube guiar a história e passou seus sentimentos sem ser chata ou ficar se lamentando o tempo todo (apesar de ela se lamentar bastante).

Sobre a sereia em si, é uma personagem que não é a protagonista do livro mas, ainda assim, permeia cada página com sua presença. Mesmo quando ela não está atuando na ação principal da narrativa, ela está lá, nos seus pensamentos como leitor.

Eu gostei muitíssimo de todas as personagens, até das antagonistas. Temos vilões bem óbvios, e até clichês, mas no caso deste livro em especial, isso foi ótimo. Às vezes, precisamos de um clichê para nos dar um conforto, e "The Mermaid's Sister" foi isso do início ao fim - confortável, sensível, com passagens emocionantes (inclusive teve duas passagens que eu literalmente ARQUEJEI em voz alta, chocada). Não é um livro para quebrar paradigmas e chocar, ou até mesmo inovar; é um livro para te embalar, te dar conforto com uma história cheia de aventuras e um romance gostoso de acompanhar.

Me satisfez MUITO o modo como o desfecho foi bem arquitetado. Foi previsível, mas fez sentido, deu um fim digno à história - como um conto de fadas em que imaginamos como vai acabar e, quando acaba, nos dá aquele respiro de satisfação, pois foi de encontro ao que nosso coração de leitor imaginava.
De fato, o livro tem uma estrutura que me remeteu muito a contos de fadas, e às histórias de fantasias com mágica, viagens, personagens exóticas, um circo itinerante e longas jornadas.

Não consigo classificar esse livro com uma nota menor do que 5 estrelas, pois foi um prazer lê-lo e entrar nessa fantasia junto com Clara e O'Neil, em sua jornada para proteger a querida irmã sereia.

site: https://bookgalaxy.com.br/