Ferro, Água & Escuridão

Ferro, Água & Escuridão Felipe Castilho

Resenhas - Ferro, Água & Escuridão

Carolina3023 02/06/2021

Nacional com gostinho de Nordeste
Como é bom ler um nacional, se identificar com as expressões, os ambientes e até com a culinária, nesse livro o autor trouxe tudo isso e além do cenário mineiro e paulista teremos um cenário no Sergipe com direito a Rio São Francisco e tudo.
Anderson depois das aventuras em Anistia, agora voltando pra Organização, vamos ver um pouquinho de como as coisas mudaram, principalmente o Anderson, que evoluiu muito e mudou bastante por influência das suas aventuras e de tudo que aprendeu lá, além disso aqui a gente vai visitar o mundo onírico já apresentado, só que agora bem mais complexo e mais explorado também, um dos cenarios que eu mais gostei, a fantasia colocada aqui é incrível, é maravilhoso conhecer esses seres folclóricos além dos mais famosos mesmo, eu nem preciso dizer que amei o cenário nordestino, as expressões, a tapioca... Bem, gostei muito do livro, agora só falta a continuação, tem um gancho beeem grande aí para um próximo livro, que eu acredito que vou adorar ler.
Anselmo, Eris eTina supremacy ??

Nat 15/02/2021

Faz um ano da batalha na Anistia. Anderson tenta levar a vida normalmente, mesmo visitando o Reino Onírico nos seus sonhos, onde acaba descobrindo mais sobre a vida de Wagner Rios. Ele sabe que o megaempresário não está morto realmente e não esquece que está em dívida com um deus esquecido muito poderoso. Quando Sev, membro de um grupo secreto que honra as tradições do cangaço, aparece na Organização pedindo ajuda, o Patrão os reúne e parte para uma pequena cidade à beira do rio São Francisco, onde mais uma vez terão que enfrentar Rios e seus aliados monstruosos.

Eu tive que reler o final do segundo livro dessa série para me lembrar como havia terminado a história, porque o início deste livro me deixou um pouco confusa, mas depois que peguei o embalo, não consegui largar. Eu gosto muito da mistura que o Felipe faz do folclore brasileiro com as pessoas “reais” da história, e esse livro me surpreendeu de várias formas, principalmente no que diz respeito ao vilão Wagner Rios. Eu achava que esse era o último da série, mas pela forma que terminou, estou ansiosa sobre a continuação.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/02/ferro-agua-escuridao-felipe-castilho.html

Andrei Arthur Fahl 11/03/2021

Folclore brasileiro (continua) muito bem representado!
Cada livro da série do Legado Folclórico se passa em uma localização geográfica do Brasil que traz o tom para cada volume. Se no primeiro livro desbravamos a selva de pedra de São Paulo, no segundo encontramos uma ilha mística sobre os rios da Amazônia, no terceiro volume embarcamos em uma viagem para conhecer o Cerrado brasileiro, assim como sua cultura e os costumes de sua população, cercado por cangaceiros, sujeitos ligados a terra, ritmos musicais calorosos e uma culinária impecável.

Castilho consegue apresentar com excelência cada bioma brasileiro, e identifica com clareza os laços culturais do folclore brasileiro com cada região. Além disso, a adaptação do folclore a nossa realidade atual é realizada de maneira espetacular, compreendendo as contradições dispostas em nossa sociedade, como questão acerca do meio ambiente e do legado cultural de cada população, apresentando tantos mitos desconhecidos com uma linguagem informal, que aproxima o seu público infanto-juvenil, equilibrando-se com uma escrita rebuscada, que compreende a complexidade de situações dispostas e da profundidade de seus personagens. A forma como o autor desenvolve a trama do livro é de arrepiar, mantendo sempre um ritmo acelerado no enredo com diversos acontecimentos que acrescentam muito para a história e mitologia instituída pela série, ocorrendo a adição de diversos anzóis que prendem o leitor a um enredo enigmático e intrigante. Todos os personagens acrescentam muito para história, com cada personagem possuindo um perfil único e uma posição bem definida para roteiro, havendo uma interação real e divertida entre os mesmos – inclusive fora muito interessante descobrir neste volume o passado de personagens ainda misteriosos para a série.

A conclusão se torna bem pertinente de ser discutida, dada a informação que este será o penúltimo livro da série. Observa-se que à medida que série se aproxima de sua conclusão, o enredo como um todo demonstra ser bem mais considerável com as consequências das ações dos personagens no decorrer do livro. E a ocorrência de maiores consequência permaneci como um ótimo acréscimo a série, pois institui o elemento de imprevisibilidade, isto é, considera que as ações dos personagens são significativas e que nada no roteiro está pré-definido, ou pelo menos, ocultando muito bem os finais previsíveis, podendo haver variações conforme os protagonista e antagonistas irão agir no decorrer do enredo.

Diagramação do livro está maravilhosa, porém, comparado aos outros livros da série nota-se uma decadência em questão de capa, onde os outros livros demonstravam ser bem marcantes com uma figura do folclore bem emblemática, e também nas ilustrações de cada capítulo, havendo um novo estilo de ilustração utilizado nesse livro que demonstra ser mais sombrio e subjetivo do que forte e destacado como dos outros livros.

casalibra 23/01/2016

Sensações folclóricas
NESTE terceiro volume da série O Legado Folclórico, Anderson e os membros da Organização rumam para o Nordeste. Sempre achei que este título, Ferro, Água & Escuridão, contivesse qualquer traço de sombrio, o que nos leva diretamente às questões mal resolvidas, iniciadas no segundo livro, que envolvem o (sinistro nome de) Jurupari.
Mesmo assim, senti que este peso todo demorou a cair na história, como se tudo que levasse ao fatídico momento estivesse se desenrolando devagar demais – ainda que, cronologicamente, seja bem rápido. Talvez a questão seja uma inevitável comparação com o ritmo um tanto mais ágil e alucinante dos volumes anteriores. Há alguns erros de digitação, creio que pelo curto prazo.
Outra coisa que não deve ser deixada de lado é Anselmo. As lacunas em sua história foram preenchidas, e não é sem surpresa que ele acaba servindo como ponto de apoio para determinadas causas atuais. Sinto que Felipe Castilho usou das possibilidades para não deixar o assunto de fora, inserindo-o nas discussões atuais da nossa sociedade, mesmo que para o desenrolar da história isso não interfira.
O ritmo mais lento também pode ser atribuído aos sonhos de Anderson, que constantemente revive alguma lembrança de Anselmo ou Wagner. Entendo isto como o meio de interligar o passado dos personagens com os acontecimentos presentes, e abrir o leque de possibilidades para a história.
Dentre os novos personagens folclóricos, o que dizer dos caboclos d'água? Nunca tinha ouvido nada sobre esse tipo de criatura, mas gostei da forma como apareceram. O Epílogo nos apresenta outro personagem do folclore, que mostra ter um passado dentro do contexto – mas eu particularmente não consegui identificar onde ela se encaixa.

site: www.facebook.com/diarioimperial

Luciano 04/05/2016

Surpreendente!
Estou até agora pasmo com o rumo que a aventura do nosso querido Anderson Coelho tomou!
Um final totalmente surpreendente!
Estou ansioso aguardando a definição dessa aventura incrível!
Para os que não leram ainda, LEIAM!

Hsc_Aju 22/10/2015

Uma Continuação para chamar de Seu!
Eu não sei se estou ansioso ou de temeroso. Ansioso porque o final desse livro me deu um tapa na cara, na qual eu não sei o que pensar tamanha surpresa. Temeroso que sei que vem um livro fantástico, sendo ultimo dessa série! Ou seja, me ajuda patrão que to sem chão! Vem comigo nessa para entender o motivo.

Restante da resenha no link abaixo.

site: http://www.papeletas.com.br/2015/10/ferro-agua-e-escuridao-felipe-castilho.html

Mitch | Não sou crítico literário 20/07/2020

Ainda não é o fim da linha
Foi uma longa e maravilhosa jornada. A melhor parte é que ela ainda não acabou.
Utilizar o folclore como pano de fundo de uma história de amor, ressentimento, ganância e amizade foi um golpe de mestre. Dá gosto de ver Anderson crescer e aprender com ele sobre o mundo que nos é velado. A espera é doce e amarga, mas vale a pena aguardar o desfecho deste legado.

gabimds_ 18/08/2022

não cansa de ser perfeito ?
- comecei essa saga tem anos (confesso q já tinha até esquecido de algumas coisas ) mas a empolgação só aumenta a cada livro
- o autor conseguiu manter e até aumentar o interesse pela história
- a partir do capítulo 8 a história começa a ficar mais desenvolvida, e depois que eu cheguei nele não consegui mais parar
- eu SURTEI MUITO entre capítulo 13 e o 16 (quase tive um infarto

e que final foi esse ???????
sabia que não ia ficar por aquilo mesmo mas não tava esperando(o anderson não tem paz né /coitado do meu bichinho )

já tô DESESPERADA pelo próximo livro

Gabi 27/08/2022

Literatura Nacional!
Eu estou amando essa história, nunca tinha pensado muito no folclore nacional, e agora que li os três livros lançados dessa saga descobri como é rico as lendas no nosso país! Estou ansiosa para o lançamento do último livro da saga!

mouemily 27/02/2017

Eu não sei nem se tem outro jeito de começar essa resenha a não ser gritando.

Meu Deus, que livro. Ferro, Água & Escuridão definitivamente acabou comigo. Várias e várias vezes. Cheguei num ponto que eu estava apenas tendo que parar a leitura pra chorar e respirar e gritar antes de continuar lendo.

O primeiro livro da série, Ouro, fogo & megabytes, foi fofíssimo. Eu li e me apaixonei pelo Anderson e por todos os personagens folclóricos reescritos de um jeito incrível (principalmente pelo Chris por motivos óbvios ¯\_(ツ)_/¯). Prata, terra & lua cheia foi ainda melhor, um pouco mais pesado e de tirar o fôlego. Mas Ferro, Água & Escuridão conseguiu pegar todos esses personagens que eu já amava e apresentar alguns outros novos e me fazer amá-los ainda mais, além de adicionar mais umas dez camadas hardcore na série toda (a tal ponto que eu já estou desesperada pelo lançamento do último livro de O Legado Folclórico).

Enquanto os dois primeiros livros se passam em Minas Gerais, São Paulo e, basicamente, em uma ilha mágica, o terceiro livro da série nos leva para Sergipe, onde Wagner Rios e os gorjalas, gigantes inescrupulosos, escravizaram uma cidade inteira para seguir com seus planos. Severino, um garoto sergipano, vem para São Paulo pedir a ajuda da Organização - e logo Anderson, Patrão, Chris e os outros seguem para lá para descobrir segredos, encontrar novas criaturas folclóricas, enfrentar um deus adormecido e comprar umas castanhas para Kuara, a arara.

Como se isso não fosse o suficiente, Anderson pede para seus amigos humanos ajudarem a desvendar o papel da empresa de Rios em seus planos e ainda descobre mais sobre o passado de Anselmo, além de ter que lidar com uma nova realidade quando tudo parece resolvido.

Sem perder as lições de moral, as piadas hilárias, as referências na hora certa e o poder do amor e da amizade tão presentes nos dois primeiros livros, Ferro, Água e Escuridão fica ainda mais pesado conforme o fim da série se aproxima, mas eu amei. Mal posso esperar para ler a conclusão da série - e fico na torcida para mais obras que aproveitem tão bem o nosso folclore nacional :'))

PRA LER A MINHA RESENHA COM SPOILERS (aka eu surtando como se não houvesse amanhã) pega esse link: https://www.goodreads.com/review/show/1919559417 :*

JL Marcal 20/09/2021

Sem palavras
De longe, o melhor da série. Ansioso pela continuação e, creio eu, desfecho dessa saga incrível. Castilho arrasa. Recomendo muito!

Allanes0 06/06/2023

Vix
Botei muita expectativa no livro que em si não foi ruim, por isso as três estrelas. Mais estou triste por que o Felipe castilho não publicou o quarto livro (segundo o Google), ent vou ficar sem saber o final da história ?