Te vendo um cachorro

Te vendo um cachorro Juan Pablo Villalobos

Resenhas - Te Vendo Um Cachorro

Layla.Ribeiro 31/08/2021

Fim da trilogia Mexicana
História de humor ácida da forma como Villalobos sabe escrever. Gostei de ver o protagonista fora dos padrões , um idoso, daqueles que se acha o certo e fala as coisas na cara doa a quem doer, que no fundo tem um certo trauma com cachorros, eu gosto da sacada com o título desse livro. Acredito que é um tipo de enredo que não agrade a todos, mas possui muitas partes engraçadas.

Sobre a trilogia mexicana(lembrando que são estórias independentes): no geral gostei mais do primeiro livro publicado e senti uma certa queda em relação ao segundo e a esse, porém você conhece outras culturas se sente realmente no México e só por isso para mim é muito válida a leitura.

Victor Hugo 05/05/2020

Um dos poucos livros que não vai a lugar nenhum e que não me deixou puto por isso.
Uma preciosidade de personagens e um dos que mais me fez rir de verdade. Vai ser pra sempre uma referência de como fazer diálogos

Franciely 27/10/2015

Te vendo um Cachorro
Te Vendo um Cachorro é um livro espetacular com um narrador-personagem sarcástico que intercala o presente e passado. Sem subestimar a inteligência do leitor e ao mesmo tempo tendo uma fluidez narrativa de fácil compreensão, o livro aborda várias temáticas relevantes de maneira bem humorada sem jamais cansar quem está lendo.

Teo é o personagem principal e narrador da história. Conforme os eventos do livro se desenrolam é possível ter uma visão geral do tipo de pessoa ele é, porém ao terminar a leitura eu ainda fiquei com a sensação de não tê-lo compreendido completamente. Com 78 anos e sem nenhuma perspectiva para o futuro a não ser morar nesse prédio chamado de “o prédio dos velhinhos” e poder beber o quanto quiser com o dinheiro que lhe resta até a sua morte, é de se esperar que o personagem não fosse tão engraçado como ele é. Teo jamais chama as pessoas pelos seus verdadeiros nomes, ele cria pseudônimos para elas e, ignorando as veementes reclamações, segue chamando-as como quer. Ele tem verdadeira aversão pelos pseudo-intelectuais do prédio que passam seus dias com a cara enfiada nos livros ao invés de aproveitarem seus últimos anos de vida para de fato viverem. Rebate Proust ou a bíblia com A Teoria Estética. Acredita que cachorros podem muito bem ser recheio de tacos tanto quanto as galinhas.

O universo de “Te Vendo um Cachorro” mostra as dificuldades da idade avançada, a hipocrisia das pessoas, sonhos não realizados e hordas de baratas. Tudo com muito bom humor. Como os moradores do prédio pensam que Teo está escrevendo um romance – mesmo que ele diga que não – a síndica do prédio e líder do clube do livro (chamado de tertúlia literária) fica tentando lhe dar dicas de escrita. Uma cena muito interessante é quando ela tenta instruir o narrador quanto a “literatura de experiência”, que obriga a pessoa a escrever somente sobre aquilo que vivenciou e Teo fica conjecturando que as pessoas vivenciam muito mais coisas do que acham, mas se elas não sabem que viveram determinada situação por ignorância, vão acabar não podendo escrever sobre ela nesse tipo de literatura.
(para terminar a resenha: www.entrandonumafria.com.br)

site: http://www.entrandonumafria.com.br/2015/10/resenha-te-vendo-um-cachorro-por-juan-pablo-villalobos.html

Carolina CM 28/12/2019

Da vida como ela é...
Esse livro é extraordinário! É o primeiro livro do Juan Pablo Villalobos que eu leio e estou muito impressionada. A escrita é simples, fluida, mas os personagens, as sacadas são sensacionais. Para quem sente falta de ler um livro mais engraçado, esse vai te fazer rir!! É irônico, sátiro, mas sem ser pesado. A gente ri na companhia do melhor protagonista dos últimos tempos...um senhor de 78 anos. Os personagens não tem nomes, acho que o único é o Willen, que tem o nome verdadeiro. Os demais o protagonista inventa um nome, inclusive para si mesmo, e segue chamando pelos apelidos. Enfim, se a América Latina é um imenso país...é muito interessante conhecer mais o México e sentir que tem um quê de Brasil naquele absurdo todo. Os personagens são excelentes, o jovem revolucionário, o artista frustrado, a mãe, a namorada, o mórmon, a professora aposentada...até Frida Khalo e Diego Rivera dão o ar da graça. Toda a questão com a literatura envolvendo Adorno, Proust e, é claro, Ulysses...faz desse livro um livro atual, reflexivo, mas divertidíssimo!! Me lembrou A Máquina de Fazer Espanhóis do Valter Hugo Mãe, mas menos poético e com as facadas atenuadas pelo álcool...kkkk Um dos melhores desse ano.

Thaiany 13/01/2022

Fã clube do Villalobos 1 membro
Duzentas e poucas páginas de um senhor de 78 anos enchendo a cara kkkk
Acho incrível que esse autor faz gostar de ler as histórias mais aleatórias imagináveis, como em Festa no covil.
E que bonitinha a amizade do Téo com Guilen, que provavelmente sabia que não iria converter um velhinho mas percebeu que seria bom fazer companhia

Professor Eddie 18/01/2023

Fecha a trilogia com chave de ouro
Esse é o terceiro livro da Trilogia do México.
Diferente dos outros dois que se passam em cidades do interior do México, esse se passa na capital, em um prédio de idosos.

A história de Teo, um Sr. Que mora nesse prédio e sua vida é marcada pelas cervejas que toma e sua atração pela síndica do prédio, que é a chefe de um clube literário, que causa as situações mais engraçadas do livro.

Eu amei esse livro, pois além de ter aquela sensação de que sai do nada e vai para lugar nenhum, ele se aprofunda na vida do Teo, mostrando como bons artistas e sonhos são destruídos pelo acaso da vida e das escolhas (ou falta delas).

Também me deixou muito pensativo o fato de como é a vida de um idoso sem família e sem ter condições de se manter até o final dos dias que lhe restam.

Esse autor deveria ser lido nas aulas de filosofia no colégio.

Fran 19/02/2024

Resenha de "Te vendo um covil"
Sobre o livro "Te vendo um cachorro" de Juan Pablo Villalobos. Publicado originalmente em 2014 na Espanha, foi lançado no Brasil em 2015 pela editora @companhiadasletras , contém 242 páginas.
Trata-se da história de um senhor chamado Teo que habita em um prédio composto de pessoas idosas, e que, constantemente, causa confusão sobre os assuntos do prédio e também acerca da existência de uma tertúlia literária realizada pelos moradores e a síndica, na qual possui uma atração.
Sobre o que eu achei: sem dúvidas, é o livro mais engraçado que eu já li. O protagonista Teo é o ser mais inteligente, honesto, com humor ácido e cheio de camadas, ele tem um estilo de vida e de ver as coisas muito singular, é impossível você encontrar alguma fala dele que não tenha uma sagacidade. o livro também traz a história de sua juventude que é tão interessante quanto da sua velhice. Outros personagens do livro também são interessantes, como a síndica Francesca, o policial cabeça de mamão e Mao, o traficante de livros, mas nenhum supera o ingênuo mórmon Willem que tem a personalidade oposta a do protagonista. O livro aborda várias tramas como o sequestro de um livro, a infestação de baratas do prédio, uma investigação em torno de um restaurante chinês, Além disso, a história tem um excelente final, diferente, com uma surpresa, sem falar da dedicatória que é cômica. No entanto, há uma página que me deixou bastante emotiva. Eu fico impressionada com o talento do autor em escrever um livro com tantas páginas cheias de humor, pois até quando as piadas repetem, é impossível o leitor não rir. Sobre a explicação do título, vocês terão que ler, pois embora seja um tema sensível, não tem como não rir. Nunca desejei uma adaptação cinematográfica para uma obra quanto desejei para este livro. Assim, a obra é muito interessante, e merece ser lida por abordar temas relevantes como o descaso com os idosos, a falência de instituições religiosas e acadêmicas, o preconceito cultural, a banalização artística e o esnobismo literário de forma tão leve e graciosa.

Cheile.Silva 25/08/2020

Cachorros, A teoria estética e uma vida ordinária
A história parte de um personagem qualquer com vida qualquer e mesmo assim é bom. Acho que é porque é bem escrito. Meu favorito do autor ainda é "Se vivêssemos em um lugar normal", mas esse é tão ordinário (no sentido de comum) e tão bom quanto.

Bela 02/03/2022

O mais sentimental da trilogia
Li em ordem os 3 livros da Trilogia Mexicana, e Te Vendo um Cachorro foi a minha leitura mais lenta, mas mais sentimental e cativante.
Seguindo na proposta da trilogia, a história tem um pouco de mistério, um tanto de humor e muita carga cultural e histórica mexicana. Me encantei por todos, especialmente por esse.

Marília 05/05/2023

Muito legal a história das disputas entre Teo e a Tertúlia. É interessante ver como o México se parece um pouco com o Brasil.

Etterno 17/03/2024

Sarcástico e ofensivo, você consegue sentir cada nuance de cada personagem, um passeio pela in-sanidade. Perfeito!