Assim Foi Auschwitz

Assim Foi Auschwitz Primo Levi




Resenhas - Assim Foi Auschwitz


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Neto.Antunes 04/10/2016

O livro reúne relatos de Primo Levi, italiano, prisioneiro judeu do campo de concentração nazista de Monowitz, que pertencia à área de administração de Auschwitz. Há também relatos de Leonardo de Beneditti, prisioneiro no mesmo campo.
Os relatos se inciam ainda em 1945, logo após sua libertação e vão até 1986.
A leitura é super interessante e fácil. Há relatos destinados à instrução de processos contra os nazistas. Porém o mais interessante relato é o primeiro, feito por Leonardo a pedido da URSS sobre os aspectos higiênico-sanitários do campo.
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404




Deise.Maria 11/12/2020

Fatos além de históricos serviram como documentos confirmando partes da historia de evacuação do campo mais temível o de Auschwtiz .nesse livro temos depoimentos do Primo Levi médico que sobrevivente e de Leonardo Beneti que saíram juntos do campo é passaram a se dedicar a escrita relatando tudo o que passaram em Seus anos de prisão e trabalho forçado no campo.
comprido 25/09/2022minha estante
Primo Levi, não foi medico, ele era químico




spoiler visualizar
comprido 13/09/2022minha estante
cade o spoller? todo mundo sabe que ocorreu no período vividos pelo Holocausto




RobsonGrangeiro 29/02/2020

Complementar ao 'É isto um homem?"
O livro traz uma série de transcrições que formam o trabalho de uma vida após o período de prisão em campos de concentração vividos por Levi e seu amigo médico.
Não recomendo como primeiro contato com o trabalho do autor, justamente por parecer que ele se repete pode vários capítulos, mas são mostras de seu trabalho de divulgação ao passar dos anos.
Bastante completo, apresenta fac-símiles de cartas, depoimentos e reportagens feitas em conjunto com outros sobreviventes ou como materiais para julgamentos dos envolvidos.
Muito importante como objeto de pesquisa.
comentários(0)comente



Tigronna 01/06/2020

Desabafo que vai além do livro...
Todo ano eu leio um livro referente ao holocausto, desde que aprendi sobre nas aulas de história sou bem curiosa e tenho diversas perguntas sobre esse período tão assustador e a cada livro que leio uma pergunta é respondida e outras aparecem.
Sim, livros assim são tristes, eu mesma sempre choro lendo, mas eles merecem e precisam ser lidos! Principalmente os que foram escritos por sobreviventes, é lindo perceber os gritos da vitória deles, nesses livros lemos sobre as lutas, a vida difícil, as mudanças de rotina, mas principalmente, lemos sobre esperança! É muito difícil você não encontrar essa palavra tão especial nos testemunhos dos sobreviventes.
Esse livro tem um monte de testemunhos, de relatos das atrocidades que alguns seres humanos são capazes de fazer a outro seres humanos... Isso é muito triste...
O holocausto passou, os campos de concentração foram fechados, a vida dos que por lá passaram e sobreviveram voltou ao normal... Não! Não voltou! Os sobreviventes perderam parentes, amigos, eles sofrem por quem nem se quer conheciam...
Mas não é só isso, parcelas da humanidade sofrem porque pensam diferente, porque são de religiões diferentes, porque são de cores diferentes... olhem ao redor, seres humanos são assassinados todos os dias, um forte e atual exemplo disso é o assassinato de George Floyd.
Gente, não é se fazer de vítima! O racismo existe! A intolerância religiosa existe! O machismo existe! A homofobia existe! Outros milhares de preconceitos existem! E o único socorro para a humanidade é o respeito! O mundo precisa de respeito!
comentários(0)comente



Daiana.Rozestolato 22/06/2021

Recomendo
Livro cheio de detalhes que não tinha visto em outros desse tema.
São documentos de processos onde um médico e um químico abriram contra os responsáveis dos campos de concentração.
Pra quem for iniciar no tema não sugiro ele de início. Mais pra leitores do tema é muito bom conhecer riqueza de detalhes que este livro tem.
comentários(0)comente



Laiana Silveira 08/08/2021

É uma leitura surreal, assim como todos os outros livros de Primo Levi, angustiante, desesperançoso, é um misto de sentimentos ao longo de cada testemunho
comentários(0)comente



Giulia 08/01/2022

Assim foi...
Um dos livros mais detalhados que já li sobre esse assunto. Os depoimentos são muito fortes e difíceis de ler, mas é interessante descobrir novos detalhes sobre os campos de concentração.
Além dos depoimentos também tem muitos documentos para os julgamentos de alguns soldados da SS e outros envolvidos.
comentários(0)comente



nara 20/02/2022

Não é lícito se calar.

Assim foi aushwitz é leitura necessária e atemporal. Um livro que tira a gente do lugar, põe para pensar, ensina, acorda a empatia e teleporta ao passado, ao mesmo tempo que interliga ao futuro.
Ver a guerra do ponto de vista de quem experienciou pessoalmente as consequências dela no mínimo move a gente para um lugar de desconforto e entendimento.
Recomendo para toda e qualquer pessoa, as cartas fazem a gente pensar muito (sobre tudo) e, por mais que não seja uma leitura fácil, achei importantíssima e construtora.
comentários(0)comente



Isis 21/09/2022

Impressionante!
Peguei o livro na biblioteca numa brincadeira surpresa. Nunca tinha lido sobre o nazismo, então foi algo peculiar e tudo muito novo. Me apaixonei sobre o caso, por ser algo tão desumano e ter ocorrido a menos de um século e mesmo assim, muitos ignorarem como se nunca tivesse ocorrido ou pensarem que pode não ocorrer novamente. Vale a pena ler, mesmo havendo algumas partes repetitivas por ser um conjunto de informações.
comentários(0)comente



Márcio 20/10/2022

Precisamos conhecer o passado...
Precisamos conhecer o passado para não repetir jamais o que aconteceu na época do holocausto. O livro é um pouco repetitivo, porém, mostra bem o quanto aquelas pessoas sofreram. Vale a pena a leitura!

Faça sempre o bem, mesmo que ninguém veja!
comentários(0)comente



Luís Gustavo 15/11/2022

Relatos de Auschwitz
Livro organizado com os relatos feitos, ao longo dos anos, por Primo Levi e Leonardo de Benedetti, dois sobreviventes de Auschwitz.
Eles contam como foi o processo até Auschwitz e como sobreviveram a um dos momentos mais sombrios da humanidade.
É preciso de um pouco de força para ler os relatos e seguir em frente na leitura.
Embora possa parecer repetitivo em alguns trechos, faz parte da organização do livro, dada a organização cronológica das palestras/relatos/processos, etc.

Como é usado no texto: ?quem queima livros acaba que por queimar homens?. Ler e espalhar esse livro é importante pra manter o sinal de alerta sempre ligado.
comentários(0)comente



Silvana 09/12/2022

Quero Ler Tudo do Primo Levi
Neste livro, estão reunidos depoimentos de alguns sobreviventes no julgamentos de alguns nazistas. Mas, o que chama a atenção é ver uma negação do horror pós holocaustos, e um legado de que a memória deste horror pelos sobreviventes seja um ato de honrar a todos. Lembrando sempre que estes atos foram comeditos por pessoas do dia-a-dia.
Neste livro conhecemos outras pessoas e um pouco mais de detalhes dos campos de concentrações.
Enfim, só leiam para lembrar da possibilidade do fascismo ser algo tão próximo e que surge por meio de "coisas que achamos absurdas ", e que as pessoas acreditam.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR