Assim Foi Auschwitz

Assim Foi Auschwitz Primo Levi

Resenhas - Assim Foi Auschwitz

Gigio 25/03/2024

"Assim Foi Auschwitz" é uma obra póstuma de Primo Levi, publicada em 1986, que compila relatos e reflexões do autor sobre sua experiência como prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Primo Levi, um químico italiano judeu, sobreviveu ao Holocausto e dedicou grande parte de sua vida à escrita e à reflexão sobre sua experiência nos campos de concentração nazistas.

O livro é uma narrativa poderosa e comovente que mergulha nas profundezas do horror e da desumanidade do Holocausto, enquanto também explora temas como sobrevivência, memória, culpa e testemunho. Levi apresenta uma visão pessoal e introspectiva dos horrores que testemunhou e experimentou, além de oferecer insights filosóficos sobre a natureza humana e as condições extremas impostas pelos campos de concentração.

A obra é dividida em seções que abordam diferentes aspectos de sua experiência em Auschwitz, desde a chegada ao campo, a vida cotidiana sob condições desumanas, até a libertação e o retorno à vida após o Holocausto. Levi não apenas descreve os eventos brutais que testemunhou, mas também analisa as dinâmicas sociais e psicológicas que ocorreram entre os prisioneiros e os guardas nazistas.

"Assim Foi Auschwitz" não é apenas um relato histórico, mas também uma meditação profunda sobre a natureza do mal e da moralidade. Levi confronta o leitor com questões complexas sobre responsabilidade, compaixão e esperança em face da adversidade mais extrema. Sua prosa é direta, sem adornos, e ainda assim carregada de emoção e significado.

Em resumo, "Assim Foi Auschwitz" é uma leitura essencial para aqueles interessados em compreender a profundidade da tragédia do Holocausto e suas consequências duradouras. Primo Levi oferece um testemunho pessoal poderoso e uma reflexão inquietante sobre a condição humana sob as circunstâncias mais extremas.

Luís Gustavo 15/11/2022

Relatos de Auschwitz
Livro organizado com os relatos feitos, ao longo dos anos, por Primo Levi e Leonardo de Benedetti, dois sobreviventes de Auschwitz.
Eles contam como foi o processo até Auschwitz e como sobreviveram a um dos momentos mais sombrios da humanidade.
É preciso de um pouco de força para ler os relatos e seguir em frente na leitura.
Embora possa parecer repetitivo em alguns trechos, faz parte da organização do livro, dada a organização cronológica das palestras/relatos/processos, etc.

Como é usado no texto: ?quem queima livros acaba que por queimar homens?. Ler e espalhar esse livro é importante pra manter o sinal de alerta sempre ligado.

Silvana 09/12/2022

Quero Ler Tudo do Primo Levi
Neste livro, estão reunidos depoimentos de alguns sobreviventes no julgamentos de alguns nazistas. Mas, o que chama a atenção é ver uma negação do horror pós holocaustos, e um legado de que a memória deste horror pelos sobreviventes seja um ato de honrar a todos. Lembrando sempre que estes atos foram comeditos por pessoas do dia-a-dia.
Neste livro conhecemos outras pessoas e um pouco mais de detalhes dos campos de concentrações.
Enfim, só leiam para lembrar da possibilidade do fascismo ser algo tão próximo e que surge por meio de "coisas que achamos absurdas ", e que as pessoas acreditam.

Tigronna 01/06/2020

Desabafo que vai além do livro...
Todo ano eu leio um livro referente ao holocausto, desde que aprendi sobre nas aulas de história sou bem curiosa e tenho diversas perguntas sobre esse período tão assustador e a cada livro que leio uma pergunta é respondida e outras aparecem.
Sim, livros assim são tristes, eu mesma sempre choro lendo, mas eles merecem e precisam ser lidos! Principalmente os que foram escritos por sobreviventes, é lindo perceber os gritos da vitória deles, nesses livros lemos sobre as lutas, a vida difícil, as mudanças de rotina, mas principalmente, lemos sobre esperança! É muito difícil você não encontrar essa palavra tão especial nos testemunhos dos sobreviventes.
Esse livro tem um monte de testemunhos, de relatos das atrocidades que alguns seres humanos são capazes de fazer a outro seres humanos... Isso é muito triste...
O holocausto passou, os campos de concentração foram fechados, a vida dos que por lá passaram e sobreviveram voltou ao normal... Não! Não voltou! Os sobreviventes perderam parentes, amigos, eles sofrem por quem nem se quer conheciam...
Mas não é só isso, parcelas da humanidade sofrem porque pensam diferente, porque são de religiões diferentes, porque são de cores diferentes... olhem ao redor, seres humanos são assassinados todos os dias, um forte e atual exemplo disso é o assassinato de George Floyd.
Gente, não é se fazer de vítima! O racismo existe! A intolerância religiosa existe! O machismo existe! A homofobia existe! Outros milhares de preconceitos existem! E o único socorro para a humanidade é o respeito! O mundo precisa de respeito!

Giulia 08/01/2022

Assim foi...
Um dos livros mais detalhados que já li sobre esse assunto. Os depoimentos são muito fortes e difíceis de ler, mas é interessante descobrir novos detalhes sobre os campos de concentração.
Além dos depoimentos também tem muitos documentos para os julgamentos de alguns soldados da SS e outros envolvidos.

nara 20/02/2022

Não é lícito se calar.

Assim foi aushwitz é leitura necessária e atemporal. Um livro que tira a gente do lugar, põe para pensar, ensina, acorda a empatia e teleporta ao passado, ao mesmo tempo que interliga ao futuro.
Ver a guerra do ponto de vista de quem experienciou pessoalmente as consequências dela no mínimo move a gente para um lugar de desconforto e entendimento.
Recomendo para toda e qualquer pessoa, as cartas fazem a gente pensar muito (sobre tudo) e, por mais que não seja uma leitura fácil, achei importantíssima e construtora.

RobsonGrangeiro 29/02/2020

Complementar ao 'É isto um homem?"
O livro traz uma série de transcrições que formam o trabalho de uma vida após o período de prisão em campos de concentração vividos por Levi e seu amigo médico.
Não recomendo como primeiro contato com o trabalho do autor, justamente por parecer que ele se repete pode vários capítulos, mas são mostras de seu trabalho de divulgação ao passar dos anos.
Bastante completo, apresenta fac-símiles de cartas, depoimentos e reportagens feitas em conjunto com outros sobreviventes ou como materiais para julgamentos dos envolvidos.
Muito importante como objeto de pesquisa.

Deise.Maria 11/12/2020

Fatos além de históricos serviram como documentos confirmando partes da historia de evacuação do campo mais temível o de Auschwtiz .nesse livro temos depoimentos do Primo Levi médico que sobrevivente e de Leonardo Beneti que saíram juntos do campo é passaram a se dedicar a escrita relatando tudo o que passaram em Seus anos de prisão e trabalho forçado no campo.
comprido 25/09/2022minha estante
Primo Levi, não foi medico, ele era químico

Bianca.Porto 20/03/2024

Esperava mais
Ganhei o livro de presente. Se o tivesse visto em uma livraria, não compraria.
Embora goste muitos de livros sobre o tema, a obra é basicamente documental, ou como o próprio título diz sobre "testemunhos" em especial referentes a processos de julgamento dos nazistas. Alguns trechos e cartas se repetem, uma vez que fora usados em mais de um julgamento.

Laiana Silveira 08/08/2021

É uma leitura surreal, assim como todos os outros livros de Primo Levi, angustiante, desesperançoso, é um misto de sentimentos ao longo de cada testemunho

Alexis.Sodre 29/06/2023

?O fascismo é um câncer que prolifera rapidamente, e seu retorno nos ameaça. É pedir demais que nos oponhamos a ele desde o início??

?É sabedoria antiga, e já alertara Heinrich Heine; judeu e alemão: quem queima livros acaba por queimar homens, a violência é uma semente que não se extingue.?

É um livro que organiza relatos que Primo Levi e Leonardo Benedetti fizeram ao longo dos anos. Sempre muito necessário conhecer, apesar de uma leitura difícil e dolorida.

Márcio 20/10/2022

Precisamos conhecer o passado...
Precisamos conhecer o passado para não repetir jamais o que aconteceu na época do holocausto. O livro é um pouco repetitivo, porém, mostra bem o quanto aquelas pessoas sofreram. Vale a pena a leitura!

Faça sempre o bem, mesmo que ninguém veja!

comprido 21/12/2022

Livro de memoria
O livro conta, como funciona o campos de concentração AUSCHWITZ, e um livro de memoria, ele conta como era os campos de concentração. Como funcionava administração de lá. tive a impressão que repetia algumas coisa. Mais em fim, e um ótimo livro, para não se repetir a historia, que foi triste . TODOS DEVERIAM LER, ESSE LIVRO