O amante japonês

Resenhas - O Amante Japonês

1 | 2 | 3 | 4

Sueli 20/12/2015

Um Amor Sem Fronteiras
Eu já estava preparada para terminar 2015 sem ter lido algo realmente fascinante, até que encontrei o mais recente lançamento de uma de minhas autoras favoritas – Isabel Allende.
Seu livro “O Amante Japonês” é apaixonante, carregado de fatos históricos e suas consequências. É um relato fluido da vida de personagens de várias nacionalidades e crenças religiosas. E, de como a guerra, o preconceito, e a ignorância, que por infelicidade ainda estão presente em nossa sociedade, podem afetar a vida de todos nós.
Isabel Allende possui uma narrativa fluida, sedutora, gentil, feminina e muito amorosa. Seus personagens não estão expostos para o julgamento do leitor. Allende não dá essa opção!
A trajetória de cada um de seus personagens, suas ações e escolhas são apresentadas sem pressa, e sem nenhuma hipocrisia.
Um livro imperdível!

Susan.Kelle 01/04/2022

Foi um livro cheio de histórias e problemáticas diferentes, que apesar de inúmeros temas, não ficou sobrecarregado por eles. Cada personagem carregou sua própria dose de dramas e dificuldades e apesar deles se cruzarem nenhum deles fugiu da sua essência, nem a garota rica, nem o pacato japonês, nem o misterioso Nathaniel. Gostei sobretudo do realismo de o amor não superar tudo e das pessoas não serem perfeitas.

bela 29/06/2023

Bem construído, mas me cansou
Com todo respeito à autora, mas não gostei do livro. Dei três estrelas porque é muito bem escrito e encorpado, não posso negar. Há um interessante fundo histórico, que chega a ser palpável, também há diversos temas sensíveis, como guerra, diferentes etnias, Estados Unidos e Japão. É um livro denso, recheado e forte.

Gostei muito de ver a bondade de alguns personagens, isso me emocionou. Também gostei das flores, da ambientação e de acompanhar a vida boa da Alma.

O erro foi meu, que não pesquisei antes sobre o enredo, não fazia ideia do que se tratava e não estava interessada nas temáticas abordadas. Tirando isso, indico a obra para os românticos, o que não é meu caso...

MilenaSales00 01/10/2023

Um final que emociona (e que vale a pena)
O início é lento, e bem arrastado. Nada acontece e também nada se explica. Abandonei a leitura pela metade? retomei uns 4 meses depois pq é impossível desistir da Allende. E graças a Deus retomei !!!!!! O final mais emocionante que já li, e que faz tudo ter sentido. Dos livro que li dela, esse tem referências mais diretas as crenças religiosas da autora. Fiquei sem ar com as cartas do Ichi, com os ensinamentos (tanto da alma como do ichi) e principalmente: EMOCIONADA COM O DESFECHO !!!!!

Brendinha 12/02/2020

Simplesmente amei este livro! Uma história contada com delicadeza e que mostra que há coisas que o tempo não apaga.

Livia790 07/04/2022

Confesso que deu uma cansada acompanhar essa história.
Sempre quis ler Isabel Allende e torço que esse não seja um dos seus melhores.
Não me conectei aos personagens.
MilenaSales00 27/09/2023minha estante
O melhor é Violeta

Cíntia.Coelho 19/06/2021

A eternidade de um amor
O amante japonês é um daqueles romances que ficam na sua cabeça para o resto da vida. Uma história linda sobre amor, perdas, amizades, juventude e maturidade. Personagens ricos em complexidade humana que nos fazem refletir sobre a nossa própria humanidade. Uma narrativa que nos revela as inúmeras formas de amor, sejam elas paixões arrebatadoras, amizades sinceras ou o carinho cuidadoso com o outro. Mais um livro encantador da consagrada escritora de A casa dos espíritos.

renanlp 29/04/2023

Este não foi um livro que me prendeu. A história é boa, mas não me conectei aos personagens e senti que algumas partes ficaram soltas. Mesmo assim insisti, terminei e não me arrependi. O final é lindo.
MilenaSales00 27/09/2023minha estante
Abandonei ele uns meses Atras e retomei hoje. Sei que Ela não decepciona, mas senti falta da ?mão dela? na obra

Carla 16/12/2021

Linda história de amor
Alma é uma senhora idosa que resolve deixar a sua família e viver em uma casa de repouso.
Ela tem um neto que a visita com regularidade , muitas coisas para lembrar e contrata uma jovem imigrante para ser sua assistente.
Alma veio muito jovem para a América, durante a 2ª Guerra Mundial. Seus pais foram vítimas dos nazistas, eram judeus ricos e se achavam intocáveis.
Ela relembra o romance que teve com um jovem japonês, que cuidava dos jardins dos seus tios, um romance proibido naquela época, então ela se casou com o primo e teve filhos com ele, mas continuou se encontrando com Ichimei até o final da vida.
Muitos segredos de família e uma história muito linda que mostrou uma parte bem feia da história dos Estados Unidos da América.
Durante a guerra os imjgrantes japoneses que viviam lá foram espoliados dos seus bens e mantidos em campos de concentração por vários anos. Pessoas que viviam a tempo lá e muitos que eram descendentes.
Mas deram a volta por cima e continuaram suas vidas.
Adorei, faz tempo que não lia Isabel Allende, adorei.

Jane.FAlix 12/06/2021

O Amante Japonês Isabel Allende
Resenha
O Amante Japonês de Isabel Allende

? Início 04/06/2021
?Fim 12/06/2021
? Número de páginas 290

O livro tem início numa casa de repouso para idosos onde uma jovem chamada Irina Bazili vai trabalhar. Lá ela conhece Alma Belasco, uma senhora solitária que não se apega a ninguém. Alma, apesar de reclusa sente que pode confiar em Irina e a contrata para ser sua secretária particular. Nesse meio tempo Seth, neto de Alma conhece Irina e se interessa por ela. Irina, tbm se interessa por Seth, mas algo a impede de se envolver amorosamente.

Seth tem muita curiosidade a respeito do passado da avó e tenta juntamente com Irina descobrir os segredos dela. E em meio as investigações e as conversas com a avó eles descobrem que o que Alma esconde é um grande amor.

Esse livro trás profundas reflexões sobre amor verdadeiro, senilidade, imigração, xenofobia, suicídio na velhice e eutanásia.

É uma narrativa tocante e vale a pena ser lida.

Leitura da vez da @acaixadepassaros
Cíntia.Coelho 23/06/2021minha estante
Já se tornou um dos meus livros favoritos. Amei demais essa narrativa

Duda 31/01/2021

não me agradou muito, mas espero dar outra chance a autora

Malu 21/08/2020

O amante japonês
O amante japonês é um romance muito realista, cheio de detalhes e ainda por cima oferece uma chance de aprendizado histórico enorme.
A narrativa me prendeu demais, e me apeguei muito aos personagens. Cada página traz novas nuances, novas abordagens, novas cartas, tudo sempre muito bem elaborado.
O nosso casal romântico nesse livro passa por trancos e barrancos por uma vida inteira, e no final dessa brincadeira toda eu fiquei chorando igual criancinha.
Esse livro foi a minha porta de entrada no mundo de Isabel Allende e acabou virando um dos meus grandes romances favoritos.

"Depende de nós que o amor seja eterno."
"...demonstrou que a morte não é um impedimento intransponível para a comunicação entre os que se amam de verdade."

Tayná 23/01/2021

Ah, os romances... como eles me pegam. Que enredo lindo, cheios de reviravoltas (talvez até esperadas) mas não deixavam de ser surpreendentes. O começo não estava querendo me prender mas com o andar das páginas, foi ficando cada vez mais difícil largar.

Guynaciria 09/02/2021

Os romances da Isabel são bem construídos, com enredos emocionantes, repletos de fatos históricos que prendem a atenção do leitor.

Nesse livro temos um casal interracial, que tem que lidar com o abismo sócio cultural que os afasta. Em plena Segunda Guerra Mundial.

Com essa história aprendi muito sobre a cultura japonesa e a perseguição que seus membros sofreram em outros países durante o período da guerra.

A narrativa traz duas linhas temporais, cada uma com seu casal protagonista, mas ambos interligados pelo sangue e amizade.

Uma mulher rica resolve se internar em um asilo, onde e muito bem assistida por uma das acompanhantes, ela recebe visitas frequentes do seu neto e passa a contar para esses dois jovens a sua história de amor, repleta de cartas e encontros escondidos.

O jovem casal, por sua vez tem que lidar com um trauma do passado, capaz de os afastar, mas o amor acaba por vencer qualquer dificuldade após as cartas serem colocadas na mesa.

Esse não é o meu livro preferido da autora, pois o início foi um pouco arrastado e os segredos demoraram para serem revelados. Mesmo assim só tenho elogios a fazer a escrita da autora.

Vocês tem algum autor preferido? Que escreve de uma forma única para vocês?

Ladyce 29/10/2017

Devo confessar que não me encontro entre os leitores aficionados de Isabel Allende. Sua grande obra, A casa dos espíritos, muito influenciada por Gabriel Garcia Marques, está entre seus primeiros trabalhos. Mais tarde veio Eva Luna que não chegou ao mesmo nível e daí para frente a escritora chilena tem revelado livros mais ou menos insossos, repletos de lugares comuns, sem grande cuidado na linguagem literária. Continuo a encontrar esses mesmos problemas em O amante japonês.

Tudo se desenrola em torno de uma paixão mantida viva por 74 anos. Alma Mandel, que hoje mora numa casa para idosos, na Califórnia, havia nascido e vivido na Polônia, até ser embarcada para os Estados Unidos. Judia, seus pais decidem protegê-la, quando da invasão russa da Polônia, em 1939. Alma encontra abrigo com os tios Isaac e Lillian Belasco, em SeaCliff, Califórnia. Logo conhece Ichimei, um menino de origem japonesa cujo pai, jardineiro, trabalhava na propriedade. Um ingênuo romance toma os corações dos jovens, que se veem separados, quando o Japão ataca Pearl Harbor e os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial. O amor entre Alma e Ichimei, encontra diversos obstáculos através dos anos e é mantido às escondidas por Alma, por uma vida inteira. Cartas descobertas por Irina Bazili, cuidadora, na casa de idosos, finalmente o revelam. Em paralelo, Seth, neto de Alma, procura dados para escrever a história da família. Em tempo, junto a Irina, conhece o romance proibido de sua avó, não sem antes cair de amores por Irina. A partir daí, seguimos duas histórias de amor, cada qual com seus problemas fazendo eco uma à outra. Ambas mostram ter obstáculos que parecem intransponíveis. Nada mais corriqueiro.

Allende usa a duradoura paixão de Alma por Ichimei para desfiar, como contas de um colar, acontecimentos relevantes do século XX. Vamos da Polônia, a São Francisco, passando pelo Texas. Familiarizamo-nos com a perseguição aos judeus e sua diáspora, o Holocausto, o aprisionamento de pessoas de origem japonesa nos Estados Unidos, e aos preconceitos raciais no país. Por outro lado, seguindo o romance paralelo entre Seth e Irina, aprendemos sobre os problemas do mundo atual, a vivência inter-racial nos EUA, pornografia infantil, filosofias da eutanásia para idosos com doenças terminais, situação da população gay no país e em São Francisco em particular. Somos espectadores de uma panóplia de aflições contemporâneas.

Tudo é resolvido quando descobrimos que uma vida bem vivida dá conta de perdoar pecados do passado. E que há de haver resignação às reviravoltas do destino. Além de trama conhecida de amores proibidos, além das circunstâncias melhor descritas em outros obras sobre os fugitivos de guerra, este romance de Allende é recheado de rasas platitudes, frases prontas como as que encontramos nas postagens de redes sociais. Mais que isso, há um tom proselitista e, por vezes, a linguagem nas descrições do romance entre Alma e Ichimei parece bastante anacrônica, e por vezes melodramática. No todo, os diálogos são tediosos e Allende prefere contar mais do que mostrar.

No entanto tenho que admitir, que dos vinte e dois membros do meu grupo de leitura só três tiveram impressões semelhantes à minha. Confesso que eu não teria lido este romance, não tivesse sido escolhido para leitura pelo grupo. Li e confirmei as restrições ao estilo da escritora que já desenvolvera através dos anos e de outras leituras. Se você é fã de Allende, vá em frente e leia. Pelo que percebi não é obra tão singular quanto outros de seus livros, mas para os aficionados, tudo indica que passou a prova.

Por outro lado se você espera passar as horas lendo uma obra que produza além de uma boa história, conhecimento, cuidado com a arte da escrita, criatividade na trama e personagens críveis; se você se interessa por conteúdo e pela arte da escrita, recomendo que procure outro autor e outro título. É banal em todos os aspectos.
Marta Skoober 13/11/2017minha estante
Ou seja não é pra você.