Contos Completos

Contos Completos Leon Tolstói

Resenhas - Contos Completos

Marina 28/12/2023

Os primeiros contos do livro, sobre a guerra da Criméia, quase me fizeram desistir da leitura. Entendo a importância desses relatos, que foram escritos após a experiência do autor lutando em Sebastopol, mas eu não gosto muito de relatos de guerra. Os outros contos, com temáticas mais relacionadas à sociedade russa, me agradaram bem mais. Como costuma acontecer em coletâneas de contos, uns agradam mais que os outros.
Paula 05/02/2024minha estante
Só consegui prosseguir nesse livro pulando os contos de guerras e soldados, nao dá pra mim não.

Marina 06/02/2024minha estante
Eu não quis pular, mas acho que deveria, pois achei bem chatos e atrasou muito minha leitura

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos 1", de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, é uma coletânea de 13 contos escritos pelo autor entre os anos de 1852 e 1862. A obra apresenta histórias que abordam temas como amor, religião, política, moralidade e justiça, sendo marcadas pela linguagem simples e direta característica do autor.

Entre os contos reunidos neste volume, destacam-se "A Felicidade Conjugal", que aborda a vida conjugal de um casal e as dificuldades enfrentadas no casamento, e "O Padre Sêrgio", que trata da transformação pessoal de um clérigo ortodoxo a partir de uma crise existencial. Em "O Que é Arte?", Tolstói apresenta sua teoria sobre a arte e sua relação com a vida, a moral e a sociedade.

Outros contos que se destacam neste volume são "O Forcado", que apresenta a história de um homem que se sacrifica para salvar a vida de outros, e "O Posto de Correio", que discute a questão da justiça social e da corrupção na sociedade russa do século XIX.

No geral, "Contos Completos 1" é uma obra que apresenta a habilidade de Tolstói em criar histórias profundas e reflexivas, que provocam reflexões sobre a condição humana e a sociedade em que vivemos. A edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais agradável.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos 2", de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, é uma coletânea de 12 contos escritos pelo autor entre os anos de 1863 e 1886. A obra apresenta histórias que abordam temas como amor, família, religião, moralidade e justiça, sendo marcadas pela linguagem simples e direta característica do autor.

Entre os contos reunidos neste volume, destacam-se "O Que é o Amor?", que apresenta uma visão crítica sobre o casamento como instituição social, e "A Morte de Ivan Ilitch", que trata da finitude humana e da busca pelo sentido da vida. Em "A Tempestade de Neve", Tolstói utiliza a história de um oficial que fica preso em uma tempestade para discutir questões como a solidão, a liberdade e a sobrevivência.

Outros contos que se destacam neste volume são "A Sonata a Kreutzer", que critica a hipocrisia da sociedade diante do amor e da sexualidade, e "Dois Hussardos", que apresenta a história de dois amigos que lutam por amor e honra, explorando os valores morais da sociedade da época.

No geral, "Contos Completos 2" é uma obra que apresenta a habilidade de Tolstói em criar histórias profundas e reflexivas, que provocam reflexões sobre a condição humana e a sociedade em que vivemos. A edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais agradável.
Marina 28/12/2023minha estante
Esse volume apresenta os contos da nova cartilha, voltados para crianças, e contos populares. Nenhum dos que você mencionou estão presentes.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos 3", de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, é uma coletânea de 10 contos escritos pelo autor no final do século XIX e início do século XX. A obra apresenta histórias marcadas pela preocupação de Tolstói com a condição humana e as questões éticas e morais.

Os contos reunidos neste volume abrangem diversos temas, como a religiosidade, o amor, a família, a guerra e a justiça social. Em "Paz e Guerra", por exemplo, Tolstói utiliza a história de um soldado para refletir sobre as consequências devastadoras da guerra na vida das pessoas. Já em "O Diabo", o autor aborda a luta entre o bem e o mal, explorando a natureza humana e a influência do diabo em nossas escolhas.

Outra história que se destaca neste volume é "Sonho de um Homem Ridículo", que trata da busca pelo sentido da vida e da morte como uma possibilidade de renovação. O conto "Três Mortes" apresenta a história de um homem que, após presenciar três mortes em um curto espaço de tempo, questiona a existência de Deus e a justiça divina.

No geral, "Contos Completos 3" é uma obra que reforça a habilidade de Tolstói em criar histórias profundas e impactantes, capazes de provocar reflexões sobre a condição humana e o mundo ao nosso redor. A edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos", em três volumes, de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, reúne todas as histórias curtas escritas pelo autor ao longo de sua carreira. A obra apresenta ao leitor uma coleção de contos, que são marcados por uma linguagem simples, direta e intensa, que reflete as preocupações do autor com as questões sociais e morais da Rússia do século XIX.

O primeiro volume do livro abrange os contos escritos por Tolstói entre 1852 e 1862. Aqui, encontramos histórias que abordam temas como amor, família, sociedade, religião, moralidade e justiça. O conto "A Felicidade Conjugal", por exemplo, é uma reflexão sobre as expectativas e desilusões do casamento, enquanto "O Padre Sérgio" narra a história de um religioso que busca a redenção após uma vida de luxo e prazeres mundanos.

O segundo volume contém os contos escritos entre 1863 e 1886, período em que Tolstói se dedica cada vez mais à crítica social e à defesa dos mais pobres. Nessa coleção, destacam-se obras como "O Que é o Amor?", que apresenta uma visão crítica sobre o casamento como instituição social, e "A Morte de Ivan Ilitch", que trata da finitude humana e da busca pelo sentido da vida.

Por fim, o terceiro volume abrange os contos escritos entre 1886 e 1910, e apresenta uma preocupação ainda maior de Tolstói com os problemas sociais e a luta pela justiça e igualdade. Aqui, encontramos obras como "O Diabo", que aborda a luta entre o bem e o mal, e "A Sonata a Kreutzer", que critica a hipocrisia da sociedade diante do amor e da sexualidade.

No geral, "Contos Completos" é uma obra que oferece um panorama completo da produção literária de Tolstói em termos de contos. As histórias apresentadas são reflexões profundas sobre as questões fundamentais da vida humana, narradas com simplicidade e clareza, o que torna o livro acessível e cativante para os leitores de todos os níveis de escolaridade e conhecimento. Além disso, a edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

Joao Felipe 31/12/2022

O que me resta
Quando eu peguei meu primeiro livro do Tolstoi na biblioteca pública em 2014 não imaginava que iria me sentir tão bem em suas paginas, e desde lá li muito coisa do autor.
É um dos meus escritores favoritos e essa edição dos contos completos da Cosac Naify eu tenho desde de 2015, essa erá uma das poucas dividas literárias que eu tinha, e essa edição é lindíssima, com um projeto gráfico absurdo, quem tiver a oportunidade de ter em mãos vale a pena sentir o cheiro dessas paginas.
Sobre o Tolstoi eu não sou especialista e nem me dou esse direito de querer pagar de intelectual, eu leio porque amo e continuo lendo porque sinto, eu não procuro debater obras que leio com ninguém a minha volta, não tenho alguém pra esse debate, mas entendo que o mundo hoje é diferente e existem valores que são cobrados que não existiam no passado.
A minha admiração por Tolstoi é por toda sua obra e o que fez fora dela com as pessoas que ajudou e a forma que ele pensava, ele continuou a mudar sua forma de pensar ao longo da vida, eu admiro muito a coragem e a forma como ele levou ao longo dos anos, vida longa ao mestre.
Joao Felipe 24/02/2023minha estante
Olá analisei aqui e essa historia não está nessa coletânea.

Thainara Ramalho 23/11/2022

Contos completos
Ahh Tolstói.. gente eu amei!
Não gostei de todos os contos, mas dos que eu gostei, eu gostei muito.
Giordano.Sereno 23/02/2023minha estante
Olá! Você saberia informar se a história A Tortura da Carne faz parte dessa coletânea? Não encontrei essa informação em lugar nenhum.

Anderson 26/10/2022

Nesse primeiro volume dos Contos Completos de Tolstói temos narrativas um pouco mais longas, nas quais o autor dedica-se a falar de alguns temas circulares, sobretudo as guerras e a vida da gente simples, em especial dos camponeses.

Luiza 25/10/2022

Leitura maravilhosa e árdua ao mesmo tempo
Não gostei de todos os contos, inclusive vários deles eram muito parecidos entre si. Gostei dos contos de Sebastopol (apesar do primeiro ser narrado de uma forma pouco usual e que me incomodou um pouco, mas amei a experiência), do Dois Hussardos e do Memórias de um marcador de pontos de bilhar (foi muito impactante).

Ana 23/06/2021

Demorei dois anos pra terminar de ler esse tomo (e ainda faltam os outros 2 kkkkk) mas como é um livro de contos, acho que isso não interfere tanto. Tive mais dificuldade em entender os contos de guerra, mas no geral gostei muito e acho que alguns realmente pedem o tempo deles.

Os que mais gostei aqui foram "Manhã de um senhor de terras", "Albert", "Três Mortes" (que já tinha lido antes em outra edição) e "Polikuchka". Este último, que é o conto que encerra o tomo, teve um final surpreendente; não esperava algo assim do Tolstói, acho que merecia um curta.

Outra coisa que gosto muito nessa edição é terem posto tbm o trabalho do Serguei Mikháilovitch Prokúdin-Gorskii (autor das fotografias que abrem cada tomo). Achei muito interessante e enriquecedor as fotos, tanto em questão técnica quanto o retrato da época. Infelizmente, acho que essa parte ficou de fora na nova edição relançada pela Companhia das Letras. Uma pena!

Enfim, muito bom! Espero até o final da vida terminar os outros dois tomos kkkkkk

Maitê 14/12/2020

Não gostei tanto desse segundo volume, é basicamente um apanhado de pensamentos aleatórios sobre temas diversos (tipo, o que é um tipo de gás?) e pequenas fábulas de morais, algumas adaptadas outras bem típicas da cultura russa. E no final temos contos maiores mas todos com teor bastante religioso. Já sabia dessa virada do autor no final da vida mas não estava preparada para de fato ler esse material.

Cristiano.Vituri 21/07/2020

2 anos de Tolstoi
Os contos da vida russa de Tolstoi, Simples, métodico e sempre claro nas palavras, o autor nos mostra como o russo, seja o senhor de terras, seja um principe, seja um mujique ou um andarilho. A gente sente a alma russa brotar das entranhas e poder presenciar isso atraves das palavras escritas em um livro é incrivel.

Não leia correndo, saboreie cada conto. Se deixe envolver na temática e seremos levados facilmente para a década de 80/90 do século 19. O livro 3 é basicamente uma pegada mais envolvida em relações de trabalho entre as pessoas, e entre os problemas que as pessoas criam para si mesmas, tem suicidio, fugas de casa, traições, remorsos e filhos dando trabalho aos pais, e pais perdoando filhos rebeldes. Coisa linda.

Tolstoi, voltarei ainda!

Rafael.Couto 09/07/2020

Tolstói
Bom, me perdi muito no tempo de leitura neste, mas uma coisa era certa eu ainda iria terminar o Vol.1, Tolstoi encanta de forma fantasiosa e cativante a forma da Rússia de seu tempo, de certa forma são paisagens que nos apaixonamos desde o início ao fim do Vol.1

Erika 15/02/2020

Tolstói professor
Tolstoi tinha uns projetinhos educacionais, voltados para os filhos dos mujiques que trabalhavam em suas propriedades. Este segundo volume reúne o material que ele preparou para este fim.

O livro é dividido em partes:

- Contos da nova cartilha;
- Primeiro, segundo, terceiro e quarto livros russos de literatura russa.

São um compilado de minúsculos contos, fábulas e histórias reais, todos com algum ensinamento moral. Bem didáticos, gostosinhos de se ler, perfeito para crianças. Outros são definidos como contos de raciocínio, trazendo pequenas aulas de física e química. O autor descreve a ação do vento, da energia, dos gases, da temperatura, com exemplos bem práticos. Foi como voltar à escola, só que foi legal.

A última parte, intitulada Contos Populares da Década de 1880, mostra o lado religioso de Tolstói. São contos mais longos, muito bonitos. Não sou muito religiosa, mas me emocionei com todos, rolou uma lubrificação dos olhos.

De forma geral, não foi a melhor coisa que li. A maioria dos contos são bem pequenos, e repetitivos. Temos lebres e raposas por todos os lados, enjoou, mesmo que a pessoa entenda que não é o público alvo desse tipo de história. Mas é interessante conhecer o lado educador desse escritor, que é um dos meus preferidos. Se você é fã do cara precisa ler sim. Leia para suas crianças. Tolstói entrega, e é sempre um case de sucesso garantido.

Minha edição é a da extinta Cosac, sem palavras para definir o quanto é bonita. Leve, apesar das 600 e tantas páginas, com fotos da época coloridas sei lá como. É de dar calorzinho no core. Se não me engano a Companhia das Letras lançou a mesma edição.
Lucia 29/04/2022minha estante
Ótima resenha Erika, vc tem razão, Tolstoi merece ser lido. A explicação sobre as fotos está na introdução do volume um. É bem interessante...

cid 22/12/2019

A sociedade russa e a moral de Tolstói.
Excelente livro de contos. Destaco como favoritos : Francoise, O patrão e o trabalhador, Depois do baile, Para quê? ,O divino e o humano, Gente pobre, A força da infância, Kiekchino, Iasnaia Poliana, Khodinka e Sem querer.
Iasnaia Poliana é um relato autobiográfico onde Tolstoi narra as multidões desfavorecidas que chegavam até suas terras pedindo ajuda e seu sentimento de impotência perante tanta necessidade.
O livro é uma viagem pelas paisagem e pela alma russa, com as palavras de Tolstoi e as belas fotografias de Serguei M Prokudin-Gorskie.Inesquecível.