Guia Prático do Português Correto

Guia Prático do Português Correto Cláudio Moreno

Resenhas - Guia Prático do Português Correto - Vol. 1

Rolando.S.Medeiros 01/05/2024

Ok. Nada excepcional. Algumas pepitas:

[A acentuação] Prosódia (leia-se: posição da sílaba tônica). A acentuação gráfica entra para demarcar só o antinatural.

[Sobre o aportuguesamento] "Não franza o nariz, leitor; seu bisavô deve ter feito o mesmo quando viu escrito, pela primeira vez, futebol em vez de foot-ball, mas depois acostumou."

[Para a ortografia do PT] "Meu conselho é sempre o mesmo: em caso de dúvida, evite a encrenca."

[O que é, de fato, um estrangeirismo] Um estrangeirismo é então um vocábulo estrangeiro que não se adequa às características fonológicas e ortográficas do Português. Caso contrário, seria uma importação ou empréstimo, o que é bem-vindo.

[O Princípio da acentuação] "Assinalar o inesperado, deixar sem marca o que é previsível"

[Dicionário versus Pronúncia] É um erro se basear nos dicionários para ditar como se deve pronunciar uma palavra. O dicionário é justamente uma tentativa de acompanhar a fala, e, portanto, pode ficar para trás; como nalguns casos hoje fica: colmeia, rubrica, etc.

[Fonética e Fonologia] Fonologia: a maneira dicionarizada de se pronunciar um fonema.
Fonética: as diversas maneiras e variantes que na prática se ouve o mesmo fone ser pronunciado.

site: https://linktr.ee/rolandosmedeiros

Cezar.Tosta 17/07/2022

Ótimo livro
Ótimo livro para aprender e revisar o assunto. Vai direto ao ponto, com base nas principais dúvidas dos leitores. Parece mais um diálogo informal com o professor do que uma gramática tradicional.