Os Sombras

J. R. Ward

Resenhas - Os Sombras

Fernanda R 21/09/2015

De chorar
Esse livro é diferente dos outros. Não há o "felizes para sempre"
Costumeiro, em parte. Fiquei surpresa pela escolha da autora... O bom é que vem mais livro pela frente. Tem a história do Xcor e da Layla, Assail, tem que completar a do Ian, da Paradise e o mistério do Rhage.

Maria Carolina 02/05/2016

Meu Coração está em pedaços!!!
Depois de terminei de ler O Rei fiquei louca querendo ler a continuação.
Por que sempre fui apaixonada pelos Sombras especialmente pelo iAm. Aquele jeito dele quieto sempre me deixou curiosa em relação a ele.
Comecei a ler e já não queria mais largar, porque tudo estava interessante, desde a história principal como as paralelas.
Com o decorrer do livro tive tantos sentimentos que parecia uma montanha russa, tinha hora que eu ria parecendo uma doida com o Rhage e o V. , eles estavam impossíveis, e teve outras que ou ficava com raiva ou chorava de soluçar.
Como o outro livro O Rei esse também foi parado no sentido Luta, não tivemos tanto sangue derramado, porém foi de uma intensidade fenomenal.
A Selena e o Trez não são o meu casal favorito, mas me emocionei junto com eles... Te juro que não esperava tudo aquilo. Chorei junto com o Trez. O iAm foi uma surpresa ele se mostrou o Homem com a pegada.
As histórias paralelas estão bombando quereo saber mais do Assail, do Xcor e da Layla.
Agora fico aqui me sentindo em Depressão querendo para Ontem o livro do meu irmão favorito o Rhage

Lina DC 27/05/2016

"Os Sombras" é o 13º livro da série A Irmandade da Adaga Negra. Nos dois últimos livros, temos acompanhado a situação de iAm e Trez mais de perto. Os irmãos são da tribo s'Hisbe, uma tribo que acredita que o destino de cada cidadão é determinado pelos astros e que não devem fazer contato com os humanos, pois esses são indignos. Na verdade, os s'Hisbe são uma comunidade bem fechada e ficam confinada em seu território.
Quando os irmãos nasceram, foi determinado que Trez era o Ungido, ou seja, aquele escolhido pelos astros para ser o consorte da futura rainha e servi-la. A infância de Trez não foi fácil: viveu isolado, confinado com seus educadores e sem interações de amor e carinho, sua família praticamente o vendeu, pois assim que foi eleito o escolhido eles ganharam status na comunidade e não questionaram o bem-estar de Trez. O único que esteve ao seu lado foi iAm, que muitas vezes foi usado pela rainha para dobrar as vontades de Trez.
No preâmbulo desse livro, acompanhamos o momento que Trez realiza sua fuga. Uma cena arrepiante pelo excesso de mortes e um momento que definiu o personagem.
Na atualidade Trez ignora as cobranças do s'Ex, o executor, e continua seus negócios, abrindo agora uma nova boate: Shadows. Acostumado a presenciar a prostituição e as drogas, Trez tenta manter sua boate sob controle quando alguns redutores começam a traficar dentro dela. Tem também o fato de que ele não consegue deixar de pensar na Escolhida Selena e que graças a s'Ex, pode existir uma mudança entre os herdeiros do trono no território dos s'Hisbe.
Em paralelo à história de Trez, temos conflitos dentro do bando de Bastardos. Throe não está satisfeito com a liderança de Xcor, principalmente após ele ter abrandado os ânimos por causa da Escolhida Layla.
Um personagem que apareceu no livro anterior e vem ganhando espaço é Abalone. Após ter sido ameaçado pelos inimigos de Wrath, sua lealdade o tornou o primeiro conselheiro do rei e sua filha Paradise também começa a demonstrar suas ideias e sentimentos (ela será a protagonista do livro Beijo de Sangue - primeiro livro da série O legado da Irmandade da Adaga Negra).
Apesar de todas as subtramas, a que mais se destaca nesse livro é sem dúvida a que envolve diretamente os s'Hisbe. É uma nova cultura, com novos hábitos e que tem ainda muito conteúdo para desenvolver. Emocionalmente, a história da Escolhida Selena é até o momento, uma das mais tristes. Foi difícil chegar ao final do livro, pois o sentimento com esta história foi ambíguo: amor e raiva duelaram arduamente. É impossível acompanhar a história de Trez e iAm e não pensar na história de outra dupla de irmãos da Irmandade. Ambas as histórias são cheias de sacrifício, abnegação e muito amor fraternal.
Alguns personagens secundários, como Fritz, o constante mordomo que aparece em todos os livros e até Boo, o gato da rainha, causaram momentos de alegria nessa trama tão complexa e emocional. Isso sem mencionar um determinado anjo que sabe muito bem como causar cenas inapropriadas.
Se por um lado a história é triste, temos a reflexão dos outros irmãos sobre o assunto. Rhage passa boa parte do livro tentando compreender como foi abençoado com tantas coisas boas, enquanto outros irmãos perderam tudo.

Bruna 27/05/2016

Após 3 livros absolutamente elétricos e cheios de ação e reviravoltas, Os sombras nos traz uma narrativa mais calma, porém mais profunda e bem triste. J.R. Ward não estava em um bom momento quando escreveu esse livro, na verdade ela estava muito triste por questões pessoais, e acabou repassando isso para as páginas de Os sombras, e consequentemente aos leitores. Então, esse é definitivamente um livro para te fazer chorar!

iAm e Trez são irmãos gêmeos e pertencem ao s'Hisbe , uma sub-espécie dos vampiros, também conhecida como Sombras, e que tem alguns poderes bem interessantes, como a habilidade de se dissolver e locomover no formato de sombras, e também a capacidade de andar à luz do sol. O s'Hisbe é uma sociedade matriarcal (o que é interessante, considerando que o quanto a sociedade dos vampiros, sua raça irmã, é patriarcal), e o destino de Trez está intimamente ligado a princesa da raça, por determinações astrológicas e místicas. Porém, esse é um futuro que ele não almeja, e há pouco mais de 20 anos os irmãos deixaram seu povo, e tem vivido entre vampiros e humanos. Mas, agora chegou a hora de Trez retornar a seu povo e cumprir seu destino, o que ele não deseja minimamente.

Além do fato de simplesmente não desejar voltar a viver com os o s'Hisbe, Trez tem outro motivo para ficar onde está, e este é Selena, uma Escolhida (como se fossem sacerdotisas vampiras), por quem ele se apaixonou. Porém, na vida nada são flores, e Selena esconde um grande segredo, que pode impedir os planos e sonhos de Trez de se realizarem.

“Ela era uma serva virtuosa da Virgem Escriba, ele um viciado em sexo em remissão com um tipo de sentença perpétua pendendo sobre a sua cabeça. Mesmo assim, de acordo… aquela era a receita do amor verdadeiro. Isso mesmo. Que bela matemática.”

Como eu disse no início, Os Sombras tem uma dupla de casais protagonistas. O outro é iAm e seu par, que não direi o nome, pois esta demora para entrar na história. E mesmo tendo dois casais, devo dizer que nenhum deles me convenceu muito. Achei o desenvolvimento do relacionamento de Trez e Selena superficial a princípio, para o nível da profundidade dos sentimentos mostrados depois. E quanto a iAm, fiquei decepcionada mesmo, pois ele é um personagem que eu absolutamente adoro, e teve sua história contada muito rápida. A impressão que tive foi de que Ward jogou esse relacionamento às pressas no livro, porque tinha prometido que ele teria a sua história aqui.

Apesar de não ter gostado dos casais, eu amei Os sombras. Por quê? Por causa da tal história triste, que nos rendeu a cena mais triste, emocionante e devastadora da série. Meu Deus, o que foi aquilo?! A impressão que tive foi de que a autora acordou e pensou: é agora que eu acabo com o emocional dos meus leitores. E ela conseguiu!

“Às vezes a linguagem não adiantava. Só o que se pode fazer é gritar.”

A relação entre os irmãos também foi outro ponto alto. Desde a entrada de iAm e Trez na série, ainda no livro 3 ou 4, é possível perceber que eles vivem e morrem um pelo outro. E nesse livro tivemos um vislumbre da infância e juventude dos dois, das suas dores e sofrimentos, e essa ligação fraternal se tornou ainda mais linda a meus olhos. Apesar de, geralmente, o destaque dos livros da série estar nos personagens masculinos, foi Selena que brilhou. Sua alegria diante das adversidades, sua paixão pela vida e carinho pelas pessoas a sua volta, tudo foi muito lindo. A outra protagonista teve um papel mais apagado em boa parte do livro, ganhado destaque apenas no final, quando foi a responsável por importantes verdades serem reveladas.

Em Os sombras foi possível perceber o andamento de algumas das mudanças sociais inseridas no mundo dos vampiros no livro anterior, O rei, e já termos uma ideia do caminho a ser traçado. Também foi aqui que finalmente tivemos uma maior interação entre os vampiros e suas sub-espécies Sombras e Symphatos. Quanto as tramas paralelas, houve acontecimentos importantes, mas não vou entrar em detalhes, para não estragar a surpresa de quem vai ler. Por isso nem farei a parte 2 da resenha, com spoilers, pois esses acontecimentos seriam spoilers até para quem já leu o último livro.

A diagramação está bem feita e acho a capa linda, sendo a original que foi mantida. Vi alguns erros de revisão, que não comprometem a leitura, mas chamaram a atenção, porque não havia nos livros anteriores. A tradução excelente, sem a suavização dos primeiros livros da série.

“Coragem não significa que você não tenha medo.”

Mais uma vez, reafirmo minha recomendação. Quem não leu essa série, leia! É perfeita.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/04/resenha-os-sombras-ian13-j-r-ward.html

Iesmin 11/05/2020

Lindo e triste
O livro mais triste da série! Mas como não amar, não é? Vale a pena

Iesmin 11/05/2020

Lindo e triste
O livro mais triste da série! Mas como não amar, não é? Vale a pena

Steffnunes 04/05/2020

Que livro
Não nego que a cada livro da saga mais apaixonada eu fico mas durante toda a história essa é a segunda que me fez chorar eu amei muito como sempre ansiosa para o próximo obviamente

Thais Caroline 15/04/2020

Ler um livro que aborda a história dos gêmeos Trez e iAm, os sombras, é bem cativante. Podemos aprender um pouco da cultura de seu povo e por fim o desfecho do problema do Ungido. Vale a pena ler esse livro.

Kelly 21/04/2017

Uma dupla apaixonante

Olá

Pessoal!!!
E minha alma rebelde continua solta, por mais que tenha alguns livros obrigatórios por aqui, estou conseguindo conciliar com as minhas leituras particulares, e sendo assim, consegui colocar mais uma leitura em dia, hoje vamos falar dos gêmeos Os Sombras...

Desde o livro anterior da saga, a autora vem adentrando a intimidade e o passado dos irmãos Sombras, e apesar deles estarem presentes desde o começo da história, só agora eles ganharam seu devido espaço, e seu honrado volume.

"Às vezes, o mal que se combate não é nada que se possa socar, alvejar nem desmembrar. Às vezes, nem sequer se pode atingi-lo."

Trez e iAm fugiram do reino dos Sombras há décadas, desde o momento em que nsceu, seu futuro foi entrelaçado ao da Rainha das espécies, e assim ele se viu obrigado a fugir para não ser forçado a servir sem amor, e como na religião dos sombras se deitar com humanos é o mesmo que contaminar seu corpo, assim nosso Trez vem vivendo, se contaminando com todo tipo de humana na esperança de que a Rainha enfim desista de fazê-lo exercer sua função, pelo menos era assim que ele agia até conhecer Selena.

Selena é uma das escolhidas que escolheram viver no Novo Mundo junto com o primale, ela esta muito doente, e mais do que nunca deseja viver cada segundo da sua vida como se fosse o último, antes que ela vire mais uma das estátuas do cemitério do santuário. Selena sofre de uma doença chamada prisão, essa doença só ataca as escolhidas e consiste no enrijecimento pleno do corpo, para ela tudo parecia perdido, até Trez aparecer.

iAm passou a vida toda protegendo seu gêmeo, sua vida sempre girou ao redor do macho que foi vendido quando criança por seus próprios pais, quando enfim eles fugiram e foram "adotados" por Revh, tudo ficou mais fácil, mas a hora do acasalamento esta chegando, e o Hisbe encontrou os irmãos, com o prazo acabando e seu irmão vinculado a uma Escolhida, iAm será capaz de tudo para ver seu irmão feliz.

Depois do livro do Rhage e Z, esse foi sem dúvida um dos mais pesados para mim, tem muita coisa acontecendo, e por mais que não tenha tanta afinidade assim com os Sombras, não esperava tanto sofrimento para o Trez. Depois de passar décadas se sujeitando a qualquer sexo apenas para deixar seu corpo impuro, Trez se vinculou, ele se apaixonou perdidamente pela escolhida Selena, mas ele não esperava que sua amada estivesse prometida para a morte, e agora, com o Hisbe batendo na sua porta, Trez fará de tudo para transformar os últimos dias de sua amada nos melhores da vida dela antes de se entregar ao seu demônio do passado.

"A única coisa pior do que a minha morte é nós dois sumirmos, mesmo com o seu coração forte continuando a bater dentro do peito."

Como sempre Ward é Ward, e quem lê, sabe o que eu quero dizer... mas para quem não lê, vou explicar! Esse é o 13°livro da saga, e ainda sim, a mulher sabe levar a trama e o enredo de uma forma que deixe espaço para os próximos e não canse seus leitores! Os livros são imensos e ainda sim, você começa a ler e quando menos espera puf, acabou!!!!

Em os sombras, não só Trez irá ter destaque, iAm também irá se apaixonar e esse seu amor, trará muita luz para o problema dos irmãos. Raghe esta passando por problemas até então, psicológicos, mas vindo da Ward, não sei o que esperar para o próximo livro. Layla, vem desabrochando e se mostrando uma flor rara, ela esta cada vez mais se envolvendo com X-Cor e ainda não dá pra saber como isso vai acabar, Assail vem tendo problemas com o Rei, e claaaaaaro, temos a aparição de novos personagens que prometem dar uma movimentada e uma estendida nessa família já tão grande.

Os Sombras é um livro sensível, que aponta vários temas como amor, lealdade, amor entre irmãos e família, não a família comum, mas aquela que é formada por amigos, formada por pessoas que escolhemos para ter ao nosso lado, e que se mostram presentes no momento que mais precisamos. Apesar do livro estar meio parado no quesito lutas, a Irmandade continua mostrando que não usa esse nome à toa, e que uma vez que você se une a eles, eles lhe protegeram até o fim.

Um livro que super indico por tudo, por ser de fantasia, ser hot, ser engraçado e ao mesmo tempo emocionante, e não só por isso, mas porque a autora é uma Diva e mostra que mesmo as vezes parecendo meio doida, ela sabe o que esta fazendo, e acreditem, podem vir mais 30 livros, nos leitores e amantes de IAN sabemos que cada página vai valer à pena, e que enquanto houver livros não seremos decepcionados pela autora. E como mais um diferencial do volume, temos protagonistas negros, mostrando que na Irmandade não existe distinção.

A edição esta linda, a capa representa bem os irmãos, a diagramação esta impecável e as páginas amareladas ajudam a tornar a leitura confortável. UDL esta de parabéns e que venham mais irmãos.

"Se alguém desejasse a sensação do infinito de tempo e existência, só o que essa pessoa tinha que fazer era olhar para o céu noturno e sentir seus mortos mais queridos olhando para eles. Era a grande dualidade de união e separação."

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

barb ximenes 23/04/2017

Resenha ig @docebiblioteca
"Mais tarde, muito mais tarde, ele se lembraria daquele momento... e do modo como pareceu durar para sempre, estendendo-se ao infinito divino. [...] As lembranças são especialmente preciosas quando são tudo o que resta da sua amada."

Trez e iAm fugiram a quase cem anos do Território, eles são sombras que assim como os sympathos é uma subespécie dos vampiros. Eles tem suas peculariedades que vamos conhecendo mais durante o livro.

No começo era cada obra falando sobre um determinado guerreiro, mas hoje é muito mais que um romance e muito mais do que só uma história isolada. Cada livro aborda o mundo criado por essa incrível autora, J R Ward, não apenas abordando um romance, mas sim o todo.

Temos o reino de Wrath que agora é Rei por eleição, tirando assim quaisquer leis contra sua shellan mestiça. Mas muito além disso conhecemos mais sobre o Território e a cultura dos Sombras.

Tudo começa com o romance de Trez e Selena, o casamento arranjado dele e a doença complicada dela... mas, como eu disse, o livro é muito mais que isso.

"Uma pena que estivessem num romance de John Green."

Finalmente podemos ver a alma do personagem iAm, que apenas vivia às sombras de seu irmão e agora tem seu lugar no coração de todos os leitores de Irmandade da Adaga Negra. Sentimos na pele o amor que ele tem por seu irmão e como ele faria tudo para ve-lo feliz.

O destino dos irmãos que foi escrito pelas estrelas.
Malditas estrelas.
Trez que foi amaldiçoado por ser o Ungido. Aquele que é obrigado a procriar com a futura Rainha e assim virando um objeto.

"Os planetas não devem determinar as escolhas dos seres vivos, nem o legado dos mortos."

Luchas apareceu novamente neste livro. Sua última aparição foi em Amante Meu e acredito que Selena deixou uma lição preciosa para ele.

Apareceu muito de Rhage neste livro, ele se sente mal por ter recebido a bênção de ter Mary em sua vida. Abre assunto para o próximo livro: A Besta.

"... de fato, o Fade existia. E, sim, pessoas de diferentes tradições e crenças iam todas para o mesmo lugar."

Terminei de ler chorando. Um livro com grandes emoções.

Mais resenhas como esta você encontra lá no meu Instagram literário: https://www.instagram.com/docebiblioteca/