Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia

Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia Ênio Brito Pinto

Resenhas - Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia

Eliza.Rezende 05/09/2022

Gostei do livro, me deu uma boa base para compreender os estilos de personalidade segundo a Gestalt. Apesar de que, como ressaltao autor, não devemos ver o paciente apenas sob a perspectiva de um estilo de personalidade ou diagnóstico, mas sim devemos olhar o todo que o compõe.

"A psicoterapia se coloca a serviço DA PESSOA, não contra uma possível doença."

Joice.Helena 04/10/2023

Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia - Ênio Brito Pinto
Livro muito bom para quem está adentrando no mundo da Psicologia por vias da Gestalt-Terapia. O linguajar é bem claro e objetivo, de fácil compreensão. Também adorei os exemplos vindos das artes.

Cami Vitória 25/03/2024

Eu esperava algo um pouco diferente do conteúdo, isso me frustrou um pouco. Porém a escrita do autor é bem clara e de fácil entendimento, tem boas colocações. Ao meu ver é algo para se usar clinicamente com muita cautela para não tipificar, colocar o cliente naquele quadrado daquela personalidade. Isso me incomodou um pouco durante a leitura, mas entendi bem a ideia do autor. Não foi útil no propósito que me fez iniciar essa leitura, mas foi bastante enriquecedor em outros aspectos.

Lari 19/05/2022

Achei um livro bom pra proposta que traz que seria a visão diagnóstica voltada pra um olhar além do DSM, mas ainda sim algumas falas do autor são bem complicadas, mas nada que não dê pra relevar

Nazrat 22/09/2022

Instrumento interessante
Apesar da polêmica da possibilidade de categorizar pessoas por meio de uma espécie de classificação, levando em consideração as defesas que interrompem o ciclo de contato, foi assertivo o desenvolvimento desse "instrumento". É necessário levar em conta que não deve ser repassado ao cliente/paciente tais informações, sob o risco dele tomar posse de tais características como estanque. Importante também a verificação de que há estrutura, estados e atos e é importnte diferenciar isso no processo terapêutico. Ou seja, achei muito útil essa visão sobre as defesas e com uma ampla aplicabilidade, ainda que com certa cautela para evitar cair em classificações.

Kamis 21/10/2022

Essencial.
O autor foi impecável ao descrever a necessidade de uma compreensão diagnóstica para o manejo clínico. Livro essencial para praticantes da abordagem Gestáltica.

hyocha 05/01/2023

Simples
Gosto de livros que tenham a escrita acessível e esse livro é assim, mesmo que você não entenda muito da teoria, dá pra entender o que tem na obra, como as tipagens de personalidade, os mecanismos de defesa e o ciclo do contato na gestalt, gostei muito!!

Fernanda2426 10/03/2023

Compreensão diagnóstica em GT
Énio neste livro o faz como auxiliar para a psicoterapia. Enfaticamente, diferencia sua prosposta de algo enrigecido, prendendo o ser em um modo de ver a si, o outro e o mundo, não sendo esta sua intenção, mas sim, uma forma de compreender como o sujeito fundamenta sua(s) figura(s). Sua tipologia basea-se no ciclo do contato e, por tanto, na maneira como o sujeito se relaciona com o mundo e estipula fronteiras (ou não). Visando a visualização de cada tipologia e permitindo a comunicação com outros profissionais da área, evitando seu isolamento profissional, também as relaciona com os transtornos de personalidade descritos pelo DSM.

carolina 29/04/2023

Esse livro é incrível, linguagem clara e linha de raciocínio muito bem feita, já está me ajudando na clínica e sem duvidas expandiu muito minha visão sobre o diagnóstico sob a ótica da gestalt

Alice 11/12/2023

Esclarecedor
O livro 'Elementos para uma Compreensão Diagnóstica em Psicoterapia' de Enio Brito oferece uma abordagem clara e esclarecedora sobre o processo diagnóstico na psicoterapia. Com insights valiosos, o autor explora elementos fundamentais que auxiliam na compreensão dos desafios clínicos, proporcionando uma leitura essencial para profissionais e estudantes da psicologia.