Scarpetta

Scarpetta Patricia Cornwell

Resenhas - Scarpetta

Miranda 13/09/2012

Bom livro.
Li este livro sem ter lido outros da autora, resumos ou resenhas sobre. Só conhecia a autora por nome, relacionando-a a romances policiais.
Para quem, como eu, não leu nada da autora, o começo pode ser meio maçante, vários nomes e histórias picadas para relacionar. Mas o final não deixa muito a desejar. Com certeza a partir da página 250 a ansia do final do livro já vai estar dominando e a leitura fluirá.
Provavelmente quem já leu e já está familiarizado com a série aproveitará bem mais a leitura do romance.
O livro é recheado de expressões e referências atuais. Isso é algo bacana, seja em relação as tecnologias, informática ou científicas, ou a figuras públicas relevantes. O estilo narrativo da autora chega a ser cinematográfico, saídas rápidas de uma cena para outra em momentos estratégicos, fazendo que a leitura não seja pesada ou difícil.
Não é um livro ruim. Não é impossível lê-lo sem ler os outros. Entretanto, existem melhores do mesmo gênero. Só o indicaria a pessoas que já gostem do tema, que não necessitem de introdução ao gênero.

Daniel805 28/09/2023

Com 300 páginas a menos ficava melhor
Objetividade é uma qualidade que a autora não tem. A história é muito enrolada: até mais da metade do livro quase nada acontece. Nas últimas 100 páginas, quando a história começa a desenrolar, poder-se-ia esperar um final surpreendente, mas não é isso que é entregue. A trama é mal finalizada, como se a autora não tivesse tido tempo de bolar um final melhor e que faça sentido no emaranhado de situações que o livro apresenta. Um dos piores livros que já li.

Cris 18/09/2012

Scarpetta
Um livro muitíssimo bem escrito. Uma trama policial fantástica.
Excelente.

Sheila 09/01/2013

Resenha: "Scarpetta" (Patricia Cornwell)
Oi pessoas! O título do livro resenhado de hoje leva o nome de sua protagonista, a médica legista Kay Scarpetta. Pelo que entendi, esta é uma personagem recorrente da autora, motivo pelo qual tive de ir atrás de informações adicionais no nosso amigo google. E adivinhem só?? Kay Scarpetta tem até uma página só dela na Wikipédia! E, infelizmente, faz um pouquinho de falta ter lido os outros livros para entender exatamente a relação que ela estabelece com alguns dos outros personagens da trama.

Pois bem, vamos a resenha. A Dr Kay Scarpetta, uma famosa e competente médica legista, é chamada para colaborar em um caso de assassinato cheio de peculiaridades. Há provas vestigiais em demasia, o principal suspeito do crime, bem como a vítima, sofrem de nanismo, e por algum motivo, Oscar - o principal suspeito - pede insistentemente a presença da dr Scarpetta, falando com a médica com uma intimidade e certeza a respeito de fatos que ela julga não conhecer.

"Você deveria ter um advogado. Então, cada palavra do que disser será confidencial, incondicional."
"Você é médica. Tudo que conversarmos é confidencial (...) Se as coisas mudarem, se eu for falsamente acusado e você for chamada a depor ... A essa altura você já vai estar acreditando na minha história e vai brigar por mim de qualquer jeito. Você devia acreditar em mim. Afinal, já ouviu falar de mim."
"Por que você acha que já ouvi falar de você?"
"Entendi", disse Oscar com fúria no olhar. "Você foi instruída a não dizer nada. Tudo bem. Não gosto dessa brincadeirinha. Mas então, tá. Tudo bem. Tudo o que eu peço é que você me escute e não me traia ou viole o juramento que fez."

Se já não bastasse isso, a Dr Scarpetta vem sendo constantemente difamada em um site de fofocas on-line chamado "Quem ver na metrópole", com histórias parte inventadas, parte verdadeiras, expondo ao público coisas das quais ela preferiria muito bem esquecer, além de utilizar uma linguagem altamente ofensiva e difamatória.

"A rainha de tudo que é de morrer: a dra Kay Scarpetta.

Subindo a escadaria de um tribunal para testemunhar em mais um julgamento sensacional de um caso de assassinato (...) Câmeras, a mídia, aspirantes a famosos, espectadores por todo lado. Pois ela é a especialista, certo? Chamam a mulher até lá na Itália, pois afinal quem sabe mais? ... O fato é que Scarpetta é uma megalomaníaca que nos manipula na CNN, fazendo com que acreditemos que ela faz um serviço social altruísta quando a única pessoa a quem ela ajuda é ela mesma ..."
"Scarpetta já lera o bastante, e largou seu Blackberry na bolsa, enojada".

Quem será o assassino, que parece ter feito outras vítimas no decorrer dos anos, casos não solucionados que terão de ser revistos? Quem odeia tanto a Dr Scarpetta, e consegue acesso irrestrito a suas lembranças mais íntimas? Terá esse ataque público alguma coisa a ver com o assassinato que vem investigando, como uma tática de desviá-la do foco?

O livro possui uma linguagem acessível e uma escrita ágil, alternando entre pontos de vista de diferentes personagens ao longo da trama, o que nos da uma maior perspectiva das situações e, as vezes, nos faz acompanhá-las antes que os investigadores descubram bem o que esta acontecendo.

Um suspense médico de tirar o fôlego, que por mais que nos traga alguns conceitos técnicos não se torna maçante nem cansativo, mas instrutivo! Só perderam pontos comigo a capa, que eu particularmente achei desinteressantíssima nesse cinza com buracos de bala, e um pedacinho do final que ficou um pouco forçado - mas que eu não vou dizer qual é para não estragar a surpresa.

Ah, e por fim uma curiosidade! Parece que a Fox comprou os direitos sobre a obra de Patrícia Cornwell e vai lançar uma série tendo Angelina Jolie no papel da Dr Kay Scarpetta. Será? Fiquemos no aguardo, mas de toda forma, quanto a leitura, recomendo!

Disponível em: http://www.dear-book.net/2013/01/resenha-scarpetta-patricia-cornwell.html

Maria Elegiani 22/06/2013

nao aguentei e abandonei!
e olha que tentei ate mais que 100 pgs mas realmente não deu! Ja li livros da Scarpetta e eram bons. O estilo da escrita eh pessimo. Me senti caindo de paraquedas na estoria. Pra mim nao deu e olha que nao desisto facilmente!