História do Cinema Mundial

História do Cinema Mundial Fernando Mascarello




Resenhas - História do Cinema Mundial


2 encontrados | exibindo 1 a 2


najuliass 20/04/2023

"-Tal como se diz da vida, vive-se, e da morte, morre-se, da linguagem se pode dizer, fala-se. Portanto, é do seu "ser" que se fala. Por um lado, do "ser da linguagem[...]"
comentários(0)comente



Procyon 26/03/2022

História do Cinema Mundial ? comentário
O livro ?História do Cinema Mundial? se trata de uma reunião de textos, de vários autores brasileiros, organizados por Fernando Mascarello ? doutor em Cinema pela ECA-USP. O livro dá um bom panorama da produção fílmica internacional, tratando de alguns movimentos essenciais e básicos do cinema mundial ? como o cinema de vanguarda, como Expressionismo alemão e o Impressionismo francês; o cinema moderno, como Neorrealismo italiano e a Nouvelle Vague; e vai até as vertentes mais contemporâneas, como o cinema hollywoodiano.

O livro também possui uma abordagem conceitual bem acessível, conseguindo fazer uma espécie de diálogo comparativo com diferentes vertentes do cinema. É repleto de referências, tais como artigos, livros, ensaios, e, obviamente, filmes. Ainda que seja uma obra irregular ? pois cada tema acaba tendo uma abordagem e, consequentemente, uma profundidade individual independente de cada autor (por um lado, alguns capítulos são muito pertinentes, e, por outro, alguns tocam no assunto de uma forma mais superficial) ?, ainda é uma boa fonte de referência básica para quem está começando a estudar cinema e suas relações com o plano real e imagético.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR