A Treliça e a Videira

A Treliça e a Videira Colin Marshall...

Resenhas - A Treliça e a Videira

Maycon Casado 09/01/2018

Trabalhadores de videira
“Não há duas classes de cristãos - os cooperadores e os espectadores. Estamos todos juntos no Evangelho.”

Talvez você (assim como eu) não tenha conhecimento sobre jardinagem, mas certamente saiba o que é uma treliça. Sabe aquelas estruturas de madeira ou de metal que se entrelaçam, tipo uma grade, para sustentar um jardim vertical? Então é justamente isso que os autores Colin Marshall e Tony Payne utilizam como imagem de programas e estruturas da Igreja enquanto que a videira, o organismo vivo, seria a membresia. A caminhada em comunidade de fé é uma treliça e uma videira, sendo que a videira deve florescer o bastante para que a estrutura por de trás não apareça ainda que seja extremamente necessária.

Se a igreja tem a treliça sobressaindo, algo de errado está acontecendo. Os programas estão sendo usados para atrair pessoas e são meros entretenimentos. Mas quando há uma mudança de mentalidade para o cuidado mútuo e amor entre as pessoas a estrutura fica em segundo plano e o que aparece é a videira.

Em a Treliça e a Videira é abordado justamente como podemos modificar uma mentalidade de ministério que visa eventos para um crescimento e treinamento de pessoas. Nosso Senhor chamou todo o seu povo a ser um trabalhador da seara e isso não pode ser perdido de vista. Não é somente função do pastor discipular e ensinar novos crentes.

É certo que a metade final do livro se dirige muito especificamente aos pastores e líderes, mas o caminho até lá deixa claro o quanto cada um cristão deve se empenhar em fazer discípulos. Por isso A Treliça e a Videira é bem mais que um livro direcionado aos ministros ordenados, ele aborda uma mentalidade que deveria estar presente em todos os membros da comunidade local.

Mesmo que você seja um leigo, leia os capítulos "para pastores" de modo que te coloque em perspectiva de se tornar um possível cooperador em treinamento.

Easter egg rsrsrs: O livro foi escrito em 2009, em meio à uma pandemia de gripe suína e o autor cogitou a possibilidade de ficarmos 18 meses sem poder se reunir na igreja e como ela continuaria a funcionar. Ou seja, essa “profecia” demonstra a urgência deste livro rsrsrs.
ALEX 10/12/2018minha estante
Muito boa,sua conclusão. Deus te abençoe sempre.

joaoaranha 09/01/2021

Cuidado com os modelos
Em "A Treliça e a Videira", de Colin Marshall e Tony Payne, da Editora Fiel, eles mostram, de forma bem lúdica, a importância do discipulado na vida do cristão.

Creio que minha maior crítica é quanto ao modelo proposto, um tanto engessado e bastante fora da realidade brasileira. Porém, as bases que apresentam são bastante sólidas e valem muito a leitura, especialmente àqueles que não tem noção do que é discipulado e a sua necessidade no cotidiano do cristão.

Vale a leitura, com cuidado em cima dos pontos acima. Recomendado.
Cristiano 28/02/2022minha estante
Um dos melhores livros na área de discipulado que já li. Indico junto com ele o " Discipulado " Dietrich Bonhoeffer, Formação de um Discípulo | Keith Phillips.

Filipe 29/01/2019

Livro com ótimas ideias a respeito do discipulado e treinamento cooperativo ou de cooperadores. Ideal para pastores e lideres, ou até mesmo quem deseja ambas funções. Os autores embasam a ideia das figuras da treliça e da videira como organizações e estruturas eclesiásticas e pessoas.

Marlon 22/02/2019

Invista em pessoas!
Esse livro é essencial para pastores, futuros pastores e líderes de grupos pequenos ou de ministérios. A abordagem dos autores é muito direta e prática. A leitura nos traz inúmeras reflexões a respeito da treliça(estrutura) e da videira(pessoas). O crescimento que Deus está buscando em nosso mundo é o crescimento em pessoas.

"Mas, porque todos somos discípulos de Cristo e temos com ele uma relação de professor e aluno, mestre e seguidor, todos nós somos fazedores de discípulos."

"Se treinarmos e enviarmos obreiros a novos campos (tanto locais quanto globais), nosso ministério local pode não crescer em números, mas o evangelho avançará por meio destes novos ministros da Palavra."

Trechos desse livro você encontra em:

site: https://trechoselivroscristaos.com.br/resumos/a-trelica-e-a-videira/

toledorachel 16/11/2019

Guia pra líderes
Esse livro vem para mostrar o erro da maioria das igrejas, que é investir mais na estrutura do que nas pessoas. Voltado para líderes e pastores, ele dá um passo a passo focado em treinamento de novos líderes para que haja mais e mais discípulos de Jesus.

Yann.Lessa 21/01/2020

Profundo e Didático
Um livro que fala de assuntos extremamente urgentes e essenciais para a igreja moderna, que se perde em seus tradicionalismos ou nos novos movimentos de crescimento de igreja, e se esquece do principal: Fazer discípulos. O "Ide" de Cristo tem sido esquecido e precisamos retomar a ênfase no discipulado como sendo ponto fundamental para a saúde de nossas igrejas.
Uma leitura imperdível para aquele que quer formular melhor uma boa eclesiologia e ir na contramão da "igreja de eventos" que temos hoje.
A Trelica e a Videira corrige nossos erros de visão de igreja, e nos faz almejar e lutar por uma igreja realmente viva, em movimento, em treinamento.. em discipulado.

abrahao.dias 16/03/2020

O papel principal da igreja....
O principal papel da igreja é formar discípulos de Jesus que formam outros discípulos de Jesus. Esse livro ensina como fazer isso. Estou Maravilhado.

Cranudo 31/05/2020

Explosão Mental
Uau... explosão mental a cada folha. Quantas coisas para reeducar e aproveitar.

Ju 22/06/2020

Por mais Ramos e Frutos
Confesso que ao fim do livro já me arrastava nas leituras, porém creio ter sido algo em parte pessoal pelo cansaço do dia a dia, pois ao fim minhas orações foram se modificando ao colocar que Deus abençoasse nossa congregação com o crescimento da videira a despeito da treliça. O livro tem um público geral bem mais específico - ao criar quase uma conversa com o pastor e exposição do porquê e como investir na videira (o que pode ter contribuído na minha morosidade literária), mas sem dúvidas deve ser lido por toda a igreja.
Precisamos ter o olhar do discipulado. É uma realidade tão óbvia que muitas vezes enchemos o cronograma com atividades e mesmo a ideia de que, por exemplo, se não tiver atividades, não teremos jovens nas igrejas - que às vezes esquecemos do mais importante: nosso crescimento e amadurecimento como igreja, relacionamentos pessoais e discipulado que promova transformação e intimidade com Deus.
Não serão a quantidade de horas despendidas na igreja (que também poderá ser bastante a depender de como você se dispõem a trabalhar), mas à qualidade do nosso estudo e relacionamento vertical e horizontal que promoverão o crescimento da igreja - e nem precisamos comentar que com crescimento nos referimos `Igreja, Noiva de Cristo e não se temos 500 ou 1.000 membros, ou ainda se ao final do culto vão à frente 5 ou 200 pessoas.
Oro para que mais do que uma leitura e compressão intelectual do assunto, isso possa se tornar em mim prática diária e que se propague na minha igreja. Não poderia dar menos que 5 estrelas pelo conceito abordado e importância de transmissão para outrem.

Carina 01/07/2020

Para pastores
É um livro muito direcionado a pastores ou aspirantes a pastores. Eu particularmente gostei de poucos capítulos. Acho interessante que os pastores modernos são muito técnicos. Isso não é ruim necessariamente. Mas, a obra é de Deus e não vi um planejamento para a busca da vontade de Deus. Para a busca diária, tempo e dedicação a oração. Bem como o incentivo de tais hábitos pelos membros. O autor fala que o Espírito Santo faz a parte dele se permitimos. Tem boas questões nesse livro. Mas, se você não tem chamada ministerial não recomendaria. o livro trata muito da plantação de igrejas e de treinar membros a piedade, caráter...

John 06/07/2020

Espetacular!
Uma leitura obrigatória para um homem que almeja o ministério pastoral.

AnaPaula 01/09/2020

O que é mais importante?
O autor nos leva a pensar sobre o que é mais importante em uma comunidade cristã, sem com isso desmerecer ou dizer que a organização ou estrutura seja desnecessária.

Rúbia 31/12/2020

Obviedades necessárias
As vezes algumas coisas óbvias precisam ser ditas. É óbvio que discípulos produzem discípulos, mas diante dos desafios que muitas igrejas enfrentam: por que isso não acontece?
Bem, uma compreensão da eclesiologia deficiente dos líderes e dos membros pode ser a razão ou uma das razões.
Essa obra aborda então aspectos eclesiásticos que são biblicamente fundamentados e muita vezes esquecidos e ignorados. Experiências dos mais diversos tipos são expostas, comentadas e muitas, muitas ideias são apresentadas.
É um livro aproveitável para líderes, necessário em alguns ministérios e (graças a Deus) não apresenta nada de revolucionário.
Discordei dos pressupostos doutrinários de alguns capítulos, não muitos, no geral o livro é bom. Uma leitura recomendável para cristãos que querem pensar biblicamente e analisar antes de assimilar puramente por comodidade.

Tonny 27/07/2021

Convicções De Um Treinador.
Todo líder tem que ler este livro. Colin e Tony nos deram a verdadeira mentalidade que muda tudo. Você pode orar, jejuar, fazer promessas..., mas se uma denominação não tiver acompanhamento e abordagem de ensinos sobre a Palavra de Deus para trazer convicções aos que escutam, será em vão.
A abordagem do tema lhe mostrará como trabalhar com cada membro, tamanho de igreja, pessoas capacitadas, os erros cometidos e as dúvidas mais frequentes em relação ao crescimento da mesma.
Como diz Jonas Madureira: "Você não pode passar dessa vida para outra sem ler este livro."