A Treliça e a Videira

A Treliça e a Videira Colin Marshall...

Resenhas - A Treliça e a Videira

Isabella 17/02/2024

01/02/2024 - 17/02/2024
Ser parte da treliça é desafiador e complexo, mas ser parte da videira é muito mais. A leitura deste livro me trouxe muitos questionamentos acerca de minha atuação no reino - entre as pessoas. Será que me importo mais com a videira do que com a treliça? Estou disposta a fazer parte de uma pequena desorganização (afinal, organização e controle é parte da treliça, não da videira)?
Que Deus me ajude a ser um discípulo que faz discípulos.

Lucas.Tavares 31/01/2024

Abridor de mente
Ótimo livro para expandir o entendido de como uma igreja deve funcionar e levar em consideração o que realmente importa dentro de uma comunidade, que são as vidas.

Por vezes estamos muitos ocupados com a obra da treliça e gastamos muito tempo com ela. Sendo que o que realmente importa é a obra da videira.

O livro explica bem.isso e exemplifica muito bem a ideia.

Vale muito a pena a leitura

Miri.Coutinho 30/01/2024

Discipulado e treinamento
??Mateus? ?28:19?-?20? ?NTLH??
Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo [20] e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Henrique.Erico 31/12/2023

Um modelo a ser seguido
Em a treliça e a videira o tema central é o modelo de igreja enquanto comunidade.

Nessa linha o autor destaca e destaca a importância do discipulado no contexto cristão. Um modelo de convivência, proximidade e comunhão é amplamente exposto no decorrer do livro.

Um ponto importante é que o livro tem um teor pastoral, uma espécie de "de pastor para pastor".

E diga-se de passagem a analogia da igreja moderna com a a treliça e a videira é simplesmente fenomenal.

Vale muito aa pena ler.

Sandro 29/12/2023

Que a videira cubra toda a treliça!
Havia lido o primeiro capítulo deste livro há um ano, e parei... daí retornei a leitura e terminei.
O conceito do livro é muito claro.
A Treliça é a estrutura que a igreja (instituição) cria para manter viva a Videira, que é a igreja (pessoas).
E a defesa deles é que o foco do dicipulado seja a videira. Afinal é ela que tem de florecer, e a treliça cumprindo seu papel fica escondida.
Logo a proposta é que se trabalhem com pessoas que poderam discipular outras e assim sucessivamente.
É interessante e ao mesmo tempo desafiador. E o livro trata dos desafios.

samcou.rs 28/12/2023

Quais as prioridades no discipulado?
O que é mais importante: a treliça, ou a videira? A estrutura, ou a árvore? Essa metáfora serve para ilustrar qual deve ser o foco do discipulado cristão. A estrutura e os programas da igreja (a treliça) devem ser pensados a partir do objetivo principal: o crescimento das pessoas (videira). A estrutura e os programas são importantes e necessários, mas existem para servir ao verdadeiro propósito. Ambos, treliça e videira, podem manifestar o Reino de Deus se foram corretamente pensados.

Fabiana 30/09/2023

Indispensável
Conceitos e dicas práticas para auxiliar no ministério de discipulado.

Muito enriquecedor e nos permite olhar o que estamos errando quando treinamos outros cooperadores.

Berg 18/09/2023

Igrejas que fazem discípulos de Cristo
Tinha uma espectativa muito grande com esse livro porque lida com um tema de discipulado que estava procurando bastante.

Gostei do livro, pois apresenta pontos importantes como a relação entre crescimento orgânico do corpo da Igreja e parte organizacional da Igreja. Com certeza, hoje temos uma supervalorização da rotina da igreja, dos eventos, dos supercultos e esquecemos das pessoas que são o porquê da Igreja existir.

Gosto da ideia do autor de trazer a ideia de a igreja ser um campo de treinamento, porem, achei a linguagem um pouco arrastada demais. Ele apresenta argumentos que na teoria parecem fáceis demais, porém sabemos que a aplicação é algo complicado. Talvez se ele simplificasse melhor e trouxesse um pouco mais de exemplificação seria mais fácil entender o argumento.

No mais é um bom livro pra trabalhar discipulado na igreja e que pode ajudar em igrejas que tem tido dificuldades em aplicar um modelo biblico de discipulado

Aefe! 24/06/2023

O argumento principal do texto é muito bom, bem como a metáfora da treliça e da videira. Mas algumas aplicações considero estranhas à igreja. Também não gosto muito do foco nos perfis de líderes que sugerem.
Em minha opinião, é um livro que acrescenta muita coisa boa ao ministério, mas não e uma visão definitiva da igreja, como às vezes aparenta ser.

Cass 03/12/2022

Uma ótima leitura
Confesso que o título me trazia um outro entendimento do que seria a treliça e o que seria a videira.
Fiz a leitura após ter lido ?Igreja Centrada? do Keller e considero esse livro uma ótima leitura complementar porque tratam o mesmo assunto com focos diferentes.
Um ótimo livro para liderança da igreja local.

Anezio 30/11/2022

O que realmente importa
Os autores tratam do papel de todo o aparato que envolve uma igreja (membros, estrutura física, etc), no sentido denominacional mostrando o papel daquilo que de fato sustenta a igreja e deve ser tratado e cuidado como algo mais longevo, daquilo que é mais efêmero e eventualmente pode ser adaptado e adequado para melhor atender alguma demanda local.

Apesar dos autores dizerem que o foco do livro é todo cristão, toda a membresia, na verdade o texto foca claramente na liderança da igreja. Apesar disso, mesmo quem não está em posição de liderança acaba aproveitando a leitura, ajudando a perceber a importância de que a igreja não se apegue àquilo que não é tão importante, naquilo que não é treliça.

Santos 14/10/2022

Mudança de paradigmas
Somos chamados para promover o crescimento da videira por meio do nosso testemunho e fazemos isso tanto na igreja como em nossos locais de convivência.
Considerei excelente a forma como o autor faz referência aos relatos do apóstolo Paulo sobre os cristãos filipenses em relação ao modo incondicional de se doarem tanto a proporcionarem crescimento mútuo como também aos que estavam de fora.
Com base nisso o autor aponta que a igreja não pode se tornar um ambiente para desenvolvimento de programas e eventos com foco na satisfação das pessoas, pelo contrário o que deve ser prioridade é a pregação do Evangelho genuíno tendo como objetivo a salvação das almas, bem como a formação do caráter de Cristo, segundo a plenitude da estatura perfeita de Deus. Para tanto o autor considera necessário rever certos métodos de crescimento e desenvolvimento de membresia de igrejas que não atendem a esse conceito.
A proposta do autor é que cada crente participe de um sistema de discipulado dinâmico que por meio do desenvolvimento do seu caráter espiritual e habilidades naturais o torne um discipulador em potencial, tudo isso por meio de uma metodologia própria para essa finalidade.
  Indiscutivelmente esse livro é perfeito para quem deseja compreender de forma simples e prática como estabelecer na igreja um método eficiente de amadurecimento e crescimento entre os membros?

Kennedao 24/09/2022

A igreja como treliça e videira.
Esse livro é uma leitura essencial a todo cristão. A treliça e videira nos traz uma ideia de como uma igreja saudável deve funcionar. De como devemos cuidar de nossos ministérios e dos irmãos que estão inserido nesses ministérios, trazendo a analogia de treliça e videira.

Tom Henrique 21/08/2022

Um ótimo livro de como formar um corpo de Cristo na igreja
Um belo lindo que nos mostra como usar o dom de cada um que Deus chama para o corpo de Cristo, nos mostra que não é somente o pastor que tem responsabilidades ou até mesmo a liderança, mas que todos nós podemos ter os dons usados para a glória de Deus e temos a responsabilidade contribuir com aquilo que Deus nos capacitou independentemente de cargo na igreja.

Tonny 27/07/2021

Convicções De Um Treinador.
Todo líder tem que ler este livro. Colin e Tony nos deram a verdadeira mentalidade que muda tudo. Você pode orar, jejuar, fazer promessas..., mas se uma denominação não tiver acompanhamento e abordagem de ensinos sobre a Palavra de Deus para trazer convicções aos que escutam, será em vão.
A abordagem do tema lhe mostrará como trabalhar com cada membro, tamanho de igreja, pessoas capacitadas, os erros cometidos e as dúvidas mais frequentes em relação ao crescimento da mesma.
Como diz Jonas Madureira: "Você não pode passar dessa vida para outra sem ler este livro."