Psicopatas do Cotidiano

Psicopatas do Cotidiano Katia Mecler

Resenhas - PSICOPATAS DO COTIDIANO

Claudia 03/06/2021

Sem muita novidade
Gostei da narrativa do livro, porém não achei que mostrou muita novidade. Apesar de tudo tem vários exemplos interessantes. Já li vários outros com bem mais informações legais. Pra quem gosta do assunto é uma boa opção.
Kah 02/08/2021minha estante
Oie, vc poderia me indicar outro livro q aborda esse assunto e q é mais interessante?

Claudia 03/08/2021minha estante
Eu gostei bastante de Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado. Mas, é claro que é uma questão de gosto. ?

Natália 12/02/2018

O livro é muito bom; o problema é que a autora coloca como título "Psicopatas do cotidiano", porém, o livro aborda os transtornos de personalidade em geral, e as formas de lidar com as pessoas que possuem cada um. Há um certo enfoque no transtorno de personalidade antissocial (que seria a psicopatia) logo no início do livro, mas o livro não é apenas sobre isso.
Sendo este seu único defeito, que para um leigo, pode parecer que todos esses transtornos estão dentro do espectro da psicopatia, porém, são coisas diferentes.
Fora isso, o livro é muito dinâmico nas suas definições e muito informativo. Divide os transtornos em grupos, e faz alusões a filmes, livros e series, o que ajuda a entender melhor cada transtorno.
Geovana.Travassos 28/09/2020minha estante
Muito bem colocado ;)

Maria13527 24/01/2021minha estante
Concordo!!

Cintia 18/01/2021

Indispensável
Gostei muito do livro, de fácil linguagem e que prende o leitor, pode ser lido facilmente em um ou dois dias. Aborda os diversos transtornos de personalidade com vários exemplos de filmes e livros. Só mudaria o título do livro pois não condiz com seu conteúdo: não se trata apenas de psicopatas e sim de diversos outros transtornos. Indico o livro a todos, pois o conhecimento dessas condições psicológicas nos ajudam a entender o outro e como agir nas relações sociais.

Carol 27/03/2021

Psicopatas do cotidiano
Relata de forma muito clara e rica as diversas mentes patológicas que estão ao nosso redor e por falta de conhecimento não reconhecemos. Agora já dá pra arriscar uns palpites ?

Guilherme_Messias 18/08/2021

Precisamos falar mais sobre...
O assunto em si, é muito interessante e nescessário para a sociedade atual, apesar de ser um livro um pouco simples, pelo tema abordado, compensa a leitura.
Para mim o ponto mais alto da leitura é a história fictícia que apresenta as personalidades, confesso que começar a leitura com o início da história, já deixou este livro no top 3 de melhores inícios de livros.
Super sucinto, ele foca em apresentar os traços de uma forma rápida, prática e com muitas analogias para um público leigo, gostaria que o livro fosse mais técnico sobre as personalidades, mais detalhes individuais, senti falta de um conteúdo mais profundo, é um assunto pouco abordado, e tem muito assunto para ser desenvolvimento que foi deixado de lado, parece que a autora deixou muita coisa de lado para ficar comercial em uma prateleira de auto-ajuda.
Se você deseja conhecer e melhorar sua relação com as pessoas, principalmente aquelas muito diferentes de você, é o livro adequado, se você espera respostas e questões mais profundas sobre "porque elas são assim?" ou questionamentos similares, pode ficar um pouco decepcionado.

Amaurijbarros 15/07/2021

Problemas Existenciais
Acredito que a vida de hoje com suas facilidades e globalização exagera ao "culto" da(o) (ostentação, belo, famoso, "tenho que ser o melhor").
Quantos indivíduos com problemas psicológicos são frutos dessa fabrica ao "culto".
O psicólogo nunca foi tão necessário!
Uma leitura rápida e com uma narrativa de boa compreensão.
Recomendo a leitura.
Liny Arguilera 15/07/2021minha estante
Esse livro realmente é muito bom.

Estelle0 11/03/2024

Identificar o outro ou a você mesmo!
Quando eu comprei esse livro, pensei que iria aprender sobra a mente de um psicopata, daqueles realmente não sentem remorço. Mas esse livro, me ensinou a como identificar, características de variáveis transtornos mentais em pessoas ?próximas? e até mesmo em mim. Talvez, por algum motivo, esse livro foi para mim, em um momento que talvez, eu estivesse começando a identificar algo um pouco diferente em mim. Talvez eu procure um ajuda agora para prevenção, porque uma verdade sobre o livro, é que a personalidade se molda com as fases que passamos em nossa vida.

Wesley - @quemleganhamais 31/12/2023

O psicopata mora ao lado
Quando vi o título me interessei na hora para ler o livro e foi uma leitura muito explicativa e informativa.
A autora é professora e utiliza sua didática para explicar os conceitos que nós na sociedade utilizamos de maneira incorreta.
Saber o que é um psicopata pela definição, evitará utilizar o rótulo por conta de um preconceito gratuito.
A autora divide os 10 tipos de psicopatia existentes em 3 grupos e apresenta as principais características de cada um deles. E o mais interessante é perceber que conhecemos pessoas com algumas dessas características, mesmo não sendo um psicopata.
Saber lidar com essas pessoas e se autoconhecer é um caminho saudável para bons relacionamentos.

Henrique 05/04/2022

A narrativa é bem interessante. Apesar do tema e proposta do livro, a leitura não é pesada. Gostei de como as explicações foram dadas de maneira geral, mesmo que não haja aprofundamento em cada ponto, mas se fossem mais objetivas, acredito que a retenção poderia ser ainda melhor.

Priscila.Santos.Paixão 10/06/2020

Não sou psicóloga, nem entendo do assunto, mas o livro me prendeu.
No início cogitei largar, logo nas primeiras páginas, exatamente por não entender muito sobre o assunto. A autora usava termos técnicos que inclusive anotei em um postit para pesquisar, e por isso me fez perder o interesse. No entanto, quando ela realmente entrou no assunto, falou de forma simples e ainda citou personagens conhecidos de livros, séries, filmes para nos dar exemplos de comportamento, o que tornou a leitura super interessante.
Impossível ler e não associar os transtornos à pessoas de nosso convívio. O livro supriu minhas expectativas como uma leiga em psicologia. Com esse "quase curso", agora estou diagnosticando todo mundo. rsrsrs Brincadeiras a parte, a autora deixa claro que pessoas com comportamentos suspeitos devem ser tratados por profissionais. Leiam e não desistam. É bom!

Karine.Maco 02/05/2023

Interessante e objetivo
Esse livro mostra as características de pessoas com transtornos de personalidades de forma simples, direta e objetiva. Qualquer pessoa mesmo sendo leiga em psicologia consegue entender porque a escrita é fluida e acessível. Gostei da leitura porque mostra o comportamento de pessoas com transtorno sem julga-las e sem culpar as vítimas. A leitura me provocou muita reflexão e estimulou a compreensão de que cada um está lidando com seus próprios problemas. Indico muito a leitura desse livro para quem gosta de ler sobre psicologia.

Junia 26/10/2021

Ótimo livro
Uma leitura que trouxe muito aprendizado sobre os tipos de transtornos de personalidade.. com dicas práticas de como identificá-los inicialmente e de convivência. Li ele 3 anos atrás, em 2018, e fiquei maravilhada pois por meio dele descobri que a expressão correta para pessoas muito tímidas não é ?antissocial?, mas sim ?evitativo?, entre tantas outras informações enriquecedoras.
É claro que existem livros cuja leitura flui um pouco melhor e se apresentam como mais interessantes. Este eu ganhei de uma tia, e na época representou muito para mim que nunca tinha ouvido falar sobre essas questões, muito menos tido contato com livros desse gênero.

Vinícius 17/11/2021

Psicopatias ao nosso redor
A psiquiatra Katia Mecler reúne neste livro os principais transtornos psiquiátricos existentes na sociedade. Partindo de uma história comum inicial, onde envolve vários personagens, cada um com uma característica de um dos transtornos, consegue de forma criativa e didática mostrar o comportamento e como se manifesta cada um desses transtornos como: esquizóide, borderline, paranóide, antissocial, histriônico, narcisista, dependente, evitativo e obsessivo-compulsivo. Ao fim de cada capítulo, dar dicas de como diagnósticar e conviver com pessoas doentes. Leitura rápida e útil para os tempos atuais.

Denise Barros 21/07/2021

Excelente
Os temas contidos nesse livro são os que mais me atraem desde antes de eu optar por cursar psicologia. As características peculiares que cada ser humano tem, uns considerados normais dentro de uma visão social e aqueles que se enquadram no patológico são uma fonte vasta de estudo e este livro aborda bem essa temática. Este livro nos leva a conhecer alguns tipos peculiares de personalidade e entender de maneira sucinta cada um que é abordado no livro. O livro em si não é de estudo mas aguça a nossa curiosidade e sede por conhecimento. Pra finalizar é um livro interessante e muito bom.

Eu 12/09/2015

Esse livro pode incentivar preconceito, pois dá características que podem estigmatizar alguém como psicopata não sendo.
Thiago 02/08/2016minha estante
Uma psiquiatra que classifica boderline dentro de uma psicopatia, pode retornar para os livros e estudar muito. Digo isto pq estou na graduação em psicologia e isto é um absurdo para qualquer aluno que esteja cursando ou já cursou psicopatologia (matéria do curso). Só engana leigos, no campo acadêmico passa vergonha com tais afirmações.

Ana 06/08/2016minha estante
Achei estranho, eu tenho alguns traços citados e não sou psicopata... a não ser que o significado da palavra tenha mudado. Psicopata é quem sai matando, entre outras coisas, e eu hesito pra matar até um inseto, kkk

Jossi 05/10/2016minha estante
Concordo, Artok. Não tem nada a ver. Psicopatologia não é DOENÇA, é um tipo de personalidade extremamente maligna. Ainda nem li esse livro, mas sair classificando como 'psicopata' todos os tipos de personalidades, até aquelas só são 'malignas' para si próprias, é dar aos VERDADEIROS PSICOPATAS uma classificação amena, como se seus crimes fossem algo corriqueiro.

Diogo 23/10/2016minha estante
. ''Psicopata é quem sai matando, entre outras coisas, e eu hesito pra matar até um inseto, kkk''

Você está bem por fora do assunto.