Amazônia Indígena

Amazônia Indígena Márcio Souza

Resenhas - Amazônia Indígena

Danielle 31/03/2018

Leitura obrigatória
Que leitura!!!! Comecei a ler o livro me sentindo uma imbecil, e continuo com esse mesmo sentimento, por perceber que desconheço a história da raíz do nosso país, tão rica e que foi destruída em tão pouco tempo. Alguns capítulos desse livro servem facilmente para serem abordados em salas de aula, no lugar daquele lenga lenga de fatos sobre os colonizadores.
É um soco no estômago atrás do outro, uma surra de fatos que desbanca qualquer argumento usado por políticos imbecís que, em pleno 2018, ainda são capazes de cultivar pensamentos e práticas genocídas da população indígena, marginalizando-os cada dia mais.
Mais um livro que prova o quanto o capitalismo é perverso.
Flávio 09/05/2018minha estante
É um soco no estômago e um chute rodado na cara! Difícil é ter alguma esperança para os povos indígenas depois de tanta destruição, não só do meio ambiente, mas da cultura e do modo de vida deles. O Brasil empobrece a cada dia.

><'',º> 05/03/2018

Com a bagagem de mais de quarenta anos de dedicação à cultura amazonense, Márcio Souza encarregou-se da tarefa monumental de reunir a mais recente pesquisa sobre a Amazônia e os índios da região, derrubando falsas ideias construídas por décadas de desinformação. Em capítulos curtos, de leitura fácil mas repletos de informação, Amazônia indígena fala das culturas primitivas da Amazônia, passando pelos horrores do processo colonial e dos sucessivos genocídios de indígenas que ocorreram na história do Brasil, até as atuais polêmicas ambientais. Os índios foram – e ainda são – bravos resistentes diante do poderio econômico e bélico das multinacionais e da destruição da floresta.

Essencial para repensar a relação do Brasil com seus habitantes mais antigos, Amazônia indígena é uma densa e empolgante obra sobre o gigantismo da cultura dos índios e uma intensa reflexão sobre os rumos que o território amazônico está tomando.

Fonte: travessa.com.br

Matheus M Oliveira 11/05/2020

Leitura Mandatória
A leitura deste livro deveria ser mandatória. Riquíssimo em informações que moldaram a nossa sociedade atual que eu nem imaginava. Recomendo!

kiki.marino 21/10/2020

Amazônia Indígena
Um trecho que resume as consequências do encontro entre dois mundos:

"O que havia sido construído em pouco menos de 10.000 anos foi aniquilado em menos de 100 anos, soterrado em pouco mais de 250 anos e negado em quase meio milênio de terror e morte."

Esse pequeno livro me trouxe informações e reflexões, que nem no meu período de estudante ou até hoje tive o conhecimento. É uma tristeza saber que nós sabemos tão pouco de nossa História e estamos aniquilando o que resta, a Amazônia está viva(por enquanto) e o futuro não é promissor. A cultura pré colombiana é fascinante e riquissima, um equilibrio e harmonia com a natureza. Sim eram mais "civilizados" daqueles que se consideram a "civilização ". Um conceito distorcido herdado dos romanos, assim como a exploração, escravatura e a visão de "outros " como bárbaros. Assim como também a idéia de que os indígenas eram atrasados e infantilizados e necessitam ser "educados".
Me despertou a curiosidade de conhecer as Anavilhanas e o Rio Negro e mais dessa cultura tão esquecida e renegada em nossos livros de História.

Wallace 04/10/2023

Direto e claro
Parece uma versão resumida do livro História da Amazônia, só que mais focado mesmo nos índios. Gostei, mas como eu já tinha lido o outro, não me acrescentou muita coisa.

Thais.Carvalho 17/03/2024

Um importante olhar para os povos originários da Amazônia, sem o viés do colonizador europeu. É chocante ler os acontecimentos desde o "descobrimento" das Américas. Os indígenas vem sendo dizimados, atacados, exterminados paulatinamente, sendo vistos como bárbaros, ignorantes ou pouco evoluídos. Nossa civilização não dá valor ao que mais importa, à riqueza da ecologia, que sempre é preterida em nome do capital.