João e Maria

João e Maria Neil Gaiman

Resenhas - João e Maria

Reis 26/12/2020

Uma versão um tanto macabra em alguns pontos
Neste livro a História de João e Maria (Gratel e Hansel) é retratada de modo diferente daquela contada para criancinhas: a madrasta má na verdade é a mãe, que ao invés de assumir o papel de amor e cuidado para com os filhos, é representada de modo egoísta, preocupando-se apenas como o próprio sustento e disposta a sacrificar qualquer um para sobreviver. O pai bondoso e que se opõe a todos os planos da cruel madrasta é apenas um lenhador que embora ame os filhos é incapaz de contradizer a vontade da esposa e realiza tudo que lhe é ordenado. A principal mudança que é estranhada é em relação aos pais das crianças, o restante do caráter da história permanece quase idêntico as outras versões tradicionais que foram "suavizadas" e se tornaram contos de ninar.

Júlia Beatriz 31/12/2020

Muito bom, a narrativa de Niel Gaiman é muito boa. Este é o primeiro livro que eu leio desse autor e achei muito bom.

Gabi 13/08/2022

Amo todas as adaptações
Eu nunca deixo de ficar chocada com a mãe deles achando super normal abandonar duas crianças pra morrer no meio do mato e depois falar com a maior naturalidade "Filhos da pra ter outros". O pai um péssimo também, misericórdia. Não sei o que os irmãos Grimm usaram na hora de escrever isso mas eu amei.

Ceci 09/05/2020

Nenhuma reviravolta surpreendente
Apesar do conto de Neil Gaiman não surpreender e, consequentemente, acabar contando a mesma história que todo mundo já conhece, sua narrativa é sempre agradável e as ilustrações são inusitadas.

Rafael.Tadeu 13/05/2022

Decepção
Se você está querendo ler por ser uma adaptação de Neil Gaimam para o conto,esperando algo diferente e macabro, volte duas casas,é praticamente a mesma história com um toque ou outro mais sombrio e algumas boas ilustrações,mas não passa disso.

Esperava beeeeeeem mais :(

agasbriela 15/12/2020

Amei!
A narração do Neil Gaiman é incrível e as ilustrações contribuem para uma experiência maravilhosa. Eu amei este conto e a intrínseca está de parabéns por essa edição!

Natalia.Goncalves 08/02/2016

Nada de novo
Nada de diferente da versão original. De fato, os comentários no final do livro foram mais interessantes.

Marco 09/09/2020

Você provavelmente já ouviu alguma versão do conto de João e Maria, embora talvez não lembre precisamente quando foi a primeira vez que ouviu a história.

Como ocorre com a maioria dos contos de fadas, a transmissão oral teve grande papel na modificação do conto que foi publicado pelos irmãos Grimm em 1812. Ao longo dos anos, o conto de João e Maria (ou Gretel e Hansel, como são chamados na Alemanha e no texto original) recebeu inúmeras versões em variadas mídias — literatura, ópera, teatro, cinema —, foi recontado de várias formas e muitas releituras foram feitas, mas a essência e a mensagem da história sempre permaneceram a mesma. Nesse reconto traduzido por Augusto Calil, Neil Gaiman segue essa mesma linha.

O autor mescla algumas versões da história, tendo o cuidado de manter vários elementos originais, acrescentando apenas alguns detalhes que dão maior profundidade ao conto. Ao invés de se perderem, como relatado em algumas narrativas, os dois irmãos são abandonados propositalmente pelos próprios pais. Embora nada possa justificar o que fizeram, os adultos têm um motivo para abandonar as crianças, e as consequências dessa ação são mostradas antes do término da história.

Fluindo entre o realismo e a fantasia, o conto é marcado por vários simbolismos. A floresta pode representar a borda da civilização, a parte mais profunda da mente, um lugar de transformação; e o abandono pode retratar o término da infância dos irmãos, uma vez que, ao serem deixados pelos pais, eles precisam enfrentar por conta própria os perigos desconhecidos da floresta, os aspectos mais sombrios da vida.

Por fim, as ilustrações do artista italiano Lorenzo Mattotti são um grande acréscimo a essa edição, provendo um aspecto mais sombrio à história por meio de desenhos em preto e branco que representam muito bem a obscuridade do subconsciente.

Se você já conhece a história de João e Maria, pode não encontrar grandes surpresas aqui, mas, mesmo assim, a leitura pode ser bastante prazerosa.

site: https://www.instagram.com/p/B_YZm-TjyMF/

Andreza 28/04/2016

Esperava uma releitura!
Bom, ainda estou tentando entender o motivo de o Neil Gaiman ter escrito esse livro, já que o conto é praticamente o original, o que muda é muito pouco. Estava esperando por uma releitura em que apenas a base da história fosse a mesma, mas contada com novos elementos e com surpresas. Não é bem o que acontece. Apenas as notas finais é que foram interessantes pra mim, onde fala sobre as várias versões que o conto já teve. Acho que o livro vale mais a pena para os colecionadores de livros do autor, já que a edição ficou bem caprichada. Fora isso não vi atrativos na obra, o que me decepcionou bastante. :/

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

Irmãos Grimm + Neil Gaiman = Sucesso!
Um clássico recontado pelo grande escritor norte americano Neil Gaiman e com ilustrações de Lorenzo Mattotti. Originalmente chamado de "Hänsel und Gretel", foi um conto de fadas de tradição oral coletado pelos famosos Irmãos Green. Nesta versão um pouco mais dark, Neil Gaiman nos traz a história de uma família que está passando por dificuldades financeiras e a madrasta convence o pai de que o melhor a se fazer é se desfazer dos dois filhos do homem, João e Maria. Então o lenhador leva os dois filhos para um local bem distante na mata e os abandona à própria sorte. A partir daí uma série de acontecimentos leva as duas crianças até uma casa feita de doces, onde mora uma senhora que oferece a eles estadia. Porém, logo a senhora se mostra uma pessoa não tão boa assim e aprisiona as crianças. Como no clássico original João é colocado numa jaula e a mulher dá muitos doces para ele comer, já pensando numa engorda ideal para o abate, porém quando a senhora pede para ele colocar o dedo pelo vão da grade, o menino usa um graveto, o que faz a quase cega senhora achar que ele ainda está muito magro. O desenrolar da história nos mostra um final um pouco diferente da história original, mas com uma pitada dark seguida de um final feliz. Gostei muito da leitura e as ilustrações desta edição colaboram ainda mais com a experiência.

Liliane186 25/05/2022

Ah tio Neil é perfeito
Certeza que ele só escreveu pra contar direitinho pra filha dele, mas não nego que o jeito que ele escreve torna até uma historinha mais interessante.
Nada a reclamar só que eu acho que ele poderia ter se aprofundado mais na história kkkk queria ler mais

Gabi Mercês 21/01/2021

Adorei! É sempre bom revivermos um pouco as histórias de quando éramos criança. Uma leitura rápida e nostálgica

Matheus 13/10/2020

Que livro maravilhoso! a forma da escrita do Neil Gaiman te faz querer devorar qualquer livro em instantes, uau incrível!

Regina 10/04/2020

Bom, mas é só mais uma versão do clássico. Nada de novo.
É bastante fiel e tradicional à história clássica, então não é um livro que se difere do que já conhecemos. Senti falta de mais representatividade ou elementos mais atuais, como na versão de "a bela e a adormecida" do mesmo autor. Apesar dos pesares, o projeto gráfico do livro é ótimo e mesmo que o conteúdo não tenha me surpreendido como o esperado, esta foi uma história que marcou minha infância, então não foi um martírio ler.