Manual de limpeza de um monge budista

Manual de limpeza de um monge budista Matsumoto Shoukei

Resenhas - Manual de limpeza de um monge budista

1 | 2 | 3 | 4

Mente.Leitora 30/03/2024

Umas das leituras mais rápidas e fáceis de ler. Apesar de orientações que parecem óbvias, é uma boa leitura para quem gosta de entender o motivo para cada ação. Gostei.

Alê 30/03/2024

Leitura super rápida e fluida que trouxe algumas reflexões interessantes sobre a relação entre faxina e espiritualidade. Vale a pena reler com alguma frequência.

Queila - Meu vício literário 13/01/2024

Um livro é escrito de forma simples e bem direta, em que une os fundamentos do budismo e as práticas e limpeza dos monges zen budistas para dicas de limpeza e organização doméstica.
Achei interessante o contexto sobre o budismo, e alguns ensinamentos são muito coerentes. Além disso o contexto cultural de Japão e Índia são bem interessantes, o que me fez ler esse livro em poucas horas.

E no meio da leitura, uma pausa para a faxina hahaha

Tyee 02/01/2024

Simples, educativo e reflexivo
Achei incrível a forma com que este livro nos mostra que a limpeza e manutenção diária é muito mais do que uma atividade corriqueira e chata, para um monge.

Adorei ver o ponto de vista dos monges acerca do assunto, do quanto o cuidado com os objetos, casa e nós mesmos está tudo ligado também com o nosso estado físico, mental e espiritual.

A gratidão pelo alimento, o cuidado e manutenção de jardins e a nossa conexão com a natureza, o respeito por aquilo que temos..
Achei sensacional.

Em cada capítulo o monge discorre a cerca da limpeza de algo, sala, banheiro, cozinha, jardim e por aí vai. Ele nos fala o porque a limpeza daquilo é tão importante e com o que aquilo está relacionado ou podemos aprender.
E no final ele dá dicas de limpeza de fato.

Sensacional!

?Seja negligente e realize as tarefas de acordo com sua disposição, e a estagnação se acumulará em seu espírito?

Tem uns socos no estômago assim viu? Quem tá vivendo esse tipo de coisa vai sentir kkkk

Taís 31/12/2023

Limpeza e disciplina
O livro é um roteiro de como monges fazem a sua rotina de limpeza nos templos. Mas, também tem dicas, curiosidades e reflexões.

Rafael Grudka 26/12/2023

Reflexão sobre a limpeza
O autor é um monge budista do caminho zen budista da terra nova e apresenta que, durante a formação de noviço, ele aprendeu a cuidar dos objetos. Uma atitude feita por mestres, monges, noviços e a comunidade, cada um com sua parte, e trabalham juntos para deixar a vivência mais cômoda. Uma atitude que leva à espiritualidade.
O autor conta o q ue as descobertas que o levaram a se sentir melhor consigo mesmo.
É um livro muito cativante e leva a adaptar repensar sobre coisas que já fazemos na limpeza que podem nos levar a ter mais consideração aos objetos e a limpeza. Recomendo a leitura à todos que queiram limpar os cômodos e móveis de modo mais consciente.

Enillaa 13/12/2023

Simples e objetivo.
Mesmo sendo um manual para um monge, há muitos ensinamentos e dicas para exercer no dia a dia e que com certeza mudará nossa saúde mental e percepção em relação à limpeza.

Maju 09/12/2023

é um livro que me trouxe uma paz e conforto inexplicável. páginas e mais páginas da descrição minuciosa de atos de limpeza. a sensação foi de estar, de fato, imersa nessas atividades, distante de toda ansiedade e distração, vivendo o presente.
já estudei muito do budismo, mas a cada nova obra, eu me encanto um pouco mais por uma filosofia de vida simples e cheia de significado.

Rogerio Orp 19/07/2023

A relação da religião e a filosofia com os hábitos diários, objetos e ambientes é carregada de simbolismos que são expostos no livro. Apesar de ser em alguns aspectos extremamente diferente do que vivenciamos na vida ocidental, alguns conceitos e práticas podem ser adaptados e incorporados ao nosso cotidiano. Gostei do livro, mas acredito ser mas por curiosidade do que por profundidade de seus ensinamentos.

Aline.Armond 07/02/2023

O livro realmente fala da limpeza dos MONGES BUDISTAS, então teve momentos que dei uma risadinha da rigidez ou da visão de ver espiritualidade em coisas que normalmente eu não veria haha então nesses pontos eu só relevei. E tb tem mts sugestões de COMO fazer essa limpeza, o que pode não ser tão interessante para algumas pessoas. Mas eu gostei, porque em pequenas frases o autor traz reflexões e significados sobre aqueles atos. Talvez teria sido mais legal focar mais nessas reflexões, mas mesmo assim é bacana da gente se instigar a fazê-las. A mensagem principal é que tanto a limpeza de ambiente quanto de espírito e mente são atividades constantes, sem fim.

Kieffer 25/01/2023

Simples de ler
Gostei bastante, mesmo sendo uma realidade bem distante da minha e com algumas informações que acabam não acrescentando muito ? justamente por não fazer parte do que eu vivo.

É meu primeiro contato com a filosofia budista e me interessei em consumir mais coisas do assunto. Recomendo.

liginhaa 24/01/2023

muito interessante, com certeza vou atribuir alguns hábitos budistas na minha rotina, foi bem legal conhecer um pouco mais sobre uma religião diferente e entender as reflexões filosóficas do autor acerca da importância de manter um ambiente limpo e organizado. é uma leitura leve e muito bacana mesmo ?

Andreza 02/01/2023

Da até vontade de começar a limpar
Escrita leve e fluida, da algumas dicas de limpeza ao mesmo tempo em que faz reflexões sobre a importância de viver em um ambiente limpo, organizado e em harmonia com a natureza. Nem tudo é aplicável a realidade de todos, mas é um interessante incentivo e a apresentação de um novo ponto de vista sobre a limpeza e purificação que esta traz.

Senhorita Universo 14/12/2022

Limpeza da alma
Uma boa relação entre limpeza do ambiente/objetos com a limpeza da alma. Me identifico bastante, é um bom livro pra saber mais sobre os monges budistas e também colocar em prática alguns ensinamentos nele contidos.

Chelsea.Archer 10/12/2022

Gostei muito
O livro tem uma linguagem muito simples e apaixonante, e ele conta como a limpeza e organização dos mosteiros e dos próprios monges acontece em detalhes. Sempre relacionando a algo primordial e fundamental.

Desde ao quintal sendo varrido todos os dias, à troca anual dos papéis das shôjis (portas de correr), tudo tem um significado e um propósito.

Um bom livro para se conhecer a cultura budista no dia-a-dia e lembrarmos de valorizar nossos lares como templos do nosso descanso.

1 | 2 | 3 | 4