O que é Missão Integral?

O que é Missão Integral? C. René Padilla

Resenhas - O que é Missão Integral?

Luciano Caldas 11/09/2020

Simples e Profundo
Se a missão da igreja é a missão do reino de Deus, ela deve ser ao mesmo tempo evangélica e ecumênica. Evangélica porque anuncia a boa nova de uma nova realidade por meio de Cristo Jesus. Ecumênica porque tem como horizonte a comunidade de todos por meio do qual Deus quer manifestar seu amor e justiça em todas as nações. Padilla, obrigado por expressar seus anseios e sonhos por um mundo não cristianizado, mas cheio da vida de Jesus.

Rafael Reis 03/03/2016

Uma definição simples e prática
Conhecida erradamente como uma missão proveniente da teoria marxista, a missão integral tem sua definição muito bem construída nessa simples e despretensiosa obra.

René Padilla apresenta sua visão de cristianismo através da missão integral, onde o cristão não dialoga somente com uma teologia que está guardada nas academias e textos, mas a realiza de forma prática e com consciência no seu dia a dia.

O autor esclarece que não consegue compreender o compromisso cristão se este não promover justiça social e a experiência do amor em comunidade. A igreja aqui não é definida como um número de pessoas que deseja a multiplicação por mera evidência, almeja o poder desesperadamente e se lança sem reservar em busca de riquezas e representatividade.

A igreja que persevera integralmente não atua como um grupo de indivíduos que busca seus interesses próprios, antes é uma agente de mudança social, o sal que faz diferença na comida e a luz que sempre mostra o caminho para Cristo.

O contexto da América Latina ainda é apresentado no livro como um local com suas próprias necessidades diferente de outros lugares e tempos. Dessa forma com uma grande evidência da pobreza e injustiça nessa região, é necessário trazer um conceito que destaque a comunidade que segue os passos de Jesus, evidenciando o lugar da justiça na missão cristã que foi deixada para trás na teologia dos países desenvolvidos, uma vez que se lançaram na busca de seus próprios prazeres diante de abundância econômica.

A Missão Integral é a prática de Cristo esquecida de ser ensinada por nossos pregadores, é ação que denominada às organizações do terceiro setor e requerida com muitos berros ao governo. Também é a consciência do Espírito aos nossos dias no redescobrimento do evangelho com a aplicação para nossos problemas e necessidades.

Integral é somente anunciar o evangelho e viver cada proclamação genuinamente.