Mistério de Elêusis

Mistério de Elêusis Sr. Elêusis

Resenhas - Mistério de Elêusis

artvgogh 28/07/2020

Tem uma história interessante que te prende. Deveria ter mais reconhecimento pelos brasileiros

Laryssa.Pinheiro 02/11/2016

A Trama: Um grupo de ladrões se especializou em cometer crimes extraordinários, eles procuram vítimas notórias: um Banco Europeu, um famoso Joalheiro Parisiense, Museus, etc. Para tornar tudo mais difícil eles avisam as vítimas sobre o que irá ser roubado e quando, e mesmo com muita segurança e preparo - por parte das vítimas - os ladrões sempre são subestimados e conseguem o que foram procurar.

O Protagonistas: Não há exatamente um protagonista, a história é dividida em três partes, na primeira os crimes são relatados do ponto de vista das vítimas, na segunda dos ladrões e na terceira o autor nos explica como tudo foi feito. Na primeira parte só conseguimos identificar uma personagem mais recorrente lá para o terceiro ou quarto capítulo e a partir da segunda quando temos personagens mais interessantes, não posso dar detalhes pois podem acarretar em spoilers. Podemos considerar como protagonista Otavius, o chefe da New segurança (empresa que surgiu da necessidade de maior segurança por conta dos novos roubos), ele fica obcecado por descobrir que são os ladrões e detê-los.

Personagens Secundários: Novamente não posso comentar muito, mas há algumas personagens de maior destaque como, a equipe da empresa de Otavius: Thomas, Richard, Lee e mais um que não lembro o nome... Marvel o sócio da New Segurança, seu filho Alex, esperto e misterioso.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bem chamativa e interessante, mas sem a leitura da sinopse e com esse título (O mistério de Eleusis é um antigo culto pagão que os gregos realizavam para cultuar Deméter, Deusa da agricultura - que teoricamente na procura de sua filha, a deusa Perséfone, que foi sequestrada por Ades; passou pela cidade Eleusis há 23 km de Atena, onde ela passou a morar e onde o governo construiu um templo para ela - o culto envolvia iniciações com sacrifício de animais e tudo), temos uma idei completamente diferente do conteúdo, e apesar de ser uma série e prometer ainda algumas respostas, só isso já causa uma decepção. A diagramação é simples com detalhes interessantes no início dos capítulos, há alguns erros de revisão, mas a escrita do autor e coerente e fluida.

Concluindo: Esse livro tem um erro grave, a abordagem que o autor usou para relatar a trama é muito falha. Apesar da ideia ser boa, bem explorada e explicada, em alguns pontos me lembra a trama do filme Um truque de Mestre e Onze homens e um segredo, Márcio resolve contá-la relatando como são feitos os roubos de dois pontos de vista, o que se torna muito repetitivo, a primeira parte do livro então se torna tão arrastada e entediante que é até difícil se conectar as personagens e situações - na verdade o livro fica interessante mesmo no final e em alguns parâmetros da segunda parte - por esses motivos não sinto vontade de ler as continuações, uma pena pois esse gênero é pouco explorado no universo literário e muito interessante.

Silvana 24/05/2016

"Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa."
Mateus 24:43 - Bíblia Sagrada

Essa é uma verdade que todos conhecem desde sempre, mas isso não funciona com esse grupo em específico. Estamos na Europa, em 2040 e esse grupo vem agindo já há algum tempo. Eles avisam previamente o horário e o dia em que irão agir. Quando o local em questão recebe o bilhete anônimo com essas informações, pode fazer o que quiser, que uma coisa é certa: eles serão roubados. O primeiro relato que se tem de um roubo desse grupo, é de um banco europeu. Eles receberam uma mensagem dizendo que à meia-noite 1 centavo seria retirado de cada conta e ao mesmo tempo o cofre do banco seria aberto. O responsável pela segurança do banco deduziu que somente um dos crimes seria realizado, o outro seria uma espécie de distração. Como o cofre é muito bem protegido ele imaginou que o verdadeiro roubo seria o das contas.

Então ele imobilizou vários funcionários para estarem de plantão monitorando as contas no horário do roubo. O que eles não esperavam, é que assim eles estavam fazendo exatamente o que os ladrões desejavam. Enquanto eles monitoravam as contas, o alarme do cofre disparou, todos voltaram suas atenções para o cofre e enquanto isso as contas foram roubadas. Como foram feitos de bobos, eles decidiram ficar quietos e não contaram para ninguém o que tinha acontecido. Alguns meses depois, foi a vez de uma joalheria. O proprietário recebeu uma mensagem avisando o dia em que sua principal joia seria roubada. Os seguranças não acreditaram que isso seria possível, até que o proprietário do banco roubado anteriormente, contou o que tinha acontecido com ele ao dono da joalheria. Então ele levou a joia para o cofre de sua casa escondido de todos. Mas ainda assim a joia foi roubada. E ele também quis esconder tudo por causa da vergonha, ainda mais que ele não tem nem ideia de como os ladrões descobriram que a joia havia trocado de lugar.

Mas mesmo eles mantendo silêncio, os rumores sobre os roubos se espalharam e quem se beneficiou disso foram as empresas de segurança, a New Segurança nova no mercado e a já tradicional Silver Segurança. Essa última, que investiu em um sistema ainda mais moderno. E quando um de seus clientes recebe uma mensagem do grupo em forma de charada, Otavius o gerente, vê nisso a oportunidade de manter o prestígio da Silver em alta, já que quando a história fosse revelada, todos veriam que a Silver é uma empresa competente. Mas por mais segurança e atenção que os funcionários da empresa empregam no caso, o grupo age novamente e ninguém consegue impedir e muito menos descobrir como o carro, o iate e o jato do cliente foram roubados. Otavius não se conforma e não vai sossegar até descobrir como tudo aconteceu, nem que para obter as respostas, ele precise capturar os ladrões.

Fiquei com muita vontade de ler o livro depois que vi uma entrevista com o autor no blog Decidindo-se e quando o autor me contatou, é claro que aceitei a parceria. O que chamou a minha atenção além da sinopse fantástica, foi o autor citar Michael Scofield, personagem da série Prison Break, minha série preferida de todos os tempos. Michael era de uma inteligencia excepcional e eu ficava de cara com as coisas que ele fazia na série. Por isso iniciei a leitura com uma certa expectativa. Expectativas essas que foram alcançadas. O livro é dividido em três partes. Na primeira, temos a apresentação dos crimes na visão das vitimas. Uma coisa que chamou a minha atenção, é que o "protagonista" dessa parte do livro só aparece no terceiro capitulo. Capítulos esses, que foi assim por dizer, o único defeito que encontrei no livro, eles são enormes. Eu queria ir ao banheiro mas não queria perder o andamento da coisa e ficava lá apertada hehe.

Na segunda parte, temos a visão dos autores dos crimes. Aqui aparece melhor os protagonistas da história, mas não vou falar sobre eles para não soltar spoilers. Achei essa parte a mais difícil de ler, porque eram os mesmos casos, só que vistos por outro ângulo. Acho que teria aproveitado um pouco mais se eles tivessem sido colocados logo em seguida a eles terem realmente acontecido, tipo assim, um capitulo na visão das vitimas e um outro na visão dos ladrões. Mas ainda assim gostei, porque quando tive a primeira visão, achei que fosse algumas coisas mirabolantes e depois lendo a segunda parte, vi como foi "fácil" para os ladrões cometerem os crimes. Só que foi a parte que mais demorei para ler. E a terceira parte é onde temos as explicações. E confesso que já no primeiro roubo imaginei que era algo parecido com aquilo, mas isso não tirou a beleza da história. A leitura é lenta, mas porque temos que prestar bastante atenção ao que está acontecendo. Recomendo para quem gosta de uma trama inteligente, foi uma das melhores que li ultimamente.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/05/resenha-misterio-de-eleusis-marcio.html

Aline 28/11/2015

Ótima trama!
Um grupo de especialistas começa a praticar vários roubos. Até aí nenhuma novidade. A diferença é que eles avisam antecipadamente quando e o que pretendem roubar. Audaciosos e ardilosos, seus crimes passam a ser um enigma para Otavius, um dos profissionais mais experientes da área de segurança. E a partir de então, passa a ser um desafio para ele capturar esses ladrões. O que ele não sabe é muitas reviravoltas irão acontecer e nada é o que parece ser.

Mistério de Elêusis é um grande quebra-cabeças onde cada ação, cada roubo faz parte de uma estratégia ainda maior. Cada passo é devidamente calculado, para que não aconteça nenhum erro.

Confesso que fiquei tensa durante boa parte da história e curiosa para saber qual seria o próximo passo. O interessante é que os ladrões sempre são subestimados, e estes se superam a cada roubo, deixando a todos e principalmente Otavius, cada vez mais intrigado.

"- Quando se é inteligente, ou melhor, brilhante, nunca se está sem propósito algum!" Pág. 90

O fato dos alvos serem sempre empresas que possuíam a melhor tecnologia de segurança e os objetos roubados não serem sempre tão valiosos deixa tudo ainda mais intrigante. O que de fato esses ladrões querem? Qual é o grande mistério por trás disso tudo?

"(...) Se nem tudo era apenas o que parecia, se o propósito dos ladrões não era os roubos, se era algo voltado para o talento dos ladrões, o que guiava as ações deles?" Pág. 91

"(...) nunca era apenas uma questão de sorte, mas sim de esforço." Pág. 214

Personagens bem caracterizados, com personalidades únicas e marcantes, fazem o enredo da história ainda mais misterioso: Otavius, dono de uma empresa de segurança, que fica obcecado em capturar os ladrões; Marvel, sócio de Otavius; Alex, filho de Marvel, inteligente e observador; Lee, Thomas, Richard e Flavel, equipe de Marvel; Gonçalves, Salomão, Kieper, Talles, Sr. Willians, as vítimas dos roubos.

O livro é dividido em três partes: a primeira parte nos mostra todos os roubos que aconteceram; a segunda parte nos mostra os roubos sob outros pontos de vista; e a terceira parte o desenrolar da história.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/11/resenha-misterio-de-eleusis-o-mestre-do.html

Patricia 17/10/2015

Nesse livro nós vemos um grupo de ladrões misteriosos que vem a cada dia surpreendendo a todos pelos roubos bem elaborados que cometem. Eles não só atacam as empresas mais protegidas, como ainda avisam anteriormente o dia e hora do ataque. Os crimes são cometidos tanto no mundo virtual quanto no mundo real e não se sabe quantos ladrões são.

E é graças à esses ladrões que um grupo de especialista também está ganhando notoriedade, pois eles estão dispostos a para-los. E não só isso, as empresas de segurança começam a ser unir para caçar esses ladrões, e começam a cada vez mais desenvolver os seus próprios sistemas de segurança.

Porém será difícil saber se isso realmente será possível, pois a cada roubo, esses ladrões provam o quanto são inteligentes e inventivos. E para deixar tudo ainda mais confuso, na maioria dos crimes, os objetos roubados geralmente não são exatamente muito valiosos. Por que os ladrões roubam tão pouco, quando poderiam roubar muito mais? Quais são os mistérios que esses crimes ocultam? O que realmente esses bandidos estão tentando fazer?

O livro é divido em partes e na primeira parte o foco são os roubos sob o ponto de vista das equipes de segurança. A cada capítulo nós temos um novo caso, um novo roubo. Eu particularmente não gostei dessa primeira parte, por achá-la mais arrastada, talvez por haver muitos casos de roubos sendo descritos. E cada capítulo temos personagens diferentes, só lá pelo terceiro ou quarto capítulo começamos a ter personagens fixos e relevantes. Essa demora em apresentar personagens pertinentes fez com que eu sentisse que a estória estava se arrastando.

Ao entrar na segunda parte, o ritmo do livro melhora, pois temos outros pontos de vista dos acontecimentos. E temos também personagens bem mais cativantes como um todo. O lado ruim da segunda parte é que ocorre meio que uma repetição dos eventos da primeira, agora visto de outra perspectiva, mas há muitas novas informações também.

A narrativa do livro é boa e os diálogos também, porém encontrei nesse livro um problema que vejo em muitos livros nacionais, que é o excesso de pontos de exclamação, pelo menos ao meu ver isso não é legal. Minha avaliação do livro ficou em 3 estrelas. Esse livro é o primeiro, não sei dizer se será de uma série ou de uma trilogia. O final do livro dá indicações que talvez o caminho do próximo será bem diferente, pois há todo um mistério se desenrolando no mundo e um mistério também referente, ao que acredito, é o personagem principal. Então vamos ver o que acontece mais para frente. Afinal, ainda está pendente descobrir a razão por trás do nome da série/trilogia, embora o mistério que citei que aparece mais para o final do livro tenha me deixado com algumas teorias.

Eu recomendo esse livro para todos que gostam de mistérios e crimes bem elaborados.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Vinicius.Correa 01/10/2015

"Mas se os sistemas de segurança não eram um problema para os ladrões, e eles conseguiram entrar sem ao menos deixar um sinal, como eles faziam isso? Essa era a grande questão, e todos técnicos e principalmente Otavius Queriam respondê-la." -Pagina 125.

Um misterioso grupo de ladrões estranhamente resolve anunciar previamente a data em que seus roubos irão ocorrer. Uma ousada porém confiante atitude. O que é mais espantoso do que isso é que mesmo com o aviso prévio, ninguém conseguiu deter o roubo. E muitas vezes os roubos nem são de imenso valor, e sim, apenas para mostrar que a segurança instalada é falha.

Com essa ameaça, muitas empresas de segurança perdem seu prestigio e fama, e assim nasce um grupo de especialistas que promete por fim aos roubos. Mas os roubos continuam. Apesar de toda a defesa acrescentada depois do aviso, os ladrões driblam facilmente as estratégias preparadas pelas equipes de segurança; Desativam câmeras, enganam sensores, confundem os sistemas... E principalmente: Manipulam a mente humana.

O foco da primeira parte do livro nos mostra o ponto de vista dos roubos através das equipes de seguranças e a cada capitulo temos o relato de um roubo. Esta parte para mim foi meio (só um pouquinho...) arrastada. Achei irritante o fato de ler/ver os roubos se sucederem sem saber como foi realizada tal façanha. A curiosidade nessa hora aperta, e muito, mas isso não atrapalhou a leitura, muito pelo contrário, apenas me fez encarar freneticamente o virar das páginas para enfim chegar à parte 2.

Continuar lendo >>>

site: http://www.decidindose.com/2015/10/misterio-de-eleusis-o-mestre-do-crime.html