Como Educar sua Mente

Como Educar sua Mente Susan Wise Bauer

Resenhas - Como Educar sua Mente

Juliana Amaro 19/01/2023

Bom livro.
O livro introduz cada gênero com um resumo de seu desenvolvimento histórico e os principais debates acadêmicos sobre eles.

Be B 20/07/2021

Livro sobre livros
A primeira parte fala sobre como aproveitar melhor as leituras em geral. Depois começam as sessões por gêneros literários, com foco em obras da língua inglesa.
Aproveitei melhor a primeira parte.

Bel * Hygge Library 25/12/2020

A autora discute neste livro formas de ler romances, livros históricos, teatro e poesia. Traz um roteiro de leitura muito bem detalhado para cada tipo de texto, por exemplo, perguntas a serem feitas a respeito do livro e a si mesmo, seguindo o Trivium. Também sugere uma lista de obras para leitura, a maioria com tradução para o português, como forma de conhecer a cultura universal e autoeducar-se no método clássico. As listas são comentadas e contém spoilers.
A linguagem é simples e muito acessível, mesmo para quem está começando o hábito da leitura agora, mas vale pesquisar um pouco a respeito do Trivium antes, apenas para saber do que se trata.
É para ser lido aos poucos, fazendo anotações, grifos e pesquisas. Ele se torna cansativo em alguns momentos, mas nada que tire o prazer da leitura. É do tipo de livro que sempre deve permanecer ao nosso alcance para consultas e releituras. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/

Élida Mercês 06/09/2020

Um livro que explica como desenvolver ler de acordo com o modelo clássico que envolve três níveis de leitura: gramatical, lógico e retórico. Desenvolvido em um texto leve, bem-humorado e, por vezes, irônico, "Como educar sua mente" é um bom orientador para estruturar esquemas de estudos e leitura. O conteúdo é uma grata surpresa por abarcar muito mais do que o título é capaz de induzir.

André 27/06/2020

Como Educar a mente
Certo dia um professor havia dito que ao concluir o seu doutorado, que se sentia que sua visão das coisas tinha se ampliado de tal forma que, podia comparar esse desenvolvimento intelectual em relação ao estágio anterior, como se antes ele tivesse sua visão limitada ao que poderia ver dentro de uma sala. Posteriormente, a essa fase, ao se desenvolver, ele poderia comparar tal desenvolvimento a uma visão contemplativa de uma janela onde poderia ver toda um ambiente físico mais rico e que atinge os cenários mais longíquos. É exatamente assim que me sinto ao concluir essa obra, não que meu desenvolvimento tenha sido semelhante ao do meu antigo professor, mas faço essa comparação em relação ao meu estado anterior de ignorância. Aprendi muito e este livro ensinou-me a gostar ainda mais do ato de ler.
Daniela 27/06/2020minha estante
Uauuuu. Fiquei com vontade de ler ...Já vai pra lista?

André 27/06/2020minha estante
Rarsrs. Muito bom, vale a pena ler mesmo!

André 27/06/2020minha estante
Leia!

Josane.Rodrigues 14/04/2022minha estante
Muito bom! Recomendo!

Mariana Dal Chico 24/08/2019

“Como educar sua mente: o guia para ler e entender os grande autores” de Susan Wise Bauer, foi lançado no Brasil pela É Realizações.
Eu ganhei de presente do @lucascafre no amigo secreto Booktube/18 promovido pela @aosolnoquintal
A autora usa técnicas de leitura desenvolvidas por Adler (Como ler Livros) de uma forma mais simplificada e voltada para alguns gêneros literários.

Ela parte do princípio onde o aprendizado é feito em três etapas:
• Adquirir conhecimentos básicos sobre um assunto;
• Inserir esse conhecimento em sua compreensão, avaliando-o;
• Acomodar o assunto de acordo com sua compreensão.

O capítulo 3 é inteiro voltado para a criação e manutenção de um diário de leitura e suas dicas foram, para mim, muito valiosas. Algumas coisas eu já fazia, outras vieram para melhorar a forma como eu tomo notas de minhas leituras.

“Nós nos lembramos do que colocamos no papel. Aquilo que resumimos com nossas próprias palavras se tornam nossa propriedade.” p.46

Não são todas as obras que me proponho a fazer um estudo aprofundado, na maioria das vezes eu “cumpro” apenas a primeira etapa de leitura, com anotações no diário e uma breve reflexão sobre o que li. Gosto de colocar em prática cada etapa de leitura quando leio clássicos e na última, quando não tenho com quem discutir pessoalmente, recorro à internet em busca das pessoas dos livros - as melhores.

Na segunda parte do livro, a autora dá dicas específicas e práticas - com exemplos - para a leitura de romances, autobiografias e memórias, narrativas de historiadores (e políticos), teatro e poesia.
Ao final desses capítulos, há uma lista de indicação de leitura com resumos - e spoilers - de cada livro. O recorte é principalmente norte-americano e europeu.

Gostei muito da leitura, aprendi muito com a escrita simples da autora que apresentou suas técnicas de forma acessível. Mas se você é um leitor experiente que já coloca em prática os ensinamentos de Adler, talvez não encontre muita novidade por aqui.

Falei um pouco mais sobre esse livro nos stories, veja o destaque “Notas Leitura”

Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/B1j0uTVjtl0/
Ana Paula 22/05/2020minha estante
Eu concordo com você, leio muito e desde pequena... e gostei de algumas técnicas e dicas passadas pela autora... muitas sugestões são interessantes para aplicarmos... e estou usando também a mesma técnica para encaminhar meu filho de 11 anos por este caminho... e estamos fazendo isso juntos está sendo bem interessante... eu comprei e estou no primeiro capítulo ... sigo o ritmo do meu filho...

Rodrigo.Dias 28/05/2017

Talvez seja bom para crianças e adolescentes.
A autora utiliza todos os conceitos de "Como ler livros" do Adler. Não há nada de original ali, sendo o livro um mero diário e resenhas das leituras da própria autora, além de sua experiência com a literatura. O livro é muito caro e não vale o preço de capa.
Ele talvez seja interessante para crianças e adolescentes que estão começando a descobrir a leitura e que já tenham capacidade para se aprofundar um pouco em literatura de qualidade.