Rapsódia Russa

Rapsódia Russa Nina Beaumont

Resenhas - Rapsódia Russa

Taís 06/12/2009

O livro é maravilhoso, com muito contexto histórico. Porém é tão triste, os protagonistas sofrem tanto, que o leitor até sente uma certa angústia. Não leia o livro se estiver triste.
Paula 15/03/2012minha estante
adoro esse livro,pq eles se amam desde o inicio! é triste mas é lindo!!

DANIROMA 10/01/2021

Impressionante como as paixões russas me fascinam
Livro 03 da saga Von Bergh - Muronsky e só posso dizer que ataquei a história com todas as minhas forças, já estava na minha lista de leitura há anos, amei e capa, o título e a sinopse e atendendo as minhas expectativas a história também foi muito boa.

Para começar histórias na Rússia me fascinam, simplesmente não sei explicar, deve ser de outra vida. É um lugar que me desperta fascínio, curiosidade e medo. E nesse livro o casal atravessa a Rússia inteira começando por Moscou e passando pela Criméia e o Cáucaso e para completar descubro que a história que se passa na época pré Revolução Russa citando a revolta Dezembrista que ocorreu dia 14/12, data exata de meu aniversário, coincidência ou destino???

Quanto ao casal, já percebi que é um perfil da autora mocinhas que mergulham de corpo e alma na paixão e se entregando de forma incondicional, confesso que isso me incomoda um pouco, mas sendo um romance russo achei que combinou. Irina faz de tudo pelo mocinho, se entrega no primeiro capítulo, mesmo com todas as consequências ruins que acontecem no desenrolar da história, depois arrisca a própria reputação para salvar o mocinho da prisão e parte em uma fuga desenfreada que quase custa sua própria vida, mas não se separa de seu amor. Alexei foi um dos motivos de não ter dado nota máxima para a história, apesar de ter adorado o fato dele lutar por um ideal e ter uma forte pegada, achei ele indeciso e confuso demais. Passa a trama inteira se sentindo culpando por tudo que fez com a mocinha e não resolve se foge ou assume o romance, só se decidindo na etapa final do livro.

Quanto ao romance é bem clichê do jeito que gosto, pois tem um pouco de amor proibido, uma paixão incontrolável entre o casal, mocinha se casando com outro homem, mesmo amando o mocinho, reencontro, aventura com casal fugindo por um território inóspito, mocinha devotada que faz de tudo pelo seu amor e mocinha subversivo que se rende ao amor. Realmente indico para quem gosta de um bom dramão

Rita L. - 26/06/2015

Fiquei interessada em ler esse livro porque além de já ter lido e gostado outros livros de Nina Beaumont, e falava sobre que os personagens viveriam um amor sem limites nas estepes.
Nos anos 80, li um romance que adorei: Noites de Amor nas Estepes de Heinz G. Konsalik. Então, observando algumas semelhanças nesses livros, imaginei encontra as mesmas emoções...
Irina e Alexei fazem parte da realeza imperial russa, Ele é príncipe e major em um regimento do exército. Eles não se conhecem, mas Klavidia prima de Irina, invejosa, gananciosa, convence Irina a irem a uma festa em uma taverna cigana, com a intenção que a prima jovem e bonita conseguisse arrancar segredos de Alexei, o qual segundo boatos participava de uma conspiração e revolução política contra o Czar.
Alexei e Irina se rendem a atração e ao desejo. Eles transam e passam a noite juntos... Ela acorda sobressaltada durante a madrugada, e foge para casa sozinha e angustiada.
Depois de dois anos eles se reencontram, Irina está casada com um grande amigo dele. Ele sente ciúme, raiva, traição. Pensa que ela teve outros amantes, e que ele foi usado.
Em pouco tempo Irina fica viúva, e Alexei descobre por acaso o motivo do casamento, ele fica transtornado, ao saber do sofrimento dela.
O clima político continua tenso na Russia com alguns grupos da sociedade tentando uma mudança de governo que priorizasse a melhoria das precárias condições de vida da maioria do povo.
Embora sendo um dos altos oficiais do exército, ele participa de um dos grupos militares que também pretendem mudar o regime de governo. Ele toma parte mesmo sem concordar com uma ação temerária contra o governo. Os revoltados são mortos e outros presos, entre esses o príncipe oficial Alexei.
Irina viu Alexei sendo levado para prisão, então ela elabora um plano audacioso para resgatá-lo da prisão, logo depois, eles precisam fugir do país através de vastas regiões no rigoroso inverno russo, passando pelas estepes e florestas. Eles passam por diversas dificuldades: frio, fome, doença, a perseguição dos soldados do exército. Pelo caminho, eles encontram pessoas que os ajudam. Entretanto, seus conhecidos inimigos tentam uma cilada para prendê-los.
Eles se amam, mas talvez pelas situações vividas, esse é um amor angustiado.