Instituição para Jovens Prodígios: A Revelação

Instituição para Jovens Prodígios: A Revelação L. L. Alves

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Revelação

Driely Meira 22/08/2015

Quero continuação para ontem!
"Está prestes a começar."

Após perder o melhor amigo e perceber que o mesmo podia acontecer com sua família, Lara vê que precisa tomar mais cuidado com Ilo e seus capangas. Porém, ela não pode ficar sem fazer nada. Nossa protagonista está decidida a acabar com a Instituição, mas para isso, precisa entender o que está acontecendo e encontrar aliados confiáveis. Mas em quem ela poderia confiar? Em seus amigos? Nos professores?

Lara está ainda mais madura e forte nesse livro, e eu estaria mentindo se dissesse que ela não me surpreendeu. Ela agora é uma líder, e como tal, acredita que deve proteger seus amigos de todo o mal existente no mundo, mesmo que essa não seja realmente sua função, e isso é muito impressionante não só por ela colocar a necessidade dos outros acima das suas, mas também pelo fato de estar sempre buscando informações e respostas para ajuda-los.

Querendo abrir os olhos dos outros prodígios, ela e suas amigas (Irene, Alice e Claire) criam um tipo de resistência à Instituição, e a criação desse novo grupo e seus encontros são uns dos pontos mais fortes do livro. Vê-los unidos nos faz imaginar o que virá a seguir; teriam todos habilidades como Lara e Hugh? Como poderiam unir-se para conquistarem sua liberdade? E como esconder de Rosa, Ilo e os “do mal” um grupo volumoso e despreparado?

Não sei mais como me sinto em relação aos personagens. Ainda admiro muito a Lara, e sei que, após o que vi ela fazendo nesse livro, sua atuação no quarto da saga será ainda melhor, então não tenho dúvidas de que ela é a minha favorita. Patrick e Hugh me deixam doida com suas ações, mas eu ainda gosto muito dos dois, principalmente quando Hugh deixa transparecer seu lado sentimental (fazendo com que eu queira desesperadamente entrar no livro e abraça-lo.). Irene, Alice e Claire são incríveis, e eu estou doida para vê-las em ação após tantas descobertas em A revelação. Esse quarteto de meninas ainda vai dar o que falar...

"Segredos existem para serem descobertos."

O mais incrível deste terceiro livro é que a autora nos apresenta os personagens secundários quando eram mais novos; Casandra, Claire, Irene, Robert, Patrick, Hugh, Akira... Vê-los passando pelas dificuldades que enfrentaram na infância fez com que eu me apegasse ainda mais a cada um, até mesmo à Robert, que sabe ser um verdadeiro pé-no-saco egoísta.

Luene tem o dom de nos fazer amar um personagem e odiá-lo ao mesmo tempo, e por mais que isso pareça frustrante (muito frustrante!), também é maravilhoso, pois é o mesmo que Lara sente. Ela ama e confia nas pessoas, e ao mesmo tempo, não tem certeza de que é a coisa certa a fazer, e quer odiá-los por seus atos. Mas como odiar, se ela os ama?

"Em quem ela podia confiar?"

Assustada. Foi assim que eu me senti assim que o livro terminou. Assim como Lara, eu queria ver a Instituição cair, e assim como ela, não sabia como me sentir em relação a Hugh. Ele sabia como deixa-la doida: num momento parecia o Hugh carinhoso e apaixonante que conhecemos de início, e no outro, agia como louco, como se não se importasse com ela e mais ninguém. Irritante, mas ainda assim, apaixonante.
Fiquei doida e tensa com as cenas de ação, e não consigo imaginar o que virá a seguir.

Estou com medo pelos personagens, e espero que a autora não mate nenhum dos meus favoritos, ou vai ter guerra! (“brincadeirinha”). O livro é maior que os primeiros, mas eu nem prestei a atenção. Estava naquele negócio de “só mais um capítulo”, e acabei finalizando a leitura em tempo recorde, de tão fluída e maravilhosa que é a escrita de Luene.

Queria chegar logo no final para ver o que acontecia, e ao mesmo tempo não queria que o livro acabasse de jeito nenhum. Acabou que cheguei ao final num piscar de olhos, e doida pela continuação. E enquanto ela não chega, continuarei viciada em Ryan Star e imaginando um certo rapaz de olhos super-azuis cantando Breathe.

"Ela precisava acreditar que tudo daria certo."

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Elane.Magre 08/02/2020

Muito bim
Nossa esse terceiro livro foi muito bom, ele conseguiu me deixar presa na história, tomara que o último seja tão bom quanto.

"Ana Paula" 08/09/2015

AIJESUSCRISTINHO.... é muito difícil fazer essa resenha, porque é o terceiro livro, então vou me policiar pra não dar spoilers pra vcs, mas antes de ler essa resenha, por favor, leiam as resenhas dos livros anteriores que está no final do post ta?

Bem, vamos lá! Em A Revelação, muitas perguntas serão respondidas: acontecimentos e segredos fantásticos deixarão o leitor de queixo caído e surtado (eu fiquei assim!). Quem já leu minhas resenhas dos livros anteriores, sabe que tenho predileção por alguns personagens e que outros, eu odeio infinitamente (Hugh, tô de olho em vc!).

Lara é a personagem principal, e diferente do primeiro livro, neste volume o leitor vai encontrar uma garota fragilizada e fortificada por suas perdas. Irene também é outra personagem que eu amo, e neste livro, sofri por ela e com ela.
Comentei na primeira resenha sobre alguns outros personagens, e no segundo livro, comentei que senti falta de um certo japonês muito simpático: Akira volta com tudo neste livro - leve, meigo e sempre vermelho de vergonha!
Luene tem o dom de criar personagens cativantes, e não é diferente nesta saga: Todos tem um charme que faz o leitor gostar demais ou odiar demais. Uma personagem que me conquistou mesmo eu achando que nunca conseguiria, foi Claire - a riquinha mimada e chata!

Neste volume, temos muitas partes impostantes para a continuação do enredo, Gente, já estamos no terceiro livro, só mais um e puf, acabou! Dá pra imaginar isso? Eu sofro demais... rsrsrsrsrrsrs A autora continuou a narrativa em terceira pessoa, mas neste volume, vamos conhecer também o passado dos Prodígios mais essenciais da trama - uma volta no passado que me deixou com o coração apertado e as vezes, rindo atoa!

Outra coisa que gosto muito nesta série, é a definição de família que a autora aborda, amizade e confiança também são pontos principais durante a história. A única coisa que me incomodou foi o mimimi da Lara no começo do livro por causa do Hugh - é... não sou romântica, então nunca vou entender esses suspiros.. rsrsrsrrs (como li em pdf, a autora me informou que esses mimimis foram retirados da versão final, então comemorem comigo e leiam sem frescuras! kkkkk) - fora isso, este livro é incrível! Cheio de ação e com uma narrativa gostosa que leva o leitor para o Castelo da Instituição e nos faz sentir na pele o desespero desses personagens tão humanos.... Então, só posso indicar e recomendar essa leitura maravilhosa!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/09/resenha-instituicao-para-jovens.html#.Ve7N7xFViko

Nu e As 1001 Nuccias 16/02/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
*Resenhista: Nuccia De Cicco - imagens, citações e resumo dos livro anteriores no link do blog.

Chegamos ao livro 3 da Saga IJP! Depois de um milhão de segredos revelados... Surgem outros milhões!

Após a traição da pessoa em quem Lara mais confiava e perder uma das pessoas que mais amava, sua raiva, seu desejo por justiça grita, esperneia.

"Lara desejava, do fundo do coração, que tudo não passasse de um terrível pesadelo (...); que pudesse entender melhor o que estava acontecendo. Se soubesse, se a garota tivesse levado seus medos e desconfianças a sério, talvez..."

Com a ajuda de suas amigas, novas e antigas, consegue reunir um grupo de jovens na clareira da floresta, o Anti-IJP. A partir daí, eles dividem seus próprios segredos.

Mas então, alguns alunos são selecionados para irem a Paris, em uma viagem histórica pela cidade. Dentro do Louvre, vários alunos desaparecem, incluindo aí Irene e Akira. Lara se desespera... os professores fingem não saber de nada, a maioria dos alunos apenas segue sua vida. São pouquíssimos os que tentam saber de algo.

Então, quando retornam, nem se lembram de ficar cinco longos dias apagados e desaparecidos. Lara precisa descobrir o que houve com seus amigos e, para isso, terá de confiar em alguém cuja identidade não conhece, mas que a visita constantemente através de sonhos.

A saga continuou crescendo. A cada provação, temos uma Lara mais dona de si, mais centrada, corajosa e sagaz. E quando ela é confrontada com os alunos espiões da IJP... Meodeos!! Que Lara foi aquela?! Pisou, humilhou e deu beijinho no ombro! Adorei!!

A narrativa ainda é em terceira pessoas, mas temos um grande diferencial: os primeiros capítulos são alternados com capítulos que se referem ao passado de cada aluno envolvido no esquema, dando uma visão mais ampla e, consequentemente, uma justificativa para o seu ponto de vista no plano todo.

"Ela respirou fundo com o nervosismo. Suas entranhas pulavam animadas, esperando por aquele momento como nunca ansiara por nada em toda sua vida. Abriu os olhos sentindo cada músculo, pele e órgão se modificando, e gritou. Uma sensação extraordinária (...)."

Preciso nem dizer que o tal reitor da IJP persegue a Lara o tempo todo, né? E que ele finalmente faz as revelações do que pretende para todos. E que tais revelações são de fazer seu queixo cair e se esconder sob a cama, confere? Pois é. Mas quando a Lara resolve revidar... Enfim, nada de spoiler!

Luene conseguiu um fato novo: me deixou estupidificada com a descrição detalhada da transformação de.... em... Não vou dizer! Mas deu perfeitamente para nos encaixarmos na pele da personagem, sentir o que ela sentia, imaginarmos nós mesmos no lugar dela, mordendo e estraçalhando geral.

Migos, vocês não sabem o que estão perdendo por não lerem a coleção! Fantasia juvenil de qualidade, intrigas da oposição, dominação mundial! Cara!!! Para tudo e vai ler!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/02/resenha-livro-revelacao-ijp-3.html

Marcela.Messias 03/05/2020

História envolvente
Me envolvi com os personagens, autora escreve muito bem...

Helaina 04/12/2021

Uma montanha russa de emoções
No começo nós acompanhamos como está o clima na Instituição depois dos acontecimentos do último livro IJP - A Traição, assim como conhecemos um pouco do passado de alguns personagens através de flashbacks de suas infâncias. A maior parte são lembranças dolorosas e houveram algumas com as quais me identifiquei.

Muito triste pensar o quanto de dor uma criança é obrigada a ignorar porque “a vida é assim mesmo” e “não reclama que poderia ser pior”. Isso é tão errado, tão cruel. Definitivamente um ciclo que precisa ser quebrado!

"Claire mordiscou a torrada, engolindo com dificuldade o choro. Seja forte, garotinha burra, pensou. Não mostre para eles que você se importa. Nunca mostre que você se importa."

A trama fica cada vez mais intensa e interessante com a ideia de Lara de compartilhar com os outros estudantes o que realmente está acontecendo na instituição e ficamos com aquele frio na barriga do quão perigoso vai ser para todos expor a verdade. Os mantenedores da instituição já demonstraram que não estão para brincadeira.

"Lara desejava que todos soubessem da verdade, que entendessem o que estava acontecendo ali."

Eu consigo me identificar bastante com os personagens, principalmente a Irene, mineirinha da turma. É interessante conseguir compartilhar sentimentos dessa forma porque nos permite ver o que sentimos pelos olhos dos outros e talvez até encontrar resposta do porquê somos da maneira que somos.

"Sentia-se vulnerável ao se colocar no lugar de tantas pessoas, ao ter compaixão e amar tão profundamente, sabendo que a qualquer momento poderia se machucar de novo."

A história também é cheia de ficção científica e você precisa ter a mente aberta para as ideias mirabolantes da trama, porém tudo se encaixa muito bem e a autora ainda usa um hoax (uma mentira elaborada que tem como objetivo enganar pessoas) clássico que contribuiu para a verossimilhança da história. Não quero dar spoilers aqui, mas gostaria muito que esse hoax tivesse continuado apenas como parte da ficção e tratado como piada na realidade. Talvez essa tenha sido a nossa falha e a oportunidade que os anticiência precisavam para disseminar mentiras sobre vacinas. Não me conformo de ter visto a ovelha Dolly nascer durante minha adolescência para voltarmos ao ponto de ter que convencer as pessoas que a Terra não é plana.

"Queria se juntar às árvores, aos belos carvalhos, e correr junto aos animais daquela floresta. Era um desejo estranho, sabia, mas reconfortante."

À medida que a história avança o mistério vai se intensificando e é quase impossível parar de ler. Cheguei a passar a madrugada lendo e torcendo para que tudo terminasse bem para Lara e seus amigos com a situação ficando cada vez mais perigosa para eles. No final, somos surpreendidos com um plot twist para o qual não estava preparada. Como assim? #Chocada!

Instituição Para Jovens Prodígios - A Revelação foi um livro que me prendeu do início ao fim e não fossem meus olhinhos sensíveis, eu teria terminado em bem menos tempo. Mas isso não deixou a leitura menos prazerosa. Quem gosta de um bom mistério com ficção científica essa série é uma escolha acertada! Que venha Instituição Para Jovens Prodígios - A Rebelião!

"Não, é por isso que você é diferente. Sempre vê o melhor nas pessoas, não importa o quão obscuro seja o coração delas."

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2021/11/resenha-instituicao-para-jovens.html

MILA 15/12/2015

Terceiro volume da Saga IJP, para quem não conhece Instituição para Jovens Prodígios: A Revelação.

Está Saga é simplesmente demais, Luene se supera a cada livro, nos outros livros fui surpreendida com a criatividade da Lu, ela tem uma ótima narrativa, envolve o leitor de uma tal maneira que fica dificil largar o livro até terminar.

Depois de A Traição vem A Revelação, e que revelação, Lara está perdida e não sabe mais em quem confiar, a sorte dela é que nem todos estão felizes com os acontecimentos estranhos que rondam a Instituição, junto com os amigos mais próximos Lara forma um grupo de resistência, lembram da Armada Dumbledore de HP? É mais ou menos isso que acontece aqui, o motivo é tentar descobrir os segredos da Instituição, conhecer um pouco mais as qualidades de cada um e se unir para tentar acabar de vez com Ilo e seus mantenedores, agora eles sabem que não podem confiar em Hugh e o grupinho do mal, mas como burlar as regras sem que o garoto descubra, e quem está invadindo os sonhos de Lara, aparentemente é para ajudar Lara, mas depois de descobrir a traição de Hugh ela fica com o pé atrás.

"Então ela o viu, encostado em uma das árvores, encarando-a com um olhar desolador. Era ele o causador do seu sono repentino. Era ele, desde o princípio - desde a festa na piscina quando ela quase se afogara, desde o sonho vívido que tivera com Hugh..."

Resenha completa no Blog Daily of Books Mila

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-instituicao-para-jovens.html

Leticia.Perdida 15/08/2017

Confira a resenha COMPLETA no blog: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/2017/08/resenha-ijp-a-revelacao.html
Lara foi traída pela pessoa que ela mais pensou poder confiar, por conseguinte ela quer de uma vez por todas desmascarar a Instituição. Claire foi a primeira a se juntar com Lara para as descobertas, depois Alice (colega da Claire) e assim essas meninas unidas – e Irene claro – tiveram a ideia de juntar um grupo que tenha interesse em descobrir o que a Instituição está planejando. As meninas conseguem reunir um total de onze alunos que com elas formavam quinze pessoas Anti-IJP.
“Segredos existem para serem descobertos.”

O principal auge do livro é quando chega uma viagem em turma para a famosa Paris, para visitar o Museu do Lovre. Mas nada saiu como esperado, muitos alunos simplesmente desapareceram. Entre eles sua melhor amiga Irene e seu amigo Akira. Lara nesse meio tempo fica nervosa/desesperada, logo ela e Claire saem gritando pelo castelo acusando algumas pessoas pelos desaparecimentos. Passado cinco dias os amigos simplesmente aparecem, mas sem se lembrar de absolutamente nada.

“Aos poucos os estudantes começavam a reaparecer na Instituição, aparentemente do nada. O que estava acontecendo? Por que ninguém se lembrava de nada? Por que tinham levado-os e trazido-os de volta? Qual era o objetivo de Ilo? Afinal, que merda estava acontecendo?!”.

Nesse volume temos uma Lara mais forte e madura, o que fez eu me apaixonar mais ainda por ela, ela se coloca acima de todos para ajudar seus amigos. Outrossim, existe uma pessoa que entrava nos sonhos dela, e continua entrando e tentando ajuda-la, e assim vai fazer. Lara pede para ser levada na nova ‘remessa’ de alunos, para assim poder desmascarar a instituição. Como planejado Lara acorda e pega algumas coisas que poderia servir como provas e foge.

site: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/