103 contos de fadas

103 contos de fadas Angela Carter

Resenhas - 103 Contos de Fadas

nerito 19/12/2023

Viajando pelo mundo através das histórias
O termo "Contos de fadas" é curioso, pois engloba diversas narrativas que não contam com fada nenhuma. Angela Carter faz um comentário assim no seu livro "103 contos de fadas", publicado pela Companhia das Letras e traduzido por Luciano Vieira Machado. O livro é uma viagem pelas mentes fantasiosas de vários povos, da Rússia ao Sudão. Somos apresentados a narrativas ora absurdas, ora exemplares. Contos morais e anedotas também aparecem no livro.

Fato é que Angela Carter faz um intenso e exaustivo trabalho de pesquisa, cuidando de ler, recolher, organizar e comentar os contos. Por falar nisso, recomendo muito a parte em que estão reunidos os comentários sobre as narrativas, suas fontes, seus aspectos sociais e psicológicos, entre outros elementos que os cercam e compõem.

São narrativas fascinantes. Temos, por exemplo, contos inuítes, em que as questões de gênero são problematizadas. Contos russos, com toda a sua magia. Há também piadas que vieram das regiões montanhosas e agrestes dos Estados Unidos.

Outro ponto que me chamou a atenção é que em muitos contos se mantiveram elementos coloquiais, interjeições presentes na fala, além de frases que entrecortavam a narrativa, como "foi assim" ou "muito bem". Com isso, muitos dos contos não tiveram um certo tratamento textual de cunho literário e se apresentaram o mais próximos o possível de como eram narrados oralmente.

"103 contos de fadas" me propiciou uma jornada gratificante por várias culturas diferentes. Pude experimentar outras versões de contos mais conhecidos, observar como sociedades muito distantes entre si podem ter narrativas semelhantes.

Por fim, me cativou a profusão de protagonistas mulheres. Poucas foram as vezes que os homens se destacaram. Toda a esperteza, inteligência e graça das mulheres foi demonstrada nesses contos.

Com elementos mágicos e maravilhosos, ora humorísticos e galhofeiros, numa verdadeira jornada pelos 4 cantos do mundo, "103 contos de fadas" é um conjunto de narrativas imperdíveis para quem quer se aprofundar nos estudos dos contos tradicionais.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2023/11/103-contos-de-fada-de-angela-carter.html

Sofia.Eternal 11/10/2023

Angela Carter...
Muito boa essa antologia feita pela inglesa Angela Carter, que traz contos dos mais variados cantos do mundo. Um ótimo material para um estudo do folclore.

Vinder 08/07/2022

Não lembro o motivo de ter comprado esse livro, no entanto me surpreendeu. São contos, nem sempre de fadas, de diversas partes do planeta? e uma leitura fácil.

Elani Araújo 09/08/2021

Introdução e Posfácio de respeito
Amei conhecer mais contos e outras versões dos que já conhecia. A divisão dos textos por temas foi muito bom, mas sem dúvidas o que me conquistou foi a introdução e posfácio, onde deram mais o contexto da seleção das obras, sem dúvidas se deve prestar atenção nestas fases do livros.
Alê | @alexandrejjr 18/02/2022minha estante
Valeu pela dica, Elani! Vou ficar atento nesses textos.

Luluzinha 25/04/2021

Esse livro traz um conjunto de contos de fadas, das mais diversas regiões do mundo. Alguns são bem melhores do que outros, no entanto, alguns são bem pesados.

Mynah Drakul 13/12/2020

Só uma expressão.
Fadas - fadinhas mesmo, com asas e varinha de condão - são bem poucas as que aparecem. Afinal, a expressão "contos de fadas" adquiriu um significado mais amplo, abrangendo uma série de narrativas que estão no limite da possibilidade real. São essas histórias e as mulheres que a fazem e contam e encenam que vemos aqui. De todas as partes do mundo, de todos os mundos que cabem nesse planeta. Contos recolhidos e reapresentados com maestria e delicadeza, com argúcia e encanto.

KeityBarros - UniversosDePapel 25/06/2020

Um delicioso compilado de contos populares dos mais variados países!
Maravilhoso aprender um pouquinho sobre tantas culturas, sobre tantos povos que eu nem sabia que existiam. Tudo isso percebendo as particularidades de cada conto!

Tinúviel 19/06/2020

Sempre gostei de contos de fadas, mas confesso ter tido pouco contato com contos de tantos países diferentes antes de ler esse livro. Esse é o grande diferencial desse livro.

Cicera Evila 13/04/2020

Contos para todos os gostos
Uma coleção de histórias poderosas trazendo um pouco de tudo.
Simplesmente maravilhosas!

Biblioteca Álvaro Guerra 05/02/2019

103 Contos de Fadas
Livro com os famosos contos de fadas, só que para adultos!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-359-1089-6

Diego 03/05/2018

Contos de Fadas
A autora traz uma série de contos de fadas de diversas partes do mundo. Uma ótima forma de conhecer um pouco sobre a forma de pensar de outras culturas e uma ótima leitura rápida quando se trata que esperar em uma fila, visto que muitos contos são bem curtos, mas nem por isso menos interessantes

Na Nossa Estante 21/04/2014

Li esse livro durante um ano. Não foi uma leitura fácil, sabe? Não por causa do jeito que a autora descreveu as histórias, ela não tem um vocabulário trincado nem escreve como se fizesse um relatório, mas possui uma visão bem cruel e dura dos contos de fadas, ao menos para alguém que cresceu encantada pelos contos da Walt Disney.

Acho que não estava preparada para lê-lo. Na época eu ainda não tinha lido “O grande massacre de gatos”, um livro que fala sobre os contos de fada no período medieval e então nem desconfiava que na tradição europeia todos aqueles heróis foram inspirados numa realidade dura de gente sofrida. Para não ficar muito abstrato, vou dar alguns exemplos do que encontrei no Grande Massacre de gatos e depois compararei com a obra de Carter: Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, perde a vó para a fome do lobo e é estuprada por ele enquanto o dito cujo fingia ser sua avó. A Bela adormecida é estuprada pelo príncipe consecutivas vezes e só acorda quando uma das crianças que ela pariu dormindo por acaso lhe arranca o espeto do dedo. Já no conto da Cinderela, as irmãs postiças cortam o próprio calcanhar para casarem com o príncipe e ao invés de fada madrinha, “originalmente” a gata borralheira conversava com a mãe morta.

Angela Carter não dá uma explicação historiográfica como Robert Darnton (no outro livro que citei), mas ela não esconde a maldade, a violência e a malícia. Temos contos que falam da violência contra a mulher, alguns sobre incesto (como a avó que se transformava em caçador e engravidou a neta)e muita boca suja. Vejam o seguinte trecho:
“ Ela conseguia vencer a maioria dos homens e então lhes dizia: “Onde você estava na distribuição de testículos?”. Ás vezes essa Sermerssuaq exibia o próprio clitóris.Ela era tão grande que a pele de uma raposa não podia cobrí-lo por completo. Aja, e como se isso não bastasse, ela ainda era mãe de nove filhos!" (essa é a introdução de um conto inuíte).
Outro tema que aparece muito é sobre pessoas tirando vantagem do outro ou se safando com a inteligência, o que aparece no livro do Darnton,como uma característica importante dos contos de fadas. De certa forma, Carter traz uma versão mais próxima da tradição medieval do que as versões contemporâneas (como da Disney, por exemplo) que escondem a dureza da vida camponesa. Porém, o que gostei mesmo no livro foi que a autora trouxe as versões de Cinderela e outras princesas em culturas orientais e também trouxe vários contos da Àfrica, do Alaska, da Birmânia e muitos outros lugares que a gente nem sabe direito onde fica.

Faz um tempinho que eu li esse livro, então peço perdão se esqueci algum detalhe importante, mas recomendo para maiores de dezoito anos, nerds interessados em entender um pouco mais desse universo de contos de fadas e para curiosos em geral.

Um Abraço, Alê lemos.

Coruja 11/04/2013

Já havia algum tempo que eu vivia de olho nesse livro, especialmente depois de ler A Menina do Capuz Vermelho e conhecer um pouco da importância de Angela Carter para o estudo dos contos de fadas. Ele passou um longo tempo (exatamente a época em que o descobri) fora de catálogo; creio que tenha saído nova edição pela época da Bienal do Rio em 2011, que foi quando me lembro de tê-lo visto.

Por motivos de ordem maior (leia-se: minha mala estava quase que não fechava para o retorno ao lar...), não o comprei na ocasião... e quase me arrependi amargamente, porque não demorou muito e ele estava aparecendo como esgotado de novo.

Finalmente, depois de idas e vindas, consegui encomendá-lo na Estante Virtual e me tornei uma de suas felizes proprietárias.

Partindo das teorias críticas que li sobre o assunto, minha primeira ressalva é que esse não é exatamente um livro só de contos de fadas, mas sim de muitos contos folclóricos. Os dois termos diferem bastante, a despeito de continuamente nós os confundirmos: ainda que os contos de fadas possam se inspirar no folclore de algumas regiões, eles têm temas mais universais e estruturas narrativas diferentes, especialmente na inserção do humor e no tratamento das relações entre os personagens.

Isso é um parênteses, não uma crítica. E é interessante como a Carter trabalha isso: todos os contos compilados nessa obra têm anotado a região de onde vieram, e também notas explicativas ao final do volume (um pouco problemático, porque você tem que ir e voltar de um lado para o outro para ler; facilitaria uma edição em que as notas viessem seguidas dos contos...), além de serem divididos em diferentes temáticas, todas centradas na condição feminina.

E sim, é um objetivo confesso de Carter reunir histórias que tratam da mulher, de sua posição na sociedade, de suas lutas. Há questões de amor e de família; traições e violência, sangue, sexo, incesto, mulheres sábias e outras não tanto, princesas, lavadeiras, amantes e esposas.

Não é um livro para crianças, por mais que você possa imaginar que contos de fadas são um tipo de literatura infantil (e definitivamente não eram, ao menos até a Disney colocar a mão neles...), nem uma leitura que seja sempre leve e despreocupada. Mas é um volume que vale à pena conhecer, especialmente para quem, além do interesse literário, trabalha com questões de gênero, ou goste de fazer uma leitura comparada dos costumes e histórias de cada país.

(resenha originalmente publicada em www.owslroof.blogspot.com)

naniedias 22/08/2012

Sinopse:
Nesse livro, Angela Carter reuniu diversos contos de fadas, em sua forma nua e crua, não muito indicada para crianças. As histórias vêm de diversas partes do mundo e tem um ponto em comum: são sempre protagonizadas por mulheres.
Abaixo uma lista com as histórias encontradas neste volume.
[Índice disponível apenas no blog por ser muito grande.]

O que eu achei do livro:
Eu adoro contos de fadas, principalmente quando eles mantêm sua forma original, conforme passada por tradição oral - na qual os finais nem sempre são felizes e são recheados de ódio, morte, traição e maus-tratos.
Angela Carter recolheu contos de várias culturas e os reuniu nessa coletânea. As histórias estão em sua forma original - conforme foram contadas. Ou seja, apesar do título "Contos de Fadas", talvez esse não seja o livro ideal para ler para seu filho pequeno. As história são bem cruéis e duras, mas ainda assim é uma delícia lê-las. Uma das coisas que mais gostei foi encontrar diferentes versões do mesmo conto em culturas diversas.
Não é um livro de leitura rápida, pois contém 103 histórias com narrativas bem diferentes - ritmos diferentes, desenvolvimentos mais lentos ou mais dinâmicos. Entretanto, é uma leitura muito recompensadora - afinal de contas, várias dessas histórias já foram por nós ouvidas através de nossos avós, tios ou pais. Além disso, algumas estão tão difundidas na cultura moderna, e encontramos elementos delas em desenhos, filmes e livros.
Na minha opinião, o livro só não ganha um dez por causa de dois pontos negativos. O primeiro é a falta de orelhas. Tudo bem, eu sei que nem todo mundo sente falta delas, mas para mim são fundamentais. O livro fica com a capa mais bonita, mais durinha. Eu acho que um livro sem orelha fica com uma aparência tão mais pobre - não gosto mesmo quando uma versão como essa, super caprichada, peca nesse requisito.
A segunda coisa que me incomodou foram as explicações sobre cada história. Não que eu não tenha gostado de ler alguns comentários sobre cada um dos contos - muito pelo contrário, achei que foi uma completamentação maravilhosa para as histórias. Entretanto, todas as explicações vinham ao final, de forma que eu tive que usar dois marcadores para ler o livro - e ficava naquele vai e vem ao terminar uma leitura. Considero que seria muito mais interessante que os comentários viessem ao final de cada conto, tornando a leitura mais agradável e deixando de correr o risco de que o leitor não veja que existem tais explicações.
Um livro muito bacana, 103 Contos de Fadas traz várias histórias divertidas, tristes, surpreendentes. Uma leitura agradável e muito recomendada.

* Originalmente, o livro foi publicado em dois volumes: "The Virago Book of Fairy Tales", em 1990 e "The Second Virago Book of Fairy Tales", em 1992 - lançado após a morte da autora.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
lu 23/01/2017minha estante
Eu estou lendo o livro e nao sabia que tu ha comentarios dos contos, bom saber

GOSSIP 15/01/2011

103 contos de fada - (www.gossip.com.br)
Leia a resenha completa desse e de outros livros no nosso site:

Participe, deixe sua opinião...é muito importante para nós!

Equipe GOSSIP