Estar sendo. Ter sido

Estar sendo. Ter sido Hilda Hilst

Resenhas - Estar sendo. Ter sido

Rittes 05/02/2013

É
Sem dúvida um dos meus livros preferidos entre tantos de uma autora tão querida. Como sempre, a prosa de HH nunca é fácil, mas nesta pequena grande obra-prima flui e se condensa em uma amarração harmoniosa como poucas vezes ela mesma conseguiu fazer. HH em grande forma e estilo. Vale a pena conferir...

Adriana Scarpin 29/05/2016

"Vagina dentada, fremente
Lambo-te as abas
O inaparante, o que se esconde
Indômito
Entre a escura fileira de dentes
Morde-me o pênis!
Candente celerada!"

Pandora 04/01/2018

Esse foi aquele livro que li palavra por palavra, parágrafo por parágrafo, página por página desejando terminar. Não tive empatia com o narrador e isso dificulta o exercício de nadar pela história. Os cardumes, os corais, os animais, cenários, barcos naufragados que compõem "Estar sendo, ter sido" não me tocaram ou provocaram.

Me sinti sufocada, como um animal de terra que é jogado no mar, seja lá qual for a beleza existente abaixo da superfície das águas ele simplesmente não vai perceber. Ele vai desejar e se esforçar para nadar o mais rápido possível em direção a superficie, para conseguir respirar o ar atmosférico e, por mais estéril que seja a paisagem fora das águas, vai senti uma alegria exultante por simplesmente respirar oxigênio contido no ar, já que o da água é inalcançável para ele.

Gisele @li_trelando 22/12/2017

Psicodélico
Minha Primeira leitura de Hilda Hilst então talvez não tenha muito a afirmar sobre sua escrita. Achei sem pé nem cabeça, como se tivesse sido escrito em uma montanha russa, completamente bêbada.
Débora 22/12/2017minha estante
Eita, é a minha primeira tb. Mas tô com dificuldades pra continuar...

jade martins 22/01/2024

Segundo da hilda que eu leio e assim como o primeiro também foi uma leitura difícil. ainda é obsceno e explícito e ela sabe fazer isso de um jeito engraçado, com escárnio. queria não comparar mais esse com o obscena senhora d, mas não dá porque o primeiro me marcou muito quando li e esperava algo assim desse também, mas não foi.

najuliass 14/04/2024

"Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. e por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira."