To Be or Not To Be

To Be or Not To Be Machado de Assis




Resenhas - To Be or Not To Be


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nati 18/02/2024

Ah quando ficamos obcecados por uma ideia ruim...
Neste conto "To be or not to be", Machado de Assis nos conta a história de um jovem André Soares que "só" queria ter mais dinheiro na vida ...

Com a ideia fixa na cabeça de terminar com sua vida, seus planos mudam quando se depara com a jovem viúva Cláudia, ou melhor dizendo... Quando se depara com os seus pés.

Tudo muda na vida de André Soares (pelo menos no começo) em que vemos um jovem enamorado disposto a mudar de vida e conquistar a jovem amada ...

Bom, conhecendo Machado de Assis (pra quem já leu, se não o fez, super recomendo!) Já podemos imaginar como essa história irá terminar, não é mesmo?

Machado consegue nos levar para 1876 e como uma conversa, contar uma história atemporal! Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



thay 14/08/2023

Legal e envolvente
Li pra atividade da escola e o começo te prende muito,o final é muito engraçado e chega a dar dó André merecia mais porém foi burro
comentários(0)comente



Lira Juazeiro 02/03/2023

Mais um de Machado aqui. Amo ler Machado, não nego. Esse daqui tem uma ?gracinha? do autor no final.
comentários(0)comente



Charly.nunes 18/02/2023

Conto sobre desilusão. Amo o Machado por trazer toda essa essência gótico dramatica e triste como crítica; o personagens só vive de forma iludida e nada lhe acontece de bom e quando acha que vai acontecer perde tudo oque mal tinha, e nem o suicídio lhe cabe, no final ele apenas vive.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline 27/08/2022

Machado sempre incrível.
Conto simples e muito tranquilo de ser lido e com uma moral incluída no final para chamar a atenção do leitor ao que foi tratado na trama e fazer assim despertar a reflexão no leitor.
comentários(0)comente



AryLis 11/03/2022

Engraçado e trágico
?Era um desses homens que não aumentam a humanidade quando nascem nem a diminuem quando morrem.?
No início do conto eu achei graça, por mais que o emprego dele não pagasse o tanto que ele queria para sustentar uma vida luxuosa ele ainda ganhava um bom valor. Mesmo assim achou que a única saída seria tirar a própria vida, ?André Soares tinha o sestro de acreditar que o seu sonhos eram realidades, bem como o de ver catástrofes onde muita vez há apenas ligeiros infortúnios e as vezes nem isso?. Com esse começo fica claro que ele potencializa as situações ruins mais do que valoriza as coisas boas que estão acontecendo.
E para mim o mais cômico foi ele desistir da ideia por ter se apaixonado e dessa paixão as coisas ficarem piores do que já estavam, ele queria mais dinheiro e a viúva, que não era atenciosa com ninguém (porém tinha muito dinheiro), estava interessada nele. Depois me veio um sentimento de apreensão, pois será que ele faria mal a viúva ou continuar ia se relacionando com ela apenas pelo dinheiro?
Entretanto a situação se inverte de uma forma muito surpreendente, O personagem que antes via situações ruins ignorava todos os sinais de que aquilo era uma cilada por conta da paixão. Entrou em dívidas por conta do irmão dela sempre pedir dinheiro a ele, E ainda depois de muito tempo já se preparando para casar-se com ela e dedicando todos os seus dias a isso foi chocado com a notícia de que ela estaria se casando com outro pretendente melhor financeiramente que ele.
Fiquei com um pouco de pena, mas também achei engraçado. Ao final quando toda essa trama se finaliza ele não pensa em tirar a própria vida, isso nem é considerado uma opção, antes por muito menos ele estava pegando a barca para realizar o ato e agora estava sentado observando sua vida financeira ser terrível e perder uma grande paixão com um grande dinheiro.
comentários(0)comente



bella 31/12/2021

O título do conto é uma alusão à clássica frase de Hamlet, de William Shakespeare. "Ser ou não ser? Eis a questão". A moral da história retoma o tema suicídio. Para o narrador - onisciente e ácido - os motivos que levam alguém à dar fim à própria vida vêm mais de dentro do que de fora. Será mesmo?

O suicídio é um tema delicado e tem levantado discussões entre os jovens desde o lançamento da série "13 Reasons Why" ("Os 13 Porquês"), da Netflix, em março deste ano. Com o sucesso do seriado estadunidense, o livro homônimo que deu origem a ele, escrito por Jay Asher e publicado em 2007, figura nas listas dos mais vendidos.

Mas o tema não é novidade na ficção não! "To be or not to be", um conto escrito por Machado de Assis, em 1876, também fala de suicídio. No entanto, em vez de descrever as razões pelas quais uma pessoa se matou, o texto mostra os motivos que fizeram o protagonista - decidido a tirar a própria vida - mudar de ideia.

A estagnação na carreira e a falta de perspectivas levaram André, um homem de 27 anos, a planejar se matar. Ele ficou abalado por não ter conseguido uma sonhada promoção e, acreditando ser um fracasso, pegou uma barca com a intenção de se lançar ao mar.

"Mas André Soares que, estando com os olhos pregados no chão a rememorar os seus infortúnios, deu com os olhos num dos pés da velada desconhecida.
Estremeceu.
André Soares resistia a tudo neste mundo, a uns olhos brilhantes, a um rosto adorável, a uma cintura de anel; não resistia a um pé elegante"
comentários(0)comente



luke - among the living. 02/10/2021

Agridoce.

Por um lado, possui a excelente escrita do Machado de Assis. Por outro, é uma história que não chama tanto a atenção, além de possuir uma conclusão bem anticlimática.

Agridoce.
comentários(0)comente



Julio.Argibay 14/06/2021

A viuva
Um conto sobre as desilusões amorosas e mais importante, como reagimos aos nossos percalços na vida, sejam amorosos ou não. As vezes o estado de espírito diante dos fatos provoca uma reação desproporcional ao próprio fato ocorrido, pois o emocional da pessoa está mais desequilibrado o que provoca uma reação mais intensa.
comentários(0)comente



Vanessa.Carla 26/05/2021

Lendo mais um conto do Machado de Assis
Sempre é uma experiência interessante ver a visão que o Machado tem das coisas. Não é o meu conto favorito do Assis, mas achei interessante ver como mesmo havendo semelhanças com outras historias do autor as reviravoltas do personagem são únicas. O André não é um personagem apaixonante, mas é muito humano. Fiquei de cara com o finalzinho. No geral eu gostei.
comentários(0)comente



Lorena 25/01/2021

To ? or not to ??
Leitura rápida, cotidiana e tranquila. Machado trata sobre um específico rapaz que se vê apaixonado à primeira vista, e a leitura segue com o desenrolar desse ponto inicial.
Como supracitado, é uma leitura cotidiana, como se alguém estivesse lhe contando sobre a própria experiência amorosa e as desilusões causadas por ela.
comentários(0)comente



Vee 02/01/2021

Pobre apaixonado
Mais um conto interessante de Machado de Assis, mas com um final que eu francamente não estava esperando, não foi uma surpresa muito agradável mas um conto que vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Aline 12/08/2020

Esperava mais!
To be or not to be é um conto super bem escrito, afinal de contas Machadão manja dos paranauê! Porém, talvez por já está um tanto acostumada com reviravolta e tramas repletas de "surpresas", imaginei que o conto tomaria outro rumo (juro que pensava haver um golpe por trás de tudo!), que teria um fechamento mais dramático, o que não ocorreu. No final das contas meio que se aproximou até um pouco mais da realidade e me peguei refletindo que nós, leitores, temos uma tendência enorme para o drama, hehehe.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR