Flamecaster

Flamecaster Cinda Williams Chima

Resenhas - Flamecaster

juba 31/07/2020

Para os leitores que vieram da primeira série Os Sete Reinos
Eu comecei a ler Flamecaster pensando em Os Sete Reinos, esperando que isso fosse uma espécie de spin-off, mas, acredite em mim, nas primeiras páginas Cinda Williams Chima mata todas as nossas esperanças. Literalmente. Se você não quer ter os finais felizes de Os Sete Reinos arruinados, não leia esse livro.
Flamecaster não é um livro que vive sob a sombra da primeira série da autora e você pode perceber muito bem isso, Flamecaster tem uma originalidade, é claro que possuem os elementos de Os Sete Reinos, existem personagens de lá, mas nada é como Os Sete Reinos, aqui, Cinda Williams Chima expande o universo que ela criou lá com O Rei Demônio para um novo patamar fantástico, enquanto em Os Sete Reinos a magia era mais... como eu posso dizer? Rústica? Simples? Com uma presença não tão avassaladora? Bem, aqui a magia chega em outro patamar, o que pode até estragar a primeira série para algumas pessoas por motivos de: bem, vamos dizer que se você gosta que a magia não pareça com nada de um livro escrito por Tolkien ou quem sabe um livro parecido com Eragon, não leia esse livro. Sério, até eu que gosto de grandes fantasias fiquei de nariz meio torcido porque, bem, não era exatamente o que eu esperava de um livro vindo de Os Sete Reinos.
Leia Flamecaster como um livro desconhecido, você nunca conheceu Han ou Raisa, você só conhece Ash e Jenna, a magia bem fantástica daqui e tudo daqui. Leia Flamecaster sem qualquer ligação com Os Sete Reinos. Pelo menos esse é o meu conselho, se eu tivesse lido Flamecaster da mesma forma que leio despretensiosamente primeiros livros de séries novas eu não teria possivelmente me decepcionado algumas vezes. Sem querer causar medo em ninguém.
Flamecaster vale a sua leitura, desde que você não fique esperando que seja um livro adjacente ao Os Sete Reinos, Flamecaster faz parte de uma nova série, aqui tudo é novo. Uma coisa que não decepciona: Cinda continua sendo mestre em criar narrativas interessantes.
Ah, um último conselho: prepare os lencinhos, você vai precisar deles bem no início.

Valéria 15/11/2020

Flamecaster
Quando terminei a série dos 7 reinos fiquei com tanta saudade daquele universo e dos personagens que procurei na internet se tinha alguma continuação. E não é que tinha mesmo? rs. Infelizmente para mim, somente em Inglês. Nunca havia lido nada em outra língua e meu inglês não é dos melhores. Mas eu tinha que voltar para esse mundo. Então, resolvi me arriscar na leitura e fico contente pela decisão. Apesar da história já começar arrasando meu coração foi muito satisfatório ver o que aconteceu com o reino 25 anos depois. A autora expande o cenário e nos apresenta a história pelo olhar dos filhos dos personagens da série anterior. Além das problemáticas herdadas da primeira série há uma trama nova que caminha em paralelo e te deixa curiosa e ansiando por mais páginas.

Lauraa Machado 17/01/2019

Muito bom!
Depois de ler a série Sete Reinos (que vem antes dessa e é sobre os pais do Ash) ano passado e ter me apaixonado por tudo dela, fiz questão de indicar para todo mundo que conhecia. Comprei logo em seguida todos os livros que já tinham sido lançados desta série aqui, Shattered Realms, já antecipando que seria maravilhosa também. Mesmo criando desde então vários receios, por saber que acontecia algo ruim no começo e também por ser difícil alguma série se igualar a Sete Reinos, percebi logo no primeiro capítulo que me apaixonaria outra vez.

Sim, Flamecaster é muito bom, e eu adorei a leitura do começo ao fim. Tenho algumas críticas para fazer e, apesar de dar quatro estrelas, mesma nota que dei para vários dos livros da série Sete Reinos, confesso que estava menos exigente aqui. Exatamente para evitar comparações e decepções, me fiz ver as duas séries como levemente separadas e não me deixei ficar encontrando problemas em tudo que fosse diferente ou menos "final de novela", como eu queria imaginar que teria sido o final da série anterior. Se você ver esse livro como algo novo, não vai se decepcionar. O truque é não comparar.

Mas vamos às minhas críticas? Apesar da coisa ruim que acontece no começo ser bem terrível e ter me feito adiar a leitura durante meses, ela não foi tão ruim na hora. Sim, me fez chorar, mas foi rápida, até rápida demais, na minha opinião, e eu consegui evitar pensar muito nela. Para falar a verdade, todo o começo do livro é bem rápido, quando os personagens principais tem treze e doze anos. Parece que a autora estava tentando mostrar em cenas todo o trauma dos dois, que era a base do resto da história, o que eu acho ótimo, mas ainda ficou corrido demais e depois a história dá um salto do nada. Talvez tivesse sido melhor separar essas duas partes.

Uma das coisas das quais senti falta no começo da série Sete Reinos foi um avanço maior no romance e, depois de ler este livro, fiquei com a impressão de que a autora estava tentando compensar isso (para quem disse que não ia comparar, né). O romance aqui é rápido demais e não tem qualquer necessidade para isso. Já vi que o segundo vai ter foco em outros personagens durante mais ou menos a mesma linha do tempo desse, então sei que talvez a autora quisesse encaixar praticamente toda a história do Ash e da Jenna em um livro só, mas foi demais para mim. Principalmente quando todos os acontecimentos grandes da história poderiam muito bem ter ocorrido se os dois ainda estivessem desenvolvendo qualquer interesse, em vez de já colocando em prática ou até pensando em sentimentos maiores.

E essas são as únicas críticas mesmo que eu tenho para fazer. Amo esse universo, adorei ver mais dele aqui e espero ver ainda mais nos próximos livros. Também preciso ver a Raissa, pelo amor de deus! E mais dragões, já que estou fazendo uma lista. Amei tanto ver um dragão aqui, que já estou correndo para comprar outros livros do mesmo tema. Preciso.

Uma das coisas que me surpreenderam foi o quanto eu gostei do Ash! Se não fosse pelo dragão, ele seria minha parte favorita do livro todo. A ordem é o dragão, Ash interagindo com o dragão e aí o Ash. Mas ele é bem incrível mesmo, me conquistou logo no primeiro capítulo! Achei ótima a especialização dele ser cura com magia e sem, porque me lembra do pai dele, mas sem ser algo copiado. Realmente parece que foi algo que ele desenvolveu durante sua infância. Também adorei a personalidade dele, seus pensamentos e o jeito que observava tudo. Ainda mais quando ele cuidava de cavalos, aí me conquistava completamente. Quando teve sua cena com o dragão então, foi demais. Já disse que amei ele?

Gostei bastante da Jenna também, mas demorei para entendê-la e conseguir identificar sua personalidade direitinho. Foi mais para o final que ela chegou a me marcar. Dos outros personagens com narrativas, Destin foi bacana, mas nada incrível, e a Lila é daquelas que vão conquistando devagar. Quero ver mais pelo ponto de vista dela nos próximos livros, espero que ela apareça! Mas também estou louca para ver os novos personagens que vão aparecer no segundo livro.

Tem outra coisa que preciso elogiar. Desde o primeiro capítulo, foi impossível não perceber e relembrar o quanto essa autora escreve bem! Eu leria mil livros dela, com milhares de páginas cada, porque ela consegue descrever um mundo riquíssimo com personagens complexos e humanos e em nenhum momento a história fica maçante. Eu simplesmente amo a escrita dela. Faz uma diferença enorme ler o livro de alguém que é competente, madura e claramente talentosa.

No final das contas, apesar das críticas, ainda acho esse livro muito bom, muito divertido e mal posso esperar para começar o próximo, Shadowcaster, em seguida!
Cássia Lima 17/01/2019minha estante
Tem previsão de publicação em português?

Lauraa Machado 17/01/2019minha estante
Por enquanto, não. Mas manda mensagem para a editora Suma (que publicou os outros livros da autora aqui) pedindo. Eles precisam ver que tem gente que quer!

Andréa Araújo 17/01/2019minha estante
Eu amei a lista de coisas favoritas no livro haha preciso ler a série Sete Reinos!

Dani 30/06/2017

Releitura maio 2019 - Aumentando a nota para 3,5
Agora que a série finalizou, resolvi dar uma segunda chance a esse spin-off.
Embora eu mantenha todas as opiniões de minha primeira leitura, acho que fui muito rigorosa em minha nota. Em parte, com certeza, decorrente de minha decepção decorrente da expectativa que eu mesma criei e em parte devido às decisões que a autora tomou referente aos personagens da primeira série.
Relendo agora após muitos anos de leitura da série dos sete reinos e não estando tão apegada, confesso que me diverti bastante com a história. Um pouco clichê, um instalove bem irritante, mas no geral boa aventura e ótima construção de mundo.
Vamos ver o que nos aguarda na continuação...

Primeira leitura - Junho 2017
Fraco - 2,5

Fiquei bem decepcionada com esse spin off. De certa forma, queria nem ter sabido sobre sua existência.
Não que a história tenha sido muito ruim. Não foi.
O problema, é que comparado à série original, ela foi bem mais fraca. E pra complementar, ainda arruinou com o final da primeira série.
Gosto muito da série dos Sete Reinos. Lembro de ter lido os 4 livros em 1 semana, de tão gostosa que foi a leitura.
A experiência com "Flamecaster", infelizmente, não foi a mesma.
Alguns motivos que me incomodaram:
- A autora utiliza o mesmo clichê da realeza que muda de nome para se esconder, que ela utilizou na série anterior. No inicio, parecia quase que ela estava fazendo um reconto da primeira série.
- Logo no segundo capítulo, a autora toma uma péssima decisão em relação à um personagem importante da série original. Não fiquei apenas chateada com o que aconteceu, mas principalmente com a forma como aconteceu.
- Os personagens que conhecíamos da primeira série não estão presentes nessa história, e o pouco que ficamos sabendo sobre eles não me agradou ( não achei que o que foi mostrado foi compatível com a personalidade que conhecia deles).
- Super instalove. Tipo, te amo no segundo encontro. Não consegui me importar com esse romance.
- Não conectei com os novos personagens.

Acho que talvez se a autora tivesse criado essa história com novos personagens que não fossem relacionados com o da série original ( no caso aqui eles são filhos desses personagens), eu talvez tivesse curtido um pouco mais.
Vou continuar a série em algum momento apenas porque comprei o primeiro e o segundo volume juntos ( como já conhecia o universo, tinha certeza que iria gostar... ERRADO!).
Beatricy 30/06/2017minha estante
Acho que só vou ler os sete reinos mesmo rsrs

Dani 30/06/2017minha estante
Leia!!!! Os sete reinos é bem legal. Já esse nem parecia ser a mesma autora. Achei uma história preguiçosa e cheia de clichês e inconsistências.

Franciele 06/02/2018minha estante
Acabei de ficar triste, tava super animada para ler e saber mais sobre os antigos personagens, agora não estou mais animada.

Dani 06/02/2018minha estante
Kkkkk. Também fiquei bem triste de não ter gostado Franciele. Ainda tenho esperança que a série melhore nos próximos volumes. Ainda não desisti! Esse ano devo pegar o segundo pra ler...

Franciele 06/02/2018minha estante
Moça, me dê alguns spoilers, como estão a Raisa e o Han?

Dani 07/02/2018minha estante
Vixe! Não acho q vc vai querer realmente saber : (
Mas depois de algo q acontece já no segundo capítulo, eles nem aparecem mais .

Franciele 07/02/2018minha estante
Acaba logo com meu sofrimento, eu faço meu próprio final feliz.

Dani 07/02/2018minha estante
Kkkkk. Vou te dizer no individual então.

Franciele 07/02/2018minha estante
Ok

tay la 15/04/2018minha estante
Dani, me conta como o Han e a Raisa estão... Tô muito curiosa

Ludimila.Ribeiro 29/05/2018minha estante
Olá, Dani. poderia me dizer também como estão o Han e a Raissa nesse livro por favor

Gislayne. Santos 16/06/2019minha estante
Me conta como estão Han e Raisa prfvr

kauzzara 18/01/2021

Normalmente a gente não consegue superar um final mas acho que eu não vou superar o começo desse livro. O spin off de Os Sete Reinos tem novos personagens que são filhos dos de Os Sete Reinos, Adrian foge de casa depois de uma grande tragédia e entra em Vau de Oden onde aprende a ser um curandeiro mago enquanto busca vingança contra o rei de Arden e Jenna também procura vingança e liberdade sendo uma moradora do reino de Arden que sofre nas mãos do rei. Nesse livro tem dragões, e também vemos um pouco de outros reinos como Carthis, e a história desse universo continua sendo uma leitura muito boa, me apaixonei logo de cara pelos personagens e me surpreendi com o que vi de alguns personagens antigos, também tem uns planos entre os personagens que me deixaram ainda mais curiosa pra saber o que me espera nos próximos livros.

Lanny 25/12/2021

De volta a Fells
Sempre via esses livros da Cinda, mas como não foram lançados em português, deixava pra lá. Até esse ano quando descobri que era uma espécie de continuação dos Sete Reinos. Aí tive que comprar e ler logo

Os quatro primeiros capítulos são loucos. É uma porrada atrás da outra, mas depois as coisas se assentam um pouco e você tem uma história mais comprida a ser desenvolvida. Personagens sendo colocados em seus lugares e esperando pelo momento final.

O final é bem típico da Cinda, com personagens pensando que outros personagens estão mortos quando a gente sabe que não estão. Reencontros vem por aí.

Já sabia de uma morte que teria aqui, mas não esperava que fosse tão cedo, deu nem tempo de matar a saudade.

Tá bom, vamos ao segundo