Memórias quase póstumas de Machado de Assis

Memórias quase póstumas de Machado de Assis Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - Memórias quase póstumas de Machado de Assis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ludmila Santos 29/03/2024

O livro é incrivelmente bom,ele nos prende do começo ao fim. E essa forma que Machado relatou sua vida me fez querer ler e ler cada vez mais sobre ele e sua obras.
A forma que esse livro nos prende com os acontecimentos desde a criação das obras até os arrufos da amada Carola.

Alesaldvr 15/03/2024

Machadinho....
Acho que a palavra que descreve a sensação de ler esse livro é " êxtase ". Esse livro foi ficando cada vez melhor, conhecer mais um pouco da vida do Machado de Assis me fez entender mais sua escrita e como ele consegue prender alguém em suas histórias. Conhcer a vida dele com a "carola" me fez se apaixonar ainda mais pelo seu Machado. ( Machadinho para os mais próximos ).

izacaduca 24/02/2024

Machado, você é um gênio.
Que leitura ótima.
Não tenho o costume de ler livros nacionais então quando leio é sempre uma surpresa!

O livro é calmo e bem rapidinho.
Muito interessante ver memórias, críticas e de onde saíram inspirações para seus livros.
E também seu relacionamento com Carolina, que é tão fofo. ??

gcroms 19/02/2024

Eu gostei. No começo a leitura é maçante, mas no decorrer dos acontecimentos, eu fui pegando o jeito, e já não conseguia parar de ler ele. Eu li ele a pedido da escola, mas me surpreendeu bastante.

Ajotta 16/02/2024

Anestesiado
Passei vários dias pensando no que pensar sobre a experiência que tive com Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis, e só quero dizer que: eu leria quantas páginas mais precisasse, caso elas existissem.

lê leitora 03/02/2024

Foi aqui que Machadinho ganhou meu carinho ???
Há espera da morte, o escritor Machado de Assis decide registrar num caderno alguns fatos relevantes de sua vida: a infância pobre, a relação com a família (que é muito emocionante por sinal), a lenta ascensão social, o emprego público, o amor por Carolina (que eu chorei no final com a historia tão incrível do amor desses dois) e é claro a sua trajetória de escritor. Entrelaçando fator reais e ficção, este romance mostra Machado na intimidade do dia a dia, e sua amizade com os escritores Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar (grande escritor por sinal) e Euclides da Cunha, entre outros não menos importante. Certo dia, Machado adota como secretário o filho da lavadeira da família, Hermenegildo (eu sei, também pensei, quem dá um nome desse ao filho, mas naquele tempo era comum nomes assim). O rapaz, de 16 anos, passa a cuidar da limpeza e organização do escritório do autor. Nasce, então, uma bonita amizade. Uma história tocante que nos permite imaginar como nasceram alguns contos e romances do grande escritor. Uma arte para nós leitores. Espero que vocês leiam este livro, vocês vão gostar muito.
lê leitora 03/02/2024minha estante
Lembrando que li este livro em 2019, então faz bastante tempo. É só que postei na época a resenha no insta e esqueci de postar aqui também.

sophia505 30/10/2023

Me surpreendeu
No começo foi entediante principalmente quando tinha os trechos dos livros do Machado mas quando ia para os acontecimentos da vida dele se tornou interessante e quanto mais eu lia menos aparecia esses trechos.
Adorei ler a história de Machado com Carolina e adorei a parte que ele acha a carta que ele mandou para ela,achei muito bonita e eles realmente se amavam.
Um trecho que gostei muito foi dessa carta mencionada acima:

? Diz Staël que os primeiros amores não são os mais fortes porque nascem simplesmente da necessidade de amor. ?

Gostei de como Machado e Carolina acolheram Hermenegildo e posteriormente Machado lhe deu uma oportunidade de vida como escritor e foi com ele que Hermenegildo teve seu verdadeiro contato com a literatura.
Eu achava que iria ser a coisa mais chata ler esse livro por ser um paradidático e ter mais de 200 páginas mas li em quatro dias que passaram voando mesmo com as palavras difíceis acredito que foi muito interessante a leitura e gostei bastante o que acabou me surpreendendo muito.
ellen326 31/10/2023minha estante
é realmente uma surpresa, a amostra material do ditado "Não julgue o livro pela capa" já que por ser de literatura clássica nacional, as pessoas tendem a desmerecer muito ele

gaatinho 24/10/2023

Interessante
Esse não é bem o meu tipo de livro, mas eu gostei, eu achei bem interessante e adorei saber mais sobre a vida, sobre os pensamentos e ideias do Machado.

E eu fiquei impressionada demais pelo quanto o ele amava a sua mulher, aquilo era demais.

Bella320 24/10/2023

Meu..
Eu esqueci de ficar atualizando o livro/:
Mas sei lá, eu só li,n tenho uma opinião sobre pq n entendi NADA!
Com certeza não leria de novo.
E é mtt bom lembrar q eu só li por conta da escola ok!
Laura.Soares 24/10/2023minha estante
KAKAAKAK , li obrigada pela escola também ! Amei ! Acho que a graça está em não entender nada e entender tudo !

Bella320 25/10/2023minha estante
Kkkkkkkk

Jacke Blue Rose 13/10/2023

Como não amar Machado?
Sempre fui encantada por suas obras e agora um pouco mais por sua vida.
Impossível sair dessa leitura e nao querer maratonar todos os seus livros.
Perfeitooo ????

Lua 10/10/2023

Interessante
Gostei de conhecer mais da história de Machado, e por mais que ainda não tenha lido algumas das obras mencionadas no livro me despertou curiosidade de descobrir cada vez mais suas obras, li na escola inclusive. Show demais.

Eu.aleitorakeylada 02/10/2023

Simplesmente amei esse livro. Ele é muito viciante,traz todas a história de Machado de Assis de uma forma intrigante. Esse livro nos deixa muitos pensamentos, principalmente sobre praticar a bondade acima de tudo.

julia3982 28/09/2023

Eu li esse livro pois precisava fazer um trabalho,e me surpreendi,eu gostei muito realmente é muito bem escrito e mistura a realidade da vida do Machado com a realidade do que ele escrevia,achei muito bom!!

Beatriz3345 25/09/2023

3 ?
Legalzinho, dá pra ler de boa. É a literatura atualizada ent vc não se perde, msm sendo um clássico.
De qualquer forma, só li por causa da escola

Luana.rali 13/09/2023

Outro que eu li porque não tinha opção?
Bem? Nesse livro vai estar registrado os momentos mais importantes da vida do tão famoso escritor machado de Assis. Não tem muito oque falar. Não diria que gostei, mas também não desgostei, apesar de eu realmente ter lido apenas porque eu não tinha opção. Uma das poucas coisas que eu gostei no livro foi o significado do título, porque pra quem não sabe, Machado de Assis escreveu esse livro quando estava quase morrendo, assim registrando as suas mais preciosas memórias. Não recomendo.
Lorenna.Luna 13/09/2023minha estante
Obrigada pela escola?