Sonhos Partidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/10/2015

Nem todo livro é pra você
Nem todo livro é pra você

Desde que vi a premissa dessa história no lançamento da Intrinseca, já quis ler.
Já que é de grande importância tocar nos temas como estupro e pedofilia.

Porem já nas primeiras pagina percebi que não seria uma leitura fácil.

Sonhos partidos, é um livro estreia do autor M. O. Walsh.
é narrado em primeira pessoa, onde o protagonista não tem seu nome citado no decorrer da historia ( achei isso um fiasco) e que conta suas historias de infância a partir do estupro de Lindy Simpson, aos 15 anos, uma menina por qual ele sempre alimentou uma paixão platônica.
Hoje, já adulto, ele repassa toda a historia, narrando como cada suspeito se comportava na época e como ele enxergava cada um, naquele ambiente que até então era de uma cidade pacata e tranquila. Devido ao fato de ser apaixonado por ela, sabia todos os seus passos e inclusive passou a imitar seus atos de rebeldia após o incidente, pra vê se ela o enxergava.

Até então eu acredita que a historia iria se manter nesse foco, mas por diversas vezes o autor se perdia em outras historias paralelas e isso acabou me confundindo um pouco. Pois ele jogava uma ideia no inicio do capitulo e depois já começava a narrar outras coisas nada haver e quando voltava a ideia inicial eu já tinha esquecido aquele fato.

Colocou personagens demais no livro, alguns totalmente desnecessário que não acrescentaram em nada no enredo principal e em alguns trechos me fez pensar em estar lendo um livro de “Historia”.

Não é um livro chato propriamente dito, mas infelizmente não foi algo que conseguiu me balançar, pois toda vez que tinha algum dialogo que ia nos levar a revelação ao crime ou a aproximação do casal – já que ele era apaixonado por ela – o autor colocava outra lembrança dentro do parágrafo e isso me irritava muito.

Mas de toda a decepção que tive ao ler, o final pelo menos foi satisfatório. Onde o “culpado” era alguém que jamais suspeitei e gostei da maneira como o protagonista terminou.

Infelizmente, pra esse livro a minha nota é 3.
Leia, quem sabe sua opinião seja diferente e o livro melhor aproveitado.

site: https://instagram.com/p/9HxSZ4m796/?taken-by=marcellakast_
Ma 24/10/2015minha estante
vc gostou??

Marcela @ler_sim_ler_sempre 24/10/2015minha estante
Infezmente nao foi uma leitura que me conquistou. :(

Ma 25/10/2015minha estante
Também não gostei não. rs

Marcela @ler_sim_ler_sempre 25/10/2015minha estante
Achei que o autor colocou muita coisa desnecessária e nas horas boas ele cortava o raciocínio com outras lembranças nada a ver

Natasmi Cortez 25/10/2015minha estante
Terminei de ler ontem e tive a mesma sensação...
O brabo é fazer resenhas desses livros confusos hahahaha, mas bora lá.
Criei muita expectativa e acabei me decepcionando.

Jessica.Shintate 26/10/2015minha estante
Não gostei também não. Nem consegui terminar o livro.. :x

Marcela @ler_sim_ler_sempre 26/10/2015minha estante
Jéssica terminei o livro porque nao consigo deixar pela metade, mas se você tiver quase no fim, dá uma chance porque o final até que é legal. Mas a historia em si, realmente nao me tocou.

Lovett (@bloglariteratura) 23/07/2018minha estante
Concordo muito com você. Na metade do livro, eu já tinha até esquecido qual era a temática principal... Achei que o autor divagou demais, criou não só personagens dispensáveis, como alguns capítulos também. É o tipo de livro que caiu no limbo dos esquecíveis, pelo menos pra mim.

Sandi 24/09/2015

Sonhos Partidos- M.O Walsh
Há um grande paradoxo em mim: embora eu não goste formalmente de filosofia, sou fã de reflexões e divagações sobre os sentimentos humanos. Sou fã ainda de histórias que, mesmo simples, nos carreguem em uma narrativa bela e bem escrita; daquele tipo de livro que não se preocupa apenas em contar os fatos, mas também com a maneira como eles são contados. E após ver um banner gigante no Skoob dizendo que Sonhos Partidos era viciante e literário ao mesmo tempo (qualidades quase sempre excludentes), resolvi dar uma chance ao livro de estreia de M. O. Walsh. E posso dizer: não parece nem um pouco uma estreia.

Sonhos Partidos é narrado por um adolescente morador de Baton Rouge, capital da Lousiana. O clima tranquilo da vizinhança é quebrado pelo estupro de sua vizinha Lindy, uma jovem pela qual o narrador é obcecado. Em meio a tantos suspeitos, incluindo o próprio narrador, vemos como todos esses fatos definiram e mudaram cada um dos envolvidos.

Não espere um livro de suspense, esse é o primeiro conselho que dou sobre Sonhos Partidos. É claro que teremos os suspeitos e há sim uma resolução para o crime, porém não é essa a característica predominante no livro. O que marca a narrativa é o desenvolvimento da vida do protagonista e de todos os moradores daquela rua, tendo um crime tão brutal como pano de fundo. Essa é a beleza do livro: mostrar como cada pequeno elemento da vida de uma pessoa define quem ela é no futuro, utilizando metáforas extremamente inteligentes. Espere sim drama, romance, redenção. M. O. Walsh conduz-nos a grandes questionamentos sobre os sentimentos e não foi raro eu me identificar com cada uma das reflexões que ele propõe com uma beleza poética absurda.

Se o estilo do livro é impecável, os personagens também não decepcionam. São intensos e reais, sendo impossível definir preferências, uma vez que todos estão intrincadamente ligados. Não há bons ou maus, há pessoas apenas lidando com seu dia-a-dia de formas melhores ou piores. Achei incrível, por exemplo, a capacidade do narrador nos manipular a aceitar até suas escolhas ruins, justificando a cada momento que em determinadas épocas da vida todos estamos passíveis a erros. E é impossível não começar a torcer que ele não seja o verdadeiro culpado e até temer que seja.

Mas se tanta estética poderia prejudicar o andamento da história, não é isso que acontece. Sonhos Partidos fecha um ciclo trazendo uma conclusão bem satisfatória. Admiro a verdadeira coragem de M.O Walsh não cair em um final clichê. Aliás, é nos momentos finais do livro que todos os sentimentos superabundam e o leitor finalmente entende que sim, esse é um livro incrível, daqueles raros de se encontrar por aí. Só peço um favor ao M. O Walsh: comece a escrever mais, urgente! haha

Indico para todos que amam histórias belas, doces e tristes, daquelas feitas para explodir sua cabeça e tocar seu coração!

"Há um amor, qualquer amor, feito de respostas?"
Mykaely.Oliveira 18/06/2021minha estante
Nossa, estou com o livro na estante há um bom tempo. Olhei pra ele e resolvi começar a leitura! Adorei teu texto!!!! ??

Grumpy Readers 18/10/2015

Narrado em primeira pessoa de um futuro distante, mas nada detalhado — a cadeia? Uma ala psiquiátrica? O casamento dele com Lindy? Um funeral?, essas perguntas me voltavam sempre que se mencionava o presente do narrador —, a viagem leva um tom confessional desde as brincadeiras de criança até os muitos anos pela adolescência que levaram Lindy, o personagem principal e toda aquela vizinhança para assimilar o crime.

Confesso haver lido esperando um predomínio do mistério e até algo policial. [...]

Para a resenha completa, acessem o Grumpy Readers!

site: http://grumpyreaders.blogspot.com/2015/10/resenha-sonhos-partidos-m-o-walsh.html
Marcela @ler_sim_ler_sempre 19/10/2015minha estante
Estou lendo e confesso que achando a historia um pouco confusa

Compre pela capa 07/01/2018

"SONHOS PARTIDOS" DE M. O. WALSH
ENREDO

Logo no primeiro capítulo o narrador nos descreve o estupro de Lindy Simpson, sua amiga e vizinha de 15 anos, pertinho da casa deles. Aconteceu no verão quente de Baton Rouge, Luisiana em 1989. A cena é como um estupro: chocante, horripilante e nojento.

No começo da leitura, achei que a personagem principal fosse Lindy, mas me enganei. O personagem principal é o narrador, sem nome (detalhe que só percebi agora escrevendo a resenha), um adulto nos contando sobre sua infância e adolescência, e sobre como era perdidamente apaixonado desde criança por Lindy, e posteriormente na adolescência se tornou obcecado por ela. Sim, a paixão se tornou obsessão, e ele foi até mesmo considerado um dos suspeitos do crime, por causa de uma caixa suspeita que sua mãe encontra embaixo de sua cama. Mas o que tinha dentro da caixa?

Logo após ao crime, Lindy perde totalmente sua personalidade e se torna uma adolescente rebelde, fatos totalmente compreensíveis para quem acabou de ser estuprada e teve sua infância roubada. Seguindo seus passos, o narrador nos conta que também se torna rebelde, por causa dela. Ele a venera, vive sua vida em função dela e acaba deixando de lado seus problemas pessoais, como seus pais divorciados e a ausência e raiva que sente do pai que os trocou por uma mulher mais jovem.

Sentindo-se de alguma forma culpado pelo estupro de Lindy, nosso narrador tenta incessantemente descobrir quem foi o autor do crime. O motivo da culpa dele não é apenas por gostar muito de Lindy, ele têm motivos muito mais sérios para se sentir culpado. Além da culpa, ele sente-se conectado com Lindy após um acontecimento triste devastar sua própria família. É nesse ponto que a leitura fica mais interessante. Vários suspeitos moram ou já passaram pelo bairro de Lindy, e o narrador descobre quem era o estuprador de uma maneira totalmente inesperada e curiosa.

OPINIÃO

Um dos pontos mais interessantes do livro é a parte em que o tio do narrador aparece na história, e eles passam um tempo juntos, satisfazendo assim a falta que ele sentia de seu pai ausente.

"Tudo isso para dizer que o que meu tio Barry me revelou naquele verão foi como os adultos são estranhos e complicados. Quando criança, você supõe que os conhece porque os vê com frequência e porque eles cuidam de você. Mas cada pessoa adulta que você encontra na vida está arrastando atrás dela uma fileira invisível de muitos fantasmas, dos quais, quando se é criança, você é generosamente poupado de conhecer".

Sonhos Partidos fala sobre estupro e amor obsessivo adolescente. Sobre perdas e solidão. Fala sobre tristeza e suicídio. Sobre como acontecimentos horríveis moldam as pessoas e seus futuros.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home
Alexia | @livrosdalex 25/08/2018minha estante
Eu também só me dei conta que ele nao tem nome agora, quando fui escrever a resenha

Sid 12/11/2017

Romantização de abuso
Um livro que aborda temas seríssimos como abuso sexual (com uma criança), narrado por um homem (!) que demonstra uma doentia obsessão pela vítima. Em diversos momentos a história é machista e egoísta. Li relutante até o final na esperança de haver alguma reviravolta na narrativa que mostrasse algum lado crítico-social com essas temáticas, mas há apenas alguns parágrafos nas últimas paginas que incitam uma criticidade, mas nada além.
O livro não passa nenhuma mensagem (não que isso seja ruim); e ainda coloca panos quentes quando se fala de abuso, reafirmando várias vezes que as mulheres preferem não falar sobre isso.
Não digo que é uma perda de tempo, mas não me agradou.
Leiam e tirem as próprias conclusões.
Deise.Maria 13/07/2018minha estante
Concordo plenamente como uma mulher passa por uma violência sexual e nao prefere falar deixando assim p xdiminoo sair empune como aconteceu nesse livro

Paloma 27/10/2017

Sem sentido. Péssimo.
Um livro sobre estupro de uma criança (menina) onde quem conta a história é seu vizinho, um menino (?) obsessivo pela garota estuprada. É machista (pois o personagem só pensa em si e o quanto "ama" a garota), egoísta (o sofrimento >dele< por ela não amar ele), e não passa nenhuma mensagem. Realmente uma perda de tempo.
Sid 12/11/2017minha estante
SIMMMMMMMMMMMMM. Me senti muito incomodado lendo. Li até o final esperando alguma reviravolta que realmente trouxesse a tona esses detalhes importantes. Houve uns 2 ou 3 parágrafos no final que talvez tinha um teor crítico. O resto foi decepcionante.

Quel 01/10/2015

"Há um amor, qualquer amor, feito de respostas?"

Quando vi uma arte na Fanpage da Editora Intrínseca sobre " Sonhos Partidos ", de M.O.Walsh não esperei muito para a adicioná-lo à lista de futuras leituras, porém eu não consegui esperar e quando adquirir o livro imediatamente comecei a ler e o enredo me conquistou tanto que não consegui parar. Este é o tipo de livro que merece uma adaptação cinematográfica para que aquelas pessoas que não costumam ler livros tenham a chance de pelo menos conferir a história nos cinemas.

Em uma cidade chamada Baton Rouge, capital do estado da Louisiana, nos Estados Unidos é onde a narração e tragedia descrita neste livro acontece. Ninguém imagina que em uma cidade pequena como Baton Rouge onde todos se conhecem poderia ter uma vítima de estupro.

No verão de 1989, Lindy Simpson uma adolescente muito bonita e estrela das pistas de corrida da escola, foi estuprada na calçada de sua rua.

Os suspeitos são muitos. Entre eles, um adolescente obcecado que mora em frente a casa da garota. Por meio de suas memórias, acompanhamos um thriller sensível que nos mostra como a infância e alguns relacionamentos podem afetar totalmente a nossa vida.

Não é preso ninguém pois Lindy não se recorda claramente da noite do crime e não houve perícia como vemos em séries de TV, porém são ditos quem são os suspeitos, quatro jovens entre eles o próprio narrador e um professor.

É muito difícil você não torcer para o narrador seja inocência por mais improvável que seja por conta de suas confissões em sua própria narração e por obviamente ser deixado bem claro o seu sentimento obsessivo pela a personagem, Lindy. O sentimento que ele sente por ela pode ser visto como inocente e puro, mas estamos falando de uma provável justificativa para um crime hediondo, não tem como perdoar mesmo se tratando de uma história fictícia.

O narrador é incrível, sua narração é magnifica e quando ele se referia a Lindy eu sentia sua sinceridade e inocência a cada provável pista revelada. O final é surpreendente, sendo revelado 13 anos após o crime brutal por uma pessoa que eu jamais imaginei que soubesse e que estivesse de alguma forma envolvida na cena do crime.

M.O.Walsh, mandou super bem com seu livro de estreia, é impressionante como ele pôde dar tanto realismo e fazer desta história uma linda poesia lírica por sua forma de escrita repleta de metáforas incríveis. Mas, o que me conquistou de fato nem foi o mistério envolvido na história e sim a apresentação de cada personagem e o relato de suas rotinas após o crime, todos são envolventes e me conquistaram com os seus dramas e descobertas que marcaram profundamente cada um deles.

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/

Gêmeas Sperandi 05/10/2015

Um livro fantástico, envolvente e tocante
Estava louca para ler Sonhos Partidos desde que vi a sinopse no site da Intrínseca. M.O. Walsh é autor estreante, e com Sonhos Partidos conseguiu seu lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Sonhos Partidos conta a história de um pequeno pedaço da cidade de Baton Rouge. No ano de 1989 ninguém espera que tragédias aconteçam, até que Lindy, uma garota linda e simpática do bairro, é estuprada na calçada.

E quem conta essa história é um narrador sem nome, vizinho de Lindy e apaixonado por ela. Acho muito engraçado o fato de o nome dele não ser citado, ultimamente vários autores têm usado essa técnica, acredito que para "esconder" a verdadeira identidade do personagem. E isso faz sentido para Sonhos Partidos, onde o narrador também é suspeito de estuprar Lindy.

No total há quatro suspeitos no estupro de Lindy, e conforme a história vai se passando, o narrador vai apresentando cada um. Pensei que fosse ler um thriller, mas Sonhos Partidos é muito mais que isso. É também um alerta, um tapa na cara sobre essa terrível coisa chamada estupro. M. O. Walsh criou um livro incrível, que prende a atenção e vai muito mais além do que o esperado.

Conhecemos a dor de cada personagem e a batalha travada internamente. Todos têm seus problemas e suas lutas, e fica bem claro no livro a premissa de que "se você planta dor, violência e ódio, são essas coisas que colherá". Posso dizer que em nenhum momento suspeitei do estuprador, foi um mistério muito bem desenvolvido. Além disso, o livro não é 100% focado em descobrir quem fez isso com Lindy, mas a história se resolve por si mesma. O autor intercala lembranças do narrador (que já está adulto e conta fatos passados) com possíveis suspeitos do crime. Achei isso muito legal porque não pesa a narrativa e não cansa o leitor.

Agora falando sobre o estupro: esse tema é triste e chocante. No mundo não há coisa mais cruel do que tirar a inocência de alguém à força, e só posso ver quem comete esse crime como um ser doente. Vemos, no livro, ao passar dos anos, como isso impactou a vida de Lindy, de seus pais e vizinhos próximos. Parece que uma parte dela se foi para sempre, e é desolador perceber isso.

Sonhos Partidos é um livro fantástico, envolvente e tocante, seja você fã de thriller ou apenas de boa literatura. M.O. Walsh não decepciona em sua estreia literária, e agora eu digo: quando vamos ter mais um livro dele?

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/10/resenha-sonhos-partidos-mo-walsh.html

Hellen @Sobreumlivro 10/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
"Sonhos Partidos" conta uma história envolvente sobre como um acontecimento pode transformar a vida das pessoas. E como, acontecimentos passados, nunca ficam para trás.

No verão de 1989, uma garota foi estuprada perto de casa, na pacata capital da Louisiana. Lindy Simpson tinha 15 anos quando tudo aconteceu e, mesmo ninguém sendo culpado pelo crime, muitos moradores da rua Woodland Hills tornaram- se suspeitos desse crime. Entre eles, está o narrador dessa história.

"Nenhum sangue em mim. Apenas um coração obcecado. Eu não defendia nada. Não lutava por nada. Não consegue ver? Estou me apresentando aqui como inocente. Não estamos todos?"

O contador dessa história, agora já adulto, volta a época de infância e adolescência para contrapor toda a beleza da juventude com um assunto tão brutal: o que as pessoas guardam dentro de casa.

Numa viagem ao passado, compreendemos as migalhas que o autor vai deixando. O que é um ponto super positivo desse livro, pois a cada capítulo é uma nova indagação sobre o caráter dos personagens. Apesar disso, tem momentos que a história se arrasta, o que me faz pensar sobre o que achei desse livro, ainda estou em guerra.
Culpa, amor, obcecção, arrependimentos, raiva e família. Tudo misturado numa só história. 4/5

site: https://instagram.com/sobreumlivro/

Bia F. 26/02/2024

Livro que parecia promissor, mas é cansativo
Tenho esse livro há muito tempo, e já tentei engrenar a leitura 3x, e não consegui. Comecei com a leitura no físico, livro com diagramação muito apertada e letras menores que o convencional, muito desconfortavel. Peguei o ebook, para ver se conseguia melhorar e até que avancei em 30% do livro, entretanto o livro agarra de tal forma.... que infelizmente desisti dele. O narrador da voltas e mais voltas no meus assunto, sem novidades, sem emoção, assim o leitor perde totalmente a vontade de entender o que aconteceu com personagens tão sem carisma...
Uma coisa interessante até onde parei a leitura:
É mencionado na história do livro, sob a ótica dos personagens e dentro do contexto, o Acidente do ônibus espacial Challenger ( ocorreu em 28 de janeiro de 1986 no litoral de Cabo Canaveral quando o ônibus espacial Challenger se desintegrou 73 segundos depois do início da missão STS-51-L, matando seus sete tripulantes, o primeiro acidente fatal do programa espacial dos Estados Unidos durante um voo.)

Se tem outras menções que valem a leitura, não sei, pois abandonei.

site: https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Natasmi Cortez 26/10/2015

Uma Breve Opinião: Sonhos Partidos
Expectativa é um cocô gente...
Preciso fazer alguma coisa pra parar já com isso, antes que eu estrague mais algumas leituras.
Sonhos Partidos tem uma premissa incrível, pensei que veria mais drama, mais suspense, mais ação, mais mistério, na verdade muito mais coisas do que a trama de fato apresentou.
A narrativa é em primeira pessoa e relata uma série de memórias do protagonista, no atual presente um adulto, sobre sua vida na pequena cidade de Baton Rouge,onde viveu, se apaixonou e respirou Lindy Simpson, a vítima de um estupro do qual ele está entre um dos suspeitos.
Até a metade do livro eu estava no ritmo da história, encantada com a escrita do autor a cada virada de página e esse vai-e-vem, sou culpado x não sou culpado, foi me deixando cada vez mais angustiada.
Mas então a coisa começou a ficar cansativa e repetitiva.
O autor começou a girar em círculos no enredo e do meu ponto de vista se perdeu totalmente.
O protagonista aborda um determinado assunto e logo puxa outra memória que puxa outra memória e assim vai até que em um ponto você não sabe mas como chegou até ali e o que estava sendo discutido no início do capitulo.
Com muita reflexão e pouco dialogo a leitura se torna cansativa e eu quase abandonei, só não o fiz porque precisava chegar no final e descobrir narrador era ou não o culpado do tal crime brutal.
Preciso ressaltar que há sim, ótimos pensamentos e alguns se tornaram meus favoritos, mas acho que o autor não aproveitou bem o tema estupro, já que o tempo todo o foco era inocentar o protagonista ou justificar seus atos caso ele e seja o culpado.

Sobre o final vi uma grande falha, já que o culpado...
Bom, não posso dizer isso, seria uma grande spoiler, então você terá que ler e tirar suas próprias conclusões sobre tudo.

Espero de coração que ao contrário de mim, você ame a história.

Abraço e Boas Leituras ❤

site: http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/

Gabriele 15/12/2015

Mais ou menos
A estória até que é boa, mas é muito confusa, o autor, trazia muitas lembranças do personagem e tipo não fazia sentido, é uma leitura um pouco confusa. Quem quer ler, precisa de tempo e paciência, pois precisa de muita atenção, porquê tem hora que o capitulo fica super confuso. Sinceramente esperava mais. Esse negócio de não revelar o nome do personagem principal, achei um coco.

Larissa1256 19/01/2016

Sonhos Partidos, de M.O. Walsh, foi uma daquelas histórias que me fez pensar no meu próprio passado e ver como o rumo da vida das pessoas mudam, podendo se tornar coisas inesperadas. Foi uma leitura impressionante, que me fez ficar com sentimentos confusos em vários momentos.
O livro é narrado em primeira pessoa e focado em um acontecimento que mudou a vida de várias pessoas, inclusive a do próprio protagonista. Na pequena cidade de Baton Rouge, Lindy, a garota pela qual nosso narrador é obcecado, é estuprada. Existem vários suspeitos para o crime e nós, leitores, somos levados pelas memórias do personagem principal pelo decorrer do tempo.
O primeiro fator que me fez gostar desse livro é que ele não se trata de um thriller ou mistério policial. Não existe nenhuma trama que faz o leitor tentar descobrir quem estuprou Lindy. Na realidade, o que encontramos é como as pessoas são mudadas depois de tal tragédia. Como elas reagem àquilo. Como toda uma cidade muda.
Devo dizer que, em vários momentos, tive náusea com alguns personagens secundários, que pareciam tão distantes, porém perto de serem reais. E por mais que eu questionasse os verdadeiros motivos da obsessão do nosso personagem pela Lindy, ainda assim compreendi seus atos pela bonita honestidade que o escritor tratou dos eventos. Além disso, a narrativa reflexiva do passado me agradou muito. Gostei como ele explorou o que aconteceria se ele tivesse feito uma pequena ação que poderia mudar completamente tudo. Isso me atingiu de muita forma, porque creio que todos pensamos, em algum momento, em diferentes alternativas para ocasiões passadas.
O único fator que me impede de dar cinco estrelas é que a escrita, às vezes, me incomodava. Eu sentia falta de cadência em alguns momentos, mudanças muito repentinas dos eventos narrativos e alguns parágrafos excessivamente grandes com pouca pontuação.
O final, então, me deixou quebrada. Como se algo dentro de mim fosse partido, depois de uma revelação que me fez ficar triste e muito deprimida. Nunca havia entrado na cabeça de uma personagem como esse e como toda os sentimentos eram transmitidos pela leitura que me fizeram não largar o livro.
Enfim, é uma leitura que eu recomendo muito, para todos. Acho que essa é uma leitura muito boa para entender sobre acontecimentos trágicos e como eles mudam a vida de alguém.

Gisele 24/02/2016

sonhos de leitura partidos
Li num dia, por pura falta de opção. Sem nada que cativase minha atenção. Narrativa cansativa e previsível.

a.bookaholic 10/03/2016

Que livro sensacional!
No verão de 1989, Lindy Simpson, 15 anos, foi estuprada.
A primeira coisa que você precisa saber sobre Sonhos Partidos é que ele não é um livro de suspense. Apesar de ter um crime, suspeitos, um mistério a ser resolvido, não se trata de um romance policial. E a segunda coisa é que ele também não é um livro exclusivamente sobre a vítima do estupro. Ele é uma análise psicológica de todos os personagens que compõe a trama. O que aconteceu com o bairro que tem sua principal história de plano de fundo um estupro de uma menina de 15 anos.

Quem narra a história é um dos suspeitos do crime. Um garoto que era obsessivamente apaixonado por Lindy (o que o colocou na lista de suspeitos). Então, a maior parte do que se passa na trama é referente à vida, a família, aos sentimentos desse garoto. Embora o tema abordado seja pesado, e embora o próprio narrador seja um dos suspeitos, a escrita foi de uma leveza impressionante. Apenas por um breve momento acreditei que poderia ser ele (e isso me fez sentir muito mal, achando que o livro estaria "romantizando" o estupro), mas o objetivo é exatamente o contrário.

Mesmo com um mistério conduzindo a trama, o livro gira em torno do seguinte questionamento: Quão cedo o futuro é definido?
Ele cita vários exemplos, como de um garoto que foi acusado de assediar uma menina na lanchonete (palavra dela contra a dele, que diz ter sido empurrado), e ser tão recriminado (e apelidado de "Chester Molestador") que quando se tornou adulto, de fato se transformou em um.

A escrita divaga sobre como acontecimentos específicos podem mudar o curso de nossas vidas. O que é definido como o divisor de águas que todos temos em algum momento da vida. Como nem sempre podemos ter controle sobre tudo e que nem sempre as coisas seguem o rumo que queremos. Sobre traumas da infância que se transformam em pilares da vida adulta. Eu adorei o livro, recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5