Sonhos Partidos M. O. Walsh

Resenhas - Sonhos partidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paloma 27/10/2017

Sem sentido. Péssimo.
Um livro sobre estupro de uma criança (menina) onde quem conta a história é seu vizinho, um menino (?) obsessivo pela garota estuprada. É machista (pois o personagem só pensa em si e o quanto "ama" a garota), egoísta (o sofrimento >dele< por ela não amar ele), e não passa nenhuma mensagem. Realmente uma perda de tempo.
Sid 12/11/2017minha estante
SIMMMMMMMMMMMMM. Me senti muito incomodado lendo. Li até o final esperando alguma reviravolta que realmente trouxesse a tona esses detalhes importantes. Houve uns 2 ou 3 parágrafos no final que talvez tinha um teor crítico. O resto foi decepcionante.

mari1855 18/01/2023

resenha "sonhos partidos"
Achei muito bommm, eu tava relendo e já tinha esquecido boa parte da históriakkk, só achei que o titulo em si não é tão conivente à história, mas deve ser pra retratar a angústia adolescente então passo pano. Um livro bom e de fácil leitura mas com MUITOS GATILHOS, então é bom se atentar antes de ler.

Dei um 3,5 porque achei o livro um pouco enrolado sim, mas também nao estava tão animada com as reflexões, que eram muito longas. Senti que houveram capítulos inteiros que não agregaram em nada para a história.

Cíntia 26/11/2020

Um livro rico de lembranças
A história se passa em Baton Rouge, capital da Louisiana, em especial no verão de 1989, quando Lindy Simpson foi estuprada perto de casa.
A história é narrada por um dos suspeitos do estupro de Lindy, que na época era um adolescente, vizinho e obcecado pela vítima.
O narrador fica beirando em lembranças antes do estupro - depois do estupro, e vai lembrando de acontecimentos que envolvem a vida dele.

É um tema polêmico, mas M. O. Walsh se expressa tão bem, que não consegui não me sentir parte da história. Me emocionei e até chorei em alguns acontecimentos.
No início parece um livro de mistério, mas longe disso, não é. É uma história sobre a vida, que mostra como os acontecimentos nos mudam e nos moldam, fazendo com que nos tornemos as pessoas que somos.

Dani(ela) 09/02/2024

1989, Batoun Rouge, Lousiann. Em um bairro de classe média onde vizinhos se conhecem e tudo parece tranquilo algo terrível e inimaginável acontece, na calçada onde crianças bricam. Lindy uma menina alegre, atlética e divertida e atacada e estuprada. A polícia pouco faz para encontrar o criminoso, mas se concentra em 4 suspeitos. A narrativa em toda através de um vizinho e amigo da vítima, que tem 13 anos. Por meio das lembranças do ocorrido ele vai contando como semanas, meses e posteriormente anos se passam e como afetaram as percepções do mundo para ele. Pq será que ele se sente tão culpado? Terá ela alguma coisa com o ocorrido? Nessa rua aparentemente tranquila algo terrivel espreita logo ao lado.
Somente no final, com as lembranças dos personagens mescladas e
esmiuçadas as coisa
s vão ser esclarecidas.
Tive dificuldade de me conectar com o livro. Alguma coisa nele não funcionou pra mim.

Gabriele 15/12/2015

Mais ou menos
A estória até que é boa, mas é muito confusa, o autor, trazia muitas lembranças do personagem e tipo não fazia sentido, é uma leitura um pouco confusa. Quem quer ler, precisa de tempo e paciência, pois precisa de muita atenção, porquê tem hora que o capitulo fica super confuso. Sinceramente esperava mais. Esse negócio de não revelar o nome do personagem principal, achei um coco.

Leh 26/03/2020

Livro emocionante, com um tema polêmico e tratado de uma forma bem realista.
Sonhos Partidos é uma narrativa abertamente honesta e sutil, que aborda o significado da família, das amizades e dos contextos capazes de nos moldar ao longo dos anos.

va 19/04/2020

Sonhos Partidos
A história se passa em Baton Rouge- Louisiana e conta a vida antes e a partir do estupro de Lindy Simpson, um caso que mudou as pessoas e a cidade. É contada por meio das lembranças do narrador, um dos suspeitos do crime.

Livros da Duda 25/11/2017

Sonhos Partidos
Sonhos Partidos gira em torno do estupro de Lindy Simpson, uma adolescente popular, linda, atleta o tipo de garota que todas querem ser

O estupro de Lindy aconteceu no verão de 1989 na pacata cidade de Baton Rouge, capital do estado da Louisiana nos Estados Unidos. A história é narrada em primeira pessoa, pela versão de um jovem apaixonado por Lindy e também um dos suspeitos de seu estupro

Olhando por essa perspectiva, parece um livro pesado, porém não é. A história não foca apenas no estupro, o narrador ao mesmo tempo que nos põe a par da situação de Lindy, narra acontecimentos que envolvem sua própria história, ao final dos acontecimentos os pontos se ligam e vão parar em Lindy

Pode ser considerado um suspense, pois somente ao final do livro sabemos quem foi o culpado, isso faz com que o leitor mantenha o interesse aguçado na história para descobrir a verdade

Queria saber quem havia cometido o estupro de Lindy, porém o autor entrou em muitos assuntos dispersos no meio do enredo, mas de uma forma ou de outra, serviu para complementar e fechar a trama.

Compre pela capa 07/01/2018

"SONHOS PARTIDOS" DE M. O. WALSH
ENREDO

Logo no primeiro capítulo o narrador nos descreve o estupro de Lindy Simpson, sua amiga e vizinha de 15 anos, pertinho da casa deles. Aconteceu no verão quente de Baton Rouge, Luisiana em 1989. A cena é como um estupro: chocante, horripilante e nojento.

No começo da leitura, achei que a personagem principal fosse Lindy, mas me enganei. O personagem principal é o narrador, sem nome (detalhe que só percebi agora escrevendo a resenha), um adulto nos contando sobre sua infância e adolescência, e sobre como era perdidamente apaixonado desde criança por Lindy, e posteriormente na adolescência se tornou obcecado por ela. Sim, a paixão se tornou obsessão, e ele foi até mesmo considerado um dos suspeitos do crime, por causa de uma caixa suspeita que sua mãe encontra embaixo de sua cama. Mas o que tinha dentro da caixa?

Logo após ao crime, Lindy perde totalmente sua personalidade e se torna uma adolescente rebelde, fatos totalmente compreensíveis para quem acabou de ser estuprada e teve sua infância roubada. Seguindo seus passos, o narrador nos conta que também se torna rebelde, por causa dela. Ele a venera, vive sua vida em função dela e acaba deixando de lado seus problemas pessoais, como seus pais divorciados e a ausência e raiva que sente do pai que os trocou por uma mulher mais jovem.

Sentindo-se de alguma forma culpado pelo estupro de Lindy, nosso narrador tenta incessantemente descobrir quem foi o autor do crime. O motivo da culpa dele não é apenas por gostar muito de Lindy, ele têm motivos muito mais sérios para se sentir culpado. Além da culpa, ele sente-se conectado com Lindy após um acontecimento triste devastar sua própria família. É nesse ponto que a leitura fica mais interessante. Vários suspeitos moram ou já passaram pelo bairro de Lindy, e o narrador descobre quem era o estuprador de uma maneira totalmente inesperada e curiosa.

OPINIÃO

Um dos pontos mais interessantes do livro é a parte em que o tio do narrador aparece na história, e eles passam um tempo juntos, satisfazendo assim a falta que ele sentia de seu pai ausente.

"Tudo isso para dizer que o que meu tio Barry me revelou naquele verão foi como os adultos são estranhos e complicados. Quando criança, você supõe que os conhece porque os vê com frequência e porque eles cuidam de você. Mas cada pessoa adulta que você encontra na vida está arrastando atrás dela uma fileira invisível de muitos fantasmas, dos quais, quando se é criança, você é generosamente poupado de conhecer".

Sonhos Partidos fala sobre estupro e amor obsessivo adolescente. Sobre perdas e solidão. Fala sobre tristeza e suicídio. Sobre como acontecimentos horríveis moldam as pessoas e seus futuros.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home
Alexia | @livrosdalex 25/08/2018minha estante
Eu também só me dei conta que ele nao tem nome agora, quando fui escrever a resenha

Gabriela Diples 03/06/2017

Sonhos Partidos, de M.O. Walsh
O que me chamou a atenção logo de cara em Sonhos Partidos foi a capa maravilhosa, obviamente. Logo depois a sinopse me convenceu a lê-lo.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Kelly 14/02/2017

Sensacional
Sonhos Partidos não é um livro comum. Narrado por um dos acusados pela violência, a história gira em torno de uma cidade pacata com moradores que se cumprimentam do jardim e que conhecem tudo sobre os vizinhos, incluindo informações que não deveriam ser compartilhadas. No entanto, no verão de 1989, um crime sem resolução deixou marcas profundas em um dos bairros da cidade. Lindy Simpson, uma garota atlética, bem-humorada e cheia de vida é violentada em meio ao seu trajeto de bicicleta da escola até em casa. Há quatro suspeitos. Há uma vida que mudou drasticamente. Não há sinais evidentes para que a polícia resolva o caso. O destino de Lindy, dos acusados e do próprio estuprador é incerto, mas uma hora a verdade vem à tona.

Na história, temos quatro suspeitos, incluindo o narrador, que em nenhum momento é apresentado. Eu, por exemplo, só me dei conta disso depois que o livro terminou e li uma nota nas últimas páginas sobre o assunto. Em contrapartida, os outros três rapazes são descritos a todo momento, havendo uma ligação entre um personagem e outro com o passar dos acontecimentos. Todos são muito próximos, pois estudam na mesma escola. O narrador, inclusive, é apaixonado desde sempre por Lindy, guardando em seu quarto uma caixa secreta com desenhos pornográficos, fotografias e poemas sobre a garota. Mas se engana quem pensa que ele é o responsável.

A medida em que nosso anônimo vai contando os diversos acontecimentos que antecederam o crime, conseguimos conhecer todos os envolvidos e captar suas respectivas características. Cada um deles tem uma personalidade própria e marcante que os faz parecerem suspeitos, mas há também um mar de dúvidas que são colocadas em evidência e que confundem a mente do leitor. Aliás, é quase impossível ler a história e identificar o verdadeiro responsável sem saber o desfecho final. Todos os acusados fazem parte do crime, ainda que de forma involuntária.

M. O. Walsh escreveu um livro fantástico ao redor de um tema tão complicado. Falar sobre o estupro ou tentar entender o que se passa na cabeça do estuprador ou da vítima é uma tarefa bastante difícil para quem está de fora. Requer cuidado e sabedoria para não tirarmos conclusões precipitadas. A história foi trabalhada com perfeição e descreveu até mesmo as fases pós-acontecimento que levam a vitima a ter problemas psicológicos ou emocionais. Todos os protagonistas são tão humanos que o leitor se identifica logo de cara, colocando-se como parte da história.

site: http://www.caligrafando-te.com/

Lays Alves 17/11/2016

Escolha um bom amor para começar.
"Sonhos Partidos" foi um livro que minha amiga da escola chamada Flávia me indicou. Ela disse que esse livro era a minha cara e que eu precisava conhece-lo. Então foi isso que fiz.

O começo do livro, foi tenso. Achei cansativo e me arrastei para terminar.
Quando cheguei na metade é que o livro foi ficando interessante. Fui me identicando com o narrador com suas reflexões sobre a vida humana e amor.

Percebi o desenvolvimento emocional e mental do narrador. Primeiro, ele possuia uma obsessão por Lindy quando adolescente. Quando se reencontram, ambos já adultos, ocorre uma reviravolta e o narrador percebe que não sente mais aquele exagero.

O que aprendi com o livro é que no meio de brigas, mortes, culpas e términos são essas coisas que mudam nossas vidas de uma maneira imprevisível. São essas coisas que fazem com que a gente recomece com o pé direito, tornamos homens melhores do que fomos, enxergando nossa juventude e nossos erros e a sorte que cruzou em nossos caminhos após isso. Aprendi também que o amor é sempre o mesmo. Podemos ter cinquenta anos e se ver fazendo as coisas mais loucas para uma mulher que você acha que não tem nada a ver com aquela primeira mulher que você mais amou, mas tem. Sempre haverá alguma ligação, o amor nunca muda. Então, o segredo é escolher um bom amor para começar.

Gisele 24/02/2016

sonhos de leitura partidos
Li num dia, por pura falta de opção. Sem nada que cativase minha atenção. Narrativa cansativa e previsível.

AlémContracapa 13/10/2015

Resenha
Assim que li a sinopse de Sonhos Partidos fiquei interessado em conhecer mais daquela estória, o que me motivou a ler a prova do livro no site da editora. E apenas três páginas foram suficientes para me convencer de que precisava ler a obra de estreia de M. O. Walsh.

No verão de 1989 Lindy Simpson, com quinze anos de idade, foi atacada e estuprada perto de casa, em um bairro tranquilo da cidade de Baton Rouge. Considerando os parcos recursos daquela época, a polícia limitou-se a interrogar a vizinhança, e embora tenha identificado alguns suspeitos, o verdadeiro autor do crime nunca foi descoberto.

Conhecemos esta estória através do olhar de um homem que, quando adolescente, era obcecado por Lindy, e por isso mesmo um dos suspeitos do crime. Não sabemos por que, dezessete anos depois do estupro, ele resolveu contar esta estória, tampouco se suas informações são confiáveis, e são estes aspectos que mais me interessaram durante a leitura.

O fato do narrador ser, possivelmente, o autor do crime, deixa claro desde o início que ele poderia estar manipulando o leitor ao invés de estar relatando os fatos como realmente aconteceram, abrindo um leque de possibilidades. Assim, Walsh fazia com que o leitor acompanhasse a estória sempre com um pé atrás, aceitando o que era dito, mas também desconfiando.

Fiquei impressionado com a capacidade do autor em expor todas as falhas e defeitos do protagonista, como seu amor obsessivo por Lindy, sua apatia em relação à família, e ainda assim conquistar o leitor.

Curiosamente, o narrador sequer tem nome, fato este que apenas reparei no momento em que me pus a escrever esta resenha, o que denota o quanto o personagem foi bem construído, a ponto de sequer necessitar de um nome.

Apesar da premissa parecer policial, classificaria Sonhos Partidos como uma mistura entre drama e suspense. A meu ver, o cerne da obra não é o mistério que cerca o estupro de Lindy, mas sim como este evento, entre outros, marcou a vida dos personagens e de certa forma moldou o futuro deles.

Acima de tudo, Sonhos Partidos é um livro que faz refletir sobre os mais diversos assuntos, como a perda da inocência, as consequências da violência, o peso da culpa, o significado da família, a importância do perdão, entre tantos outros. Apesar da capa singela e até mesmo bucólica, uma metáfora para a tranquila cidade de Baton Rouge, não espere encontrar um livro leve.

Encerrada a leitura, tudo o que tenho a dizer é que M. O. Walsh fez uma bela estreia com Sonhos Partidos e que mal posso esperar para conferir outros livros de sua autoria.

site: http://alemdacontracapa.blogspot.com.br/2015/10/resenha-sonhos-partidos.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5