Sonhos Partidos

Resenhas - Sonhos partidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cris.leal 09/12/2018

Nostálgico...
“Sonhos Partidos” refere-se às memórias do narrador, um homem que no verão de 1989, quando tinha 14 anos, foi apontado como um dos suspeitos do estupro de Lindy Simpson, uma das garotas mais bonitas do bairro e sua grande paixão desde os 11 anos. O crime ocorreu na rua familiar onde moravam, e pelo ponto de vista do narrador vamos obter informações sobre os vizinhos, a vítima e sobre ele próprio, que persiste e resiste a tudo por amor à menina, inclusive às mudanças de personalidade pelas quais ela passa após a violência que sofreu.

Há um mistério acerca do crime e isto impulsiona a história, mas o ponto principal, aquele que me fez gostar do livro, é o que acontece com o narrador que, ao mesmo tempo que quer provar inocência e ser aceito por Lindy, precisa conviver com o divórcio dos pais e com a morte de uma irmã. Esses eventos contribuem para o seu gradual amadurecimento e acabam por moldar o adulto que ele vai se tornar.

O livro desperta uma certa nostalgia. Faz a gente lembrar das inseguranças e das ilusões da adolescência, do primeiro amor e da predisposição de se entregar de corpo e alma a ele, esperando ser correspondido. A trama se arrasta um pouquinho em alguns momentos, mas no final o autor consegue amarrá-la direitinho.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/12/resenha-sonhos-partidos-de-m-o-walsh.html

dayukie 03/03/2018

"Livro lindo, emocionante, tema polêmico e tratado de uma forma realista. Adorei a escrita da autora, o desenvolvimento da história. A revisão do livro é muito boa, sem erros de digitação ou tradução. A capa eu achei linda, porém é simples, não demonstra o conteúdo que podemos encontrar dentro do livro, mas indico a leitura para quem tem interesse nesses assuntos."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/rvBmKN

Compre pela capa 07/01/2018

"SONHOS PARTIDOS" DE M. O. WALSH
ENREDO

Logo no primeiro capítulo o narrador nos descreve o estupro de Lindy Simpson, sua amiga e vizinha de 15 anos, pertinho da casa deles. Aconteceu no verão quente de Baton Rouge, Luisiana em 1989. A cena é como um estupro: chocante, horripilante e nojento.

No começo da leitura, achei que a personagem principal fosse Lindy, mas me enganei. O personagem principal é o narrador, sem nome (detalhe que só percebi agora escrevendo a resenha), um adulto nos contando sobre sua infância e adolescência, e sobre como era perdidamente apaixonado desde criança por Lindy, e posteriormente na adolescência se tornou obcecado por ela. Sim, a paixão se tornou obsessão, e ele foi até mesmo considerado um dos suspeitos do crime, por causa de uma caixa suspeita que sua mãe encontra embaixo de sua cama. Mas o que tinha dentro da caixa?

Logo após ao crime, Lindy perde totalmente sua personalidade e se torna uma adolescente rebelde, fatos totalmente compreensíveis para quem acabou de ser estuprada e teve sua infância roubada. Seguindo seus passos, o narrador nos conta que também se torna rebelde, por causa dela. Ele a venera, vive sua vida em função dela e acaba deixando de lado seus problemas pessoais, como seus pais divorciados e a ausência e raiva que sente do pai que os trocou por uma mulher mais jovem.

Sentindo-se de alguma forma culpado pelo estupro de Lindy, nosso narrador tenta incessantemente descobrir quem foi o autor do crime. O motivo da culpa dele não é apenas por gostar muito de Lindy, ele têm motivos muito mais sérios para se sentir culpado. Além da culpa, ele sente-se conectado com Lindy após um acontecimento triste devastar sua própria família. É nesse ponto que a leitura fica mais interessante. Vários suspeitos moram ou já passaram pelo bairro de Lindy, e o narrador descobre quem era o estuprador de uma maneira totalmente inesperada e curiosa.

OPINIÃO

Um dos pontos mais interessantes do livro é a parte em que o tio do narrador aparece na história, e eles passam um tempo juntos, satisfazendo assim a falta que ele sentia de seu pai ausente.

"Tudo isso para dizer que o que meu tio Barry me revelou naquele verão foi como os adultos são estranhos e complicados. Quando criança, você supõe que os conhece porque os vê com frequência e porque eles cuidam de você. Mas cada pessoa adulta que você encontra na vida está arrastando atrás dela uma fileira invisível de muitos fantasmas, dos quais, quando se é criança, você é generosamente poupado de conhecer".

Sonhos Partidos fala sobre estupro e amor obsessivo adolescente. Sobre perdas e solidão. Fala sobre tristeza e suicídio. Sobre como acontecimentos horríveis moldam as pessoas e seus futuros.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home
Alexia | @livrosdalex 25/08/2018minha estante
Eu também só me dei conta que ele nao tem nome agora, quando fui escrever a resenha

Livros da Duda 25/11/2017

Sonhos Partidos
Sonhos Partidos gira em torno do estupro de Lindy Simpson, uma adolescente popular, linda, atleta o tipo de garota que todas querem ser

O estupro de Lindy aconteceu no verão de 1989 na pacata cidade de Baton Rouge, capital do estado da Louisiana nos Estados Unidos. A história é narrada em primeira pessoa, pela versão de um jovem apaixonado por Lindy e também um dos suspeitos de seu estupro

Olhando por essa perspectiva, parece um livro pesado, porém não é. A história não foca apenas no estupro, o narrador ao mesmo tempo que nos põe a par da situação de Lindy, narra acontecimentos que envolvem sua própria história, ao final dos acontecimentos os pontos se ligam e vão parar em Lindy

Pode ser considerado um suspense, pois somente ao final do livro sabemos quem foi o culpado, isso faz com que o leitor mantenha o interesse aguçado na história para descobrir a verdade

Queria saber quem havia cometido o estupro de Lindy, porém o autor entrou em muitos assuntos dispersos no meio do enredo, mas de uma forma ou de outra, serviu para complementar e fechar a trama.

Letícia 10/03/2023

Comecei a leitura animada e o livro fluiu até a metade, depois disso só empurrei com as longas divagações do personagem.

Gabriela Diples 03/06/2017

Sonhos Partidos, de M.O. Walsh
O que me chamou a atenção logo de cara em Sonhos Partidos foi a capa maravilhosa, obviamente. Logo depois a sinopse me convenceu a lê-lo.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Kelly 14/02/2017

Sensacional
Sonhos Partidos não é um livro comum. Narrado por um dos acusados pela violência, a história gira em torno de uma cidade pacata com moradores que se cumprimentam do jardim e que conhecem tudo sobre os vizinhos, incluindo informações que não deveriam ser compartilhadas. No entanto, no verão de 1989, um crime sem resolução deixou marcas profundas em um dos bairros da cidade. Lindy Simpson, uma garota atlética, bem-humorada e cheia de vida é violentada em meio ao seu trajeto de bicicleta da escola até em casa. Há quatro suspeitos. Há uma vida que mudou drasticamente. Não há sinais evidentes para que a polícia resolva o caso. O destino de Lindy, dos acusados e do próprio estuprador é incerto, mas uma hora a verdade vem à tona.

Na história, temos quatro suspeitos, incluindo o narrador, que em nenhum momento é apresentado. Eu, por exemplo, só me dei conta disso depois que o livro terminou e li uma nota nas últimas páginas sobre o assunto. Em contrapartida, os outros três rapazes são descritos a todo momento, havendo uma ligação entre um personagem e outro com o passar dos acontecimentos. Todos são muito próximos, pois estudam na mesma escola. O narrador, inclusive, é apaixonado desde sempre por Lindy, guardando em seu quarto uma caixa secreta com desenhos pornográficos, fotografias e poemas sobre a garota. Mas se engana quem pensa que ele é o responsável.

A medida em que nosso anônimo vai contando os diversos acontecimentos que antecederam o crime, conseguimos conhecer todos os envolvidos e captar suas respectivas características. Cada um deles tem uma personalidade própria e marcante que os faz parecerem suspeitos, mas há também um mar de dúvidas que são colocadas em evidência e que confundem a mente do leitor. Aliás, é quase impossível ler a história e identificar o verdadeiro responsável sem saber o desfecho final. Todos os acusados fazem parte do crime, ainda que de forma involuntária.

M. O. Walsh escreveu um livro fantástico ao redor de um tema tão complicado. Falar sobre o estupro ou tentar entender o que se passa na cabeça do estuprador ou da vítima é uma tarefa bastante difícil para quem está de fora. Requer cuidado e sabedoria para não tirarmos conclusões precipitadas. A história foi trabalhada com perfeição e descreveu até mesmo as fases pós-acontecimento que levam a vitima a ter problemas psicológicos ou emocionais. Todos os protagonistas são tão humanos que o leitor se identifica logo de cara, colocando-se como parte da história.

site: http://www.caligrafando-te.com/

Camila Faria 12/08/2016

A vida de um pequeno bairro bucólico em Baton Rouge, capital do estado da Louisiana muda repentinamente no verão de 1989, quando Lindy Simpson, uma adolescente alegre e estrela das pistas de corrida é estuprada em frente de casa. Ao todo, são quatro os suspeitos do crime, entre eles, o narrador da história: um jovem obcecado por Lindy, que mora a apenas duas casas de distância. Uma dessas histórias envolventes, que a gente não consegue largar até saber finalmente o que aconteceu. Mas o aspecto do crime (e o suspense da revelação do culpado) não é o único atrativo do livro. As reflexões do narrador sobre a juventude, a culpa e o amor, entre outros aspectos da vida, fazem do livro uma experiência intensa e comovente. Nada mal para um livro de estreia.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-10/

Lays Alves 17/11/2016

Escolha um bom amor para começar.
"Sonhos Partidos" foi um livro que minha amiga da escola chamada Flávia me indicou. Ela disse que esse livro era a minha cara e que eu precisava conhece-lo. Então foi isso que fiz.

O começo do livro, foi tenso. Achei cansativo e me arrastei para terminar.
Quando cheguei na metade é que o livro foi ficando interessante. Fui me identicando com o narrador com suas reflexões sobre a vida humana e amor.

Percebi o desenvolvimento emocional e mental do narrador. Primeiro, ele possuia uma obsessão por Lindy quando adolescente. Quando se reencontram, ambos já adultos, ocorre uma reviravolta e o narrador percebe que não sente mais aquele exagero.

O que aprendi com o livro é que no meio de brigas, mortes, culpas e términos são essas coisas que mudam nossas vidas de uma maneira imprevisível. São essas coisas que fazem com que a gente recomece com o pé direito, tornamos homens melhores do que fomos, enxergando nossa juventude e nossos erros e a sorte que cruzou em nossos caminhos após isso. Aprendi também que o amor é sempre o mesmo. Podemos ter cinquenta anos e se ver fazendo as coisas mais loucas para uma mulher que você acha que não tem nada a ver com aquela primeira mulher que você mais amou, mas tem. Sempre haverá alguma ligação, o amor nunca muda. Então, o segredo é escolher um bom amor para começar.

Flá Costa 21/09/2016

M. O. Walsh me fez devorar esse livro!
Fiquei espantada ao ver essa pontuação "baixa" que ele tem aqui no Skoob, pois é muito bem escrito, com um personagem a quem nos afeiçoamos com muita rapidez e cujo fio da narrativa é mantido até o fim.
Foi uma surpresa boa. Leia, leia, leia!

Karolayne.Dayse 12/11/2016

Um bom livro pra refletir
A princípio eu espera que o livro se trataria só do acontecimento principal em si. Mas de fato não. O narrador trás suas histórias de vida e conta toda sua infância. Fazendo com que reflitamos sobre nossas atitudes ao decorrer da vida. E como um único ato nosso de agir ou não, pode mudar o rumo das coisas. Devorei o livro em poucos dias. E recomendo para leitores que não se incomodam com explicações extensas.

a.bookaholic 10/03/2016

Que livro sensacional!
No verão de 1989, Lindy Simpson, 15 anos, foi estuprada.
A primeira coisa que você precisa saber sobre Sonhos Partidos é que ele não é um livro de suspense. Apesar de ter um crime, suspeitos, um mistério a ser resolvido, não se trata de um romance policial. E a segunda coisa é que ele também não é um livro exclusivamente sobre a vítima do estupro. Ele é uma análise psicológica de todos os personagens que compõe a trama. O que aconteceu com o bairro que tem sua principal história de plano de fundo um estupro de uma menina de 15 anos.

Quem narra a história é um dos suspeitos do crime. Um garoto que era obsessivamente apaixonado por Lindy (o que o colocou na lista de suspeitos). Então, a maior parte do que se passa na trama é referente à vida, a família, aos sentimentos desse garoto. Embora o tema abordado seja pesado, e embora o próprio narrador seja um dos suspeitos, a escrita foi de uma leveza impressionante. Apenas por um breve momento acreditei que poderia ser ele (e isso me fez sentir muito mal, achando que o livro estaria "romantizando" o estupro), mas o objetivo é exatamente o contrário.

Mesmo com um mistério conduzindo a trama, o livro gira em torno do seguinte questionamento: Quão cedo o futuro é definido?
Ele cita vários exemplos, como de um garoto que foi acusado de assediar uma menina na lanchonete (palavra dela contra a dele, que diz ter sido empurrado), e ser tão recriminado (e apelidado de "Chester Molestador") que quando se tornou adulto, de fato se transformou em um.

A escrita divaga sobre como acontecimentos específicos podem mudar o curso de nossas vidas. O que é definido como o divisor de águas que todos temos em algum momento da vida. Como nem sempre podemos ter controle sobre tudo e que nem sempre as coisas seguem o rumo que queremos. Sobre traumas da infância que se transformam em pilares da vida adulta. Eu adorei o livro, recomendo muito!

Larissa1256 19/01/2016

Sonhos Partidos, de M.O. Walsh, foi uma daquelas histórias que me fez pensar no meu próprio passado e ver como o rumo da vida das pessoas mudam, podendo se tornar coisas inesperadas. Foi uma leitura impressionante, que me fez ficar com sentimentos confusos em vários momentos.
O livro é narrado em primeira pessoa e focado em um acontecimento que mudou a vida de várias pessoas, inclusive a do próprio protagonista. Na pequena cidade de Baton Rouge, Lindy, a garota pela qual nosso narrador é obcecado, é estuprada. Existem vários suspeitos para o crime e nós, leitores, somos levados pelas memórias do personagem principal pelo decorrer do tempo.
O primeiro fator que me fez gostar desse livro é que ele não se trata de um thriller ou mistério policial. Não existe nenhuma trama que faz o leitor tentar descobrir quem estuprou Lindy. Na realidade, o que encontramos é como as pessoas são mudadas depois de tal tragédia. Como elas reagem àquilo. Como toda uma cidade muda.
Devo dizer que, em vários momentos, tive náusea com alguns personagens secundários, que pareciam tão distantes, porém perto de serem reais. E por mais que eu questionasse os verdadeiros motivos da obsessão do nosso personagem pela Lindy, ainda assim compreendi seus atos pela bonita honestidade que o escritor tratou dos eventos. Além disso, a narrativa reflexiva do passado me agradou muito. Gostei como ele explorou o que aconteceria se ele tivesse feito uma pequena ação que poderia mudar completamente tudo. Isso me atingiu de muita forma, porque creio que todos pensamos, em algum momento, em diferentes alternativas para ocasiões passadas.
O único fator que me impede de dar cinco estrelas é que a escrita, às vezes, me incomodava. Eu sentia falta de cadência em alguns momentos, mudanças muito repentinas dos eventos narrativos e alguns parágrafos excessivamente grandes com pouca pontuação.
O final, então, me deixou quebrada. Como se algo dentro de mim fosse partido, depois de uma revelação que me fez ficar triste e muito deprimida. Nunca havia entrado na cabeça de uma personagem como esse e como toda os sentimentos eram transmitidos pela leitura que me fizeram não largar o livro.
Enfim, é uma leitura que eu recomendo muito, para todos. Acho que essa é uma leitura muito boa para entender sobre acontecimentos trágicos e como eles mudam a vida de alguém.

1 | 2 | 3 | 4 | 5