Sonhos Partidos

Resenhas - Sonhos partidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sandi 24/09/2015

Sonhos Partidos- M.O Walsh
Há um grande paradoxo em mim: embora eu não goste formalmente de filosofia, sou fã de reflexões e divagações sobre os sentimentos humanos. Sou fã ainda de histórias que, mesmo simples, nos carreguem em uma narrativa bela e bem escrita; daquele tipo de livro que não se preocupa apenas em contar os fatos, mas também com a maneira como eles são contados. E após ver um banner gigante no Skoob dizendo que Sonhos Partidos era viciante e literário ao mesmo tempo (qualidades quase sempre excludentes), resolvi dar uma chance ao livro de estreia de M. O. Walsh. E posso dizer: não parece nem um pouco uma estreia.

Sonhos Partidos é narrado por um adolescente morador de Baton Rouge, capital da Lousiana. O clima tranquilo da vizinhança é quebrado pelo estupro de sua vizinha Lindy, uma jovem pela qual o narrador é obcecado. Em meio a tantos suspeitos, incluindo o próprio narrador, vemos como todos esses fatos definiram e mudaram cada um dos envolvidos.

Não espere um livro de suspense, esse é o primeiro conselho que dou sobre Sonhos Partidos. É claro que teremos os suspeitos e há sim uma resolução para o crime, porém não é essa a característica predominante no livro. O que marca a narrativa é o desenvolvimento da vida do protagonista e de todos os moradores daquela rua, tendo um crime tão brutal como pano de fundo. Essa é a beleza do livro: mostrar como cada pequeno elemento da vida de uma pessoa define quem ela é no futuro, utilizando metáforas extremamente inteligentes. Espere sim drama, romance, redenção. M. O. Walsh conduz-nos a grandes questionamentos sobre os sentimentos e não foi raro eu me identificar com cada uma das reflexões que ele propõe com uma beleza poética absurda.

Se o estilo do livro é impecável, os personagens também não decepcionam. São intensos e reais, sendo impossível definir preferências, uma vez que todos estão intrincadamente ligados. Não há bons ou maus, há pessoas apenas lidando com seu dia-a-dia de formas melhores ou piores. Achei incrível, por exemplo, a capacidade do narrador nos manipular a aceitar até suas escolhas ruins, justificando a cada momento que em determinadas épocas da vida todos estamos passíveis a erros. E é impossível não começar a torcer que ele não seja o verdadeiro culpado e até temer que seja.

Mas se tanta estética poderia prejudicar o andamento da história, não é isso que acontece. Sonhos Partidos fecha um ciclo trazendo uma conclusão bem satisfatória. Admiro a verdadeira coragem de M.O Walsh não cair em um final clichê. Aliás, é nos momentos finais do livro que todos os sentimentos superabundam e o leitor finalmente entende que sim, esse é um livro incrível, daqueles raros de se encontrar por aí. Só peço um favor ao M. O Walsh: comece a escrever mais, urgente! haha

Indico para todos que amam histórias belas, doces e tristes, daquelas feitas para explodir sua cabeça e tocar seu coração!

"Há um amor, qualquer amor, feito de respostas?"
Mykaely.Oliveira 18/06/2021minha estante
Nossa, estou com o livro na estante há um bom tempo. Olhei pra ele e resolvi começar a leitura! Adorei teu texto!!!! ??

Carol Martins 22/12/2021

Quando li, rapidamente, a sinopse de Sonhos Partidos, achei se tratar de um livro investigativo por conta do enredo. Não que o livro tivesse prometido isso, mas no fundo eu esperei por isso e confesso que fiquei decepcionada quando a narrativa me levou para outros rumos. Em vários momentos me perdi nos devaneios do narrador, que também é um dos protagonistas da história. Resumindo, o livro tem umas reflexões interessantes, mas a minha aversão ao narrador foi tão grande que eu já nem estava me importando com a história quando finalizei o livro. Não sei, sinceramente, o que falar desse livro, não sei se gostei ou desgostei, é isso. O que posso dizer é que o livro aborda o sentimento de culpa, de evolução, com uma pegada de nostalgia.

Myria.Viana 24/01/2023

Digestão não concluída
Ainda estou digerindo a leitura?
Começa com um bairro encantador que tem uma vizinhança maravilhosa. Numa noite aparentemente normal algo extremamente trágico ocorre com um personagem que faz tudo desmoronar. A vizinhança deixou de ser segura, mostrou-se que sob a tranquilidade escondia-se muitos segredos.
Parece um resumo interessante, mas boa parte foi chata e confusa. Contudo recomendo para que você tire suas próprias conclusões. Rsrsrs

Marília 16/08/2022

a vida não é sempre sobre mim e sobre tirar o peso da minha
consciência*

Não sei dizer se é um livro bom ou ruim, é pesado, vagaroso, é um diário de lembranças de um personagem sem nome, a avaliação vai depender muito dos significados atribuídos por quem lê, eu não leria novamente.

____________________________________________

2AV

O crim3 acometido à Lindy fica em segundo plano? O que desperta o interesse no livro fica em segundo plano?

O conteúdo do livro é puramente descritivo, aprofundando-se dos fatos da vida dos moradores daquela rua... não li o que esperava que ia ler... é como se não houvesse uma estória, um plot, um ápice... é como se o livro não tivesse um objetivo.

Para se ter um maior proveito da leitura, é necessário atentar aos significados das relações e acontecimentos no decorrer da estória, as relações entre pais e filhos, a convivência entre vizinhos, o surgimento da puberdade e dos interesses sexuais dos adolescentes, relações escolares, problemas familiares, divórcio, traição, mentiras e etc etc, traduções intrisicamente subjetivas aos olhos de cada leitor.

Gêmeas Sperandi 05/10/2015

Um livro fantástico, envolvente e tocante
Estava louca para ler Sonhos Partidos desde que vi a sinopse no site da Intrínseca. M.O. Walsh é autor estreante, e com Sonhos Partidos conseguiu seu lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Sonhos Partidos conta a história de um pequeno pedaço da cidade de Baton Rouge. No ano de 1989 ninguém espera que tragédias aconteçam, até que Lindy, uma garota linda e simpática do bairro, é estuprada na calçada.

E quem conta essa história é um narrador sem nome, vizinho de Lindy e apaixonado por ela. Acho muito engraçado o fato de o nome dele não ser citado, ultimamente vários autores têm usado essa técnica, acredito que para "esconder" a verdadeira identidade do personagem. E isso faz sentido para Sonhos Partidos, onde o narrador também é suspeito de estuprar Lindy.

No total há quatro suspeitos no estupro de Lindy, e conforme a história vai se passando, o narrador vai apresentando cada um. Pensei que fosse ler um thriller, mas Sonhos Partidos é muito mais que isso. É também um alerta, um tapa na cara sobre essa terrível coisa chamada estupro. M. O. Walsh criou um livro incrível, que prende a atenção e vai muito mais além do que o esperado.

Conhecemos a dor de cada personagem e a batalha travada internamente. Todos têm seus problemas e suas lutas, e fica bem claro no livro a premissa de que "se você planta dor, violência e ódio, são essas coisas que colherá". Posso dizer que em nenhum momento suspeitei do estuprador, foi um mistério muito bem desenvolvido. Além disso, o livro não é 100% focado em descobrir quem fez isso com Lindy, mas a história se resolve por si mesma. O autor intercala lembranças do narrador (que já está adulto e conta fatos passados) com possíveis suspeitos do crime. Achei isso muito legal porque não pesa a narrativa e não cansa o leitor.

Agora falando sobre o estupro: esse tema é triste e chocante. No mundo não há coisa mais cruel do que tirar a inocência de alguém à força, e só posso ver quem comete esse crime como um ser doente. Vemos, no livro, ao passar dos anos, como isso impactou a vida de Lindy, de seus pais e vizinhos próximos. Parece que uma parte dela se foi para sempre, e é desolador perceber isso.

Sonhos Partidos é um livro fantástico, envolvente e tocante, seja você fã de thriller ou apenas de boa literatura. M.O. Walsh não decepciona em sua estreia literária, e agora eu digo: quando vamos ter mais um livro dele?

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/10/resenha-sonhos-partidos-mo-walsh.html

Ana Paula 05/06/2020

Achei pesado, vagaroso e cansativo. O narrador divaga tanto que em diversos momentos me vi compelida a pular diversas páginas. Fiquei triste pela situação da Lindy, de resto, não consegui criar uma conexão com o personagem principal.

Caroline.Mangegali 02/04/2021

A premissa do livro é interessante e a forma de escrever do autor é boa também. Porém os personagens principais não são cativantes, você não se identifica com eles, o que faz a leitura ficar em um ritmo devagar

Nath 20/08/2020

Tirei lições que vou levar a vida inteira
A história começa no verão de 1989, quando Lindy Simpson foi vítima de estupro. Para um bairro tão pequeno em Baton Rouge, Louisiana, os suspeitos do crime são muitos e entre eles, está o narrador da história, um admirador secreto da garota. Descobrir quem foi o culpado pelo crime é apenas uma das coisas que acontecem no livro, pois é por meio das lembranças do próprio narrador que somos levados a entender como a culpa, amor e separações podem transformar a vida de maneiras irreversíveis. O livro me arrancou lágrimas no final e vai ficar num lugar especial no meu coração!

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/10/2015

Nem todo livro é pra você
Nem todo livro é pra você

Desde que vi a premissa dessa história no lançamento da Intrinseca, já quis ler.
Já que é de grande importância tocar nos temas como estupro e pedofilia.

Porem já nas primeiras pagina percebi que não seria uma leitura fácil.

Sonhos partidos, é um livro estreia do autor M. O. Walsh.
é narrado em primeira pessoa, onde o protagonista não tem seu nome citado no decorrer da historia ( achei isso um fiasco) e que conta suas historias de infância a partir do estupro de Lindy Simpson, aos 15 anos, uma menina por qual ele sempre alimentou uma paixão platônica.
Hoje, já adulto, ele repassa toda a historia, narrando como cada suspeito se comportava na época e como ele enxergava cada um, naquele ambiente que até então era de uma cidade pacata e tranquila. Devido ao fato de ser apaixonado por ela, sabia todos os seus passos e inclusive passou a imitar seus atos de rebeldia após o incidente, pra vê se ela o enxergava.

Até então eu acredita que a historia iria se manter nesse foco, mas por diversas vezes o autor se perdia em outras historias paralelas e isso acabou me confundindo um pouco. Pois ele jogava uma ideia no inicio do capitulo e depois já começava a narrar outras coisas nada haver e quando voltava a ideia inicial eu já tinha esquecido aquele fato.

Colocou personagens demais no livro, alguns totalmente desnecessário que não acrescentaram em nada no enredo principal e em alguns trechos me fez pensar em estar lendo um livro de “Historia”.

Não é um livro chato propriamente dito, mas infelizmente não foi algo que conseguiu me balançar, pois toda vez que tinha algum dialogo que ia nos levar a revelação ao crime ou a aproximação do casal – já que ele era apaixonado por ela – o autor colocava outra lembrança dentro do parágrafo e isso me irritava muito.

Mas de toda a decepção que tive ao ler, o final pelo menos foi satisfatório. Onde o “culpado” era alguém que jamais suspeitei e gostei da maneira como o protagonista terminou.

Infelizmente, pra esse livro a minha nota é 3.
Leia, quem sabe sua opinião seja diferente e o livro melhor aproveitado.

site: https://instagram.com/p/9HxSZ4m796/?taken-by=marcellakast_
Ma 24/10/2015minha estante
vc gostou??

Marcela @ler_sim_ler_sempre 24/10/2015minha estante
Infezmente nao foi uma leitura que me conquistou. :(

Ma 25/10/2015minha estante
Também não gostei não. rs

Marcela @ler_sim_ler_sempre 25/10/2015minha estante
Achei que o autor colocou muita coisa desnecessária e nas horas boas ele cortava o raciocínio com outras lembranças nada a ver

Natasmi Cortez 25/10/2015minha estante
Terminei de ler ontem e tive a mesma sensação...
O brabo é fazer resenhas desses livros confusos hahahaha, mas bora lá.
Criei muita expectativa e acabei me decepcionando.

Jessica.Shintate 26/10/2015minha estante
Não gostei também não. Nem consegui terminar o livro.. :x

Marcela @ler_sim_ler_sempre 26/10/2015minha estante
Jéssica terminei o livro porque nao consigo deixar pela metade, mas se você tiver quase no fim, dá uma chance porque o final até que é legal. Mas a historia em si, realmente nao me tocou.

Lovett (@bloglariteratura) 23/07/2018minha estante
Concordo muito com você. Na metade do livro, eu já tinha até esquecido qual era a temática principal... Achei que o autor divagou demais, criou não só personagens dispensáveis, como alguns capítulos também. É o tipo de livro que caiu no limbo dos esquecíveis, pelo menos pra mim.

Maria5100 06/02/2022

Todos deveriam ler, mas nem todos conseguiriam
Esse é um dos livros que a capa te engana e, se não fosse pela sinopse, expondo o tema e futuros gatilhos, sem dúvidas teria pensando que fosse sobre qualquer outra coisa.

Para os interessados, é uma leitura super fluída e de certo modo descritiva, os detalhes são importantes aqui, pois são eles que fazem a diferença a cada descoberta.

Outro ponto maravilhoso dessa história é ver o narrador personagem crescer e amadurecer diante dos nossos olhos, sua jornada como criança, sua passagem pela puberdade e adolescência, até o findar de um homem adulto convicto em sua moral e do seu amor pela vida e pela justiça; tudo isso sob a perspectiva de um crime e da forma como ele o traumatizou e mudou a forma como via e entendia a vida, mesmo não sendo a vítima.

Enfim, livro de um escritor de primeira viagem, digno de aplausos: fui capaz de ver cada cena pela minha mente durante a leitura, inclusive sentir os cheiros e sensações. Já é uma das minhas melhores leituras desse ano!

Franciele Müller 14/11/2016

Só não avaliei como ruim pq tem partes em que o livro fica interessante, mas achei q são MUITAS paginas que são completamente irrelevantes e q não acrescentam em nada para a história. Achei que tiveram vários fatos e cenas q poderiam ser bem melhor trabalhadas e desenvolvidas ao invés de vários assuntos irrelevantes que foram trazidos no meio do texto aleatoriamente.

Wanderson.Leow 16/12/2016

O livro conta a história da infância do narrador nos anos 80, e do estupro de uma de suas colegas, pela qual ele era apaixonado. Um estupro em que ninguém sabia quem foi o culpado, e que depois de um tempo, foi deixado pra lá.
E como esse acontecimento mudou a vida da garota, Lindy Simpson, e também das pessoas a sua volta.
O livro fala sobre as divergências da adolescência, amores não correspondidos, agressões, popularidade, problemas familiares, divórcio, morte, sexo, bebidas e drogas. Fala sobre crescer e descobrir o seu lugar no meio do mundo dos adultos.
Fora as contantes partes em que o narrador abusa do poder de "encher linguiça" , o livro carrega um sentimentalismo muito grande, questões importantes para vida, muito drama, e é um livro muito bom de se ler. Principalmente se vc é adolescente ou na casa dos 20 e poucos.

Cíntia 26/11/2020

Um livro rico de lembranças
A história se passa em Baton Rouge, capital da Louisiana, em especial no verão de 1989, quando Lindy Simpson foi estuprada perto de casa.
A história é narrada por um dos suspeitos do estupro de Lindy, que na época era um adolescente, vizinho e obcecado pela vítima.
O narrador fica beirando em lembranças antes do estupro - depois do estupro, e vai lembrando de acontecimentos que envolvem a vida dele.

É um tema polêmico, mas M. O. Walsh se expressa tão bem, que não consegui não me sentir parte da história. Me emocionei e até chorei em alguns acontecimentos.
No início parece um livro de mistério, mas longe disso, não é. É uma história sobre a vida, que mostra como os acontecimentos nos mudam e nos moldam, fazendo com que nos tornemos as pessoas que somos.

va 19/04/2020

Sonhos Partidos
A história se passa em Baton Rouge- Louisiana e conta a vida antes e a partir do estupro de Lindy Simpson, um caso que mudou as pessoas e a cidade. É contada por meio das lembranças do narrador, um dos suspeitos do crime.

1 | 2 | 3 | 4 | 5