O leitor do trem das 6h27 Jean-Paul Didierlaurent

Resenhas - O leitor do trem das 6h27

Hannah Green 07/04/2024

A história é tão bonita que não sei por onde começar.
Vou começar pela parte mais óbvia, tendo em vista o arco principal da história: a diagramação do livro. Ele é curto, como um L&PM, e isso contribuiu para a vibe de história comfort/cozy. Mas não se engane com o tamanho, ao longo das 175 páginas, ele consegue contar diversas pequenas narrativas, que se entremeiam, formando um vínculo que passa de personagem a outro, até que estejam todos bem amarrados.
Vamos começar por Yvon e seus alexandrismos, confesso que não sou muito da rima, não sei se saberia conviver com ele, o que evidencia a paciência de Guylain. As delacôte sisters são especialmente queridas, diferente de Kowalski, que passei o livro inteiro desejando que ele rolasse das escadas que ele tanto balançava, direto naquela máquina. O velho Giuseppe é um amigo que todo mundo deveria ter pelo menos um no seu círculo, ter procurado Julie tão avidamente foi uma coisa que só alguém "sem canela nas pernas, e sim nas prateleiras", poderia fazer e entender. Vignolles e os seus 1299 pares de pernas conseguiram me fazer quase estragar o livro de tanto que chorei por cima das páginas, um pouco emocionada, aim, sou, mas se você não for, quando ler, vai ficar. Guylain deveria receber a medalha de ouro pela "melhor amizade de todos os tempos". Por fim, Julie e seus tialogismos, especialmente o número 5: "urinar não é brincar", sua forma de enxergar o mundo sem sua forma mais pura, é hilariamente verdadeira, até as partes dos "barulhos de atividade", fazem parte de uma narração encantadoramente normal, e é aí que está a beleza da coisa.
O fim não poderia ser melhor. Não há fim melhor do que o começo de uma nova história, uma história redonda de 14.718 cerâmicas.

Davi.Paiva 23/01/2024

Vive la france!
Link Amazon: https://amzn.to/3uebSGG

Para quem acompanha as minhas resenhas: lembram que depois de ler "Tem um Livro Aqui que Você Vai Gostar" eu peguei algumas indicações?

Pois é. "O Leitor do Trem das 6h27" foi uma.

Primeiro eu quero contar a história de como consegui o exemplar: foi conhecendo pela primeira vez o Sebo Aceroni, localizado perto do metrô Marechal Deodoro, em São Paulo. Espaço pequeno e com livros até nas escadas, mas com ótimo atendimento e preço justo. Fiquei muito satisfeito.

E sobre o livro, devo dizer que se dependesse só do trabalho editorial, eu daria nota 4 de 5 para a Intrínseca: formato de bolso é bom e papel pólen é ótimo. Mas usar fonte Walbaum em um tamanho tão pequeno é de doer...

No entanto, para a minha sorte, o livro é tão bom que supera até a medalha de prata que eu daria para a editora!

E como supera!

Gyulian Vignolles, protagonista desta história, é um personagem complexo e complexado: seu nome gera um péssimo trocadilho em francês, cresceu sem grandes perspectivas, mente para a mãe sobre sua profissão (da qual tem um certo desgosto) e se mostra uma pessoa inteligente e amante da leitura ao ponto de fazer qualquer leitor pensar como uma pessoa dessas não tem mais destaque na sociedade e não tem seus talentos e virtudes melhores explorados em prol da criação e manutenção de uma sociedade melhor.

E o que é mais incrível: Gyulian está rodeado de pessoas assim, tão incríveis quanto marginalizadas. Amigos, pretendente e até seus animais de estimação têm características tão singulares, inteligência e carisma que geram o desejo de ler a história de um peixinho dourado explorando toda a imensidão... de seu aquário em uma mesa de cabeceira!

A trama do livro, a priori, não traz nenhum objetivo na vida de Guylian, podendo fazer o livro ter 500 páginas de enredo que ainda seria interessante. Entretanto, vendo que o autor tem mais experiências com contos e este sendo o seu primeiro romance, é compreensível que "O Leitor do Trem" tenha só 176 páginas em capítulos tão curtos. Contudo a entrada de mais uma pessoa cujo trabalho com escrita impacta em cheio na vida de um leitor (como fazer um leitor marginalizado pela sociedade se apaixonar? Deem a ele uma escritora marginalizada! Perfeito!) muda tudo e dá cores não só à vida do protagonista como também na dos passageiros que o acompanham em suas leituras matinais.

E o final acaba se revelando muito interessante, uma vez que acompanhamos a jornada de um leitor e agora somos nós, os leitores deste livro, que temos de ler um texto escrito por um dos personagens para saber como tudo acaba.

Não li muitos livros de autores franceses. De cabeça, só lembro de Antoine de Saint-Exupéry, Alexandre Dumas, Júlio Verne e Maurice Druon. E a meu ver, o autor deste livro, Jean-Paul Didierlaurent não deve nada para eles.

Recomendo!

Luisa Dahmer 26/12/2023

Por trás do carrasco de livros
Leitura boa e curta. É inevitável envolver-se com Guylain, o protagonista de forma íntima, mas na minha opinião o livro terminou numa parte culminante e deixou aquele gostinho de quero mais. Recomendo.

Hyslei.Roman 11/12/2023

Livros que falam de livros são sempre uma premissa clichê, mas ainda assim conquistam a nós, leitores! Entrei nessa leitura sem saber muito sobre o que se tratava e posso garantir que me diverti, me emocionei, parei para fazer algumas reflexões e fui pega de surpresa pelo desenrolar da história. Em hipótese alguma eu pensei que as coisas se desenrolariam da forma como foram! Sinto que algumas coisas ficaram com pontas soltas ou dançando no meio da história sem muito nexo, mas na vida também é assim, não podemos cobrar exatidão em tudo, muito menos diminuir essa leitura envolvente e fascinante por conta de alguns pormenores não bem delineados. Dei cinco estrelas e favoritei sim, porque me tirou de uma ressaca literária de meses e me surpreendeu de forma muito positiva!

Jeffez 10/12/2023

Muito interessante como um homem bem pacato trouxe tanta vivacidade a rotina chata do caminho ao trabalho no dia a dia, e pode trazer um pouco de alegria às pessoas, isso fez a diferença na vida delas.
E nos mostra que simples gestos que não damos tanta atenção podem mudar as coisas e pessoas de forma tão bonita.
não esperava que o amor chegasse até ele nesse trajeto.
E isso reafirma que coisas boas atraem coisas boas!!.

AndrAa58 02/12/2023

Encantador
Que livro encantador! O autor conseguiu me cativar, arrancar risos e fazer com que eu torcesse por um amor literário, rs. O protagonista é um homem introvertido, solitário e puro. Sua paixão pelos livros contrasta com o fato de seu trabalho consistir em destruí-los. No entanto, ele não se deixa abalar pela insatisfação com sua função e condição; ao contrário, concentra-se em salvar as folhas que escaparam, “dos dentes da coisa”, desse destino cruel. Com essas folhas, ele transforma os dias dos passageiros do trem das 6h27 e dos velhinhos de um asilo, mais interessantes e leves.

O livro é uma verdadeira delícia, com personagens encantadores, cada um com seu estilo único. A abordagem do amor na trama é literária e ingênua de certa forma. Já se apaixonou por alguém sem conhecê-lo, apenas através de seu diário?"
Vanessa.Castilhos 02/12/2023minha estante
Adorei, Andréa! ??? É um livro encantador mesmo! ?

AndrAa58 03/12/2023minha estante
Obrigada Vanessa ?

Nina 03/12/2023minha estante
Não conheço, mas por sua análise fiquei com vontade de ler. ?

AndrAa58 03/12/2023minha estante
É uma leitura leve, Nina. Acho que vc vai gostar ?

covattimarquesyasmin 11/11/2023

O leitor do trem das 6h27
Operário de uma usina que destrói livros, Guylain Vignolles é um solteiro que leva uma vida solitária, com apenas um peixe dourado para lhe fazer companhia. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera. Em seu percurso diário até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador no dia anterior. Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar uma nova perspectiva e escrever uma nova história para sua vida. Com uma linguagem refinada e delicada, o autor nos apresenta esse romance divertido e instigante, mostrando que a vida pode mudar em um piscar de olhos.

Lucas | @luagonoslivros 17/09/2023

É possível se apaixonar por alguém só lendo seus textos?
A resposta do autor é sim. E eu acredito nisso também.
Quem diria que pra um primeiro romance de um poeta teríamos um leitor recluso encontrando por acaso os textos de uma desconhecida (e se apaixonando por ela). Só um francês conseguiria escrever esse livro dessa forma sensível, poética e bela.

Eu quero acreditar que existe um destino primoroso reservado para cada leitor recluso que não consegue ter a vida brilhante que todo o resto do mundo parece ter. Esse livro me deu mais um motivo para me agarrar a essa esperança.
Deisi 17/09/2023minha estante
Mais é possível, se apaixonar de tantas formas kkkkk

Que bela resenha...?

Erica.Barone 23/06/2023

Demorei para engrenar a leitura, mas do meio para o fim ele entrega tudo. Acabei a leitura com um sorriso no rosto e com o coração quentinho, pois é um conto de fadas! Valeu a pena!
AndrAa58 27/11/2023minha estante
Está me custando engrenar também...

Erica.Barone 27/11/2023minha estante
Insisti um pouquino, para mim, valeu a pena

? também vou insistir ?

emysants 25/04/2023

Mediano
O que posso dizer sobre este livro? Achei a leitura bem enfadonha e maçante na maior parte do tempo.

Até a metade do livro nada de tão extraordinário acontece. É realmente uma leitura bem parada, que se resume a contar sobre o cotidiano do protagonista que é solitário e tímido (e que tem como única companhia um peixe de estimação). O que fez a leitura valer a pena foi o final, achei interessante, mas senti que faltou algo mais???

Bom, foi uma leitura que não acrescentou em nada para mim, mas que também não foi uma das piores.

Thainara Ramalho 11/03/2023

O leitor do trem das 6h:27
Não dá para colocar em palavras o quanto esse livro é lindo!
Ver poesia na rotina entediante do dia a dia.
Francamente, quero mais dele hahaha

polikmaleo 22/02/2023

O leitor do trem das 6h27
é um livro lindo, apenas uma obra de arte, algo tão admirável quanto a própria essência.
o fato de dar cores a um cotidiano monótono e entediante faz com que o mundo se torne mais colorido.
nossas rotinas podem parecer cansativas para nós, mas a rotina alheia, por mais que seja monótona, parece ter detalhes que a tornam únicas e - mesmo monótona - fascinante.

Vanessa.Castilhos 07/02/2023

Literatura francesa
E como não se encantar com personagens como:

Yvon Grimbert e seus versos alexandrinos;

Giuseppe e sua busca pelos livros, que literalmente, continham uma parte de si próprio;

Os idosos do asilo e o brilho dos seus olhos em cada página que era lida;

Julie e sua poesia dramática;

Guylain Vignolles, encontrando a razão de viver através do seu amor pelos livros e pela leitura.

Uma mistura de drama e comédia. Recomendo muito!

Autor premiado 2 vezes com o Prêmio Hemingway.

daday :) 18/01/2023

o trem das 6h27
de início fiquei meio perdida e quis largar a leitura. mas conforme a história vai se desenvolvendo vc fica com o coração quentinho. o livro conta a história de um moço solteiro que tinha a visão de mundo no preto e branco, ele não gostava tanto do trabalho que tinha e todos os dias salvava umas páginas antes de serem destruídas. e com essas páginas ele sempre liga, elas nunca tinham ligação uma com as outras, mas mesmo assim ele sempre lia no trem das 6h27. daí ele encontrou uns textos que começaram a dar alegria e ele vou procurar, por fim sua vida de mundo voltou a ser colorida