Batman & Robin: Nascido Para Matar

Batman & Robin: Nascido Para Matar Peter J. Tomasi...

Resenhas - Batman e Robin: Nascido para Matar

Paulo 28/11/2015

Adquiri Batman & Robin Nascido Para Matar na expectativa de ler um material da nova dupla dinâmica sem ser pelas mãos de Morrison. Sei que foi o próprio Grant Morrison que introduziu o personagem Damian, mas seus roteiros costumam sempre ter um evento bem maior ocorrendo por fora, normalmente algo meio viajado, que exige mais da atenção do leitor. O que eu queria era ler histórias focadas na relação entre pai e filho. E é isso que Peter J. Tomasi nos entrega, principalmente no primeiro arco, que compila as edições até Batman & Robin 8.
Este primeiro arco é exatamente a leitura que eu procurava. Inteiramente focado na relação entre Batman e Damian, Peter Tomasi explora várias camadas da personalidades de ambos pai e filho, e introduz um vilão que se encaixa perfeitamente pra esse tipo de história, extrapolando ainda mais os dilemas do novo Robin e as inseguranças de seu pai. O roteiro de Tomasi consegue humanizar de maneira ímpar o novo Robin, tanto que mesmo sendo um personagem extremamente arrogante, prepotente e com um instinto assassino um tanto quanto perigoso, é impossível não se comover com Damian ao longa da leitura, principalmente nos momentos em que ele abraça a criança que ainda existe dentro dele. Há também boas cenas de ação, pra quem gosta. Eu, particularmente, não curto muito ação desenfreada em HQs, prefiro as assistir em animações. Por sinal, essa história renderia um ótimo roteiro pra uma nova animação do herói.
Infelizmente, as outras edições não mantém o mesmo nível da primeira história. Batman & Robin 0 é uma edição curtinha, que reconta a origem de Damian. Bem simples, mas válida pra quem não a conhecia. Depois temos uma história solo do Robin, em meio A Noite das Corujas, bem dispensável, por sinal, e mais dois pequenos arcos. O primeiro deles nos introduz um novo vilão, bem caricato e repleto de clichês. O único interessante desse arco em 4 edições são as partes em que roteiro explora a difícil relação entre Damian e os Robins que o precederam. É muito legal acompanhar os 4 juntos, e ver o quanto Damian, apesar de bancar o durão, ainda é bastante infantil. E o último arco, em 2 edições, é o mais fraco deles, tendo pouco a acrescentar, além de muita correria e uma referência ao Coringa.
Enfim, Batman & Robin Nascido Para Matar é um material muito bom, que já valeria só pelo primeiro arco. Porém, por ser um compilado de edições mensais, tem seus altos e baixos, tanto no roteiro, quanto na arte. Daria um 8 só pela primeira história, mas tiro um pouco da nota pois as outras histórias caem bastante de nível.

Ana Lu 23/01/2023

foi minha primeira leitura de hq ( tirando os da turma da mônica kkkkk) gostei bastante da história e apesar de n ser mt fã da DC adorei conhecer o Damian e a relação dele com o pai. enfim, gostei bastante e agr quero navegar mais por esse universo dos quadrinhos

Flavio - @geekcorp303 18/06/2020

Não esperava gostar tanto dessa HQ, me divertir muito durante a leitura, ver a relação o Bruce como Damian é muito interessante, mas tem alguns volumes que achei um pouco desnecessários, mas como um todo é muito bom!

Davi.Pontes 12/10/2023

Reler é importante
A primeira vez que eu li esse volume foi logo após o fim do run do Morrison e todo meu ódio ao menino Damian destronar o Tim Drake como robin, é o famoso nepotismo
Mas a história é boa cara, para o Tomasi que não tinha nada sobre essa relação ele manda muito bem. A linha de não matar do Batman é um grande desáfio para ele acolher um filho que foi treinado como um assassino. O primeiro arco é bom porque tem um duelo de filhos com o vilão sendo primogenito de Henry Ducard que treinou o Batman. A segunda é o Robin tentando impor que é o melhor robin e isso é ridículo kkkkk. Por fim uma luta numa escala da cidade toda

Natalia846 01/12/2023

Na minha opinião Os Novos 52 de Batman e Robin com certeza são as histórias mais legais dessa fase 52, e olha que o meu herói favorito é o Superman, mas os 52 dele não foram tão legais assim pra mim.
Aqui nós temos arcos muito interessantes, um Batman que a cada dia mais se torna um pai devoto e dedicado, e temos um Damian que apesar de eu não gostar do carinha, consegui entendê-lo um pouco melhor.
Recomendo demais essa leitura.

Nagisa 03/12/2023

Essa hq demonstrou bem como o Bruce não tem maturidade pra ser pai. Ele ainda tá preso no tempo, vai ser sempre o garotinho que perdeu os pais.