O inspetor de xindzimila

O inspetor de xindzimila Virgília Ferrão

Resenhas - O inspetor de xindzimila

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/11/2015

O Inspetor de Xindzimila
O livro inicia com a narrativa envolvente do inspetor Dionísio que ao retornar à Xindzimila, um vilarejo de Moçambique na África, tem consigo sentimentos ocultos e propenso à expor no tempo certo, o que acontece no decorrer da trama.

Por se tratar de um romance policial, o livro é escrito com emoção onde nota-se o poder da escrita de Virgília que narra com precisão os acontecimentos que envolvam as mortes ao redor do Inspetor que tem como papel principal descobrir o que está acontecendo no pacato vilarejo.

E como boa trama, um romance à cultura africana, valorizando a cultura do país destacado com precisão neste livro. E assim Dionísio acaba se envolvendo com Quina, uma garota bonita e que se rende aos encantos do inspetor, que possui estatura elegante e arranca suspiros das jovens moças de Xindzimila.

Pude notar uma leve diferenciação na escrita deste livro, onde as palavras tem um sotaque sutil do português europeu, com toques que revelam a sutileza, do linguajar aportuguesado. Um requinte de cultura que agrega valor ao meu intelecto.

Virgília escreve com tamanha desenvoltura onde diversas frases me despertaram o interesse e separei uma entre tantas outras lindas e faço questão de deixar aqui para vocês:

A vida é mesmo assim. Você ama, você se machuca, jura não repetir, mas mesmo assim vai lá e repete tudo.

Meu Deus, como foi bom ler esta obra literária que merece cinco estrelas e remete tamanha fonte de conhecimento cultural. O mundo está repleto de pessoas que merece brilhar no universo literário e Virgília Ferrão é uma das estrelas que destaco como uma fonte de entretenimento e conhecimento.

Para quem gosta de um romance policial e um livro que lhe trará uma gama de conhecimento e cultura, recomendo ler O Inspetor de Xindzimila, da doce e simpática Virgília Ferrão, publicado pela Editora Selo Jovem.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/11/o-inspetor-de-xindzimila.html

Diane Ramos 13/07/2016

O INSPETOR DE XINDZIMILA ( Virgília Ferrão)
Hoje trago a resenha de O Inspetor de Xindzimila, livro que recebi em parceria com a autora Virgília Ferrão. Já fazia um bom tempo que não lia um romance policial, então, foi uma ótima oportunidade para sair da minha zona literária de conforto e adianto que foi uma leitura que muito me agradou, principalmente, pelo mistério super envolvente criado pela autora, onde, é impossível não fazer suposições sobre o desfecho.
O livro traz a história de Dionísio Manguane, um homem que tirou a sorte grande quando jovem e conseguiu, através de um estrangeiro, uma bolsa de estudos na Europa, onde se formou em Direito. Anos após sua formação e já com uma carreira reconhecida, Dionísio, volta á pequena Vila Xindzimila, em Moçambique, para exercer o cargo de Inspetor da vila e junto trazer melhorias para a região. Além disso, o novo inspetor traz consigo uma revelação que pode vir a surtir inimizades na família e tenta também reverter uma mágoa que seu pai sente por ele.
Já em sua terra Natal, o jovem se apaixona por Quina, uma moça da vila, com quem tem um breve romance. Simultaneamente a esses eventos, desencadeia-se uma série de infortúnios, envolvendo misteriosos assassinatos na vila. Assim, quando o inspetor se dá conta de que as mortes estão de alguma forma ligadas á ele, o sonho de melhorar a vila e o de viver uma história de amor ficam perdidos. Desta forma, Dionísio inicia uma batalha para deter o assassino, ao mesmo tempo que se questiona se Xindzimila continua realmente a ser sua terra Natal.

Como já disse, faz um bom tempo que lia romances policiais, então, quando iniciei a leitura de O Inspetor de Xindzimila quase fui sugada pela história, achei muito bacana a forma que Virgília trabalhou na história dos protagonistas e no mistério que envolvia o assassino misterioso, onde todos pareciam suspeitos. A narrativa da autora é muito envolvente e a história é tão bem amarrada que alguns acontecimentos que até então pareciam bobos nas páginas finais tem fundamento e ajudam a desmascarar o assassino de Xindzimila.
De longe o que mais agradou foi a riqueza cultural presente na obra, Virgília Ferrão presenteia o leitor expondo detalhes da cultura de Moçambique, dando atenção aos costumes típicos da região, cristalizando a nossa percepção quanto aos desafios sociais de uma população em desenvolvimento.
Enfim, O Inspetor de Xindzimila remete-nos a uma jornada emocionante na redescoberta de valores como a humildade, a família e o amor, com uma certa dose de suspense que não deixa o leitor largar o livro antes de desvendar o mistério. Indico o livro pra quem curte mistérios envolventes e também para aqueles que gostam de descobrir novas culturas.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/