Meu Maior Presente

Meu Maior Presente Mila Wander

Resenhas - Meu Maior Presente

Brina.nm 29/09/2017

Infelizmente, não colou.
Então vou começar com os diversos pontos negativos da leitura, não briguem comigo, okay?

Vamos começar pelo começo: a adoção.

Não consegui ‘engolir’ que o Lucas, um menino de 2 anos loiro de olhos azuis demorou 7 anos para ser adotado, porque é comprovado que crianças brancas e menores de 3 anos são mais fáceis de serem adotadas. Tá, eu entendi que tal tempo foi para explicar a diferença de idade entre eles e os sentimentos de abandono que o protagonista levou pra sua vida, mas ainda assim acredito que essa parte poderia ser mais trabalhada, assim como o relacionamento dos pais deles.

Heloisa e Levi se conheceram na festa de Natal do orfanato, quando ambos pegaram a cartinha de Lucas que pediu ao Papai Noel um pai. E em uma semana eles já se apaixonaram e decidiram adotar a criança. Sei que é um livro de ficção, mas toda história pra mim tem que ser coerente, e acredito que com as leis tão severas de adoção que temos em nosso país, isso não aconteceria tão cedo, além de que adotar uma criança é uma decisão importante e difícil de ser tomada, e não acontece assim de um dia pro outro com um casal que acabou de se conhecer.

Aí vamos para o ponto mais crucial do livro, a tal diferença de idade entre Lucas e Mel, dez anos. Não vou ser hipócrita e falar que é um relacionamento impossível e blá blá blá, pois eu e meu marido temos sete anos de diferença. Mas na história essa diferença fez ficar um pouco forçado o relacionamento de Mel e Lucas, afinal quando ele estava com 25/26 anos estava ficando excitado e tendo sonhos eróticos com sua irmã de 15/16 anos. Desculpa mas isso não me convenceu, não colou e não desceu na minha goela.

Talvez se tal diferença de idade fosse menor, uns 5 anos, teria sido mais fluido tal relacionamento, até porque Mel era uma garota muito inocente que só tinha o irmão como espelho, como melhor amigo, então quando Lucas diz-se tão apaixonado pela garota eu não conseguia ver tal sentimento da parte dela sabe? Não ficou uma coisa natural e que foi evoluindo gradativamente entre os dois, pareceu mais uma obcessão de Lucas pela garota, e quando eles finalmente se beijam aquele ‘louco amor’ começa.

Fora que Lucas não aparenta a idade que tem no livro, seus comportamentos, ciúmes, indecisões e burrices não parecem de maneira alguma com um advogado super conceituado de 28 anos, ele tem horas que é mais imaturo que a garota com 18. Por isso minha cisma com essa diferença de idade, não funciona, você não vê um adulto de 28 anos, vê um adolescente cheio de dúvidas, e por isso acredito que faltou um pouco a autora trabalhar nessa questão.

Também senti falta de personagens secundários para interagir com os protagonistas, um amigo ou amiga para desabafar, uma trama paralela para que os dois pudessem esquecer um pouco do drama desse amor proibido… algo que tirasse o foco um pouco desse relacionamento, que desse um tempo para o leitor respirar e desse um ânimo a mais na história. Porque todos os personagens secundários que aparecem aqui, são só para resolver ou complicar algo do relacionamento, nenhum tem profundidade ou uma trama mais complexa, e acredito que se tivessem esses elementos o livro ia ficar um pouco mais fluido e dinâmico.

"Em meus vinte e seis anos de vida, alguém deveria ter me alertado que nem todo amor é bonito. Aquele que eu sentia era uma verdadeiro monstro."

Por decorrência de não ter nenhuma trama paralela ao romance proibido do casal, tudo que acontece aqui é sobre eles, é sobre o relacionamento, sobre os sentimentos deles e nossa…. como isso ficou saturado. Eu sei que é um romance, mas não necessariamente você precisa ler 300 páginas sobre tal relacionamento, eu me senti saturada, cansada do drama do casal, e ao invés de eu sentir empatia e torcer para que eles ficassem juntos eu infelizmente só conseguia pedir para que ficassem juntos logo para parar o drama, que foi muito hahahaha.

Outra reclamação minha é que Lucas é machista, e isso eu não consigo nem justificar, pois os pais do personagem são super liberais e mente aberta, mas o filho…. Ele pede para Mel não sair com uma blusa mostrando a barriga, manda ela trocar a maquiagem carregada por uma leve porque aquilo não é para mulheres como ela, chama as garotas que beijam vários meninos de vadias, as ex são vadias…. E mesmo quando o pai lhe chama atenção não senti uma mudança de atitude dele, só ficou tipo: não acredito que estou levando bronca por ela vestir uma blusa que mostra tudo o corpo.

E por último, senti falta de um final mais elaborado, com mais drama e mais desenvolvimento, porque depois de tantas páginas com o casal nesse drama de como vão conseguir ficar juntos ou não, tal final ficou corrido demais, merecia algumas páginas a mais com certeza, e mais dificuldade….

Vou parar de reclamar se não daqui a pouco alguém vem falar que estou de perseguição com a autora hahahaha

Mas sinceramente, Meu Maior Presente não funcionou pra mim, foram vários furos e problemas na história que fizeram com que eu não conseguisse me aproximar dos personagens, não conseguisse me envolver e sentir tal amor que eles diziam sentir. A proposta do livro é muito boa, mas sinceramente precisa ser mais trabalhada, porque daí com certeza será um livro que fará ainda mais sucesso.

E pra finalizar vou lembra-los que essa é a minha opinião, você pode ler o livro e achar algo completamente diferente, gosto é gosto e cada um tem o seu, vamos nos manter educados e aprender a aceitar o gosto da outra pessoa sem fazer escândalos.

site: http://www.stalker-literaria.com/2017/09/resenha-meu-maior-presente-mila-wander.html
Mônica 29/09/2017minha estante
Esse livro está na minha lista de desejados. Eu particularmente gosto de drama, quanto mais melhor, vou deixar ele na lista mesmo com as criticas, até porque tem vários livros que eu amo que tem gente que odeia. Como você disse, questão de gosto

Nanda Claret 01/10/2017minha estante
Nossa, foi justamente o que senti lendo o livro. Extremamente fraco e mal desenvolvido. Nunca vi um cara de 28 anos que só sabe chorar. A Mel Tbm nunca demonstrou sentir amor por ele. Não deu pra engolir mesmo!

Isa_Oli 03/02/2018minha estante
Eu não deveria estar comentando. Mas não estou conseguindo me conter. Eu não li este livro. Não tenho vontade de ler. Vi um monte de quotes dele e, pelo amor de Deus, tudo o que eu vi só me mostrava o quanto tudo aquilo parecia errado. Achei o seu comentário o mais coerente que já vi. Suas críticas são completamente razoáveis, acho que falta esse tipo de pessoa pra betar certo tipos de histórias. O que vi desse livro me marcou tão negativamente que tive que vir aqui pesquisar e saber o que as outras pessoas achavam. Eu gosto de trama coerente e, pra mim, isso não parece nada coerente. Por tudo o que vc citou e por mais o que vi. A única pessoa que ele poderia criar um laço familiar saudável e verdadeiro era o bebê. Porque ele conheceu seus pais depois de muito tempo, mas a menina nasceu sendo irmã dele. A única familiar mais próxima. E o único relacionamento de carinho e afetividade que o menino poderia ter e construir que o ajudasse a entender o que é família, e é transformado num sentimento doentio? Não consigo ver esse tipo de relacionamento sem a patologia que isso envolve, não consigo. Se, ao menos, esse garoto tivesse chegado nessa família aos 9 anos e encontrado uma menina de 5-6 anos, tudo bem, eu poderia até compreender que talvez entre eles não conseguisse se formar uma relação fraternal. Mas o menino viu a "mãe" engravidar. Viu o bebê nascer, que se tornou sua irmã pelo nascimento e eles cresceram juntos, mas lá na adolescência vão começar a sentir isso se transformar algo carnal? Não consigo imaginar isso. Eu perdi meus pais com 10-11 anos. Fui morar (separada dos meus irmãos) na casa de meus tios que eu mal conhecia. Eles tinham 3 filhos (2 meninas e 1 menino), meu primo tinha 18 anos. Eu nunca o tinha visto antes. Mesmo assim, nosso relacionamento sempre foi muito fraternal. Pra mim, que passei por uma situação ligeiramente parecida, isso soa tão perturbador e doentio que me dói a alma. Sei que cada caso é um caso, inclusive estou aberta para diversas exceções, mas sem dúvida, essa história não se encaixa em algo plausível e saudável. Sei que não li o livro, mas de verdade, pelas quotes que li achei que nada daquilo estava colando, realmente parecia doentio, obsessivo e desvirtuoso. E, como vc disse, é ridículo que não exista uma terceira pessoa, amigos, histórias paralelas. Uma vida não é feita só de um amor, e isso já mostra pra mim o quanto não me parece saudável o que foi "criado" entre os dois. E ele chamando-a o tempo todo de "irmã"? Ai, sei lá... vou fazer como vc e parar de escrever...rsrsrsrsrs, mas eu precisava desabafar, esse enredo me perturbou demais.

Juliana.Silva 04/03/2021minha estante
Eu dei um tempo nesse livro eu achei sua opinião incrível sério

Helen.Maria 06/01/2022minha estante
Li esse livro em 2019,tinha adorado o livro apesar dos apesares. Com a cabeça de hoje não sei se esse livro é tão bom quanto era na época,pensando com a mentalidade atual super me identifico com a tua opinião!

AllBlack 24/01/2023minha estante
vim aqui pensando em ler esse livro e seu comentário me salvou ??? acho que sim kkkkkk que desespero, já não pretendo mais, só de ler o que vc disse já fiquei em surto.

Jéssyka Rayza 19/10/2022

Gostei
Li esse livro pq adoro esse tema de romance proibido, mas li algumas resenhas e vi muita gente criticando, porém decidi continuar.

E gostei! Realmente o Lucas é bastante inseguro, tudo quer chorar, sempre tá fugindo e não querendo aceitar oq está sentindo, e definitivamente a situação é um pouco bizarra. Temos que ter a cabeça aberta pra tentar ver com outros olhos um adulto de 24 anos, tendo interesse romântico na irmã de 14 anos. Lógico que eles não tem o mesmo sangue, mas foram criados como irmãos. É estranho sim, mas o amor não se explica né? E pelo menos eles não tinham o mesmo sangue.

Achei que ficou muito coerente a forma como a escritora narrou a vida e os acontecimentos da família, o fato dele ter essa insegurança toda por ter sido adotado, o sofrimento, a não aceitação, decisões precipitadas mas sim as mais razoáveis tentando acertar e o tempo de cada acontecimento na relação do casal. Acho que tudo foi muito bem construído.

Adorei o livro e super indico para quem gosta desse tipo de romance proibido e que tenha a cabeça aberta para não julgar os sentimentos das pessoas.

Dani 21/01/2022

Já era amor?
Tem uma frase da Clarice Lispector que diz: Já era amor antes de ser. Esse livro define bem isso! O amor de Lucas e Mel já era amor e nos cativa numa história linda. Outro ponto que li em algumas críticas é o fato da diferença de idade entre os personagens e por serem irmãos não consanguíneos. Justamente esses são pontos importantes, não devemos julgar. Amor não se julga, apenas é sentido. Foi isso que conclui desse livro maravilhoso da Mila, que mais uma vez me surpreende pela criatividade. Adorei!!! Nota 10000

ahmanda 21/01/2022

A felicidade
Tem muito drama isso não pode negar, é um assunto complexo e que nem todo mundo aceita mas acontece ne, e quem somos nós pra julgar. A parte final achei que aconteceu meio rápido mas enfim. Recomendo pra quem gosta de ler sobre ?romances impossíveis?

danda 06/05/2021

Curti a escrita da autora.Tentei entender o tema,mas não consegui fazer descer.Achei muito fantasioso o final.

Elaine Lima | @jornalizando 02/12/2022

me surpreendi
Esse livro é muito boooom! Já li outros livros da Mila Wander, e esse, pra mim foi uma das mais rápidas experiências. As personalidades dos personagens é algo a destacar, a Mel é uma menina se tornando mulher, mas tem marcas do passado bem presentes, o que lhe causa muito desconforto principalmente com Lucas. Por sinal, QUE PERSONAGEM É ESSE?

Lucas é o mocinho da nossa história, mas tem uma dualidade tão grande dentro dele, que nós leitores ficamos ansiosos para ver tudo dar certo. Adorei o fato de ter uma carga emocional pesada, me instigou a torcer pelo esperado final feliz deles. A Mila trouxe o sentimento à tona com falas emocionantes, honestas, e repleta de intensidade.

Meu Maior presente tem muitos elementos que adoro, casal cão e gato, dualidade, diferença de idade, romance proibido e muitoooooo amor! A narrativa é fácil, e vamos conhecendo mais de ambos com o recurso de voltar no tempo. A relação dos dois é realmente construída, ainda mais que precisam preencher lacunas do tempo que estiveram separados.

O desfecho te deixa com o coração quentinho, e leria muito mais cenas desse casal, super recomendo esse romance.

Deise_C.P 30/07/2021

??
Sinceramente não sei nem por onde começar, eu não gostei de absolutamente nada nesse livro, a história é ruim nao é bem desenvolvida, nem acredito que é um livro da Mila sério, ficou tão forçado a história que ficou pior do que aqueles clichês adolescentes, a história não desenvolve em momento nenhum as atitudes do Lucas são muito infantis, enfim não gostei de nada e Não recomendo.

Autora ACBarroso 18/11/2020

Polêmico
O livro aborda um tema bastante polêmico que é: amor entre irmãos, relacionamento, mas com atração física.

O livro é narrado sob o ponto de vista do personagem Lucas, trazendo a nós suas emoções, sentimentos controversos e a interação com a família adotiva.

É cheio de reviravoltas, amor proibido, arrependimentos, medo, sexo e a não aceitação da relação entre irmãos, tanto por parte das pessoas quanto judicialmente.

Eu me prendi a história de maneira de maneira que não conseguia desgrudar do livro e a todo momento disponível, lá estava eu lendo.

A escrita da autora é leve, envolvente e consequentemente, fluída, apesar do assunto polêmico.

Kamis 14/02/2020

O que eu acabei de ler ?
Comprei ? Meu maior Presente ? porque a sinopse realmente me intrigou, fiquei imaginando como a escritora desenvolveria esse amor proibido e suas consequências. Aí está a resposta: não houve nenhum dos 2.

As primeiras 100 páginas do livro foram difíceis de serem engolidas. Não só pelo ? incesto ?, mas pela diferença de idade entre os personagens ( 10 anos ).

Logo de início o Lucas relata que teve sua primeira ereção ao ver a Mel pelada com 14/15 anos ( ele já tinha 25 ) e que também tinha constantes sonhos eróticos com ela. ( ???? )

? Meu novo e confuso interesse pela minha irmã não começou ligado diretamente a sexo / embora estivesse mentindo se dissesse que jamais a desejei dessa forma ?

Além disso, xinguei o personagem principal diversas vezes pelas inúmeras frases e atitudes machistas que advinham dele. ( ROM POM POM )

Eu sou APAIXONADA na escrita da Mila, mas esse livro não rolou pra mim. O relacionamento foi mal desenvolvido ( poxa, um beijo e a irmã já se apaixonou a ponto de mudar toda a sua vida ) e o final ( ???? ) foi como se ambos tivessem sofrido tanto pra nada. Pq nada acontece mesmo.

? eu não podia desejar mulher mais digna para você do que a sua irmã ? ( aqui eu quis me matar hahah )

Ps: leiam O safado do 105
Ana | @naluentrepaginas 06/04/2020minha estante
Aí graças a Deus eu não sou a única! Li O Safado do 105 e amei, e aí quis ler esse pra continuar a vibe né? Nas 100 primeiras páginas já fiquei tão irritada com os mesmos pontos que você, que já penso seriamente em abandonar essa leitura!

Dani.SimplAcio 01/03/2021

Polêmico
Vi várias críticas sobre esse livro antes de ler, amo a Mila, ela escreve bem, a leitura flui maravilhosamente. Li esse livro em apenas 1 dia, e sim tenho muito a dizer.

Sim, o livro é sobre incesto. Não é um romance clichê, que a mocinha se apaixonando pelo mocinho e bla bla bla.
O livro contém conflitos do começo ao fim, pq retrata um assunto polêmico que não tem visibilidade. Mas o fato de não ter visibilidade não quer dizer que não exista.

Isso acontece com mais frequência que queremos admitir, o fato dele ser adotado faz as coisas parecerem certas, mas eles são irmãos por criação que é mais importante do que qualquer laço de sangue.

O Lucas é um homem bom, luta contra o sentimento do começo ao fim, tenta fazer a coisa certa e se culpa muito. A diferença de idade é mais um conflito mais eu não me importei, pessoas de idades diferentes de forma consensual se apaixonam o tempo todo e eu acredito que toda forma de amor vale a pena. Alem de que ele só tocou de fato nela depois dos 18 anos, e o primeiro beijo aos 16 foi pedido dela e mesmo assim ele se arrependeu amargamente depois.

Por isso quando li críticas falando que eles se chamava de irmãos mesmo com tudo acontecendo eu achei exagero, pq eles são irmãos que se amam e foram criados se chamando assim. Fora que as coisas não aconteceram de um dia pra noite, foram anos se negando e mais anos fugindo... não vejo problema em se chamarem assim.

Eu posso dizer que eu gostei do livro, adoro livros que abordam temas que não são comuns e aprovei o final. Quando leio um livro eu mergulho na narrativa e tento viver o sentimento do personagem, dessa forma eu tenho empatia pela história e pela situação, me deixando mais aberta a entender o que os personagens estão sentindo de fato e o que a autora quer passar com aquela história.

Se você gosta de livros com assuntos polêmico eu recomendo, se você é conservador nem perca seu tempo.

Clube do Livro 16/09/2015

Resenha: Giuliana Sperandio
Um amor atormentado, esse é o ingrediente principal desse livro.
Para quem não sabe esse livro é "continuação" do conto 'Presente-Um Conto de Natal", que já vimos por aqui bem no começo do blog.

Quem quiser relembrar clique AQUI, mas não é uma leitura que necessita uma da outra para entender.Na verdade são duas histórias TOTALMENTE diferentes.
O Conto Presente é o começo de toda a história da família, com inicio com as duas cartas inesperadas de um órfão ao Papai Noel, um encontro e o inicio de uma família.
Já em Meu Maior Presente, a história se passa muitos anos após esse acontecimento, e conta o destino daquela família, particularmente dos filhos já maiores Lucas e Mel...

Na verdade, conta o drama dos irmãos que.... se apaixonam... (mas calma!! Tem explicação!!)
Parei por aqui para não contar spoiller, ok?
A partir de agora eu contarei menos da história em si, e mais do que senti com a leitura.

Três pontos importantes!

Primeiro: quero dizer que levei menos de um dia para terminar essa leitura. Não consegui parar. Foi uma sensação terrível e maravilhosa de cair em um livro sem volta, eu não queria parar até chegar a palavra... Fim.

Segundo: eu li o livro Proibido, da Tabitha Suzuma, e me senti mal com aquela leitura e fiquei com medo de talvez sentir o mesmo com esse livro. Mas não confunda: SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES!!!!!!
A sensação foi totalmente diferente de ler Meu Maior Presente, pois apesar de os personagens Mel e Lucas serem irmãos em criação e no papel, e isso até nos dá um nó na cabeça, ainda sim, não era verdadeiramente um incesto, então, o sofrimento deles passou a ser sentido e vivido pelo meu subconsciente e aos poucos sutilmente, não só o aceitei, como torci para que os dois ficassm juntos.

Terceiro: a autora, Mila Wander, conseguiu magistralmente nos passar as aflições dos personagens, e nos mostrar capítulo a capítulo a evolução de seus sentimentos, usando uma linguagem erótica que fazia você sentir, mas não abusou ou tornou a leitura vulgar ou descabida. Você sente o drama da história, tanto pelas perspectivas dos personagens principais, como pelas da família, e isso mesmo estando em primeira pessoa sob o ponto de vista do Lucas.

Eu tenho que tirar mais uma vez o chapéu que não uso..kkkk... para a Mila mais uma vez, e dizer que me apaixonei pelo Lucas, e também, tive raiva dele tantas vezes.
Quanto a Mel, é uma adolescente com controvérsias, mas que adorei a sua petulância e obstinação.
A dor tão pungente e latente nos personagens foi sentida muito fortemente como há muito não sentia e me apaixonei por eles.

Parabéns, Mila, pelo grande presente que foi ler essa história.
Mais uma obra nacional que eu agradeço por ter sido escrita e dividida conosco via Wattpad.
Obrigada por dividir mais um livro seu conosco!!!

Uma dica Importante: Leia sem medo, leia sem preconceito, leia com coração aberto!

(na verdade foram três...rsrssrrs), Mas sério gente, deem uma chance para essa nova onda nacional te afogar em tanto talento e sensibilidade!
Faz 7 meses que me deixei cair nesse mar e não saio mais!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/09/resenha-meu-maior-presente-mila-wander.html?spref=fb

Nanda 23/02/2022

Polêmico
O livro apresenta um tema bem delicado e que não foi muito bem apresentado na minha opinião. Pela 1° vez, a diferença de idade em um livro não me agradou, só me fez ficar com os dois pés para trás. Mesmo que a diferença seja curta, 10 anos, a idade da protagonista quando o Lucas começou a notar certas coisas nela me incomodou. Além de que, na relação que eles construíram desde pequenos, não deveria aflorar um sentimento desse nível, mesmo que eles não tenham um parentesco por parte de sangue. Achei estranho. E assim, para somar, não achei a escrita nesse livro, fluída. ?

Cris 03/06/2017

Muito Bom!!!
Leitura que prende do início ao fim, fácil, li super rápido. Como são temas bastante delicados, adoção, amor entre irmãos.... enfim... quero dizer que a Mila conduziu o tema muito bem! Ficou leve porém pude sentir as aflições dos personagens, odiar e amá-los. Lucas e Mel!
Super indico!! Parabéns Mila Wander!

Bia Evans 11/10/2020

Super recomendo!!
Esse livro, diferente de muitos que já li, é narrado pelo protagonista masculino, o Lucas, um rapaz sensível e que ama de uma forma sem limites.

Ele tem uma carga emocional muito forte, talvez uma das mais fortes dentre os livros que eu já li.

Lucas é irmão adotivo mais velho da Mel, os dois sempre foram muito ligados, desde o nascimento da Mel, e tinham uma ligação incrível. Porém o Lucas começa a sentir algo a mais quando a Mel completa 14 anos, e ele tenta, com todas as suas forças lutar contra isso, pois aos seus olhos era algo muito errado, e ele não queria machucar o Levi e a Heloísa, seus pais que tanta o amavam.

Ele achava que esse sentimento era unilateral e que a Mel o via apenas como irmão, e isso acabava mais com ele, mas ele mal sabia que seus sentimentos pela Mel eram completamente recíprocos.

Quando os dois finalmente se beijam, Lucas fica completamente confuso e resolve aceitar uma proposta de emprego no Canadá, para tentar manter distância da Mel e fazer com que a coisas sejam diferentes, porém seus esforços são todos em vão, causando apenas mais sofrimento a ele mesmo e a Mel.

Cansado de ficar longe da sua família que tanto ama, Lucas resolve voltar ao Brasil e se depara com uma Mel completamente diferente, cheia de raiva e rancor. É então que ele decide trazer sua antiga Mel de volta, sem medir esforços.

Lucas recebe apoio e compreensão de quem ele menos esperava e isso dá muita força para ele continuar com seu objetivo de ser feliz ao lado da pessoa que ele ama.

O tema abordado no livro é muito polêmico, por se tratar de uma relação incestuosa, mesmo os dois não sendo irmãos de sangue. A gente sofre junto com o Lucas e com a Mel, a narrativa é perfeita e deixa a gente com uma aflição enorme.

Vocês sabem que eu amo clichês e essa história passou longe de ser uma, mas ela não deixou de me conquistar por isso! A história é bem escrita e emociona a gente a cada capítulo. SUPER RECOMENDO!