Grids

Iniciei em 03/06/13.
Terminei em.......

liilo 04/08/2020

Gostei mas com ressalvas
Esse livro é uma referência e de é bastante didático. O único problema é que ele é de 2009, e quase tudo que ele demonstra com relação a telas (dimensões de site e estilos de layout para computadores, por exemplo) ficou bem em 2009. Houve uma segunda edição ampliada que não chegou a ser traduzida, porém ela está datada em 2012. Neste quesito, é bastante complicado um livro acompanhar o desenvolvimento tecnológico (no Google Books tem algumas páginas disponíveis para leitura e dá pra ver que o projeto gráfico da versão 2012 teve ajustes muito bons).
Eu recomendo o livro para iniciar ao assunto e imediatamente exercitar grids básicos (fazer no computador ou papel e lápis mesmo). Porque com esse livro você entende coisas que o grid fornece, e depois você não tem saída a não ser criar, copiar e adaptar.
Os exemplos que os autores trazem são basicamente: livros, brochuras, alguns sites (nenhum com versão mobile) e fachadas de exposições (se não me engano, apenas dois exemplos).
Particularmente eu não senti que algumas descrições de exemplos causavam os efeitos que os autores mencionavam, como "o olho é fortemente atraído para esta parte"... eu tive minhas dúvidas se era mesmo ou se o fator do exemplo estar contido numa imagem pequena do livro reduzia o efeito que os autores afirmavam estar ali.
Além disso, há vários cases em que os autores dizem "aqui tal coisa transmite uma mensagem forte". Eu senti que isso ficou muito jogado e mais atrelado outros elementos do layout, como escolha de tipografia, cores e etc. e não o grid em si. Talvez seja um problema de tradução ou ceticismo de minha parte.

Evelin Bianca | @paginasete7 09/03/2020

#18 Grids
Os autores apresentam fundamentos, tipos de grids e formas de utilizá-los. Mostram como um grid pode tornar um layout mais dinâmico, simétrico ou harmônico, como criar um fluxo de leitura, criar focos de atenção, criar composições versáteis e manter o interesse do leitor no assunto, tudo de forma bastante ilustrada e exemplificada.

176 páginas.
Lido: de 03 a 08/09/2019