Thammy: Nadando Contra a Corrente

Thammy: Nadando Contra a Corrente Marcia Zanelatto

Resenhas - Thammy: Nadando Contra a Corrente

Simeia Silva 18/01/2016

Esperava mais, mas já é um soco bom.
Bom, o Thammy ou a Thammy, como vocês preferirem, é uma figura pública muito querida por muitos, odiada por tantos outros e nem um nem outro por mais alguns. Me simpatizo com ele e me vi amando a participação do mesmo em uma novela da Globo e gostando muito de ver as perguntas cortantes dele no programa do Raul Gil no SBT.Talvez seja por isso que me peguei querendo muito ter esse livro e lê-lo para saber um pouco mais sobre ele.

Não digo que me impressionei com o que li, muitas coisas contidas ali eu já sabia, talvez por assisti-lo muito na TV, ou por quase tudo ali ter sido contado por ele mesmo pelo mundo dos famosos. Talvez se o próprio Thammy tivesse escrito a sua própria biografia, eu teria me sentido mais satisfeita, seria uma coisa mais sincera, mais dele. A falta de alguns fatos deixou a coisa meio morna, como a cirurgia já concluída a retirada total da mama, não sei quando o livro foi escrito, mas esse deveria ter sido citado, já que a parte da procura pela cirurgia foi citado.

Não é um livro que os fãs diriam: Háaa, mas é sim um soco nessa sociedade preconceituosa e machista em que vivemos, e muitas vezes fanática pela religião, como vi em uma passagem do livro.

Termino a minha opinião dizendo que todos nós somos iguais, todos nós temos vontades, todos nós somos donos do nosso corpo, todos nós sabemos quando e como podemos ser felizes. Devemos saber respeitar a opinião do outro, o que o outro deseja ser, de que forma ele deseja viver, porque só assim viveremos em um mundo com mais paz e menos intolerância.

E você que se acha preconceituoso, que acha que nascemos mulher e devemos morrer mulher, que nascemos homem e devemos morrer homem. Que o homem tem que viver com mulher e vice versa, NÃO leia esse livro ou você irá ter uma síncope e morrer afogado no seu preconceito e na sua intolerância.

#Porummundoondehajamaisamoremenosintolerância

mmsjes 25/03/2022

Excelente!!!
Eu sempre admirei a Gretchen como mulher e mãe, o filho não poderia ser diferente.

Fiz várias marcações no livro, Thammy além de simpático, educado, com princípios e valores memoráveis é de uma força e coragem sem igual.
Livro inspirador para quem precisa fazer pequenas ou grandes mudanças na vida, terminei o livro com um forte pensamento: Por que demoramos a tomar decisões que vão nos fazer felizes?
Vale a reflexão!!!
Pra quem se vê na mesma situação da Thammy e está lendo essa resenha: Você é mais forte do que imagina, boa sorte e sucesso no seu caminho, seja feliz!!!
mmsjes 25/03/2022minha estante
Do* Thammy

Matheusvarraes 22/10/2017

Supreendentemente original.

bobbie 04/09/2015

Necessário
Esclarecedor é necessário para as massas se familiarizarem com o assunto, mas ainda apresenta alguns erros conceituais. Nada que importe para o grande público que ainda patina na polêmica.

Raquel Holmes 25/09/2015

Achei uma boa leitura. Rapidinho eu devorei as 210 páginas. É bacana conhecer os bastidores da vida de um transgênero. Deu até vontade de ler uma biografia da Gretchen pelo pouco que pude ler a respeito dela. rs E foi muito corajoso, da parte do Thammy expor-se desta forma em prol de uma quebra de pré conceitos.

Agora, o outro lado da minha opinião: Eu esperava mais deste livro. E seria mais legal se ele mesmo tivesse escrito, traria o leitor mais para si.

Mas muito bacana. Recomendo. Não recomendaria a leitura para meus pais, por exemplo, porque na parte em que fala de sexo eu acho que eles ficariam de cabelos em pé. kkkk Mas pra quem tem uma mente aberta, é mais jovem... eu recomendo, sim.

À comunidade LGBT do Brasil, todo meu respeito. ;)

Thais.Ximenes 25/09/2015

não gostei
Não exatamente oque esperava

Monise 10/01/2016

Esclarecedor
A narrativa é cativante por se tratar de uma pessoa conhecida, mas a importância dessa leitura é de esclarecer o máximo de pessoas sobre a questão de amplidão na diferenciação de gênero.

Flávia 01/06/2017

livro de banca de revista
O livro é escrito numa linguagem bem simploria, cheia de clichês e frases feitas. Destaque pra parte pedagógica ao explicar sobre transexualidade e tal. Uma estrela a menos que o viagem solitária do joao nery

Leo Vieira 01/08/2019

Foi uma menina solitária. Ela nasceu no mesmo dia e ano que eu (3/9/82). Na época, sua mãe Gretchen era imensamente popular. Muito mais que Anitta ou outra cantora sensual do momento. Isso numa época ainda sob a Ditadura Militar, onde qualquer coisa podia ser um escândalo. Sua mãe trabalhava muito e a Thammy ficou habituada com a infância solitária, sofrimento calado, tristeza por não ter mãe para levá-la e buscá-la na escola, entre outras coisas de menina. Gretchen teve muitos casamentos que não deram certo e Thammy acabava sofrendo sozinha. Isso foi fazendo ela lutar pela independência e também a viver com o pai Ronny.
Uma história curiosa é que desde a gestação, todos achavam que nasceria um menino e já tinham até nome escolhido. Seu pai filmou o parto e na hora veio a surpresa. Ao saber que era uma menina e ao perguntarem o nome para por na pulseirinha, o pai imediatamente falou o nome que estava na tela da filmadora: "Thammy".
Sobre a transição hormonal para o perfil masculino, ela dá a sua explicação, inclusive relata que são altas doses de testosterona, chegando até a ser quatro vezes maiores que o normal. No livro, a biógrafa relata que Thammy é tão feminina que se interromper a inserção hormonal, é capaz de ficar com feições delicadas novamente.

Elaine 01/05/2023

É uma história bem detalhada e sincera, de tudo que acompanhamos por anos pela mídia.
Nos capítulos iniciais eu senti falta apenas de uma especificidade maior de datas e afins, mas sei que esse não era o objetivo principal do livro.
Vale a leitura!