Honoráveis Bandidos

Honoráveis Bandidos Palmério Dória

Resenhas - Honoráveis Bandidos

Matheus 30/06/2018

Leitura Obrigatória
Finalizado em 2009, o livro traz o histórico da vida política da família Sarney. Escrito há quase 10 anos atrás, cita a maioria dos principais políticos envolvidos na operação Lava Jato. Leitura obrigatória para todo brasileiro, para que tenhamos sempre em mente o quanto essa gente sugou das riquezas do nosso país de uma forma que dá inveja a qualquer grande bandido mundial.
denis.caldas 03/10/2019minha estante
Eu gostaria que o jornalista e escritor Palmério Dória também escrevesse um livro sobre a era-Lula, quem sabe da era-Dilma... Só para ver a visão dele da época.

Artax 12/05/2017

Apesar de parecer tudo muito interessante, achei problemas no livro, exatamente pelo fato de ter sido "jornalístico" demais. O autor é jornalista e escreveu tudo coletando reportagens de diversos veículos de notícias. MAS SÓ. Senti falta de coisas mais concretas: o livro não tem referências. É meio "by Google", sabe? E eu não confio em tudo o que jornalista diz, simples assim. Nem tudo o que se publica é verdadeiro, então sendo esse livro fruto de uma coleção de reportagens....Tem sua parcela de suspeita! Não que eu seja contra as acusações dele, mas não é sensato acreditar em tudo o que se vê por aí, só porque a coisa está do lado do "bem".

Honoráveis Bandidos promete, promete, promete...Mas não entrega tudo o que prometeu. Achei que fosse ser mais bombástico e revelador, mas só fala aquilo que a gente já vê nos jornais.
Gustavo 14/07/2017minha estante
Concordo plenamente...só a falta de referências já me deixou com um pé atrás em tudo o que ele comenta. Além disso, percebi que puxava a sardinha muito pra um lado ideológico, o que faz duvidar de tudo o que ele colocou.

claudioschamis 01/12/2009

Como diria algum desses personagens da televisão: "Sinistro". Só que é muito mais que apenas sinistro . Esse adjetivo é muito pouco. Chega a ser light, bem light. Se você gosta de emoções fortes, você vai encontrar. Prepare seu estômago. O que Palmério nos conta vai além do que você poderia imaginar. O burco não é mais embaixo. Não existe buraco sem que exista fundo. Não existe luz. Não existe túnel. É estarrecedor. Se você gosta de política recomendo que leia. Se você não gosta de política recomendo (também) que leia. Considere um livro de história. Sombria é claro, mas é história. A nossa história. Que bem ou mal muitos ajudaram a construir dando poder a quem não devia. Claro que muitas das vezes esse dar o poder não passou por nós. Foi conseguido por outros caminhos, outros métodos totalmente pouco heterodoxos. É impressionante que conforme você vai lendo mais enojado você fica. Mas dá para sobreviver. Você se depara com o impensável. Com o indigesto. Você acaba se perguntando quem é que irá sobrar ou te soçobrar. Foi um trabalho de grande pesquisa e que te entrega o retrato fiél do que ou de quem é o poder. De como ele é manipulado e tratado. Palmério não poupa nomes. E depois de virada a última página, você terá a resposta do porque o pessoal do clã dos Sarney repudiaram o livro e o seu lançamento. O segredo para quem como eu estiver elogiando o livro e incentivando a sua leitura é não ter em sua casa ou apartamento nenhuma porta blindex à mostra (e lendo o livro vocês saberão o porquê). No banheiro até pode. Até recomendo a leitura antes de 2010 e quem sabe este livro não te ajuda nas próximas eleições.

Érika dos Anjos 02/12/2009minha estante
Ai, Claudio! Vc me deixou ainda mais curiosa em relação a este livro. Já estava me coçando para comprá-lo, agora ainda mais. Adoro livros sobre política e esse além de ter me deixado com água na boca me deixou com a faca nos dentes, se é que vc me entende. Realmente acho que, para muitos, irá ajudar ler esse livro antes de 2010... afinal, há certas coisas que irão precisar serem ditas antes da próxima eleição! Bjss PS.: Agora quero saber que história é essa do blindex...

Rodolfo 06/04/2010

A velha raposa
Todos aqueles que se interessam por uma quantidade mínima de notícias sobre política devem ler este livro.

O sub título desta obra "Um retrato do Brasil na era Sarney" leva estanpada na capa a cara dele, a velha raposa da política brasileira ou podemos chamá-lo de um dos últimos coronéis "old school" feudais em atividade no Brasil, no Maranhão mais especificamente.

Este autor fez uma biografia, obviamente não autorizada, do atual presidente do senado, o cidadão que fez pupílos e história utilizando táticas das melhores escolas da máfia mundial e viu seus feitos ameaçados por denúncias baseadas em escuta telefonica, falhas de conduta dentro do clã cometidas por seus rebentos, Fernando e Rosena ameaçando a hegemonia do clã Sarney.

O bombástico 2 de fevereiro de 2009 fez José Sarney, Sir Ney em algumas versões, colocar todas as cartas em jogo, aliás, cartas é o que não falta no capítulo da Rainha de verde - menção ao gosto da filha pela jogatina, Sarney coçou a cabeça, mais uma vez provocando alvoroço no cenário político brasileiro, dancinhas comemorativas em salas secretas, abuso de cotas aéreas dos parlamentares e imposição de censura a um dos maiores jornais do país, o Estadão.

É um desafio e tanto escrever um livro sobre escândalos políticos diante de tantos que surgem diariamente, possivelmente Paulmério Dória sabia disso e mesmo assim seguiu em frente com uma narrativa despojada de palavras rebuscadas e enfadonhos discursos políticos mas usando o bom humor e seriedade.

Após a leitura deste livro garanto que boa parte das notícias políticas serão velhas conhecidas dos leitores. Todos os nomes dos envolvidos nos 50 anos de vida pública "imaculada" do presidente da câmara estão no índice remissivo, logo após um retrato cronológico do Brasil durante os 50 anos de vida de nosso personagem.

Aspirantes em malandragem política, aprendam com este homem!

Maria R. 22/02/2010

impressionante
Essa quadrilha, digo, família, é muito pior do que se possa imaginar.
Realmente, sinistro!!

Fatima Fleury 19/04/2010

Excelente.
Impressiona como essa família (ou quadrilha, como foi dito e concordo) age impunemente há tantos anos. É de arrepiar, chocante. Mas, infelizmente, não é ficção.

Jefferson Fernando 28/02/2010

Sou maranhense e considero fundamental a leitura desse livros primeiramente para os eleitores do nosso estado, pois devem saber mais sobre o que já conhecemos faz tempo, mesmo não querendo admitir: o poder dessa família ao qual nós estamos infelizmente sujeitos; esse livro também é recomendado, no nível do nosso país, a todos aqueles que querem ter uma visão crítica de nossa política, pois da mesma forma que uma família exerce poder político num estado sob tantas formas, muitos caciques de outros partidos - inclusive o próprio Sarney - querem exercer poder sobre nós através de uma mídia parcial e ataques violentos que estão longe da verdadeira democracia. Enfim, a leitura desse livro só me vem confirmar que só a verdadeira educação e nossas escolhas ao longo da vida é que nos fará verdadeiramente livres de todas essas más influências do qual somos bombardeados a todo o momento.

Andre Amaral 08/09/2010

Em termos de informações de bastidores é muito bom, embora nada que surpreenda quem sabe o câncer que esse sujeito é para o nosso país.

Agora, é muito mau escrito, o autor não consegue manter uma linha de raciocínio, seja cronológica, por evento ou por personagem. Parece que saiu escrevendo e não revisou nada. Mesmo o tom do livro está mais pra um folhetim de Centro Acadêmico que para um trabalho jornalístico.

É uma pena, pois dava pra fazer algo melhor com a matéria-prima, mas sabendo disso, vale uma leitura.

taislq 09/08/2010

boa leitura péssima conclusão
O livro conta a estória política do Brasil na era Sarney, na real não é uma estórinha de vida contada e sim trechos das grandes sacadas corruptas do governo Sarney e todo seu poder no Maranhão e nordeste do País. A revolta a cada página lida me fez dar pulos de raiva. Mas é a pura realidade e nos faz pensar sobre o que queremos do nosso país no futuro, ou será que existe um futuro sem corrupção? O livro me fez pensar sobre a política de um jeito diferente. Ao final faz um resumão dos principais acontecimento desde dos anos 60 até os dias atuais com as principais noticias de cada ano. Uma aula de história do Brasil.
O que não me agradou foi a maneira como contaram os episódios, achei soltos sem começo, meio e fim, porém acho que essa era a idéia do livro.

Marcel 01/02/2012

2 ângulos....
Divido minha resenha em dois pontos: 1)Opinião sobre o enredo e 2)Sobre o texto em si.

1) É um tapa na cara do leitor, apesar de que é tudo que já foi divulgado nas midias, mas como temos a memória muito curta para a politica, o autor Palmério Dório facilitou o acesso às falcatruas exercidas pela "famiglia Sarney". Lendo o livro fiquei com muita dor na consciência pensando "o que eu fiz até agora?" - "meus braços estão cruzados" - "como reclamar?"... Sim temos o poder do voto mas não sabemos usa-lo e os governantes ainda dificultam restringido a massa à educação. E é por isso que "os Sarneys" estão aí, fazendo maracutaias com o seu dinheiro, sim com o seu, nosso suado dinheiro e ficamos quietinhos sem fazer nada.

2) Literalmente eu achei o livro fraco, parece que o Palmério Dória estava com pressa para acabar, pula de uma parte para outra, deixa o leitor com algumas dúvidas, muito nome que surge do nada... enfim, a forma como foi escrita não me agradou.

Mas o negócio é o seguinte, se você que saber o que acontece com seu dinheiro e deseja ser um cidadão mais envolvido e participante, LEIA!!!

Se você deseja somente ler, pensando que odeia politica e não tem outro livro, leia também... quem sabe mude sua visão e tente melhorar nossa politica tão "estrupiada"...

Dinoélia 03/04/2011

Humor!
Bom, para início de conversa o livro não traz taaanta novidade assim, pois pra quem acompanha o lixo que é a política brasileira vai se lembrar de já ter visto em alguns noticiários sobre as tramoias citadas no livro...mas claro também que existem informações interessantes, por exemplo, a anedota sobre a "urna do Zé" e a origem do nome José Sarney, que na verdade se chamava José Ribamar Ferreira de Araújo Costa. O livro ainda nos apresenta um pouco da personalidade dita "raivosa" de Roseana Sarney e o quanto ela se esbaldava nos cassinos mundo afora. Mas a parte mais bizarra do livro fica para o seu protagonista...o cara coleciona anjinhos barrocos e de acordo com o autor retirou o portão de ferro fundido do cemitério de Alcântara para decorar sua casa, uma mansão que mais parece um museu sem falar no seu desejo de erguer seu próprio mausoléu no Covento das Mercês, é bem sem noção mesmo. No mais o autor fez questão de mostrar para os leitores que o poder no Maranhão está mesmo na mão dessa família, é até difícil identificar quem é pior, se é pai, filha, filho, genro, irmã, neto. O livro serviu para que eu desacredite que a política brasileira ainda tenha jeito, pois ele denúncia não só o a família Sarney, mas outros personagens tbm da nossa política, me fez vê o quanto somos enganados. Em relação a escrita concordo que é um pouco solta o que acaba atrapalhando, mas Palmério Dória está de parabéns pela coragem de colocar a cara à frente dessa sujeira toda.

Ivani 08/12/2023

UM LIVRO NECESSÁRIO
No centro de São Luís, dois do povo conversam: " Qual a pior coisa do Maranhão?" "A família Sarney". " Qual a melhor coisa do Maranhão?" " Ser da família Sarney".

mura 13/04/2011

Um livro que mostra e relembra todas as maracutaias promovidas por José Sarney e família. Muito esclarecedor. Lendo a gente fica pensando como ele consegue se manter tanto tempo no poder. O país precisa se livrar de políticos desse tipo.

Pedróviz 02/07/2011

Um marco
Honoráveis Bandidos tem este título pois traz de carona com o nome de Sirney uma caçamba de outros meliantes em suas páginas.

Do ponto de vista histórico este livro é um marco pois não deixará se apagar tão cedo da memória do povo essa chaga que foi esse personagem na história brasileira. Antes que se acabe criando livros escolares endeusando esse homem, que se criem mais livros como esse dizendo a verdade.

Literariamente, o livro deixa a desejar. Não introduz os fatos. O leitor será obrigado a ser conhecedor de todo os enredos anteriores. O livro é uma torrente desordenada de informações que poderia ser melhor dirigida por tópicos. Os capítulos nos quais o livro é dividido não tem muita função senão ser o depositório de nomes, nomes, nomes e muitas cifras.

Em alguns capítulos há alguma descrição de umas excentricidades de Sirney e famiglia para que o leitor possa descansar de tanta improbidade em tão poucas páginas.

Bom, este é um livro que é interessante guardar, emprestar, enfim, ser lido. E essa foto do Sirney na capa pode ser boa para espantar alguma coisa.

Peterson Boll 21/07/2011

Eu sabia que eles eram anti-éticos, aproveitadores e surrupiadores do dinheiro público. Mas o que está registado no livro vai muito além. O que esses homens de terno e gravata fazem é algo que beira ao infernal. se o inferno existisse.

Aliás, existe.