Demônios Internos

Demônios Internos Jessé Diniz...

Resenhas - Demônios Internos

Fernando Nery 29/02/2016

Resenha de "Contos Macabros: Demônios Internos - Mortes Demoníacas", publicação da Editora PenDragon
Saudações Macabras, Meus Amigos!

"As noites de assassinatos são sempre frias."

O livro "Contos Macabros - Demônios Internos: Mortes Demoníacas" começa nos encantando pela arte da Capa. Ao ver a imagem escolhida e ao compartilhá-la com amigos, não li nenhuma crítica negativa a respeito dela. Com certeza, ela é um ponto forte para atrair os leitores.
Internamente, só temos duas ilustrações que correspondem à imagem da capa e da contracapa. Sobre a cor das folhas, não posso opinar com certeza, pois sou daltônico. A respeito da fonte escolhida e seu tamanho, parágrafos, espaçamentos, etc., eu pude apreciar o livro pois tudo contribuiu para a realização de uma leitura agradável, pois ocorreu uma maior acuidade visual.
Certa vez, li em uma matéria que a publicação dos livros de contos curtos é uma forma excelente para estimular a criatividade de jovens escritores. Pensando nisso, não posso deixar de parabenizar a Editora PenDragon por publicar esse livro que contém 15 contos de escritores iniciantes e dois contos de terror de autores consagrados que são o Josué Matos e o L. N. Arantes.
No geral, afirmo que a escolha dos contos foi bem acertada. Há uma diversidade de estilos de terror no livro onde vemos terror psicológico e também sobrenatural bem trabalhados. Notei que há um padrão em relação aos vocábulos dos contos. Não há contos com palavras difíceis que fazem o leitor perder o sentido da história ou ter de caçar um dicionário para interpretar o que lê. Acredito que a opção por uma linguagem simples foi outra escolha certeira.
Em outra resenha realizada por mim, mencionei: "Engana-se quem pensa que somente através de um vocabulário íngreme, poderá criar um terror de dar calafríos". Penso que essa ideia é bem pertinente ao conteúdo desse livro. Os contos aqui presente transmitem o horror através de ideias bem criativas e articuladas.
Resenhar 15 contos de terror seria uma tarefa puxada e aumentaria muito a extensão do texto. Consequentemente teríamos uma leitura cansativa. Optei por apenas comentar concisamente os meus Cinco Contos Prediletos:

- Os Agouros dos Infantos, de R. S. Freire: Elisa é condenada a pagar por algo que não tem culpa:
"Em nossas frias covas
Nossa alma se libertará
No dia em que
O fruto feminino
Desta linhagem brotar"
Mistérios permeiam essa narrativa Final arrebatador!!!
- O Caso Isabela, de Cátia de Oliveira Lima: Em 27 de janeiro de 1994, uma família foi encontrada morta com os corpos dilacerados. Sobram apenas uma criança de 3 anos e uma menina de 7. Como ocorreu esse crime?
- Em Nome do Pai, de Felipe Saraica Alves: Existem crimes em nome de Deus?
- Morte a Marteladas, de Josué Matos com coautoria de L. N. Arantes: Homem ou demônio? Ela o matou com inúmeras marteladas.
- Bem-vindo ao Inferno, de Ronaldo César: Paula Garcia se apaixona por um homem. Que mistérios, ele esconde? O que ela será capaz de fazer para reencontrá-lo?

Bem, gente, é o que tem para hoje. Não tem como deixar de tecer elogios para esse estupendo e fenomenal livro. No Skoob, dei CINCO ESTRELAS para a obra.
Recomendo a compra, especialmente, para jovens escritores que pretendem escrever contos de terror e aprender o uso de uma linguagem adequada aos padrões atuais.
Essa é a primeira resenha que faço de um livro da Editora PenDragon. Aguardem-me! Em breve, estarei resenhando outras obras magníficas dessa editora!!!
Abraços! Espero que tenham gostado. Compartilhem essa resenha com amigos. Comentem! Até a próxima postagem!

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-de-contos-macabros-demonios.html

Daycs 19/05/2016

ok, mas
Faltou o verdadeiro "terror".