Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Giovana456 28/03/2024

O livro é bom, porém não leria novamente. Ele é rápido de se ler. O ponto negativo dele é que não fala quem prendeu eles no bunker nem do porque fazer isso, o que me encomendou, mas fora isso o livro é bom.

Nath 18/03/2024

Resenha Pobre Leitora
Bunker é um livro descrito como agoniante, forte, traumatizante. Um livro que promete muito, mas que não entregou nada pra mim.
Essa história é narrada por Linus, um adolescentes das ruas que foi sequestrado e jogado num bunker. Sem saber o que fazer ou como conseguir escapar, Linus vai registrando seus dias e pensamentos num diário. Existem mais cinco personagens, cada um com suas peculiariedades, incluindo uma inocente criança, e a rotina no bunker vai sofrendo alterações cada vez que um novo personagem é inserido ou alguma coisa fora do comum acontece.

A proposta do livro é boa, uma coisa meio Jogos Mortais sem toda a parte das torturas, mas tendo diversas privações que levam os personagens a extremos. Comecei a leitura bem animada e curiosa, mas do meio do livro pra frente comecou a ficar bem entediante. Os personagens são meio rasos, tudo é muito arrastado e metade do tempo vemos lembranças ou pensamentos de Linus que não agregam em nada. Sei perfeitamente o motivo de tudo que o autor escolheu fazer, entendo a intenção dele, mas não colou pra mim.

O livro termina com mais questionamentos do que começou, então se você é um leitor que gosta de saber o porquê de tudo, passe longe desse livro. Eu tinha muita expectativa, mas infelizmente me senti bem decepcionada ao terminar.

Nath 18/03/2024

Resenha Pobre Leitora

Moonziinha 29/01/2024

Bunker - O diário da agonia
"Nunca fiquei tão angustiada, triste na minha vida por causa de um livro. Esse me destruiu de tal forma que estou TRAUMATIZADA!"

O que devemos dizer sobre esse livro-diário escrito pelo autor Kevin Brooks com 272 páginas do Diário da agonia Pura agonia instalada em páginas! Uma ótima leitura, do tipo que faz você mergulhar e fluir querendo sempre mais e mais informações para que as anotações de Linus ( Lainus ) venham encaixar em sua própria mente, fazendo que de certa forma você torça para que Linus e as outras cinco pessoas possam achar um jeito de fugir do Bunker.

O livro começa quando Linus Weems um sobrevivente das ruas é abordado por um velho que lhe pede ajuda para colocar sua mala "supostamente pesada" dentro de seu automóvel, Linus querendo ajudá-lo acaba por ser sequestrado, e depois disso é só ladeira abaixo. O livro é um diário onde Linus escreve tudo que acontece, neste lugar onde ele mais tarde descobre ser um bunker nuclear onde haviam seis quartos, seis copos, seis pratos, seis bíblias, seis outros diários, enfim seis de tudo, para todos os seis prisioneiros que vão chegando de pouco em pouco da mesma forma e pelo mesmo individuo o qual havia raptado o jovem garoto.

Com o passar dos dias presos no Bunker: Linus, Jenny, Fred, Bird, Russel e Anja, passam por diversos eventos e situações super agonizantes, e torturante lá em baixo, sendo frio, fome, dopados com gases quimicos, esse tipo de coisa doentia, e tudo sendo supervisionados feito animais por câmeras e microfones posto pelo velho do qual não se sabe sequer o nome. A Narrativa do Linus é ultra interessante e bem desenvolvida, pois ele retrata o que está acontecendo lá embaixo, porém HÁ MUITOS FUROS NESSA HISTÓRIA! Eu sinceramente chorei e fiquei super agoniada com o decorrer desse desenvolvimento até o fim, e só de pensar que algo daquele porte é sim possível de acontecer na vida real, me embrulha o estômago, é um livro triste, pertubador, e pesado, faz jus ao subtítulo, diário da agonia é o nome e EU ESTOU TRAUMATIZADA!

Não leria novamente ( só se fosse a continuação com informações do que aconteceu depois do velho simplesmente ter abandona-los para morrer) tirando isso nunca mais quero saber desse livro, é bom eu confesso, mas para mim foi um grande baque, muito traumático... por ter me apegado MUITO aos personagens e ter tido esperanças de que tudo ficaria bem ( não tudo, mas que um fiapo de esperança ainda poderia se realizar ) Ainda tenho muitas perguntas e penso em muitas teorias, mas sei que não passara disso, hipóteses...

Exemplo:
? Por que cada um ali foi sequestrado e torturados de tal forma?
? Quem é esse velho?
? Qual é o real motivo disso tudo?
? Estão procurando pelo Russell, Linus, Bird ou Fred?
? Qual é o significado do relógio?
? Se em certo momento o Velho mandou um bilhete , pelo elevador, falando que " aquele que matasse outro seria livre" em seguida Anja morre misteriosamente, após essa tensão, o velho manda outro bilhete falando que Linus era o Assasino responsável pela morte de Anja, ele ( o velho ) queria que o Linus entrasse no elevador e fosse embora? Essa seria a chance de Linus se libertar e libertar todos ou era só um jogo psicológico do velho?
?? Por que o velho abandonou eles para morrer?
?? Se estamos lendo o suposto diário de uma pessoa que estava no Bunker e morreu... provavelmente encontraram os corpos?

NADA FAZ SENTIDO!
E a morte do trio fantástico no final me quebrou o coração...
Decfalter 01/02/2024minha estante
O veio deve ter tacado o fds pra eles e vazado manKKKKKKK
Maa que real n faz sentido... realmente n faz.
Precisamos de mais informacoes sobre..

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Concordo plenamente! Mas a pergunta que fica é: " Por que?" deve ter acontecido alguma coisa ou a polícia pegou ele, sinceramente mil teorias ainda passam pela minha cabeça.

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // A que eu gosto é que simplesmente o veio cansou e vazou e abandonou eles lá. KKKKKK foi como eu interpretei a situação

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Sim, sim é a que mais faz sentido kkkk mas ainda queria saber o porquê de tamanha crueldade esse homem ter feito isso, digo, por que cada pessoa estava ali, foram selecionadas aleatoriamente? Quem é esse velho afinal? E porque ele simplesmente abandonou ele naquele lugar? Foi de partir o coração...

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // Realmente de partir o coração. Mas acredito que por mais cruel que seja é justamente esta crueldade que traz o charme do livro. Pelo perfil das pessoas, aparentemente foram aleatorias mesmo... o veio? Pode ser qual quer um psicopata aleatorio
Pq abandonou no lugar? Vai ver esse veio pode ter tido alguma ligação com o local ( ter ajudado a construir, ou ter passado por momentos marcantes ou memoraveis la não sei)

Marcos 14/03/2024minha estante
Não dá pra afirmar que o Linus morreu. O máximo que podemos concluir é que ele parou de escrever no caderno...

Decfalter 24/01/2024

Bunker
Bunker: Diário da Agonia é verdadeiramente digno do título que ostenta, pois consegue transmitir de maneira excepcional a sensação de agonia ao leitor. O autor habilmente entrelaça elementos como apreensão, claustrofobia, mistério e confusão, criando uma experiência de leitura que é cativante e instigante. A habilidade do autor em mesclar esses elementos de forma harmoniosa torna a narrativa envolvente, incitando o leitor a desejar desvendar todos os mistérios dentro de um único dia. A fluidez da leitura é notável, proporcionando uma sensação constante de "quero muito ver como isso acaba".

A história, apesar de macabra em sua essência, é intrigante, levando o leitor a momentos de reflexão profunda. Há momentos em que é preciso pausar a leitura, encarar o vazio e refletir sobre as complexidades do enredo, exigindo um tempo para assimilar as nuances perturbadoras que foram apresentadas.

O que mais me atraiu foi a ausência de um final feliz. Este aspecto se destacou como o ponto alto da obra para mim, pois foge da convenção de finais positivos. Em um mundo literário saturado de histórias que concluem com um final feliz, "Bunker: Diário da Agonia" destaca-se ao desafiar essa norma.

A narrativa oferece uma oportunidade única para explorar histórias menos otimistas, proporcionando uma experiência literária enriquecedora que vai além da superfície. Se você aprecia narrativas que fogem do convencional e têm o poder de ensinar lições valiosas, este livro é uma leitura imperdível.

maltheuso 21/12/2023

Realmente, uma agonia.
Comecei esse livro porque vi algum tiktoker indicando e gosto de suspenses, então, dei uma chance.
No começo, achei que seria um outro tipo de história, meio parecida com Suicidas (Raphael Montes) mas foge totalmente disso.
Li o livro em menos de 24h porque a leitura além de muito fluida, é viciante. É gostosa.
Mas eu não sei o que sentir devido ao final do livro.
Eu realmente INDICO essa leitura, mas acho que poderia frustrar muitos leitores que não entenderiam direito a proposta do livro.
Bom, no final eu senti um vazio dentro do peito e acho que é exatamente essa a vontade do autor: te fazer sentir o que os 6 ali sentiram.

Baseado nisso, é incrível. Você realmente termina a leitura e fica angustiado procurando por outras páginas, alguma coisa escondida, alguma coisa, qualquer coisa!!!! Exatamente como nosso protagonista.

Boa leitura.

Ju Ghiaroni 14/11/2023

Incontavelemente agoniante
"Bunker" traz a história de um homem que sequestra 6 personagens de idades e classes sociais diferentes. A história se passa da perspectiva de um desses personagens, que tenta a todo custo pensar em soluções para sair dessa caixa de metal e ajudar os outros 5 companheiros que estão presos.
Apesar da história trazer um pouco de mistério sobre quem seria o sequestrador, o porquê dele ter sequestrado as pessoas que estão presas, o livro faz jus ao que é proposto.
Apesar da história dos personagens ser um pouco rasa, é esperado que o final seja diferente do que realmente foi, o que deixa o livro um pouco frustrante.

JulioCReis 08/11/2023

Esperava mais...
As 100 primeiras páginas foram boas, mas depois ficou tudo muito arrastado e cansativo. Não curti muito os personagens e o final foi ficando cada vez mais previsível.

Grande.Leitora 29/10/2023

SUPER RECOMENDO!!!
Ótima escrita, personagens bem construídos, todas as partes são importantes, há partes sem sentido quando os personagens estão meio "?"

Recomendo para todos.

Theo 19/10/2023

Não sei se odiei, não gostei, gostei ou amei
Nunca tive uma experiência como essa antes.

Antes de começar esse livro, tinha escutado muitas pessoas falando coisas do tipo ?nossa, você vai se traumatizar no final do livro? ou ?livro mais perturbador que eu já li?, e eu não tava esperando que realmente fosse tão pesado assim.

De fato, até certo ponto - mais da metade do livro -, não há cenas muito pesadas, mas chega em um ponto, que meu deus.

Quando as coisas começaram a ficar mais pesadas, eu pensei ?ah, ok, vai ser tipo um livro do raphael montes, de boa?, mas não.

Não sei se esse livro me pegou de alguma forma diferente do que com as outras pessoas, mas eu REALMENTE tive que parar a leitura diversas vezes só para respirar, e isso nunca tinha acontecido comigo antes. Já li muitos livros extremamente pesados que ?traumatizaram? muitas pessoas, e nunca tive que parar para processar o que aconteceu, exceto com dois livros, esse e flores partidas.

Sério, as últimas páginas são pura agonia, tortura e sofrimento - e não as últimas 10 páginas, mas sim as últimas 100, por aí.

Não sei se gostei por conta disso. O livro é bem escrito, mas talvez tenha passado do meu limite com o quanto foi pesado. Acho que, talvez, esse conseguiu ser mais pesado do que Flores Partidas.

Mas enfim, é um ?bom? livro, mas leia com responsabilidade, eu fui avisado e mesmo assim, não estava pronto para aquelas páginas.

É realmente um diário da agonia.

booksdacami 06/09/2023

Ble
Confesso que minhas expectativas estavam bem altas e foi totalmente decepcionante.
a escrita não é uma das melhores, alguns diálogos são forçados. os personagens são rasos e a história poderia ter sido melhor executada.
muitas partes do livro são só flashback e pensamentos do personagem e isso não agrega em nada na história.

e o final previsível dms

Jaíne 09/08/2023

Um dos livros mais perturbadores que eu já li na minha vida!
Quando peguei esse livro na estante de uma biblioteca, peguei bem sem expectativas...
A sinopse me chamou a atenção, mas estava meio em dúvida se valia a pena a leitura ou não...
Enfim, dei início e foi a melhor e ao mesmo tempo a pior escolha que fiz!
QUE HISTÓRIA PERTURBADORA, MEUS AMIGOS!

Mas o que eu achei mais pesado, nem foi a história em si, porque eu, na minha imaginação fértil, imaginei diversos plots twists para essa história, idealizei vários finais (todos felizes) e o final que eu encontrei, me CHOCOU DE UMA FORMA...

Foi o final mais pesado que eu já vi em um livro. O mais chocante.
O que me deixou com o coração mais apertado e angustiado.

E o pior é pensar, que esse tipo de coisa relatada nesse livro, em forma de diário, não é algo impossível de acontecer, pois sabemos o quanto a raça humana é podre.
Isso é o que elevou minha agonia ao máximo.
E meu medo.

Enfim, QUE HISTÓRIA!
Leiam, porque apesar do peso que ela deixa na alma ao final, vale muito a pena!