Benjamin Litter

Benjamin Litter Léo Otaciano

Resenhas - Benjamin Litter

Nique 28/06/2016

Resenha: Benjamin Litter
Esse é um livro que nos traz inúmeras reflexões sobre a vida e sobre nossas ações, eu gosto muito de livros que fazem isso e fazem parte daquele pedacinho de mudança na nossa vida. Foi o que aconteceu em Benjamin Litter, pudemos perceber como somos influenciados pelo dinheiro e como agimos sem mesmo perceber. Foi uma leitura reflexiva e que eu super recomendo!

Somos apresentados a Benjamin Noah, ele passou por vários problemas e se vê em um estado péssimo, sua única companhia é o seu cachorro. Em um dia como todos os outros ele vai até a praça levar seu cachorro pra passear e presencia uma situação tentadora, uma senhora havia esquecido sua bolsa no banco, mas o detalhe é que ela guardava aquela bolsa como se houvesse algo muito importante ali, e Benjamin caiu na tentação e pegou a bolsa.

“Por que então, fechar os olhos e se jogar de ponta cabeça num oceano de derrotas que você mesmo pintou? Isso não faz o menor sentido. Pinte tudo novamente e dessa vez use as cores mais fortes que você puder usar. Não faça isso por ninguém ou por algo, faça isso por você”

Dentro da bolsa da senhora havia meio milhão de reais, isso muda totalmente a vida de Benjamin. Ele começa a fazer planos e fazer coisas que ates não faria, mas ele também fica muito nervoso e sempre com medo de ser descoberto.

“Os tempos são difíceis, dê valor as coisas mais simples, as pessoas mais simples e aos dias mais simples; quem muito promete, quem muito tem, na verdade é oco, não sente amor a ninguém”

É uma leitura muito rápida e fácil, o livro é repleto de quotes maravilhosos, pelos quais eu fiquei apaixonada e realmente nos faz questionar sobre algumas ações da nossa vida.

“Todos dizem ser um dom, mas eu digo ser apenas um ‘estado passageiro da alma'”

Pra mim, esse livro foi como uma metáfora, Benjamin é como qualquer pessoa e o dinheiro é como um teste. O fato dele estar deprimido e cheio de problemas, o deixou vulnerável e o dinheiro foi como uma solução para tudo isso, porém, seria uma solução rápida demais, fácil demais e isso teria seu preço, então é como uma metáfora da nossa própria vida.

“Não, eu não me tornei um paralítico, pelo menos não fisicamente, mas talvez a minha alma tenha se quebrado em vários pedaços depois da perda sucessiva das pessoas que eu mais amava”

A forma como o autor conduziu a narrativa foi genial, com detalhes e sem deixar a desejar. O final me surpreendeu bastante e eu fiquei ansiosa junto com o Benjamin, e quando a revelação final foi feita eu quase cai. Vale a pena ler, em alguns momentos vamos nos identificar.

-M

site: livrosdanique.wordpress.com
Léo 05/07/2016minha estante
Obrigado pela resenha, Nique. Você é uma leitora muito eficaz, que além de curtir a história, recebe todo o ensinamento que ela propicia. Resenha impecável.

Em breve, novos livros farão parte da sua coleção.

Obrigado.

Luciano Otaciano 20/06/2016

Excelente, reflexivo, genial
A obra me levou a refletir o quão grandioso o ser humano pode ser. Que todos buscam a felicidade, isso é fato, mas, até onde você iria e o que você faria para ser feliz? Essas questões vocês encontrarão ao ler o opúsculo. Nos dias atuais o ser humano valoriza o TER e acaba se esquecendo por completo do que verdadeiramente ele é, ou seja, SER. Dinheiro, bens materiais como carros possantes, mulheres gostosas... isso lhe traz felicidade? Esse romance social te mostrará que somente o dinheiro não te trará felicidade, e poderá acontecer o oposto, lhe trazendo uma infelicidade sem volta, levando o ser humano ao abismo da alma. Eu li o livro em um dia, porém não pense você que ele não tenha mensagens a se passar, pois tem sim, e bastante. Agora, vamos a minha análise sobre essa obra literária. Como de costume, começarei falando dos personagens do livro, vamos lá.

Benjamin Noah vive sem irmão e irmã e a mãe desaparecera quando ele ainda era uma criança. Benjamin é o personagem principal da trama, a vida dele não está sendo nada fácil, ele vive todo santo dia o seu próprio inferno. Pra piorar, sua namorada cujo nome é Rafaela, terminou o relacionamento com ele o deixando completamente sem chão. As suas finanças vão de mal a pior pois ele faltava ao serviço e estava prestes a ser demitido. Para amenizar um pouco a sua solidão, tem um cão doméstico chamado Rudolf. Com a morte de seu pai, ele se vê sozinho e sem esperança alguma de dias melhores em sua vida. Danilo, seu amigo de outrora, fora outro fracassado na vida, tentara passar no vestibular porém não conseguiu e fora dominado pelo vício do álcool e tabaco.

Certo dia Benjamin encontrara uma sacola com uma bela quantia em dinheiro e, a partir desse fato, temos uma história cheia de nuances e fatos surpreendentes. Rafaela, personagem importante na trama, foi a que eu mais me identifiquei, sendo essa muito meiga e decidida, trazendo ao mesmo tempo uma ternura e paz. Sendo pediatra ela é o encantamento em forma de mulher. Os outros personagens secundários da história foram bem elaborados e o enredo fora construído de forma que não deixou buraco em seu núcleo principal.

Falando sobre a leitura do livro:

O livro é narrado em 3ª pessoa e tem uma narrativa simples e objetiva, porém com bastante detalhes sobre alguns cenários e em certos momentos a leitura torna-se bastante sofisticada com uma escrita ao estilo de autores clássicos. No meu entender o autor foi genial ao criar o final para a obra, é algo inimaginável que não fere a coerência da sua magistral obra. Os personagens têm sentimentos, pude me ver claramente no personagem principal Benjamin, diante à leitura. Por ser um livro de poucas páginas você o devora rapidamente e, quando termina, a vontade é de devorá-lo novamente, a leitura não é cansativa em nenhum momento. Ponto para o autor que soube conduzir a narrativa de forma objetiva, sem ser demasiadamente seca ao estilo noticiário de jornal.

Meu quote favorito:

''A vida está no mundo para todos e embora poucos saibam a usar, ela ainda continua lá. Alguns são obstinados, outros erguem os braços e gritam pelo fracasso, mas todos estamos no meio de um grande furacão, essa é a grande lógica de viver. Nada pode ser deixado de lado, até simples grãos de areia ou mostarda ocupam os seus devidos lugares nesse espaço gigantesco e são capazes de fazer uma vasta diferença no fim das contas... Por que, então, fechar os olhos e se jogar de ponta cabeça num oceano de derrotas que você mesmo pintou? Isso não faz o menor sentido. Pinte tudo novamente e dessa vez use as cores mais fortes que você puder usar. Não faça isso por ninguém ou por algo, faça isso por você.''
Pág. 49 e 50

Finalização:

A capa e a diagramação do livro estão perfeitas, por sinal, eu acho linda a capa do livro que combina com a gênese da trama. O livro é bem reflexivo e como de costume o autor nos faz refletir muito em suas obras, e essa é a que ele faz isso com a maior competência. Como eu disse, o livro é perfeito, a trama foi muito bem trabalhada, pesquisada, e enfim, finalizada de forma magistral. A leitura me fez refletir bastante e eu amo livros assim, pois sou uma pessoa que adoro a reflexão, sendo assim o livro me caiu muito bem. Só posso dizer que leiam pois estarão adquirindo uma obra maravilhosa.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br

Conchego das Letras 07/12/2015

Resenha Completa
Hoje vou trazer a resenha de um livro de mais um autor nacional, Léo Otaciano. Benjamin Litter é um jovem poeta, perdeu o pai recentemente e a namorada terminou o relacionamento com ele. Sua vida atual é bem complicada financeiramente e a sua única companhia é o seu cachorro, Rodulf.

Para mim, Benjamin estava em processo de depressão, pois não estava indo mais para o seu trabalho e nem estava preocupado com isso. Ele seguia sempre a mesma rotina todos os dias, saía de manhã para passear com o seu cachorro, na praça próxima de casa. Ele é muito observador, nada passa despercebido e até que em um dia, na praça que sempre ia, vê uma senhora muito agoniada segurando sua bolsa bem apertado e empurrando um garoto na cadeira de rodas.

A idosa, ao sair da praça, esquece a bolsa no banco. Mesmo Benjamin vendo a situação, não faz nada. Essa inércia dele me deixou bem nervosa, não entendo como ele ficou parado; mesmo em pensamento ele queria ir lá para avisar e não não fez NADA. Depois de um tempo, ele vai ao encontro da bolsa e pega para si, levando para casa.

Chegando em casa, não dá tempo de abrir para saber o que tem dentro, pois ele recebe uma ligação avisando sobre uma oportunidade de emprego e sai correndo. No caminho Benjamin encontra a senhora, que o reconhece e pergunta se ele viu a sua bolsa. Ele nega e devido a situação, retorna para casa, esquecendo do compromisso. Juro que cada situação dava raiva desse garoto, ele só pensa nele e o que poderia ter dentro da bolsa.

Chegando em casa, abre a bolsa e encontra um cheque no valor de quinhentos mil reais. O que você acha que passou pela cabeça de Benjamin??? Ele até pensa em devolver, mas a ambição fala mais alto e já faz planos do que fazer com todo aquele dinheiro. Para não gerar suspeitas, ele deposita o cheque na conta da ex-namorada. Uma conta do cartão do banco e a senha ainda estavam com ele.

"O vazio de Benjamin foi preenchido com os zeros a mais na parte direita da questão, e inicialmente, o poeta nem pensara na parte que contestava a sua estúpida desonestidade." Pág. 34

Quando Benjamin tira o saldo da conta e confirma o crédito, fica em estase. O Benjamin anterior deixa de existir a partir dali, tornando-se um homem soberbo. Já começa a gastar o dinheiro com coisas para ele e compra uma passagem para os Estados Unidos. No dia da viagem, sua ex-namorada aparece em seu apartamento, mas ela percebe que ele está diferente do homem por quem ela um dia se apaixonou e sai, deixando ele com seus pensamentos. Mesmo com o seu grande amor de volta, nada o impede de viajar. Algo acontece e faz com que ele volte antes do previsto e um novo mundo o espera.

Eu li o livro em uma manhã, a cada página queria entender melhor aquele rapaz solitário, que tinha uma vida simples e infeliz. Mesmo vendo o sofrimento da senhora, não pensou em devolver a quantia roubada. Fiz de tudo para entender o motivo de Benjamin ter feito isso. Mas...

Chegando no final tudo ficou muito claro e o autor conseguiu fazer algo que nunca imaginaria.

Não posso deixar de falar que achei a narrativa um pouco cansativa. Não ligo se a narrativa é em primeira ou terceira pessoa, para mim tanto faz. Em Benjamin Litter é em terceira pessoa, mas fiquei com a sensação de que se fosse em primeira seria melhor, pois pelo menos entenderia um pouco dos pensamentos do personagem... E os diálogos também foram em pequena quantidade.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-benjamin-litter.html#more