Mistério na Casa da Rua Severin, Volume 1

Resenhas - Mistério na Casa da Rua Severin, Volume 1

Gabriel 28/08/2015

Mistério na Casa da Rua Severin
Olá leitores,

A resenha de hoje será de um livro que recebemos da parceria com o autor Leonardo Otaciano (para saberem mais sobre este autor cliquem neste link https://geekiebooks.wordpress.com/2015/05/09/autores-parceiros-leonardo-otaciano/) e como vocês já puderam observar, o livro se chama Mistério da Casa da Rua Severin.

O livro se passa por volta de 1987 em duas cidades de Santa Catarina. Uma delas é Tangará que é aonde se inicia a estória e depois passa para outra cidade chamada Caçador, cidade esta onde se desenvolverá todos os mistérios que circulam a vida e a morte da família Severin. O que é ótimo nesta narrativa é que ele é contada por um garoto chamado Érico Hurz, garoto este que é um pouco na dele, não se envolve muito com os outros e briga muito com seu pai. Até que um dia o Érico briga na escola e seu pai o põe de castigo, e sendo assim, terá que viajar para a casa da sua tia onde ele irá conhecer seus outros dois primos. A leitura é bem “tranquila”, pois o personagem ela interage com o leitor causando uma vontade de ler para descobrir os fatos.

Outro ponto positivo do livro é que o autor se mostrou fidedigno as culturas, gírias e manias das pessoas daquela e região. Algumas palavras estão em destaque no livro e logo abaixo vem mostrando o significado, sem falar que em algumas partes ele faz uma correlação com alguns contextos históricos da época. Sendo assim, o livro está recheado de informações. Em relação a narrativa, ela é bem simples, narrando fatos do nosso cotidiano, como por exemplo o trabalho infantil, abuso de menores, sendo este ultimo, um fato que pra mim marcou muito no decorrer dos fatos. No desenrolar dos acontecimentos vemos de tudo, até mesmo as primeiras paixonites dos garotos, fato este que deixa a estória mais interessante ainda.

Em relação a layout e diagramação do livro eu estou sem palavras. O livro está perfeito. As letras estão em uma fonte que causa conforto visual ao seu leitor, ao iniciar um capitulo há algumas gravuras que irão fazer sentido no discorrer da narrativa. Sem falar que cada capitulo é como se tivesse dentro dele outro subtema. Em minha opinião o livro está fantástico em todos os sentidos.

O que eu achei melhor no livro é que, o autor ele sempre deixa uma pergunta no ar. QUEM MATOU A FAMILIA SEVERIN? E por muitas vezes ele confunde o nosso foco que está em uma pessoa que depois muda totalmente, causando assim no leitor uma vontade de descobrir quem foi o autor dos assassinatos. Em uma conversa com o autor, ele informou que possivelmente a estória ganhará um novo livro, sendo assim amigos, aguardem.

site: https://geekiebooks.wordpress.com/2015/05/25/resenha-misterio-na-casa-da-rua-severin-leonardo-otaciano/
Fernando Nery 29/08/2015minha estante
Adorei a resenha.Não vejo a hora de ler esse livro!!!

01/07/2016

A proposta de hoje é nos envolver com um livro de ficção com um misto de suspense e muitos mistérios. Seguindo a semana especial em homenagem ao autor Léo Otaciano, eis mais um título do autor. Desde cedo experimentei tal gênero, e sempre fora divertido para mim. Essa estória me contagiou e possivelmente contagiará você também. Embarquem comigo nessa viagem!

Sempre adorei contos que eram envolvidos pelo suspense e mistério, minha avó Clarice (in memorian), apesar de não escrever, tinha a habilidade de contar. Adorava cada conto que ela contava, sempre era uma diversão cada conto apresentado e os mistérios e o suspense se faziam presentes. Penso que suspense é de suma importância na construção literária, pois consiste em surgir diante de um perigo, uma esperança. Passei à infância me envolvendo com os livros da Série Vagalume, as capas de livros desde sempre foram minha paixão. E o livro "Mistério na Casa da Rua Severin", tem uma capa belíssima, o que de certo modo fui aguçada a desejá-lo.

O livro, inicialmente nos apresenta uma observância acerca da obra, explicada pelo personagem, que depois de vivido a aventura, decide nos contar. E com isso no primeiro capitulo nos coloca a par das coisas. Inicialmente questionei o porquê de o autor nos adiantar certas coisas. Mas com a continuação da leitura percebi a importância dessa ação. Seguindo a estória que sucede tal capítulo, nos é narrado pelo personagem Érico, que todos os chamavam de Eric, um adolescente, zambeto que pela falha de um olho muitos de certa forma riam dele, por tais características.

Eric, diante de ter visto certa cena em que seu pai traíra sua mãe apresenta um comportamento diferenciado, diante desse comportamento o que se percebe é um sentimento de ciúmes, diante disso, apronta na escola para de certa forma chamar a atenção do pai. Esse sentimento é natural. O filho que pega o pai traindo sua mãe, ou o contrário, é uma situação aterradora, e com isso o conflito de lealdade se misturam com a mágoa e a raiva, e penso que nenhum filho aceita muito bem isso.

"Um dia daqueles deixei de amá-lo e nem precisei avisar, ele soube por meios próprios o motivo do meu desapego. O anacrônico vivia um grande embuste com a senhora minha mãe; tinha uma cama para deitar e outra boca para beijar."

E diante desse turbilhão de sentimentos o nosso Eric apronta na escola e como castigo por suas ações, o pai o manda pra casa da tia Barbara em Caçador. Quando li isso pensei: "Tudo que na infância desejei, um castigo desses. Ir pra casa da tia? Nossa adorava poder ir lá, as melhores férias, no entanto, nunca teria ou tive tal castigo... rs."

O Eric de fato se assustou e não quis ir, pois o que na verdade acontecia era uma briga entre os dois, "Pai X Filho", um querendo impor sua vontade ao outro. E por fim, o filho a contra gosto, aceitou a vontade do pai. Uma outra coisa bacana na vida do Eric é a irmã Kethelyn, esta se prontificou a seguir o castigo juntamente com o Érico. Senti um misto de felicidade, pois nos apresenta certos sentimentos fraternos... irmão / irmã. Um se condoendo do outro. Quem não já teve um irmão ou irmã que embarcou junto no castigo?

E nossos personagens seguem sua jornada para Caçador... Ao chegarem a casa da tia Bárbara, Eric se depara com os primos que de início lhe parecem estranhos... Mas surge o personagem instigante, o primo Michael, que passa a encantar com uma estória intrigante do causo ocorrido dos moradores da casa da Rua Severin, ocorrido há muito tempo, estes eram uma rica família de origem polonesa que deixava claro sua arrogância aos mais simples da cidade, não querendo se misturar a estes.

Essa família era composta por sete filhos, esposa e por um patriarca rigoroso e cheio de rancor no coração, se mostrando insensíveis ao outro, e do povo simples que este queria era apenas os esforços, e a mão barata, pois era dono das lavouras e de uma das maiores fabricas de um município vizinho. Com isso, este detinha o PODER sobre os mais pobres.

Segundo o sociólogo, Max Weber: "poder é toda a chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros." Com isso, sendo o polonês o senhor por ali, e vendo a escassez econômica daquele povo, utilizou o poder econômico, para aterrorizar a vida do povo daquela cidade e as circunvizinhas.

E o que mais chocou a todos foi a forma que cada membro dessa família foi morta, e algo intrigava a todos, os seus fantasmas estavam preambulando por ali, assustando e perseguindo. Em meio a tantas novidades aparece a garota Abigail pela qual o Eric cai de amores, e diante disso quer mostrar o qual corajoso é.

Diante de tudo apresentado por Michael, e sendo a tia e os primos a vivenciarem os maus tratos sofridos pelo polonês. Eric curioso que é, decide querer saber mais, pois não consegue entender o porquê disso tudo. Eric decide por fim persuadir a todos a irem àquela casa, na Rua Severin. E decidem juntamente irem a casa que habitou a família e o lugar em que as mortes ocorreram.

Antes de irem até a casa, Eric tem a sua primeira experiência com as aparições:

"Tenho certeza que fechei a porta com o trinco ao entrar naquele banheiro, mas após o banho ocorrido, ao desligar o chuveiro e começar a enxergar-me, ela destravou-se sozinha. Isso foi no eu pensei na hora, pois certamente uma porta muito bem trancada não poderia ser destravada sem que alguém ou algo provocasse tal ação."

E aí o sentimento de medo passa pelo garoto, e você se vê contagiada com as emoções. E o mais interessante, a partir daí fica claro que os fantasmas perseguem os primos a muito tempo. Com isso está claro que precisam desvendar o que ocorre à família na casa da Rua Severin.

Ao chegar no lugar onde tudo ocorre, surgem as aparições e fui envolvida por cada ação da garotada e dos fantasmas, e não tem como não sentir o que os personagens viveram, pois você é arrebatado por uma força meio que descomunal a vivenciar cada ação, os batimentos cardíacos seguem junto nesse desenrolar, onde as aparições e personagens lutam por seu espaço existencial.

Penso que o suspense é um sentimento de ansiedade diante um determinado fato, e apesar de não chegar ser apenas pertencente à ficção, podemos viver isso no dia a dia. O Suspense no livro surge quando por falta de tal conhecimento sobre um acontecimento nos aparece a emoção, significando a combinação da antecipação com a incerteza e obscuridade do futuro, e os nossos adolescentes vivem a melhor experiência de suas vidas. Penso que o autor usou as técnicas certinhas de um bom suspense e mistério. Penso que para um bom suspense é preciso provocar a curiosidade do leitor. Isso o autor fez muito bem, provocando e nos fazendo esperar por uma resolutividade. E por cima introduziu questões angustiante que nos deixam desesperado atrasando as respostas que tanto ansiamos.

Com isso, penso que o livro merece cinco estrelas, pois quando imaginávamos ter uma resposta o autor sabiamente nos confundia apresentando outras possibilidade e probabilidade. O livro apresenta uma boa escrita, e seguindo o traço marcante do autor que gosta de usar belas imagens para cada capítulo. Gosto disso, pois nos apetece mais ainda. O autor ainda enriquece o livro, colocando em seu rodapé os significados das palavras, nos situando melhor no inerir de toda a estória. Um livro ainda é pouco pra o banquete que nós é apresentado, e fico feliz que já tenha o dois, e sei que virá mais um, sendo o fechamento dessa ficção, uma trilogia. E com isso a estória do "MISTÉRIO NA CASA DA RUA SEVERIN" Continua...

Café, Livros e Séries/Dark Books 19/03/2017

Incrivel!!!
Éric é um adolescente problemático de quatorze anos, convivendo habitualmente há uma teia de mentiras e negação, a recente descoberta de uma traição no casamento por parte de seu velho pai, o muda por completo. Agora agressivo e zangado com a vida começa a se comportar como um garoto rebelde em busca de atenção, problemas na escola, agressão, uma bola de neve que aumenta sem precedentes e que precisa ser contida.
Sem escolha e ameaçado, seu pai o manda junta com sua irmã para passar o retante do verão na cidade de Caçador na casa de sua tia Bárbara. Lá ele se depara com dois jovens cheio de historias, seus primos Brendon e Michael, que apesar da pouca idade já sofreram muito na vida. Mas isso logo vocês compreenderão.
Apesar do recente encontro, um vinculo entre eles fica evidente, e logo logo os mistérios começam a surgir.
Existia na cidade uma família muito poderosa, de origem Polonesa e de extrema arrogância por parte de seu patriarca, digamos que não era a família mais adorada na cidade, mas por conta de sua influência era respeitada por todos, essa familia se chamava Severin, como já havia sido dito eles tinham controle sobre a cidade por conta de seu poder aquisitivo e influência, por conta disso o Senhor Severin se achava no direito de pisar sobre os outros, em especial sobre os seus empregados, tratados feito escravos e vitimas de constante humilhações. Por ter um ímpeto cruel e soberano, Lhidvan como era chamado, acabou acumulando muitos inimigos que sofriam calados em sua lavoura. O fato é que pouco a pouco tragédias iam acontecendo em meio a família Severin, muitos assassinatos foram ocorrendo e os Severin foram dizimados, muitos suspeitos houveram, mas a coleção de desafetos do Senhor Lhidvan só contribuiu para o verdadeiro culpado sair ileso.
Como se já não basta-se ser instigado com a história, seu primo jura ainda ver os fantasmas dos Severin. Poderia ser tudo mais uma história de seu primo de mente fértil, se não fosse por um breve detalhe. Uma fresta deixada na porta revela algo, alguém o olhando, alguém o fitando de forma aterradora, poderia ser sua cabeça o pregando uma peça, mas ele estava disposto a provar que não era, apesar de assustado, aquilo o faz criar um desejo insano por respostas.
Agora Éric, Brendon, Michael e sua paixão platônica Abigail, vizinha de seus primos, irão enfrentar sua maior aventura dentro da casa dos Severin, parecia ser loucura, mas entrar la parecia ser a unica forma de obterem a chave para o mistério.
***********
Olá leitores, hoje a resenha fica por conta de um livro Nacional muito bem escrito e que só tenho a agradecer pela paciência divina do Léo autor do livro em esperar tanto tempo por essa minha resenha.
Com uma escrita agradável e leve, Léo nos presenteia com uma narrativa surpreendente e instiga nosso pensamento a descobrir quem seria capaz de cometer aqueles atos e acima de tudo o que levou aquela pessoa a fazer aquilo.
Narrado em primeira pessoa, vamos nos envolvendo cada vez mais no mistério, a cada página que passa estamos mais socializados ao garoto, outro ponto bem legal é o dialeto usado, como a narrativa se passa em Santa Catarina, a linguagem é bem puxada para o "Gaúches", é um ponto que para mim como um bom gaúcho, me familiariza aos personagens, mas tem que se ter muito cuidado para não ficar forçado demais.
Para finalizar queria dizer que a edição é linda, alem da capa, cada inicio de capitulo é acompanhada por uma ilustração, enfim, gostaria muito de continuar lendo a trilogia, ou até mesmo outros títulos do autor, foi uma leitura agradável e que merece minha cinco estrelas.

site: cafelivroseseries@blogspot.com.br

Kall 07/09/2017

[Resenha]: Mistério na Casa da Rua Severin - Leonardo Otaciano / Fofocando Sobre Livros
Devo informar aos futuros leitores que não se enganem com a sinopse do livro, a história não é só um mistério sendo desvendado, fala sobre amizade, paixão e amadurecimento. Me surpreendi, tive medo (muito medo), dei sorrisos bobos e algumas vezes dei gargalhadas, tudo isso em apenas um livro.
O jovem Érico é quem narra esse livro, um garoto que vive em função de chatear seu pai (o anacrônico, como ele chama), o motivo? Você descobrirá logo no começo do livro. Mas tudo muda quando o pai de Érico manda o garoto para "Caçador" como castigo pela última que aprontou, lá ele encontrará dois primos bem diferentes, uma paixão chamada Abigail e um mistério para ser desvendado. Qual o segredo que Caçador guarda? Isso meu caro leitor, você descobrirá se tiver coragem. Boa leitura!

Resenha completa no blog. Beijinhos!

site: http://www.blogfofocandosobrelivros.com/2017/04/resenha-misterio-na-casa-da-rua-severin.html

Luciano Otaciano 19/11/2019

Livro Fabuloso!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Narrado em primeira pessoa pelo jovem Érico Hurz que se vê obrigado pelo seu pai a ir à casa de sua tia Bárbara Retten para cidade de Caçador no estado de Santa Catarina, ao desembarcar por lá, as coisas nebulosas naquele local deixam o garoto assombrado com o desconhecido. A narrativa é bastante fluída, os fatos vão se sucedendo sem sobrepor alguns outros elementos inseridos no livro, tornando a leitura bastante dinâmica e fluída. A escrita do autor empregada aqui é de tirar o chapéu, pois temos uma linguagem rebuscada, e além desse detalhe, temos as gírias locais utilizadas por as pessoas que vivem ou nascem no sul do país, certamente deu uma veracidade bastante crível à obra. O linguajar utilizado nesse livro é impressionante, os convido a lerem a obra, pois certamente se surpreenderão com o vocabulário aqui presente. Os mistérios inseridos na trama também deixaram o ambiente descritivo muito semelhante as séries televisas de investigação, ficou muito legal acompanhar o desfecho dos enigmas sendo solucionado pelo protagonista e os outros que também fazem parte da estória, são eles o Michael e o Brendon. A guria de nome Kethelyn que por sinal é a irmã de Érico e outra guria de nome Abigail Bardini também fazem parte do livro, e são personagens bastante interessante, dado o crescimento de todos ao longo do livro. Existem outros personagens secundários na obra, que são bacanas os verem ali, interagindo com os demais nesse mistério envolvente que os cerca. O livro é surpreendente. Se você curte obras com suspense e mistério, não deixe de conferir o livro.

Quote preferido.

Com lágrimas que já escorriam por todo meu rosto, levantei-me da cama e o retirei do meu quarto com berros e empurrões e tudo o que ouvi após a minha repentina atitude foi a forte batida da porta.

Com apresentação do quote finalizo a resenha. Espero que tenham gostado e até a próxima!