A Luva de Cobre

Holly Black

Resenhas - A Luva de Cobre

Queria Estar Lendo 19/08/2016

Resenha: A Luva de Cobre
A Luva de Cobre traz de volta o mesmo tom leve e divertido da narrativa dividida entre Holly Black e Cassandra Clare, misturando fantasia e aventuras a um tom sombrio atípico em obras desse tipo. A resenha pode conter alguns spoilers do primeiro livro, portanto: cuidado!

Call está de férias, mas não aproveitou muito delas. Depois que descobriu a terrível verdade envolvendo o Inimigo da Morte, o grande vilão do mundo que conhecem, Callum Hunt percebe que têm mais problemas do que imaginava. Quando parece que o próprio pai está se voltando contra ele, Call foge junto ao seu lobo Dominado pelo Caos, Devastação, e busca a ajuda dos amigos, Tamara e Aaron - e Jasper, o irritante sabe-tudo, que vem de brinde. Um artefato mágico muito poderoso foi roubado de Magisterium, uma manopla capaz de absorver a magia do caos, o que coloca Aaron em grande perigo. O problema é que as pistas apontam para o pai de Call como o responsável por esse roubo, e eis que o menino toma uma decisão arriscada; fugir de Magisterium e encontrá-lo antes que os magos o façam.

"Composta por uma combinação de forças elementares, a manopla era uma arma criada para um propósito - extrair do Makar a habilidade de controlar o caos."

Cassandra e Holly construíram uma mitologia bastante única e inesperada em um meio onde livros infanto-juvenis costumam repetir a fórmula de sucesso. Call é, de longe, a pessoa menos heroica que se pode imaginar, principalmente por ter dentro de si o que os magos mais temem naquele mundo. Tamara é a garota arisca e super-protetora com os amigos, especialmente Aaron, que está em grande risco naquela viagem. Aaron, por sua vez, só quer fazer o que é certo e honroso, mesmo que isso custe a sua vida; ele está disposto a assumir as consequências da magia do caos, contanto que possa cumprir o seu dever e expurgar o mundo do Inimigo da Morte. Jasper cai de paraquedas na viagem, e ele deixa certo em cem por cento do tempo o quanto não queria estar ali.

"- Existe um velho ditado alquímico que diz: "todo veneno é também uma cura; só depende da dose." O Inimigo conseguiu curar a morte, mas a cura foi pior que a condição original."

O quarteto, acompanhado do lobo Dominado pelo Caos, parte em busca de pistas para localizar o pai de Call - mesmo que os amigos dele não acreditem na total inocência de Alastair Hunt. O fato de a luva de bronze ter sido roubada causa alvoroço em Magisterium; os riscos que existem caso ela caia em mãos erradas são tremendos, e a ameaça do Inimigo da Morte ainda paira sobre eles. Call sabe a verdade sobre essa ameaça, mas não vai contar enquanto puder. As autoras trabalham muito bem os medos e anseios do garoto. Existe nele uma inocência pacífica, uma ingenuidade infantil que o tornam um herói mesmo quando ele deveria ser a personificação do vilão. Call é corajoso, frágil e assustado. Ele tem em seus amigos um pilar que, se derrubado, vai causar grandes estragos em seu psicológico. Call está lutando para encontrar motivos que o tornem bom, mesmo quando o destino o aponta como o mau.

"Semíramis é o nome de uma rainha assíria que se transformou em uma pomba quando morreu. Callum também quer dizer pomba. Pombas representam paz, o que sua mãe mais queria na vida."

Aaron é o rapaz de boa índole totalmente focado em ajudar os outros. Ele e Call têm uma ligação poderosa, não só por serem o contrapeso um do outro, mas pela maneira como seus destinos estão intrincados. Um depende do outro. Um pode ser a ruína do outro. Aaron não conhece esse fato, ainda, mas sabe que Call precisa dele e está sempre lá nesses momentos. A magia do caos é perigosa e poderosa, e Aaron ainda é um menino aprendendo a lidar com forças que eram de seu desconhecimento.

"- Call pode ter usado a magia dele de forma instintiva. O contrapeso do caos é um ser humano porque o contrapeso do vazio é a alma. Quando você usa a magia do caos, procura uma alma humana para equilibrá-lo."

Tamara está ali para segurar as rédeas do grupo. Ela é a mais racional e centrada, mas nem por isso a mais calma. Ela e Call, principalmente, têm uma grande briga no livro, responsável por causar discórdia e afastamento entre os dois. Tamara é muito sobre o que é certo para manter os amigos a salvo, mesmo que isso signifique arriscar a confiança deles. Contanto que ela consiga sustentar o grupo, ela está bem com isso, com as respostas às suas decisões perigosas.

"- Minha obrigação é salvar as pessoas. Elas não têm de me salvar, elas detestam ter de me salvar. E já me disseram muitas vezes que não posso vencer sozinho, então Call está aqui como meu contrapeso. Tamara veio porque é inteligente e habilidosa. E Jasper...
- É o alívio cômico."

Jasper é o alívio cômico não tão cômico, porém adorável em sua faceta irritante. Ele e Call se detestam, e o fato de estar sendo obrigado a seguir com eles naquela missão suicida e ultrassecreta o mantém com comentários afiados na ponta da língua. Foi muito legal assistir ao crescimento dele conforme os capítulos foram passando, principalmente um ganho de confiança do grupo a respeito do rapaz. Jasper ainda terá grandes momentos na saga.

Outros personagens como Alastair e Mestre Rufus têm bastante importância na história. Principalmente Alastair. Eu imaginava uma coisa dele, esperava outra, e acabou acontecendo algo que eu jamais previ! G-E-N-I-A-L.

"Call ficou imaginando se algum dia amaria alguém com aquela intensidade, a ponto de abdicar de tudo pela pessoa, de querer incendiar o mundo para recuperá-la."

A Luva de Cobre traz revelações novas ao universo de Magisterium e ao que aguarda nossos aventureiros não-tão-heróis-mas-que-estão-tentando. O final, principalmente, é de toda uma surpresa, especialmente pelas consequências que a decisão de Call trarão para o quarteto. Com a narrativa rápida e emocionante, com lições importantes sobre amizade e confiança e sobre acreditar em si mesmo, o segundo livro de Magisterium dá sequência exemplarmente a uma saga que chegou para ficar.

Rascunho com Café 12/11/2015

A Luva de Cobre: “Um vai falhar, um vai morrer e o outro já está morto”
No segundo livro da série Magisterium, as autoras Holly Black e Cassandra Claire não deixaram a peteca cair e acabamos ainda mais envolvidos com Callum e seus amigos.
Orgulhosamente, nós do Rascunho com Café realizamos o lançamento deste livro em Palmas-TO, claro que o evento foi muito legal, afinal somos apaixonados pela autora e fomos completamente fisgados pela série.
Este é o segundo volume da trilogia. Nesta aventura, Callum está no segundo ano de Magisterium, o ano de Cobre. Amei as autoras começarem o livro nas férias escolares com Callum e seu pai em casa, depois mostrarem a vida de Tamara e descobrir também um pouquinho sobre o passado de Aaron. Pudemos acompanhar toda a tensão, expectativa e responsabilidade que foram jogadas nas costas de Aaron (que inclusive é meu personagem preferido).
A trama é sobre a Luva de cobre, uma luva mágica que permite extrair a magia de caos matando o Makar, portanto os seguidores do Inimigo da morte querem muito possuir essa luva. Uma parte muito legal é adição de Jasper na aventura, amo o jeito que Callum fica perto dele, sempre imaginando o que poderia dar errado ao seu “arqui-inimigo” escolar.
Este livro é mais sombrio e com muito mais mistérios para descobrir, eu começo a desconfiar de muitas pessoas no Magisterium agora. Ainda tem muitos segredos, essas autoras adoram nos deixar com gostinho de quero mais!
Elas também nos deixam de coração na mão, por volta da página 220, acontece um fato que me fez fechar o livro e pensar: “Não acredito!!”, claro que não vou contar, mas é muito interessante descobrir a capacidade de Callum.
Uma ótima continuação. Recomendadíssima a leitura.
Obs: Aquela frase não sai da minha cabeça “Um vai falhar, um vai morrer e o outro já está morto” quem leu o livro 1 conhece.
Nota 5/5

site: www.rascunhocomcafe.com.br

Gus | @escritavo 23/11/2015

Fantástico
Não deixou nada a desejar, continua com a mesma aventura fantástica e as revelações de arrepiar... Essa série promete ser épica

Michel Lima 17/10/2016

Maravilhoso... Simplesmente envolvente. Não conseguia parar de ler até termina-lo. faz parte de um dos seletos livros que me deixaram ansiosos pelo próximo junto a Harry Potter e as Crônicas de Gelo é fogo. Para quem gosta de magia, aventura e Personagens Fantásticos e vilões sinistros e muitas surpresas. recomendo!

rafazaakar 13/05/2016

ZaaKar.com Resenha - A Luva de Cobre
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Nesta fantasia urbana, um universo de magia coexiste com nosso mundo.
Um universo repleto de intrigas, onde crianças aprimoram seus poderes em uma escola de magia chamada Magisterium, com Mestres que temem a volta do mago mais poderoso, e ambicioso, de todos os tempos, o Inimigo da Morte. Nesse volume, o aprendiz de mago Callum Hunt precisa encontrar uma antiga arma mágica roubada do Magisterium. A luva de cobre é capaz de arrancar a magia de uma pessoa e destruí-la completamente. Ao mesmo tempo, ele tem de decidir se conta aos amigos que, dentro dele, vive a alma do Inimigo da Morte, apenas à espera do momento perfeito para retomar sua escalada pelo poder".

***

“- Quero dizer, se não funcionar, então, como dizem, “se você ama alguém, liberte-o, não prenda no subterrâneo ou em uma caverna”.

Dando continuidade a resenha da semana passada, que tal irmos direto para o segundo volume de Magisterium? Pois bem, mas antes, vamos conhecer quem escreve essa história. A primeira é a norte-americana Holly Black. Holly mora em West Long Beach, New Jersey e ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros da série “Crônicas de Spiderwick”. Ela é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias histórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, “Tithe: A Modern Faerie Tale”, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002. A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro “As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo”, primeiro livro da série Spiderwick. Além disso, holly também é conhecida pela série “Mestres da Maldição”.
Além dela, o livro é escrito em parceria com uma autora não muito famosa, a Cassandra Clair... SIM ISSO FOI UMA IRONIA. Conhecida por escrever a série de livros best-seller “Os Instrumentos Mortais”, Claire é filha de pais norte-americanos, nascida em Teerã, no Irã. Passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família. Viveu na França, Inglaterra e Suíça antes de completar dez anos de idade. Com as frequentes mudanças de sua família, Clare encontrou familiaridade nos livros e sempre encontrava-se com um debaixo do braço. Estudou em um colégio de Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na história homônimo de Jane Austen. Após a faculdade, Clare começou a trabalhar em inúmeras revistas de entretenimento e tabloides, incluindo The Hollywood Reporter. Ela mora atualmente em Amherst, Massachusetts, com seu marido, Joshua Lewis, e três gatos.

“- Só não mostre a ela quem você é de verdade – disse Call. – Finja que é uma pessoa que ela pode amar, e ai ela vai amar. Porque, de qualquer jeito, as pessoas amam quem elas pensam que as outras são”.

De volta para casa nas férias, Call precisa aprender a lidar com o novo temperamento de seu pai. Alastaire parece ter ficado mais nervoso com a estadia de Call na escola e isso se agravou ainda mais com a presença do lobo dominado pelo caos em sua casa. Devastação, mesmo sendo dócil, ainda era um lobo dominado pelo caos e Alastaire não gostava nem um pouco disso.
Depois de ir ao cinema com seu pai e deixar Devastação preso na garagem, Call percebe que de alguma coisa tudo está voltando ao normal. Seu pai o levou para ver um filme que ele gostava, envolvendo naves espaciais e explosões. Mas na volta, depois de quase discutirem por causa do retorno de Call para o Magisterium, o garoto percebe que Devastação sumiu. Não só sumiu, foi solto. Eles buscam por todo o bairro, por horas, noite adentro, mas nenhum sinal do lobo.
Depois de desistirem da busca – e também de mais um briga – Call vai para seu quarto dormir e no meio da noite sente alguma coisa, escuta algum barulho dentro da casa. Essa sensação vinha de dentro do porão, onde seu pai guardava as tranqueiras que tinha. Mas ao abrir a porta, Call constatou que ali não era mais só um depósito, havia se tornado um escritório para um mago. Em um dos cantos do lugar tinha uma mesa cheia de anotações, símbolos alquímicos e do outro uma cama, com correntes – do tamanho de um garoto de 13 anos -, e Devastação, Preso com uma corrente e uma focinheira.
Quem dera fosse só isso: Na mesa de seu pai, havia uma infinidade de papéis e desenhos e anotações, tudo sobre uma luva que era capaz de tirar o caos de dentro de uma pessoa e transferir seu poder. A única coisa que era necessário para ela dar certo era o coração de um dominado pelo caos...
Preciso dizer mais alguma coisa?

Charada 1: “O que começa e não tem fim, mas é o fim de tudo que começa?”.
Charada 2: “Eu o deixo exausto, no entanto você sofre quando eu vôo. Você vai me matar mas eu nunca vou morrer”.
Charada 3: “Aceite e vai perder ou ganhar mais que todos os outros. O que é?”.

Se tem uma coisa que essa duas autoras conseguiram nesse volume, sem duvida foi acertar. Elas acertaram em exatamente tudo. Desde a trama até o clímax. Ao contrario do primeiro volume, este já começa tenso, com Call fugindo de casa, seu pai tentando capturá-lo e a descoberta de que alguém tentou invadir o Magisterium. Este livro tem um timing perfeito. As coisas acontecem rápidas, sem nenhum tipo de enrolação.
Quando nos damos conta, a luva de cobre já foi roubada, todos sabem dos planos de seu pai por conta de Tâmara que não soube manter sua boca fechada, o Magisterium já esta na cola dele e os quatro já estão saindo da escola para dar um jeito em toda essa situação... Sim eu disse os quatro. Jasper acaba encontrando eles na saída da escola e eles acabam tendo que elvá-lo junto.
De forma bem rápida e cheia de novas personagens entrando em cena, as autoras conseguem de uma forma espetacular prender a atenção dos seus leitores. Desta vez, fora da segurança do colégio, os quatro viajam juntos a procura de algum sinal do pai de Call, encontrando no caminha não só pistas, como obstáculos também. Quem diria que o Magisterium queria eles mortos? Pois é.
Mas na minha opinião, o melhor do livro todo ficou para o final. A forma como todos os conflitos feitos durando o decorrer do livro foram resolvidos com apenas uma ação foi boa e bem pensada, isso sem falar que, com o final de uma trama, outra logo apareceu, para dar continuidade na história. Tudo isso junto ao enredo principal, ou seja, Call ser o Inimigo da Morte.
Além de toda a trama bem intricada e resolvida, amei também a forma como a amizade de todos é posta em jogo. Se eu fosse o Call e Tâmara tivesse feito tudo o que fez, eu não olharia mais na cara dela. Mas, se ela não tivesse feito nada, não haveria história, e isso é importante. Sem falar em Aaron, que eu ainda não entendi muito bem qual é a dele. Sempre muito educado, mas com zero de personalidade. Parece sempre estar em cima de um muro. Ainda mais quando Call começa a controlar os dominados pelo caos e a ouvi-los. Aaron parece outra pessoa, enquanto Tâmara, por sua vez, parece ser a mais “apaziguadora” da situação enquanto Jasper surta e é indelicado como sempre
Acho que, se você leu, e curtiu o primeiro volume, esse vai te deixar ainda mais apaixonado. Vai dar algumas pulgas na orelha e alguns questionamentos, e ao final você vai ficar tipo: Cadê o próximo volume, meudeusdocéu!
Acho válida a leitura, e se você ainda não leu, por favor, leia.
23/55

Respostas: A mort

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2016/05/resenha-luva-de-cobre.html

Cyssa 13/01/2016

Mistura boa de HP e PJ
Apesar de ter gostado bastante da historia e aguardar ansiosamente os próximos livros, não posso deixar de questionar o fato das autoras terem em muitos pontos deixarem evidente as semelhanças com a saga Harry Potter e Percy Jackson. Mistubera boa e interessante.

Jemilly 30/08/2016

A Luva de cobre
Luva de Cobre o segundo livro da série Magisterium, e logo no primeiro capitulo já vai mostrando que vai ser bem mais movimentado que Desafio de Ferro, se sentiu falta de algo no primeiro livro, como o pouco que foi explorado os personagens secundários, neste isso não vai faltar, ficamos sabendo muito mais sobre os amigos de Call, no princípio principalmente de Tamara e sua família, mas também Aaron ganha muito mais relevância levando em conta a pressão por ele ser um Makar, o grupo está muito mais unido nesse livro, mas como nem tudo é perfeito algumas coisas também balançam essa amizade, além deles Jasper ganha bastante espaço e deu para ver que ele não é 100% babaca em todo livro rsrs difícil odiar ele o tempo todo.

Grande parte do motivo por esse livro ser mais movimentado é que o cenário mudou, diferente de Desafio de Ferro que se passava quase todo dentro da escola, Luva de Cobre traz mais viagens e fugas. E pela capa dá para notar agora Call no centro, as coisas ficam mais complicadas para ele desde que ele descobriu sobre a alma do Inimigo, no início mesmo percebemos a relação com o pai, que também ganha muito destaque aqui, e as coisas giram ao redor de sua atitude, os segredos vão sendo revelados aqui de uma maneira muito mais dinâmica.

Eu realmente gostei bastante da continuação, nada complexo, bem leve com uma narrativa muito boa, não espere uma super novidade, o melhor livro fantástico de todos os tempos, não é isso, mas é simples, divertido e que vale a pena leitura, com os seus momentos um pouco mais tenso e outros engraçados, assim como no primeiro, mas esse vem muito melhor desenvolvido e os personagens estão muito mais legais, e um destaque especial para o lobo de Call, o Devastação (pode não parecer pelo nome, mas ele é fofo rsrs), eu já achava um acréscimo ótimo ele antes, mas agora gosto muito mais. Sem esquecer que a edição continua ótima, as ilustrações nos capítulos são muito lindas, mesmo com a troca de editora (agora os direitos são da Galera Record) a partir desse livro a qualidade não caiu, e esse livro é bem mais curto que o primeiro, então não tenho muito o que dizer, além de indicar, só que achei bem melhor que Desafio de Ferro, apesar de que não estava como muitas expectativas no inicio, gostei da surpresa. Então é isso. Leiam!!!

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/07/a-luva-de-cobre-magisterium-2.html#more

Beatriz 09/12/2015

Livro que me prendeu do começo ao fim
Callum Hunt está de férias prestes a começar segundo ano do Magisterium que é o ano do cobre. O livro começa com ele na casa do pai e vemos que até hoje Alastair não gosta de ver o filho estudando numa escola de magia.

Um dia Callum vê que o pai estava planejando uma armadilha tanto para ele quanto para seu lobo de estimação e sem entender o que aquilo significava, o garoto resolve fugir.

De volta ao magisterium, o que se ouve são boatos de que tentaram roubar o Alkahet que é um artefato mágico muito precioso e Callum começa a se perguntar se isso foi obra do seu pai ou não. Ele não quer acreditar que o pai está por trás disso mas é avisado por um amigo que os magos estão atrás de seu pai e que ele deve avisá-lo antes que seja tarde demais.

O livro segue com Callum e seus amigos em uma aventura a fim de avisar a Alastair que ele está correndo perigo de morte e que os magos estão a procura dele. Mas muita coisa vai acontecer durante o caminho e traições e segredos inesperados serão revelados.

Esse segundo livro da série foi muito empolgante de ler porque foi aventura e mistério do começo ao fim. Também tiveram algumas traições, segredos e revelações que fizeram a leitura ser ainda mais instigante.

Nesse volume a gente acaba conhecendo também um pouco mais sobre os personagens, aqueles que são confiáveis e aqueles que Callum deve ficar longe e é muito legal ver o quanto os amigos verdadeiros estão dispostos a ajudar o garoto no que for preciso.

Gostei muito dessa continuação e já estou ansiosa pelo terceiro livro. Era uma série que eu estava com medo de ficar chata nos próximos livros mas aconteceu que depois desse segundo eu fique ainda mais empolgada para ler os próximos volumes.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/12/a-luva-de-cobre-holly-black-cassandra.html

zoni 15/04/2017

A Luva de Cobre foi roubada. E agora?
O que posso dizer, eu amei o livro. É sério, eu realmente comecei a ler a luva de bronze sabendo que o livro seria espetacular, mas por incrível que pareça ele superou todas as minhas expectativas e conseguiu ser ainda melhor do que eu esperava, do que eu acreditava que pudesse ser. Bom, como sempre tiveram algumas coisas que me incomodaram, por exemplo a história demorou um pouco para se desenvolver, mas isso não muda em nada o amor que to sentindo pelo exemplar. Ele é menor que o anterior, mas totalmente empolgante.

O livro começa com Call em casa, é férias, e ele está com seu pai, porém, como o garoto já sabia s coisas entre ele e seu pai não estão muito boas. Na verdade isso começou desde que o garoto foi levado ao Magisterium, e descobriu que seu pai desejava que ele tivesse a magia interditada. Call agora sabe o motivo disso, ele é um vilão que todos temem, e seu pai sabia disso o tempo todo. Vemos no decorrer dos trechos que Call faz uma lista de bondade e uma lista de suserano do mal, vendo qual lado é maior e o que essa lista diz sobre ele. O garoto tenta ignorar as coisas que vem acontecendo na relação entre ele e o pai, quando em uma noite Call descobre coisas horríveis e sê vê obrigado a fugir de casa com medo de seu próprio pai.

O garoto e seu lobo ficam hospedados na casa de Tamara até que as aulas comecem. Podemos ver um pouco da rotina dos Ravaji e conhecer um pouco mais dos pais de Tamara, que são misteriosos e interesseiros. Enquanto ainda está na casa da colega, Call e seus dois melhores amigos acabam descobrindo que um artefato valioso e capaz de matar Aaron, o Makar foi quase roubado. Call sabe quem foi, mas não diz nada. Com o inicio das aulas tudo parece voltar ao normal, Call escondendo seus segredos de todos e tentando pensar no que vai fazer quando o ano acabar e ele tiver que voltar pra casa. O garoto está concentrado nisso, apenas nisso.

Call não consegue guardar seus temores e conta ao seus amigos alguns de seus segredos, e aí começa seu desespero, Tamara resolve contar ao mestre e todos sabem que o pai de Call tentou roubar o artefato. Então é nesse momento que os problemas de Call começam de verdade. O seu pai está sendo caçado e procurado por roubo e somente Call pode salvar o pai da enrascada, porém não faz isso sozinho! Saí em busca do pai que ele está temendo com três amigos, os dois amigos fiéis e um garoto que ele odeia. Que entrou na missão de gaiato.

A missão é divertida e épica assim como a missão do livro anterior. Call enfrenta monstros, usa magia e vê seu seu maior segredo ser revelado para os amigos. O que essa descoberta vai causar no resto da missão? Na vida de Call?

Leia a luva de cobre e descubra o final dessa aventura épica. O livro é fantástico. Novamente é muito bem escrito com uma dinâmica muito boa entre os personagens. Super recomendo a leitura e estou mega ansioso para começar o novo volume.

Clube do Farol 24/09/2016

A Luva de cobre. Clube do Farol
Resenhado por: Milly

Caverna 08/12/2015

Callum Hunt está de volta em casa para as férias. Seu pai permanece insistente à ideia de Call não voltar mais para a escola, assim como seu ódio por ela parece ter sido cultivado mais ainda. Call está cansado de vê-lo tratando Devastação, seu lobo dominado pelo caos, como uma coisa, mas se sente na obrigação de agradar o pai, então respira fundo enquanto em sua cabeça só passa quanto tempo falta pra voltar às aulas.

Num dia, Alastair o leva ao cinema e deixam Devastação trancado na garagem. Ao retornar, Call não o encontra em lugar algum; ele tinha fugido. Mas Call não acreditava naquilo nem por um segundo e, na madrugada, ele o encontra chorando no porão, amarrado. Se os planos do pai pareciam assustadores de imediato, as algemas próximas ao lobo próprias para um garoto de 13 anos era mais desesperador ainda. Logo, Call descobre que o pai pretende usar uma luva especial, chamada de Alkahet, capaz de capturar a magia do caos de um Makar e destruí-lo por completo. Alastair queria seu filho de volta; o filho de verdade. Call era tão horrível assim? Alastair o odiava tanto por ter a alma do Inimigo da Morte a ponto de matá-lo?

Desamparado e profundamente magoado, Call foge com Devastação para a casa de Tamara, onde encontra Aaron que foi acolhido pela família. Call chega a se sentir rejeitado, mas entende o fato de Aaron ser um órfão e, principalmente, o Makar. Todos querem cuidar dele e tê-lo por perto. Ele tem que ser protegido, e proteger a todos ao seu redor, mesmo sendo ainda apenas uma criança. É um fardo grande pra carregar sozinho, por isso Call engole o orgulho e volta a enxergá-lo como seu melhor amigo de sempre. Ele não mudou nada, afinal. Só o que ele significa pra todos os magos.

De volta à escola, correm boatos de que alguém tentou roubar o Alkahet. Por ser um objeto precioso e que, de fato, estava exposto demais, os Mestres a escondem num local mais subterrâneo ainda construído por magos do metal, de forma a estar mais protegida. Seria seu pai que tentou roubá-la? Será que ele tivera mesmo a intenção de roubar? Call se sente perdido. Ao mesmo tempo em que se encontra sã e salvo dentro do Magisterium, ele sabe que o pai corre perigo quando, enfim, o Alkahet some. Não existem meio-termos; irão matá-lo assim que encontrá-lo, independente de Alastair estar com a luva ou não. E Call precisava avisá-lo.

Acompanhado por um Aaron e uma Tamara persistentes, eles (e Devastação, logicamente) se aventuram pelos corredores a fim de fugir da escola. Jasper os pega no flagra e, bom, digamos que é sequestrado pelos 3 antes que pudesse dar a língua pelos dentes pra alguém. Mesmo totalmente contrariado, Jasper os segue, sendo inclusive útil em determinados momentos.

A luva de cobre se concentra maior parte em toda a jornada que eles percorrem atrás de Alastair. Enfrentam desafios inesperados, elementos poderosos que deviam estar adormecidos no fundo do Magisterium, passam muito cansaço ao terem de usar da magia para sobreviverem, e também Aaron exercita seu papel de Makar mais do que nunca com Call como seu contrapeso, puxando-o de volta sempre que o sentia perdendo controle da própria magia. Além disso, há muitas surpresas pela trajetória, descobertas, e o melhor de tudo, a força da amizade.

Incrivelmente, até Jasper passa a ser um personagem admirável, embora ainda irritante. Mas Call continua sendo nosso personagem máster. Todo o esforço que ele faz para manter a verdade sobre quem ele é longe, evitando magoar os amigos, com medo de perdê-los; toda a dor que sente pela perna mais curta que a outra, e ainda assim se impulsiona a ser corajoso e continuar correndo; todo o amor que tem pelo pai, mesmo teoricamente ele tendo planos ruins para Call. Toda a resistência e bravura que ele mostra é surpreendente. Acredito que num geral todos os personagens cresceram, mas Call continua se destacando. Aaron pode ser o Makar, mas nada nele mudou; nem na sua bondade ou sua determinação. Tamara continua sendo a gênia do grupo e dando aquele toque feminino ao livro de às vezes ser um pouquinho dramática, às vezes mandona, às vezes fazendo papel de mãe. E Devastação, tem como não amá-lo?? Só tô no aguardo do meu lobo dominado pelo caos chegar embrulhado no natal hahahah. Outros personagens que simpatizo muito é a Célia, o Alex e o Mestre Rufus. A Célia é aquela menina divertida que está sempre com um sorriso no rosto; o Alex tem aquele ar superior que me conquistou desde o livro anterior; e o Mestre Rufus, com toda a dedicação, preocupação e confiança que tem pelos alunos.

Esse volume é fantástico. Todas as revelações e aflição do final dá um gostinho de “quero muito mais”. Tem uma pegada bem do estilo dos livros do Rick Riordan, e quem já leu ao menos um dele sabe do que estou falando. As aventuras na estrada, as coisas loucas que surgem querendo arrancar a cabeça deles. Sério, é demais! E pra quem é viciado nos livros das duas autoras como eu, consegue sentir a diferença na escrita. Não na forma de escrever, mas tem um quê diferente, que alega a junção de ideias com palavras. A Cassandra costuma enrolar mais as cenas; a Holly gosta de ser mais direta. Nisso, existe um equilíbrio. Elas se contrabalanceiam. É a Makar com o seu contrapeso.

Os personagens aqui já se mostram por inteiro, não só aquela primeira impressão que o primeiro livro deixa. Aqui eles são postos a prova: quem realmente é confiável e quem não é; os verdadeiros amigos, e os amigos de conveniência. Além de, claro, surgirem novos inimigos ocultos que nos deixam pensando quem quando onde porque SOS.

Eu fico, sinceramente, imaginando como seria um livro Rick-Cass-Holly, eu acho que infartaria. Porque, mesmo sendo um livro considerado infanto-juvenil, há muitas coisas que nos fazem refletir, e umas frases que são quase um tapa na cara. É difícil demais pensar nos personagens como crianças de 12 anos. Em PJO tive esse mesmo problema, aqui tenho de novo... Mas tudo bem!

Infelizmente, na edição, encontrei alguns errinhos básicos de revisão como trocando "quando" ou "quanto" e até um "caminharão" no lugar de "caminhando", porém, nada que uma segunda edição não resolva. De resto, tudo perfeito! Adoro a capa, a cor das páginas e o tamanho das letras, sem deixar a vista cansar.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/12/a-luva-de-cobre.html

Super Ci 13/01/2016

Resenha do Elefante Voador
No ano passado, quando li O Desafio de Ferro (primeiro volume de Magisterium) eu tinha expectativas altíssimas. O primeiro motivo era o fato de já conhecer e adorar o trabalho das autoras, principalmente de Cassandra Clare e o segundo por adorar livros de fantasia/magia. Minhas expectativas foram atendidas, pois se tratava de um livro cheio de aventuras, reviravoltas, eu fiquei apaixonada e completamente desolada quando terminei a leitura sem saber o desfecho dessa história.
Veja mais no site do Elefante Vodor

site: www.elefantevoador.com

Michele Bowkunowicz 22/12/2015

Resenha A Luva de Cobre
A Luva de Cobre é o segundo volume da série Magisterium, de Cassandra Clare e Holly Black, e se ainda não conferiu a minha resenha do primeiro livro "O Desafio de Ferro", veja aqui.

É férias de verão, e Callum está de volta em casa, e ainda não contou a ninguém que o Mestre Joseph lhe contou que quando ele era um bebê, a alma do Inimigo da Morte, Constantine Madden, sobrevivia dentro de seu corpo. Claro, que por conta disso ele não para de se perguntar se os seus comportamentos não são consequência por ter o próprio Inimigo da Morte em si. E Callum também teme que seu pai Alastair Hunt desconfia que ele é o Inimigo da Morte e por isso que ele não quer que ele retorne ao Magisterium, chegando a tomar medidas extremas para impedi-lo de voltar à escola. Dado à isso, Call toma a decisão de fugir de cada para o Magisterium junto com o seu lobo dominado pelo caos, Devastação, em busca de ajuda. No entanto, as coisas ficam ainda mais terríveis quando Callum descobre que alguém roubou o Alkahest, uma luva de cobre que pode destruir a magia de qualquer coisa, inclusive de dentro de uma pessoa. Call tem quase certeza de que seu pai é o culpado, porque só a Alkahest tem o potencial para separar a alma de Constantine do corpo de Callum, mas também poderia matá-lo.

Para ler o restante acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/12/resenha-709-luva-de-cobre-cassandra.html

Jordana 06/06/2016

Divertido!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-luva-de-cobre-cassandra-clare.html