Idéias que Mudaram o Mundo

Idéias que Mudaram o Mundo Felipe Fernández-Armesto

Resenhas - Idéias que Mudaram o Mundo

Nayana 18/04/2020

Duas páginas por vez
Ganhei esse livro de um amigo muito especial e alem da dedicatoria, recebi também uma forma de leitura um tanto inusitada. O combinado foi o seguinte: cada vez que desse vontade de ler o livro, eu abriria em qualquer página e leria sempre a "história" inteira. Foi uma leitura diferente, instrutiva e divertida por ser assim.

Sempre tive dificuldade em absorver história no colégio, me parecia um tanto irreal. Mas achei a ideia do livro muito boa em separar informações relativas a ideias que mudaram o mundo numa timeline coerente. Cada duas páginas tem todas as informações sobre alguma invenção ou descobrimento que mudou a história do mundo de alguma forma: desde a escrita, pensamento filosófico ou invenção "concreta". O interessante também é que foi feito com muito cuidado e com muitas referências cruzadas e indicações bibliográficas sobre praticamente tudo.

Demorei muito pra terminar a leitura e precisei ser bem controlada pra de fato saber quando li todas as páginas, mas definitivamente foi uma leitura que como um todo vou lembrar. Não achei as histórias informais ou engraçadas, ao contrário, parecia sempre que estava lendo um resumo mais fácil sobre um trabalho acadêmico. Muitas das referências bibliográficas se tornaram leituras ou metas, e isso pra mim foi bem importante também, adoro boas indicações!